Criança de 8 anos mata outra com tiro de espingarda em Caatiba

  • 17 Set 2016
  • 08:47h

A tragédia aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 16 de setembro, no distrito de São José do Colônia, pertencente ao município de Caatiba, município da região de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. Duas crianças estavam brincando, quando uma delas foi até sua residência, pegou a espingarda do irmão e disparou, acidentalmente, contra a vítima, que tinha 11 anos. Socorrido as pressas para o Hospital Municipal de Itororó, o menino acabou não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito em seguida. Conforme matéria do Itapetinga Repórter, a Polícia Militar (responsável por atender a ocorrência) apresentou o flagrante na delegacia do município. A criança, responsável pelo disparo que matou o menino, tem 8 anos de idade. O corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

Bahia tem mais de 664 mil inscritos no Enem 2016; mulheres são maioria

  • 17 Set 2016
  • 08:03h

(Foto: Reprodução)

Nos últimos meses, a estudante Maria Silveira, de 17 anos, tem tido um "relacionamento sério com os livros". Adotar uma rotina "puxada" com foco nos estudos é o esforço que faz para tentar chegar à tão sonhada faculdade de publicidade. A jovem está entre os mais de 664 mil candidatos inscritos na edição de 2016 Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. O número de inscrições esse ano no estado supera em 12,31% o registrado em 2015. As mulheres são maioria (61%). Maria, que estuda o último ano do Ensino Médio em um colégio particular de Salvador e que vai fazer o Enem pela terceira vez, conta que tem uma rotina de estudos que chega a 9h por dia. "Tenho aula todos os dias de manhã, das 7h ao 12h30. Nas segundas e terças, também tenho aula pela tarde na escola. Além disso, faço três cursos extracurriculares", conta a estudante.

A aluna afirma que sempre se dedicou bastante aos estudos, mas diz que a rotina ficou "bem mais puxada" no terceiro ano. Sobre a profissão que deseja seguir, afirma que a escolha se deu pelo gosto pela área de humanidades. "Sempre tendi para a área de humanidades desde pequena. Pensei em fazer Direito, mas fui mais para a parte da arte, que gosto bastante. Começei a pesquisar uma coisa bem comunicativa e achei a publicidade. Assisti a várias palestras na escola e, numa viagem a São Paulo, conversei com professores e outros estudantes da área e fiquei ainda mais entusiasmada", afirmou. O número de inscritos na Bahia esse ano corresponde a 7,7% do total de candidatos que se inscreveram em todo o país (8.627.195). No estado, 406 mil inscritos são mulheres, contra 258 mil candidatos do sexo masculino (39%), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação das provas. A maioria dos candidatos na Bahia tem entre 16 e 20 anos (47%). Os que se inscreveram com idades entre 21 a 30 anos somam 34%. Outros 17% têm mais de 30 anos e apenas 2% dos candidatos são menores de 16 anos de idade.Dos inscritos, 62% já concluíram o Ensino Médio, 16% concluirão em 2016, 17% concluirão depois de 2016 e outros 5% não concluíram e não estão cursanso o Ensino Médio, conforme o Inep. Em todo o país, o exame será aplicado em 1.727 municípios em 17 mil locais de prova.

CONTINUE LENDO

Você sabe qual o papel do mesário? Conheça as obrigações e benefícios da função

  • 17 Set 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

Muitos eleitores que vão às urnas no próximo dia 2 de outubro não conhecem o papel dos mesários e nem a importância da sua função para a representação popular no período eleitoral. Além de um compromisso social, a função de mesário é cercada por obrigações e benefícios. Cada seção eleitoral possui uma mesa receptora de votos que é composta por dois mesários, um secretário e um presidente de seção, que são nomeados pelo juiz eleitoral da cidade até 60 dias antes do dia de votação. Dentre as funções do mesário, está a conferência dos dados do eleitor e fiscalização do material.

