Brumado: Polícia apreende drogas no Bairro Urbis 4

  • Brumado Urgente
  • 20 Dez 2017
  • 13:31h

Foto: Divulgação

Uma guarnição da Cipe Sudoeste esteve, na manhã desta quarta-feira (20), apurando uma denúncia no bairro Urbis 4, em Brumado, de que estaria ocorrendo venda de entorpecentes. No local, a denúncia foi confirmada e a polícia deteve um homem e um adolescente, que estavam em posse de: cerca de 88 gramas de substância semelhante a maconha (44 petecas; 10 gramas de substância semelhante a maconha (1 torrão); um aparelho Celular Samsung branco; 54 gramas de substância semelhante a cocaína.(27 pinos grandes) e 36 gramas de substância semelhante a cocaína (36 pinos pequenos). Após o flagrante, os entorpecentes foram encaminhados para à delegacia do município e bem como os suspeitos que estão a disposição da justiça.

Brumado: Amigos e familiares de André Ricardo fazem campanha para arrecadar fundos para cirurgia dos olhos

  • Brumado Urgente
  • 20 Dez 2017
  • 13:00h

Foto: Divulgação

O jovem brumadense André Ricardo está precisando realizar uma cirurgia, no valor de 10 mil reais, correndo o risco de ficar cego irreversivelmente. Há algum tempo André acordou sem enxergar nada. Após passar por exames em Vitória da Conquista foi constatado “Deslocamento de retina regmatogênico em olho direito”, fato que nos leva ao desespero. Se não for feita a cirurgia rapidamente, ele vai ficar cego pois já não enxerga com o olho esquerdo desde 2009. O médico de Vitória da Conquista alegou que a cirurgia não poderia ser feita na região. Indicou um hospital de Goiânia, chamado CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos), referência no Brasil. André já viajou para Goiânia e inclusive já consultou no referido Hospital. Em Goiânia o médico informou que a cirurgia deveria ser feita rapidamente pois a medida que os dias vão passando a possibilidade de êxito vai diminuindo. O valor da cirurgia foi estipulado em 10 mil reais, uma quantia que não temos no momento. Por isso, estamos fazendo esta campanha para poder confirmar a cirurgia. Qualquer quantia será de muita ajuda. Caso a ajuda ultrapassar o valor da cirurgia, o dinheiro será doado para o Hospital do Câncer de Barretos, para que outras pessoas também possam ser ajudadas.

Os dados da conta para a ajuda são:

Caixa Econômica Federal

AG: 0947

OP:013

Poupança: 00083034-9

Nome: Andre Ricardo de Almeida Andrade

Serrinha: Homem que matou grávida por ciúmes pode pegar até 30 anos de prisão

  • 20 Dez 2017
  • 12:00h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu um parecer ratificando a representação da prisão preventiva de Adilson Prado Lima Júnior, acusado de assassinar a jovem grávida Daiane Reis em Serrinha neste fim de semana. Por meio da promotora de Justiça Núbia Rolim dos Santos, Adilson foi representado por homicídio qualificado e pode pegar pena máxima de até 30 anos de prisão. Segundo a advogada criminalista Adriana Machado o caso pode ir a júri popular e dificilmente o réu pagará máxima.  Isso porque Adilson pode ser julgado como réu primário e ainda pode alegar que estava fora de si por ciúmes ou uso de alguma substância química.  Ao Acorda Cidade, a promotora do caso declarou que “a continuação da prisão faz-se necessária a fim de garantir a ordem pública diante da gravidade concreta do delito”. “O acusado utilizou de dissimulação para levar sua companheira, grávida de oito meses, para um local ermo, onde executou o crime, circunstância que revela a periculosidade social do recorrente”, afirmou a promotora ao justificar a representação.

