Brumado: É hoje (06), a inauguração da Lalá Papelaria e Personalizações

  • Por redação I Brumado Urgente
  • 06 Jan 2023
  • 09:05h

A Lalá Papelaria e Personalizações chega a Brumado como a mais nova opção no ramo de papelaria e personalizações. A empresa chega ao centro de Brumado como uma excelente escolha para aqueles clientes que buscam agilidade, qualidade e bom preço.

A Lalá Papelaria e Personalizações possui vasta experiência neste setor, já que a loja de Brumado será a segunda unidade inaugurada, pois, a primeira Lalá Papelaria e Personalizações fica localizada na Vila Presidente Vargas e há muitos anos atende o público daquela região com grande êxito.

 

Foto: Brumado Urgente

A Lalá do centro da cidade foi planejada e desenvolvida para proporcionar uma nova experiência neste setor; os profissionais foram capacitados para dedicar o melhor atendimento a todos os clientes, e a papelaria chega com um mix de produtos e serviços expressivos. Além de contar com um sistema de entrega rápida e eficiente, é só ligar ou mandar um WhatsApp no (77) 9-9840-2878 e rapidinho seu pedido chega até você.

A Lalá Papelaria e Personalizações fica localizada na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, nº 330, Centro, e você é o convidado especial a participar da inauguração que acontece hoje (06), durante todo o dia.

Foto: Brumado Urgente

Secretário da Casa Civil é exonerado do cargo na Bahia

  • g1 BA
  • 06 Jan 2023
  • 07:52h

Foto: Wilson Dias/ABr

O secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, foi exonerado do cargo. A decisão foi publicada na edição suplementar do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (5).

Com essa formalização, o parlamentar fica liberado para concluir o mandato, em andamento, como deputado federal em Brasília.

As funções da pasta serão assumidas pelo Chefe de Gabinete, Carlos Mello.

Inscrições para o processo seletivo do Colégio da Polícia Militar da Bahia são prorrogadas

  • g1 BA
  • 05 Jan 2023
  • 19:06h

Foto: Divulgação/PM

As inscrições do processo seletivo para admissão de alunos no Colégio da Polícia Militar (CPM) e na Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2023, serão prorrogadas após o site apresentar instabilidade.

As inscrições podem ser realizadas até 13h de 9 de Janeiro, com o período do final de semana ativo para novas inscrições. Inicialmente, as inscrições estavam previstas para terminar no dia 6 de janeiro.

Ao longo desta semana, familiares interessados em inscrever os filhos no processo seletivo reclamaram da instabilidade no site da inscrição, que começou na terça-feira (3).

Segundo o Tenente Coronel Jarbas Carvalho, mesmo com a instabilidade, mais de 15 mil inscrições foram registradas. Após a prorrogação do prazo, a expectativa é que mais de 50 mil alunos sejam inscritos.

O Tenente Coronel afirmou que o site foi normalizado ainda na tarde de quarta-feira (5), pela equipe de tecnologia da Polícia Militar.

Apesar da prorrogação e da alta procura, o número de vagas será mantido. Ao todo, serão sorteadas 3.668 vagas, sendo 3.632 para as 16 unidades do CPM na Bahia e 36 vagas para a CMEI.

O sorteio será realizado no dia 13 de Janeiro, às 10h da manhã, no Instituto Anísio Teixeira , no bairro de São Marcos, em Salvador. A PM irá transmitir através do site oficial.

As 16 escolas militares da Bahia estão entre as 20 melhores escolas de ensino público do estado. Em 2022, mais de 36 mil alunos foram inscritos no processo seletivo.

 

Saiba como se inscrever:

 

As inscrições podem ser realizadas até as 13h de 9 de janeiro, através dos sites da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Educação.

Entre as vagas oferecidas na capital baiana, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros. Já 30% é voltado para o público externo.

CONTINUE LENDO

IPVA 2023 na Bahia: imposto pode ser pago com 20% de desconto; veja calendário

  • g1 BA
  • 05 Jan 2023
  • 17:07h

Foto: Sefaz

O Governo da Bahia anunciou, que os contribuintes que desejam realizar o pagamento antecipado do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com 20% de desconto, podem realizar o pagamento até o dia 10 de fevereiro, em cota única.

Os condutores que não pagarem até este prazo, podem realizar o parcelamento do imposto em cinco vezes, com o desconto de 10% para quem optar por quitar todo o valor devido no vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

A tabela 2023 do imposto, assim como todas as condições de pagamento, estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, e podem ser consultados através do site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

Em 2021, os percentuais de desconto foram ampliados, o que está mantido. O parcelamento em cinco vezes, que poderá ser feito a partir de março, também está mantido. Para parcelar, é preciso que o valor devido seja no mínimo de R$ 120,00.