Funções do mesário
- verificar os equipamentos;
- identificar o eleitor;
- conferir os dados do eleitor;
- orientar o eleitor em caso de dúvidas do mesmo;
- entregar o comprovante de votação;
- conferir o preenchimento dos requerimentos de justificativa eleitoral;
- conferir o relatório da urna;

Os convocados recebem correspondência via Correios para comparecer aos dias determinados de treinamento, quando recebem orientações como treinamentos, cartilhas e palestras de capacitação.  Para Fábio Vinícius de Souza, comissário de bordo, é uma grande responsabilidade representar as pessoas comuns nesse período eleitoral. "Na primeira vez que fui convocado foi uma verdadeira surpresa e fiquei um pouco assustado, mas hoje, a cada eleição, me sinto como um cidadão que contribui diretamente para a democracia", afirmou.Convocado através de correspondência, Fábio tem 29 anos e vai atuar este ano pela quinta vez como mesário, sendo três eleições e um plebiscito. Segundo ele, um dos principais motivos que o incentiva a prestar a função de mesário, são os benefícios adquiridos com o exercício. "Depois que conheci os benefícios, principalmente as folgas, me empolguei muito mais em comparecer", confessou. 

Benefícios
Por conta do cumprimento da função, todos os mesários têm direito a alguns benefícios, concedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, são eles:- dois dias de folga para cada dia trabalhado e de treinamento;
- auxílio alimentação;
- preferência no desempate de concurso público, caso esteja previsto no edital;
- caso o mesário seja universitário, poderá utilizar as horas trabalhadas como crédito para atividades complementares;
- para o mesário que for servidor público, ganhará preferência em caso de promoção no cargo;

Segundo Fábio, a seção onde exerce a função de mesário, tem um grande número de idosos, que o deixa impressionado pela vontade de participar diretamente na escolha dos candidatos, mesmo sem a obrigatoriedade. "A seção que voto e sou mesário é no bairro da Pituba, onde tem bastante idosos. Fico surpreso com esses eleitores que não tem nenhuma obrigação de comparecer, mas fazem questão em votar", ressaltou. O ambiente que tem caráter de seriedade, muitas vezes é tomado pela descontração por conta de alguns fatos inusitados. "Já apareceu uma idosa querendo votar em Getúlio Vargas", confessou o comissário que precisou de jogo de cintura para orientar a eleitora. "Na minha seção sempre tem um rapaz que chega dois minutos antes de fechar e pede para alguém olhar a sua bicicleta para ele poder votar", revelou Fábio.

Voluntário
O interessado em ser mesário deve ser maior de 18 anos e deve realizar a inscrição no programa Mesário Voluntário através do site do Tribunal Regional Eleitoral, preenchendo o formulário com as informações do título de eleitor. O programa Mesário Voluntário foi implantado na Bahia inicialmente em 2006, no município de Vitória da Conquista, nas zonas eleitorais 39ª, 40ª e 41ª. Em 2008, foi expandido e implementado nas 205 zonas do estado.

Quem não pode ser mesário
De acordo com os termos do art. 120, § 1º, I a IV do Código Eleitoral, não podem ser nomeados, nem exercer a função como mesários:

- os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, bem assim os cônjuges.
- os membros de diretórios de partidos que exerçam função executiva;
- as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários que estiverem no desempenho de cargo de confiança do Poder Executivo;
- os que pertençam ao serviço eleitoral (servidores da Justiça Eleitoral).
- exerçam cargo comissionado nos municípios, estados ou União;
- os fiscais e delegados de partido político ou coligação;
- os eleitores menores de 18 anos

Ausência
Caso não possa comparecer no dia e horário determinado, os convocados deverão fazer um requerimento junto ao TRE, apresentando uma justificativa e comprovação, que será analisada pelo juiz eleitoral da cidade. A partir da análise, será feita a dispensa e substituição do mesário. O mesário convocado que não justificar antecipadamente a sua ausência ou abandonar as funções no dia das eleições, terá posteriormente um prazo estipulado para que o mesmo apresente uma justificativa e comprovação pelo não comparecimento ou abandono, sob risco de ser penalizado em até 15 dias de suspensão, em caso de servidor público, ou pagamento de multa que pode chegar ao valor de um salário mínimo (R$ 622,00).

CONTINUE LENDO

Novo estudo reforça relação entre Zika e microcefalia

  • 16 Set 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

Pesquisadores brasileiros e britânicos conseguiram confirmar a relação de causalidade entre o vírus da Zika e a microcefalia em recém-nascidos e recomendam que as autoridades de saúde em todo mundo se preparem para uma epidemia global de casos de microcefalia e outras complicações ligadas ao vírus. Pedem ainda que o Zika seja oficialmente adicionado a uma lista de infecções que podem ser transmitidas para gestantes e seus bebês, como a toxoplasmose, a rubéola e o herpes. O Zika já foi detectado em 61 países, a maioria deles nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que em fevereiro declarou a epidemia uma emergência internacional e reiterou o status no último dia 2.