Guanambi: Ação é impetrada com o escopo de apurar suposta oferta de ensino superior irregular

  • Brumado Urgente
  • 20 Dez 2017
  • 11:00h

Com o argumento de que estaria ocorrendo oferta de ensino superior de forma irregular, sem credenciamento e/ou autorização do Ministério da Educação, especialmente pós-graduação, um cidadão impetrou ação popular constitucional na Justiça Federal de Guanambi. Conforme consta dos autos de n. 1000243-30.2017.401.3309, para suspender tais atividades que estariam sendo realizadas pela empresa Dominius Educacional Ltda-ME, naquela Cidade e em Candiba, acionando assim, a União Federal devido omissão do MEC em exercer fiscalização, Estado da Bahia e Município de Guanambi, por conta de utilização de prédios públicos na realização de atividades, também de forma irregular. As informações quanto à ausência de credenciamento da referida empresa foram conferidas no portal do Sistema E-MEC, banco de dados que pode ser encontrada informações quanto às instituições que ofertam ensino superior devidamente regularizadas. A referida ação constitucional já foi despachada pelo Juiz Federal Dr. Filipe Aquino, que determinou citação dos réus envolvidos.

Prefeitura comunica pagamento do 13º salário e antecipa vencimento dos servidores municipais

  • 20 Dez 2017
  • 10:00h

A Prefeitura Municipal de Brumado, através do prefeito Eduardo Vasconcelos, comunica aos servidores públicos municipais que a segunda parcela do 13º Salário será paga nesta quarta-feira, 20 de dezembro de 2017. Além disso, com o intuito de viabilizar que o servidor possa melhor se organizar nesse fim de ano, a Administração Municipal informa também sobre a antecipação do pagamento salarial para o dia 23 de dezembro de 2017.

Jovem é presa em flagrante após atear fogo e assassinar seu próprio pai em casa

  • 20 Dez 2017
  • 09:00h

Uma mulher suspeita de ter ateado fogo ao corpo do próprio pai no bairro do Torrão, em Pilar, na região metropolitana de Maceió, foi presa na manhã desta segunda-feira (18). O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. De acordo com relato de testemunhas, o atentado aconteceu na noite desse domingo (17), quando o homem identificado como Arnaldo de Assis, de 45 anos, conhecido como Aninho, estaria cochilando em uma cadeira aparentemente embriagado, quando sua filha, identificada como Alice dos Santos de Assis, de 21 anos, lançou um líquido inflamável sobre ele e ateou fogo. A cadeira onde ele estava sentado derreteu. De acordo com o delegado José Carlos, que está a frente da ocorrência, Alice confessou o crime mas ainda é cedo para falar sobre sua motivação.

Brumado: Homem rouba aparelho celular de Policial Militar à paisana e acaba morto

  • Brumado Urgente
  • 20 Dez 2017
  • 08:26h

Foto: Reprodução | Whatsapp

Na noite desta terça-feira (19), dois assaltantes armados assaltaram um policial militar que estava à paisana, na Vila Presidente Vargas em Brumado. De acordo com informaçõe colhidas pelo site Brumado Urgente, o policial militar entregou o que foi pedido pelos dois homens e logo depois reagiu e atingiu os bandidos com tiros. O policial acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 e a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia. Alexandre Lima conhecido popularmente como galego, de 22 anos de idade, veio  a óbito no local e o outro jovem de 17 anos, foi atingido com um tiro no braço. O rapaz foi encaminhado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.

Sem reforma da Previdência, ministro prevê PIB de 2018 em 1,7%

  • Por Agência Brasil
  • 19 Dez 2017
  • 19:00h

Foto: Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) poderá fechar o ano de 2018 em 1,7%, abaixo da projeção de 3% anunciada na semana passada pelo governo, caso a reforma da Previdência não seja aprovada, segundo o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira. Segundo o ministro, caso a reforma, cuja votação na Câmara dos Deputados foi adiada para fevereiro de 2018, não seja aprovada, é possível que haja um aumento do risco país. “Se não tivermos a reforma da Previdência, o impacto imediato disso será no risco país”, alertou,  acrescentando que “em 2018, se o risco país for para 300, está hoje em 170, teríamos perda de 1,3% do crescimento. Se estamos falando em um crescimento de 3%, ele cairia para 1,7%”. “O risco país vai impactando todas variáveis da economia. Mais risco país significa câmbio mais alto, taxas de juros mais altas, custo financeiro das empresas mais alto, custo crédito dos consumidores mais alto. Isso reduz a renda disponível das pessoas, derruba o consumo e derruba o crescimento”. Dyogo Oliveira disse, no entanto, que o governo aposta principalmente na reforma da Previdência para manter a retomada da economia iniciada nesse ano. “A decisão, a meu ver, desse diferencial de ter um desempenho brilhante e ter um desempenho mediano, depende da aprovação das reformas, da reforma da Previdência, e por isso estaremos nos empenhando com muito mais força para encaminhar as reformas e a reforma da Previdência, em particular”, disse.