De acordo com o fisco estadual, a frota tributável da Bahia é de cerca de 2,4 milhões de veículos. O IPVA constitui a segunda fonte de arrecadação tributária do Estado.

O valor arrecadado com o imposto é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.

CONTINUE LENDO

Brumado: Casal derrapa em redutor de velocidade e cai de moto na BA-148

  • Bahia Notícias
  • 05 Jan 2023
  • 15:05h

Foto: Reprodução/Brumado Urgente)

Um casal que trafegava na BA-148 caiu após a moto derrapar em um redutor de velocidade, próximo à comunidade da Lagoa Funda, em Brumado. O acidente ocorreu nesta quarta-feira (4).

O casal seguia para uma construção que eles possuem na comunidade quando tentou frear e derrapou. A mulher teve ferimentos no fêmur e escoriações pelo corpo. Já o motociclista se feriu sem gravidade.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e as vítimas receberam atendimento e na sequência foram encaminhadas para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.

Site de inscrição para processo seletivo do Colégio da PM apresenta instabilidade na BA; veja como se inscrever

  • g1 BA
  • 05 Jan 2023
  • 13:14h

Foto: Divulgação/PM

Pais e familiares interessados em inscrever os filhos no processo seletivo seletivo para admissão de alunos no Colégio da Polícia Militar (CPM) e na Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2023, reclamam da instabilidade do site da inscrição, que começou na terça-feira (3).

A instabilidade foi relatada por pessoas que entraram em contato com a produção da Rede Bahia.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que o site não caiu em nenhum momento. Segundo a PM, o que ocorreu foi que por causa da grande procura por vagas houve uma sobrecarga temporária no sistema em alguns campos de preenchimento. A expectativa é que seja estabilizado durante o período de inscrição.

 

SAIBA COMO SE INSCREVER:

 

A Polícia Militar da Bahia abriu as inscrições do processo seletivo para admissão de alunos no Colégio da Polícia Militar (CPM) e na Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI na terça-feira.

As inscrições podem ser realizadas até as 13h de 6 de janeiro, através dos sites da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Educação.

Serão sorteadas 3.668 vagas, sendo 3.632 para as 16 unidades do CPM na Bahia e 36 vagas para a CMEI.

Entre as vagas oferecidas na capital baiana, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais e servidores públicos civis da PM e Corpo de Bombeiros. Já 30% é voltado para o público externo.

CONTINUE LENDO

Jequié: Afetados por alagamentos ainda não receberam auxílio da Chesf

  • g1 BA
  • 05 Jan 2023
  • 11:01h

Foto: Joemerson Reis/Prefeitura de Jequié

Moradores da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, dizem que ainda não receberam auxílios da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

A empresa foi responsabilizada pela Justiça pelos alagamentos ocorridos no final de dezembro no município, considerados os maiores da história da cidade, após aumento da vazão da Barragem da Pedra.

As famílias tem recebido doações de donativos, e a cidade conta com alguns pontos de arrecadação de alimentos. Além disso, foi criado um programa de criação de renda para comerciantes de frutas, legumes e verduras da central de abastecimento do município.

A prefeitura criou um programa de auxílio para empresas com créditos com juros zero, além dos pontos de arrecadação de donativos.

Algumas famílias do bairro Joaquim Romão, na Rua Miguel Sebastião, foram afetadas de maneira mais intensa. Esses moradores afirmam terem recebido doações de colchões e alimentos, mas nenhuma ajuda da empresa responsabilizada.

"Nunca passei por uma situação dessas. Meu muro caiu, minha garagem caiu e a Chesf nunca passou aqui", disse Rose, moradora de Jequié

 

Na decisão da Justiça, a Chesf ainda é obrigada a apresentar planos de segurança e de contingência da barragem.

Em nota, a Chesf afirmou que a operação do reservatório da Barragem da Pedra foi correta e obedeceu os procedimentos de segurança. Ainda segundo a companhia, se a medida não tivesse sido adotada, a barragem poderia ter entrado em estado de emergência. A Chesf ainda não comentou sobre auxílios a moradores.

CONTINUE LENDO

Após cheia de rio, cratera se forma em rodovia na BA e interdita trecho entre Contendas do Sincorá e Iramaia

  • 05 Jan 2023
  • 09:03h

Foto: TV Bahia

Uma cratera se formou na BA-026, entre os municípios de Contendas do Sincorá e Iramaia, devido a cheia do rio Jacaré, provocada pelas fortes chuvas no sudoeste da Bahia. O trecho está interditado desde terça-feira (3).