Em abril, a agência de saúde do governo dos Estados Unidos (CDC) já havia anunciado a comprovação de que o vírus da Zika causa microcefalia e outras graves más-formações em bebês, em estudo publicado no New England Journal of Medicine que analisou diversas pesquisas sobre o tema. Agora, a BBC Brasil obteve os resultados preliminares de um inédito estudo de caso-controle, feito a pedido do Ministério da Saúde e que será publicado nesta sexta-feira pela revista médica americana The Lancet. Os cientistas analisaram o nascimento de crianças com microcefalia em oito hospitais públicos de Pernambuco, um dos Estados brasileiros mais afetados pelo surto da doença, e compararam com bebês cuja circunferência craniana estava dentro dos padrões. Os pesquisadores colheram amostras de sangue e fluido cérebro-espinhal dos bebês, além de amostras de sangue das mães dos dos grupos. De 32 casos de bebês nascidos com microcefalia, 24 apresentaram a presença do vírus no organismo das mães (81%), em comparação com 61% das mães do grupo controle (39 de 61). Treze dos 32 bebês nascidos com microcefalia (40%) apresentaram o vírus no sangue ou no fluido cérebro-espinhal, ao passo que nenhum dos bebês do grupo de controle apresentou infecção. Os pesquisadores também analisaram as amostras de sangue das mães para a presença de outras infecções, e uma grande proporção delas teve resultados positivos para dengue e infecções como o citomegalovírus (uma espécie de herpes), a rubéola e a toxoplasmose - esta última também associada à ocorrência de microcefalia. Dos 32 bebês nascidos com microcefalia, 40% tinha o vírus; dos 61 bebês sem microcefalia, nenhum apresentava Zika Mas não houve grande diferença de resultados entre os dois grupos, ou seja, houve pouca alteração na incidência dessas demais doenças. Outro ponto interessante do estudo foi a análise dos cérebros dos bebês com microcefalia. Apenas em sete de 27 casos que foram submetidos a tomografias computadorizadas foi possível identificar anomalias cerebrais nos bebês com perímetro encefálico menor. "Existe uma grande diversidade de casos, e a verificação disso dependerá de um acompanhamento (por estudos posteriores) do desenvolvimento cognitivo desses bebês", explica à BBC Brasil a médica Thália Velho Barreto de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma das autoras do estudo. "Mas é possível que mulheres que se infectem tardiamente (com a Zika) tenham bebês com um dano cerebral menor (e invisível nas tomografias). Só mais pesquisas vão confirmar isso. Barreto explica também que "uma grande proporção de mães de bebês nascidos com ou sem microcefalia tinha sido infectada com o Zika, o que reflete o rápido alastramento do vírus na região. Mas quando comparamos os casos confirmados de infecção em recém-nascidos, descobrimos que mais de 40% dos bebês com microcefalia testaram positivo para o Zika, e nenhum no grupo de controle. A presença de anticorpos para o vírus no líquido cérebro-espinhal indica infecções no sistema nervoso, mas nem todo os casos de microcefalia apresentaram anomalias no cérebro", explic Há a suspeita de que o percentual de infecção congênita possa ser ainda maior. Os pesquisadores explicam que o exame de sangue e fluido cérebro-espinal, o único método vigente de detectção do Zika em recém-nascidos, tem precisão limitada, sobretudo no caso de infecções ocorridas nos primeiros estágios da gravidez. Isso sugere que pode haver casos positivos entre os 19 bebês com diagnóstico negativo, apesar da microcefalia. Segundo os pesquisadores, é improvável que a microcefalia tenha sido causada pela ação de outras infecções como a toxoplasmose porque nem as mães e nem os bebês em questão apresentaram anticorpos específicos dessas mazelas. Os resultados preliminares sugerem que o Zika deveria ser oficialmente adicionado à lista de infecções congênitas como a toxoplasmose e o herpes, por exemplo", explica Thália. O estudo incluiu todos os bebês nascidos em oitos hospitais entre 15 de janeiro e 2 de maio deste ano. Para cada caso de microcefalia, dois casos de controle foram escolhidos - os dois primeiros bebês nascidos sem microcefalia na manhã seguinte em qualquer um dos hospitais. Todos os casos foram agrupados em função da região de nascimento e data esperada do parto. Participaram cientistas da UFPE, da Universidade Estadual de Pernambuco, da Organização Pan-Americana de Saúde e da London School of Hygiene & Tropical Medicine. No total, serão analisados 200 casos de bebês com microcefalia e 400 de bebês sem a má-formação em Pernambuco. "Há um forte consenso científico de que a Zika causa microcefalia, mas os resultados preliminares desse estudo são as peças que faltavam em um quebra-cabeças para provar essa ligação", explica Laura Rodrigues, professora de epidemologia da London School.