 

De forma geral, a reforma estabelece uma idade mínima obrigatória de 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens. Atualmente, a idade mínima é de 60 anos para mulheres e 65 anos para os homens, mas ela não é obrigatória. É possível se aposentar por tempo de contribuição. Pela proposta atual, haverá 20 anos de transição para que a nova idade seja obrigatória. O ministro Dyogo Oliveira participou hoje (19), do Correio Debate Desafios para 2018, do jornal Correio Braziliense. O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, também participou do evento. Goldfajn ressaltou os avanços do país em 2017, como a redução da inflação; a queda das taxas de juros; e a recuperação da economia. A inflação acumulada em 12 meses foi reduzida de 10,7% ao final de 2015 para 2,8% em novembro de 2017, “uma queda muito significativa”, disse o presidente do BC. “A inflação projetada para os próximos anos está sob controle”, disse. A taxa de juros Selic atingiu o patamar mais baixo, 7%.

CONTINUE LENDO

Sérgio Cabral é condenado a mais 15 anos de prisão; 4 penas somam 87 anos

  • 19 Dez 2017
  • 18:00h

Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

O ex-governador Sérgio Cabral foi condenado nesta terça-feira (19) pela quarta vez na Operação Lava Jato. No âmbito da operação Eficiência 2, o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, o senteciou a mais 15 anos de prisão. Cabral havia sido condenado a 72 anos em outros três processos. As penas agora chegam a 87 anos, em quatro ações: três com Bretas, no Rio, e uma com o juiz Sérgio Moro, no Paraná. Além de Cabral, foram condenados nesta terça mais 10 réus, incluindo a mulher dele, Adriana Ancelmo. A condenação ocorre no mesmo dia em que ela deixou a prisão em Benfica, após o ministro Gilmar Mendes, do Superior Tribunal Federal (STF), decidir na segunda-feira pelo retorno da ex-primeira dama do estado à prisão domiciliar.

“Ladrões de grife”: Polícia busca quadrilha acusada de assaltos a comerciantes da região

  • 19 Dez 2017
  • 17:00h

A Polícia Civil investiga uma série de arrombamentos em lojas de roupas de grife na região de Guanambi. Os crimes vêm ocorrendo desde agosto e o prejuízo dos logistas passa de R$ 500 mil, o alvo dos criminosos são roupas masculinas e femininas de marcas famosas. O primeiro crime ocorreu em Agosto, em uma loja da cidade de Tanque Novo, em novembro foram quatro lojas arrombadas e furtadas nos municípios de Pindaí, Caculé, Palmas de Monte Alto e Dom Basílio. Pela forma de atuação dos criminosos e pelas características dos veículos, a polícia acredita se tratar de uma quadrilha especializada. Em Caculé todo o estoque de roupas masculinas e femininas foi levado de uma loja, segundo a proprietária, apenas calçados femininos e bolsas não foram levados. O arrombamento aconteceu no dia 18 de novembro. Os criminosos entraram na loja por volta de 4h e ficaram no local por cerca de 22 minutos. O equipamento que registra as imagens das câmeras de segurança também foi levado. As imagens de câmeras em estabelecimentos vizinhos das lojas mostram que pelo menos três homens participaram da ação. Eles usaram um automóvel Fiat Pálio, um Jipe Troller e um WV Gol na ação, um dos veículos estava equipado com uma carroça para transportar o material. Investigadores da Polícia Civil já fizeram várias operações para tentar identificar e prender os criminosos, no entanto ainda não conseguiram pistas contundentes que levem à quadrilha. O telefone de denúncia da Polícia Civil é o 193, quem tiver informações precisas sobre os ladrões será recompensado financeiramente.