Segundo a Secretaria de Infraestrutura do estado, os serviços emergenciais de recuperação do bueiro que fica próximo ao rio Jacaré, foram iniciados nesta quarta-feira (4). Não foi detalhada a via alternativa que os motoristas devem utilizar.

A empresa responsável pela restauração da rodovia disse que deslocou os equipamentos e materiais para o conserto. A via deve ser liberada na quinta-feira (5).

Vara baiana determina que Secretaria de Saúde de Salvador forneça prótese peniana a paciente com disfunção erétil

  • Por Maurício Leiro / Bruno Leite I Bahia Notíoias
  • 05 Jan 2023
  • 08:10h

Foto: Reprodução / TJ-BA

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), através da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Fazenda Pública da Comarca de Salvador, determinou que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital baiana autorize e custeie com urgência a implantação de uma prótese peniana semi-rígida, bem como todo o material necessário, a um paciente acometido com disfunção erétil severa.

De acordo com a decisão liminar, o atendido foi diagnosticado com câncer de próstata e, após ser submetido a uma cirurgia de prostatectomia radical em 2020, desenvolveu um quadro de disfunção. Mesmo fazendo uso de medicações, ele não teve uma resposta positiva para o acometimento, necessitando então do tratamento em questão.

 

 

A judicialização do caso aconteceu depois do paciente procurar a Defensoria Pública e ser orientado a requerer o implante diretamente com a SMS. Com a negativa do órgão de saúde municipal, ele ingressou na Justiça baiana e teve o pedido de tutela atendido pelo tribunal.

No entendimento da magistrada que proferiu a decisão, a juíza de direito Angela Bacellar Batista, a negativa do município representou uma "conduta omissiva" que "representou uma latente ameaça à saúde" do reclamante, que possuía uma recomendação médica para ter acesso ao tratamento.

"Como é cediço, é o profissional médico que acompanha o paciente quem tem melhores condições de sugerir o tratamento adequado à enfermidade diagnosticada. Assim, quando o médico que acompanha a parte autora solicitou o procedimento requerido, o fez porque constatou a necessidade do tratamento para o reestabelecimento da saúde do acionante, cabendo ao réu adotar as providências cabíveis", pontuou Batista na liminar.

O fato de determinar urgência no atendimento do pleito, ficou salientado na decisão, partiu do entendimento de que houve "pertinência técnica entre o quadro de saúde do autor e a procedimento cirúrgico prescrito". 

O custo de realização da intervenção prescrita - e agora determinada pela Justiça - gira em torno de R$ 15 mil reais na rede privada, considerando o valor do material e do implante. Entretanto, desde 1999, cirurgias do tipo podem ser realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A juíza indicou ainda que são improcedentes alegações para justificar a negativa ou a demora na concessão do acesso ao procedimento, mesmo alegadas limitações estruturais e financeiras, pois o dever de garantir o acesso à sáude sobrepõe qualquer agumento neste sentido.

A fim de atender à determinação judicial a SMS lançou uma cotação de preços, prorrogada por meio de um aviso publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na última na última segunda-feira (2). Conforme versa a publicação, os interessados deverão enviar suas propostas para a pasta em até cinco dias úteis.

Procurada pela reportagem do Bahia Notícias, a secretaria municipal afirmou que detalhes ou outras informações sobre o caso correm sob sigilo médico.

CONTINUE LENDO

Secretaria de Educação da Bahia oferece mais de 15 mil vagas para 40 cursos técnicos gratuitos

  • g1 BA
  • 04 Jan 2023
  • 19:18h

Foto: Feijão Almeida/SECBA

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está com inscrições até 14 de janeiro para 15.365 vagas em 40 cursos técnicos de nível médio gratuitos para o período letivo 2023.

Os cursos são ofertados para quem concluiu o ensino médio na rede pública e deseja uma formação profissional. O sorteio eletrônico será no dia 16 de janeiro. Os candidatos sorteados devem se apresentar no Centro ou unidade compartilhada para os quais se inscreveu e realizar a matrícula nos dias 26 e 27 de janeiro.

As vagas, disponibilizadas através de um sorteio eletrônico, são para os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e unidades compartilhadas, localizados na capital baiana e em mais 93 municípios da Bahia. O início das aulas está previsto para 6 de fevereiro.