CONTINUE LENDO

Professor brasileiro ganha 39% da média salarial de países desenvolvidos

  • G1
  • 16 Set 2016
  • 19:00h

(Foto: Reprodução)

fessor brasileiro ganha, em média, 39% do que é pago para os mesmos profissionais nos países desenvolvidos, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgados na manhã desta quinta-feira (15). Considerando o piso salarial nacional de 2014, o mínimo que um docente brasileiro dos anos iniciais receberia seria o equivalente a cerca de 12.200 dólares por ano. Em média, nos países da OCDE, o salário inicial de um docente do mesmo nível é de cerca de 31 mil dólares. Países como Suíça, Alemanha e Luxemburgo possuem salários iniciais superiores a 45 mil dólares por ano. A análise faz parte do relatório "Education at a Glance 2016", que conta com dados do Brasil e de mais 40 países. Segundo a OCDE, a maioria dos dados educacionais são referentes ao ano de 2014 e os dados financeiros são relativos a 2013. Em 2016 o salário base nacional passou para R$ 2.135,64. Entretanto, diversossindicatos e entidades de classe questionam a aplicação, apontando que ele não é cumprido em todos os estados.

A pesquisa da OCDE, cujos destaques foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), também avaliou a situação salarial do professor universitário. Na educação superior, considerando o salário pago pelas instituições federais, "o salário médio anual dos docentes em 2014 variou de 27 mil dólares na Eslováquia até 133 mil dólares em Luxemburgo. No Brasil, o salário médio anual dos docentes trabalhando em IES federais foi de 41 mil dólares."

Investimento público

A proporção de gasto público dedicado à educação diminuiu, entre 2005 e 2013, em mais de dois terços dos países com dados disponíveis. O Brasil foge dessa regra: em 2013, o gasto em educação representou 16% do gasto público total, enquanto na média esse valor representou 11%. Entretanto, a série histórica do "Education at a Glance 2016" continua a colocar o país como um dos que continua a aumentar o investimento, mas ainda investe menos do que os demais países. "Em 2013, o gasto anual por aluno (do ensino fundamental até a educação superior) foi menor que 5 mil dólares no Brasil, México e Turquia e mais de 15 mil dólares em Luxemburgo, Noruega e Estados Unidos", detalha o Inep. Segundo o órgão, considerando apenas o investimento público em educação, o Brasil investe anualmente cerca de 3,8 mil dólares por aluno da educação básica, sendo que, para cada nível educacional, os países da OCDE investem, em média, cerca de 8.400 dólares por aluno dos anos iniciais, 9.900 por aluno dos anos finais e 9.800 por aluno do ensino médio.

CONTINUE LENDO

WhatsApp ganha emojis, caneta e texto para vídeos

  • Uol Notícias
  • 16 Set 2016
  • 18:06h

(Foto: Reprodução)

O WhatsApp ganhou uma ferramenta de emojis, stickers, caneta virtual e texto para vídeos. Há poucos dias essas mesmas ferramentas estavam acessíveis só para edição de fotos. O recurso está na versão 2.16.270, disponível desde a terça-feira (13) por enquanto apenas para o sistema Android. A imagem acima mostra como funciona: após gravar um vídeo, uma nova tela aparece para incluir emojis, uma caneta virtual para rabiscar com o dedo por cima e uma área para incluir textos curtos. Essas ferramentas aparecem só quando você clica no ícone de câmera que fica à direita do campo de envio de mensagens escritas. A partir daí, há duas maneiras: gravando um vídeo novo (clicando e pressionando o botão central do modo câmera) ou então recuperando um vídeo antigo da sua galeria, disponível em uma sequência de "thumbnails" (ícones quadrados) acima do botão de câmera. Porém, não é possível editar dessa forma quando você clica em "Anexar" (ícone do clipe, na parte superior da janela de conversa) e depois em "Câmera". 