Justiça determina que Banco do Brasil libere empréstimo de R$ 600 milhões para a Bahia

  • 19 Dez 2017
  • 16:00h

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgou procedente o recurso do Agravo de Instrumento impetrado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) no caso do empréstimo de R$ 600 milhões que o governo Rui Costa contraiu junto ao Banco do Brasil, mas nunca recebeu os recursos. O Tribunal entendeu que o julgamento  da ação não compete a Justiça Federal e determinou  que o  banco  seja obrigado a liberar o valor contratado.  A PGE argumentou, ao contestar a decisão do juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, que o contrato de empréstimo firmado entre as partes decorreu de atividade econômica desenvolvida pelo Banco do Brasil, sendo que os valores a serem disponibilizados são recursos próprios da instituição, "e não repasses de linhas de crédito, transferências voluntárias ou financiamento da União Federal", informou Jamil Cabus, procurador responsável pela demanda. A Procuradoria também frisou que, após cumpridas todas as etapas e assinado o contrato de empréstimo em agosto deste ano, "o Banco do Brasil vem se recusando a concluir a operação de empréstimo e liberar o financiamento. Desta forma o Banco do Brasil  estaria violando os  princípios da Constituição Federal, tendo seus gestores agido em desvio de poder ou de finalidade", pontuou  Cabus.

Secretário afirma que número de homicídios apresenta redução de 6%: "450 vidas preservadas"

  • 19 Dez 2017
  • 15:00h

Foto: Gilberto Júnior/BNews

O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, aponta diminuição nos casos de homicídios na Bahia em 2017, em comparação ao ano passado. Em entrevista no programa Sociedade Urgente, na Rádio Sociedade, o titular da pasta afirmou que o ano se encerra com a "possibilidade de redução de 6%" em mortes violentas. Segundo Barbosa, o percentual representa "450 vidas preservadas".  A previsão de Barbosa leva em consideração que o ano feche com a média de 7.500 homicídios. Com alta no mês de dezembro, motivada pela movimentação de pagamento do 13º terceiro salário, o número de roubos a agências bancárias também pode fechar 2017 com decréscimo, em torno de 9%, conforme destacou o secretário. 

Sudoeste: Motociclista, já identificado, é perseguido e executado com vários tiros em Jequié

  • 19 Dez 2017
  • 14:00h

Um crime de homicídio foi registrado na noite desta segunda-feira (18) em Jequié. Um jovem de prenome “Gilmar” foi executado a tiros, enquanto pilotava sua moto. O assassinato ocorreu por volta das 20 horas, numa localidade conhecida como Itaigara, no bairro Mandacaru. Informalmente à reportagem, testemunhas indicaram que Gilmar foi interceptado dois elementos em um carro, que deram o primeiro disparo. Ele ainda tentou fugir em disparada, mas um novo tiro o atingiu, o derrubando da moto. Os indivíduos então descarregaram a munição na vítima, que morreu no local. Ao chegarem, policiais militares dispensaram o SAMU e acionaram imediatamente o DPT, que encaminhou o corpo para necrópsia no IML da cidade. A população da localidade, apavorada, não oficializou nenhuma dessas informações aos investigadores da DH. Com dados do Jequié Urgente.

Vitória da Conquista:: Estudante é baleado em tentativa de assalto na Avenida Olívia Flores

  • 19 Dez 2017
  • 13:00h

A violência assusta a cada dia em Vitória da Conquista. No último domingo (17) um estudante foi baleado em tentativa de assalto em plena Avenida Olívia Flores, um dos cartões postais da terceira maior cidade da Bahia. O jovem estava acompanhado da namorada fazendo a tradicional pedalada na avenida. Um dos tiros atingiu a perna da vítima, que não teve o nome revelado.

Sessão de encerramento dos trabalhos legislativos da Câmara de Brumado acontecerá na quarta-feira, 20 de dezembro

  • Ascom - Eliana Costa Silva
  • 19 Dez 2017
  • 12:00h

Foto: Brumado Urgente

Na próxima quarta-feira, 20 de dezembro será realizada a sessão de encerramento dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Brumado relativo ao segundo período do ano de 2017, no horário regimental as 8h00. Serão votadas todas as proposições constantes da pauta para que possa se dar início ao recesso parlamentar. As sessões ordinárias deverão retornar a partir do dia 01 de fevereiro de 2018.  Os trabalhos da secretaria da Casa estarão sendo executados normalmente, devendo somente o horário de encerramento alterado para as 12h00.