Os 40 cursos são ofertados nos 13 eixos tecnológicos e ocorrem de acordo com as demandas socioeconômicas e ambientais dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Entre os cursos, estão os de Administração, Análises Clínicas, Edificações, Agropecuária, Instrumento Musical, Informática, Gastronomia e Segurança do Trabalho.

Terreiro fica destruído após ser alvo de vandalismo em Conquista; suspeito deixou documento cair durante fuga

  • g1 BA e TV Sudoeste
  • 04 Jan 2023
  • 17:01h

Foto: Reprodução TV Sudoeste

Um terreiro de Candomblé na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, ficou destruído após ser invadido e alvo de vandalismo. Conforme informou a Polícia Civil da cidade nesta terça (3), o caso aconteceu no domingo (1º) e o suspeito foi identificado após deixar um documento cair durante a fuga. Ninguém foi preso.

A polícia não especificou qual documento foi encontrado. Entretanto, os segundo os donos do imóvel informaram que dentro do terreiro foi achado o Registro Geral, mais conhecido como carteira de identidade, do suspeito.

No momento da invasão, a mãe de santo Simone Souza Oliveira, que também mora no local, havia saído com os filhos para uma confraternização. Ao chegar em casa, ela encontrou o imóvel revirado e as imagens dos orixás, panelas, prateleiras e até a geladeira destruídas.

 

"Eu não tenho palavras para isso, porque eu gosto de ajudar as pessoas. Eu só queria encontrar com ele [suspeito] e perguntar o que fiz para ele. Eu estou sem comer, sem forças", lamentou a mãe de santo.

Além do terreiro, o suspeito, que não teve o nome divulgado, tentou invadir outras duas casas e danificou o portão de outro terreiro, localizado na mesma rua. Segundo a polícia, ele mora na mesma rua em que os ataques foram registrados.

A família de Simone trata o caso como intolerância religiosa. A polícia não detalhou o motivo pelo qual o homem não foi preso, já que ele foi identificado.

CONTINUE LENDO

Antes de deixar governo, Rui Costa sancionou lei que garante segurança e motorista pagos pelo estado mesmo fora da Bahia

  • g1 BA
  • 04 Jan 2023
  • 15:07h

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, sancionou, quando ainda era governador da Bahia, uma mudança na lei 13.219, que garante o benefício de contar, mesmo que fora do estado, com os serviços de motorista e de segurança pagos pelo governo da Bahia.

O Projeto de Lei foi sancionado por Rui Costa no dia 22 de dezembro, a poucos dias do fim do mandato do ex-governador. Antes, a PL, do deputado do Rosemberg Pinto (PT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Agora ministro, Rui Costa vai morar em Brasília, após deixar o Palácio de Ondina.

Procurada pelo g1, a assessoria de Rui Costa informou que mesmo previsto em lei, o ministro não vai exercer dos benefícios.

A Lei de número 13.219, de 30 de dezembro de 2014, sancionada na época pelo então governador Jaques Wagner (PT), garantia o benefício apenas para ex-governadores residentes no próprio Estado. A medida também foi tomada nos últimos momentos do gestor no cargo.

O parágrafo estabelecia que “perderá o direito ao benefício (…) o ex-governador que fixar residência fora da Bahia, enquanto perdurar tal situação”. A lei sancionada por Rui Costa revoga justamente o parágrafo.

Com a mudança, Rui Costa e Jaques Wagner, agora líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, na Câmara e no Senado, poderão levar a Brasília e usar, de forma vitalícia, os serviços, designados, pelas secretarias da Administração e da Segurança Pública.

O g1 também procurou a assessoria de Jaques Wagner para saber se ele vai usar o benefício. A equipe do líder de governo contou que vai apurar a situação.

O artigo que trata da revogação, de número sete, foi publicado na mesma lei que elevou a alíquota básica do ICMS na Bahia de 18% para 19%.

CONTINUE LENDO

Bahia: Três pessoas da mesma família morrem em acidente na BR-101

  • Por g1 BA e TV Santa Cruz
  • 04 Jan 2023
  • 12:54h

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Três pessoas da mesma família morreram em um acidente envolvendo dois veículos na BR-101, na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Elas eram mãe e filha de oito anos, além do cunhado da mulher. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu na terça-feira (3).

Uma foto do acidente, feita por pessoas que passavam pelo local, mostra os dois carros destruídos. A parte direita de um dos veículos ficou foi totalmente comprometida.

Duas das vítimas morreram no local e uma foi socorrida para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu aos ferimentos e também morreu. Segundo testemunhas, todas elas estavam no carro branco, que tentava fazer uma conversão na pista.