Assim só grava um vídeo convencional. Quem usa o app Snapchat não vai estranhar, pois o recurso é quase idêntico. A maior diferença está em um pequeno player na parte inferior da tela, para ver como fica o vídeo completo após as intervenções. Além de trazer esses recursos de edição para fotos, a atualização anterior do app para Android na semana passada lançou um tipo de flash frontal para clarear selfies e um zoom durante a gravação de vídeos. Este é mais um capítulo da cruzada do Facebook --dono do WhastApp-- contra o Snapchat. A empresa de Mark Zuckerberg tem embutido no Facebook, Instagram e agora no WhatsApp uma série de recursos do aplicativo concorrente a fim de derrotá-lo na preferência do público. Outros exemplos recentes de clones do Snapchat por parte do grupo do Facebook foram o Instagram Stories, uma área dentro do Instagram quase idêntica ao Snapchat, e os filtros que modificam o rosto no app do Facebook para iOS, lançados na época da Olimpíada no Rio de Janeiro.

CONTINUE LENDO

2016 pode se transformar no ano mais quente da história, diz agência

  • 16 Set 2016
  • 17:16h

(Foto: Reprodução)

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) advertiu nesta sexta-feira (16) que 2016 está no caminho de se transformar no ano mais quente já registrado na história, com temperaturas extremamente altas. "Fomos testemunhas de um prolongado período de extraordinário calor e tudo indica que isto se transformará na nova norma", sustentou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, ao apontar que foram observados níveis excepcionalmente altos de concentração de dióxido de carbono e que recordes de temperatura foram quebrados. Esta situação e o aquecimento dos oceanos acelerou o braqueamento dos recifes de corais, lembrou. 

"A temporada excepcionalmente longa de aquecimento global continuou em agosto, que foi o mais quente em registros tanto na superfície terrestre como nos oceanos", acrescentou a porta-voz da OMM, Claire Nullis, baseando-se em dados da Nasa e do Centro Europeu para as Previsões Meteorológicas a Médio Prazo. Além disso, segundo os últimos dados, a superfície de gelo no Ártico no verão do hemisfério norte deste ano foi a segunda mais reduzida dos últimos 37 anos, quando começaram os registros por satélite. A extensão de gelo no Ártico no verão deste ano foi de 4,14 milhões de quilômetros quadrados e acredita-se que a principal razão para que a situação não tenha sido mais dramática tenha a ver com o fato de que o verão nessa parte do mundo foi fresco, nublado e com tempestades regulares. "Historicamente, essas condições meteorológicas desaceleram a perda de gelo durante o verão, mas no essencial estaremos só um degrau abaixo do recorde", indicou Nullis. A menor superfície de gelo ártico é de 17 de setembro de 2012, quando diminuiu até chegar a 3,39 milhões de quilômetros quadrados.

CONTINUE LENDO

Ministro promete reforma do ensino médio até o fim do ano

  • 16 Set 2016
  • 16:29h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nesta quinta-feira (15) que, se o projeto que prevê a reforma do ensino médio não for aprovado pelo Congresso Nacional até o fim do ano, o governo vai implementá-lo via Medida Provisória. Ele participou de um seminário sobre educação em São Paulo. “Temos o receio de que no momento em que se discutem medidas tão significativas no campo econômico, a gente venha a secundarizar a reforma do ensino médio. Se percebermos, e isso foi fruto do meu despacho com o presidente Temer, que não será aprovado até o fim do ano via projeto de lei, mesmo com a urgência dada pela Câmara, vamos partir para Medida Provisória”, afirmou Mendonça. 

O projeto, de autoria do deputado Reginaldo Muniz, do PT de Minas Gerais, prevê flexibilizar o currículo do ensino médio, fazendo com que o aluno tenha opção de escolher as disciplinas de acordo com sua vocação ou especificidade da região onde mora. O Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) divulgado na semana passada mostra que o ensino médio nas escolas brasileiras está estagnado desde 2011 em patamares abaixo da meta de qualidade. O ministro atribuiu o cenário à falta de atratividade do ensino médio. Ele lembra que hoje 1,7 milhão de adolescentes não trabalham nem estudam. “Tem de haver uma maior conexão com a educação de nível médio e de nível técnico. A grande maioria das redes é separada, temos de aproximar mais para tornar a escola mais atrativa”, afirmou. Para ele, o formato da educação de nível médio do Brasil vem do século passado, quando as tecnologias não existiam. “O adolescente não se vê identificado com esse formato de escola que o Brasil oferece.”

CONTINUE LENDO

Operadoras de planos de saúde querem até 30 dias úteis para marcar consulta

  • 16 Set 2016
  • 15:41h

(Foto: Reprodução)

Operadoras de planos de saúde querem que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aumente de 7 para até 30 dias úteis o prazo mínimo para agendamento de consultas médicas. O setor fala em falta de especialistas no interior do país e reclama do valor das multas aplicadas em caso de atraso. Hoje, as operadoras precisam marcar consultas com médico pediatra, ginecologista, obstetra, clínico ou cirurgião geral em, no máximo, 7 dias úteis. Para as demais especialidades, o prazo é de 14 dias. No caso de procedimentos de alta complexidade, o agendamento precisa ser feito em 21 dias. A Abramge (http://www.abramge.com.br/portal/index.php/pt-BR/) (Associação Brasileira de Planos de Saúde) sustenta que os prazos estão fora dos padrões internacionais. A entidade afirma ter feito pesquisas em outros países e chegado à conclusão de que os períodos máximos para atendimento só existem no Brasil. As informações são do repórter do UOL Guilherme MoraesSegundo um levantamento da associação, consultas com especialistas nos Estados Unidos ocorrem, em média, de 15 a 27 dias. 

No Brasil, o limite é de 14 dias. Já as cirurgias eletivas –quando o procedimento não é emergencial– precisam ser agendadas em até 21 dias no Brasil. No Reino Unido, de acordo com a Abramge, 41,7% dos pacientes aguardam mais de 3 meses para os mesmos procedimentos. Em Portugal, o percentual dos que esperam por esse mesmo prazo chega a 58,1%. A Proteste (https://www.proteste.org.br/) (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) avalia que essa comparação não é válida porque, no Brasil, o modelo de atendimento mais utilizado é o da medicina de grupo. Nesse sistema, as operadoras prestam serviços de saúde por meio de um hospital próprio ou credenciado –tudo a um preço fixo mensal. ''Isso não acontece em outros países do mundo'', afirma a coordenadora-institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Para Dolci, os prazos definidos pela ANS que estão em vigor atualmente são razoáveis. ''O consumidor contrata um plano para complementar o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Não é lógico que ele tenha que esperar'', diz. ''Se as operadoras oferecem um contrato, têm que ter a capacidade de cumpri-lo.'' Segundo o diretor-executivo da Abramge, Antonio Carlos Abbatepaolo, a associação fez um pleito oficial à ANS, em 2014, no sentido de flexibilizar os prazos. Não obteve resposta e o assunto acabou adormecido. Agora, a associação diz ter retomado as conversas. O objetivo é fazer com que os prazos se aproximem do que é praticado em outros países –em torno de 30 dias para os procedimentos mais simples, segundo a Abramge. 

CONTINUE LENDO

Polícia Militar recupera mais uma motocicleta roubada em Brumado

  • Ascom - 34ª CIPM
  • 16 Set 2016
  • 14:53h

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta da 0h desta sexta-feira (16), as guarnições da 34ª CIPM/ Brumado, estava realizando rondas no Loteamento Malhada Branca, quando visualizou um indivíduo suspeito em uma CB300R de P.P EXE 2575, após realizar abordagem, foi consultado a situação do veículo e constatado que o veículo trata-se de produto de Roubo/Furto.O veículo e o indivíduo de nome Marivaldo da Silva Amaral foram conduzidos para a 20ª COORPIN.