Ainda segundo a PRF, o carro comporta cinco pessoas, mas no momento do acidente, haviam seis dentro do veículo.

Além das três mortes, cinco pessoas ficaram feridos. Dois estão em estado grave e um foi liberado com ferimentos leves.

O motorista do outro veículo também teve ferimentos leves e foi liberado após atendimento no hospital.

Justiça responsabiliza Chesf por alagamentos na BA e determina que empresa faça plano de recuperação de áreas afetadas

  • g1 BA
  • 04 Jan 2023
  • 10:09h

Foto: Joemerson Reis/Prefeitura de Jequié

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) atribuiu à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a responsabilidade pelos alagamentos ocorridos no final de dezembro em diversas cidades do sudoeste da Bahia, principalmente Jequié e Ipiaú.

A PGE acionou a Justiça que, nesta terça-feira (3), não apenas responsabilizou a Companhia como determinou que a empresa faça o plano de recuperação das áreas afetadas. O pedido foi para a responsabilização integral e objetiva da Chesf pelos danos em toda a região afetada, sem limitação a município específico. A barragem fica em Jequié, mas além da cidade, outros municípios estão abrangidos na área de influência, conforme detalhou a PGE.

Em nota, a Eletrobras Chesf afirmou que a operação do reservatório da Barragem da Pedra foi correta e obedeceu os procedimentos de segurança. Ainda segundo a companhia, se a medida não tivesse sido adotada, a barragem poderia ter entrado em estado de emergência.

No domingo de Natal, dia 25 de dezembro, a cidade de Jequié ficou debaixo d'água após o rio Jequiezinho transbordar. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, atribuiu o alagamento ao aumento da vazão da Barragem de Pedra, na Bacia do Rio de Contas, e acionou a Justiça.

Na decisão da Justiça, a Chesf ainda é obrigada a apresentar planos de segurança e de contingência da barragem.

A PGE também pediu prestação de auxílio emergencial imediata e a constituição de um fundo não de cerca de R$ 100 milhões, para garantir a responsabilidade integral da Chesf pelos danos socioambientais e às pessoas afetadas pelo desastre.

Segundo órgão, esses dois pedidos serão discutidos a partir do dia 6 de janeiro de 2023, quando o Plantão Judiciário será encerrado.

CONTINUE LENDO

Maria Marighela vai comandar a Funarte

  • g1 BA
  • 04 Jan 2023
  • 08:03h

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ministra da Cultura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Margareth Menezes, convidou a neta do ex-guerrilheiro Carlos Marighella, a vereadora de Salvador, atriz e produtora cultural Maria Marighella, para o comando da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (2), quando Margareth Menezes assumiu o cargo. À frente do ministério, ela terá o desafio de liderar a pasta que foi extinta no governo Bolsonaro.

Nesta terça-feira (3), Maria Marighella disse que vai ter a missão de retomar a reconstrução da Política Nacional das Artes, que segundo ela, foi interrompida em 2016, com o fim do governo de Dilma.

"Assumo com muita honra a missão que me foi confiada pela ministra Margareth Menezes - a quem celebro e agradeço. É uma grande responsabilidade ser a primeira mulher nordestina a ocupar esta Presidência", disse a nova representante da Funarte.

"Refundaremos também a Funarte com a força da Cultura de todo Brasil. À reconstrução do Min, à refundação do Brasil".

Maria Marighella foi eleita vereadora da capital baiana pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em novembro de 2020, com 4.837 votos. Sua candidatura foi fundada junto à Manifesta Coletiva, movimentação cidadã de ocupação da política institucional da qual faz parte e através da qual defende “uma outra cultura política em Salvador”.

Nascida em Salvador, em 16 de janeiro de 1976, é atriz graduada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Filiou-se ao PT em fevereiro de 2020, após uma longa trajetória em governos petistas, nos âmbitos federal e estadual, como gestora de políticas públicas para a cultura.

Foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de Diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), tendo acumulado mais de dez anos de experiência na gestão de políticas culturais e contribuído com diversas instituições do país.

Em sua passagem mais recente pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, atuou na construção e aprovação da Lei Aldir Blanc - que, dentre outras medidas, possibilitou o auxílio emergencial para trabalhadoras e trabalhadores da Cultura durante a pandemia da Covid-19.

Feminista e antirracista, Maria Marighella exerceu o primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador com a pauta da cultura na centralidade de um projeto de desenvolvimento para a capital baiana que tenha como meta a justiça social e o bem-estar de todas as pessoas na cidade.

CONTINUE LENDO