Bahia: Gerente recompensa pedreiro que achou R$ 3 mil e devolveu

  • 16 Set 2016
  • 14:06h

Pedreiro NIvaldo com a mulher e os três filhos (Foto: Reprodução/TV Bahia

"Atitude nobre dele. Um exemplo para ser seguido". Assim o gerente de uma indústria de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, que perdeu R$ 3 mil em dinheiro na rua classificou aatitude do pedreiro desempregado Nivaldo dos Anjos, que encontrou a quantia e procurou a polícia para que o dinheiro fosse devolvido ao dono. "Nos dias de hoje, isso é uma coisa que, infelizmente é raro", completou o gerente José Vicente da Silva Neto, que, como reconpensa, deu R$ 500 à família do pedreiro, que mora em uma casa simples que ele mesmo construiu em um bairro periférido da cidade. No local, Nivaldo dos Anjos vive com a mulher, Regina dos Santos, e os três filhos. O dinheiro foi encontrado pelo pedreiro na calçada de uma agência bancária no dia 8 de setembro, no centro da cidade. José Vicente perdeu a quantia quando foi colocar o dinheiro na cintura para fazer um depósito no banco. A quantia, no entanto, caiu sem que ele percebesse. Como não sabia quem era o dono, o pedreiro foi até a delegacia da cidade para entregar o valor. Depois, descobriu que o dinheiro pertencia ao gerente, que, para sua surpresa, tem um projeto social na cidade de doação de sopas e a família dele é uma das beneficiadas. O pedreiro afirma que está desempregado desde abril e diz que a atitude honesta deixou os familiares dele orgulhosos. "Eu pensei assim: hoje foi o senhor [o gerente], amanhã pode ser a gente. Mesmo eu sabendo que outras pessoas podem não ter a atitude dele, eu me coloquei no lugar da pessoa [que perdeu o dinheiro]", disse a mulher de Nivaldo, Regina. O pedreiro conta que alguns conhecidos falaram que ele não deveria ter devolvido o dinheiro, mas ele afirma que a maior recompensa foi o exemplo que deixou para os filhos. "Falaram que eu não deveria devolver, ainda mais numa crise dessas. Mas eu disse que posso ser feliz hoje, mas amanhã não sou", afirmou. Antes de ir à delegacia com o dinehiro, o pedreiro mostrou a quantia achada ao engenheiro agrônomo Gustavo Bellet, que estava próximo ao local. "Eu pensei: ‘Vou chamar ele para ser testemunha que o dinheiro está no chão, e vamos levar no banco para ver o que vai dar", contou Nivaldo. “Optamos por devolver o dinheiro e a gente se sente muito feliz. A honestidade pode ajudar muito a gente a continuar vivendo, continuar conseguindo novos trabalhos, novas oportunidades”, disse o engenheiro.

MPF denuncia oito suspeitos por ações ligadas a terrorismo

  • 16 Set 2016
  • 13:25h

(Foto: Reprodução)

Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta sexta-feira (16) oito suspeitos de envolvimento em atos de recrutamento e promoção de organização terrorista. O grupo foi identificado pela Operação Hashtag, antes da Olimpíada do Rio de Janeiro neste ano. Todos estão presos temporariamente na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), conforme o MPF. O procurador Rafael Miron pede que os suspeitos fiquem detidos preventivamente. Aos suspeitos foram atribuídos os crimes de promoção de organização terrorista, associação criminosa, incentivo de crianças e adolescentes à prática de atos criminosos e por recrutamento para organização terrorista.

Veja os denunciados e os crimes
Alisson Luan de Oliveira - promoção de organização terrorista, associação criminosa e incentivo de crianças e adolescentes à prática de atos criminosos
Leonid El Kadre de Melo - promoção de organização terrorista, associação criminosa, incentivo de crianças e adolescentes à prática de atos criminosos e recrutamento para organização terrorista
Oziris Moris Lundi dos Santos Azevedo - promoção de organização terrorista, associação criminosa e incentivo de crianças e adolescentes à prática de atos criminosos
Israel Pedra Mesquita - promoção de organização terrorista, associação criminosa e incentivo de crianças e adolescentes à prática de atos criminosos
Levi Ribeiro Fernandes de Jesus - promoção de organização terrorista e associação criminosa
Hortêncio Yoshitake - promoção de organização terrorista, associação criminosa e incentivo de crianças e adolescentes à prática de atos criminosos
Luís Gustavo de Oliveira - promoção de organização terrorista e associação criminosa
Fernando Pinheiro Cabral - promoção de organização terrorista e associação criminosa

 

CONTINUE LENDO

Brumado: VLI realiza grande campanha de segurança em linhas férreas

  • 16 Set 2016
  • 12:43h

(Foto: Divulgação)

A VLI, empresa que controla as ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte Sul (FNS), participa, entre os dias 17 a 25 de setembro, de mais uma edição da Semana Nacional do Trânsito. O objetivo principal da empresa é orientar a população sobre a importância da adoção de um comportamento seguro perante à linha férrea. Na Bahia, as atividades acontecem durante toda a semana em trezes cidades com blitz educativa e distribuição de material que abordam dicas de segurança. As atividades abrangem os municípios de Alagoinhas, Brumado, Simões Filho, Iaçu, Itiúba, Santo Amaro, Senhor do Bonfim, Santa Luz, Cachoeira, São Félix, Queimadas, Castro Alves, Candeias e Camaçari, nesta última haverá simulado de abalroamento – colisão entre trem e veículo. Ao todo, estão previstas ações em 63 municípios de sete estados (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão e Goiás) e do Distrito Federal. Blitzes educativas, palestras em escolas e distribuição de materiais educativos são algumas das ações previstas. Neste ano, as cidades de Betim (MG), Contagem (MG), Divinópolis (MG) e Brasília (DF) também irão receber simulados de acidente entre carro e trem para alertar a população sobre os riscos ao transitar no entorno da linha férrea, com o apoio de órgãos municipais e de segurança, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. 

A campanha deste ano é centrada nos personagens Prudêncio e Precavida, uma dupla de cantores, que dá as dicas de segurança e informações importantes como a de que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Para ampliar o alcance da campanha, as redes sociais da VLI também serão uma grande ferramenta de mobilização com a divulgação de vídeo com jingle educativo do casal musical. A campanha ainda chama a atenção para outras dicas que ajudam a manter uma convivência harmônica entre comunidades e ferrovia, como não andar nem estacionar o carro próximo à linha férrea, evitar jogar lixo ou qualquer outro objeto nos trilhos, e não transpor passagens de nível sem observar as recomendações de segurança. A VLI realiza campanhas durante todo o ano em cidades por onde passam a FCA e a FNS. Além disso, a empresa tem investido constantemente em ações que visam reforçar a segurança ao longo das vias, principalmente nos pontos considerados mais críticos. Entre as medidas adotadas está a ampliação das sinalizações em passagens de nível.

 

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

CONTINUE LENDO

Polícia prende suspeitos de tiros que matou homem em comício

  • 16 Set 2016
  • 12:04h

Um homem é morto e seis pessoas são baleadas durante comício político na Bahia (Foto: Giro Ipiaú)

A polícia prendeu na manhã desta sexta-feira (16) os dois responsáveis pelos tiros que mataram um homem e feriram outras seis pessoas durante um comício político que contou com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, na noite de quinta-feira (15), em Ipiauí, reigão sudoeste do estado. Entre os criminosos está um adolescente de 17 anos, que foi apreendido e encaminhado para delegacia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, um desentendimento com a vítima no início do comício da candidata a prefeira Maria das Graças (PP) foi o que motivou o crime. O homem preso tem passagem pela polícia, e o adolescente têm ligação com o tráfico de drogas na região. Os dois já eram investigados pela polícia. Uma das armas do crime foi apreendida junto com a dupla, e a autoria dos disparos foi assumida pelos dois durante depoimento à polícia. Até a manhã desta sexta, a segunda arma ainda não havia sido localizada. Outros três homens já haviam sido presos, e um menor apreendido, por participação no caso. Segundo a SSP-BA, as outras seis pessoas atingidas não tinham envolvimento com a briga. Quatro delas já foram liberadas após atendimento médico e duas estão no Hospital Prado Valadares, em Jequié, mas não correm risco de morte.

Casal é detido com mais de 50 produtos furtados em Conquista

  • 16 Set 2016
  • 11:17h

Uma mulher de 25 anos foi presa e um adolescente de 16 anos apreendido suspeitos de praticar dezenas de assaltos no município de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. O casal foi flagrado quando estava em fuga, nesta quinta-feira (15), segundo informações da Polícia Militar. A dupla foi localizada, após denúncias, quando passava pelo bairro Morada dos Pássaros. Após a abordagem, conforme a PM, foram encontrados com eles diversos objetos roubados. Foram recuperadas 17 bolsas, oito celulaes, 24 capas de celulares, quatro ôculos, nove relógios e diversas bijuterias. Alguns dos objetos estavam na casa onde os suspeitos moravam, segundo a PM. A mulher de 25 anos, que nao teve nome divulgado, e o adolescente de 16 anos foram levados para o Distrito Integrado De Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista. A PM informou, ainda, que pessoas que foram vítimas de assaltos nos últimos dias podem ir ao Disep para fazer o auto de reconhecimento e verificar se o bem roubado foi recuperado.