Cientistas descobrem como o estresse afeta o coração

  • Correio Brasiliense
  • 15 Jan 2017
  • 08:36h

(Foto: Reprodução)

Tabagismo, hipertensão e diabetes são fatores de risco bem conhecidos para doença cardiovascular. Agora, um estudo publicado na revista The Lancet mostra que o estresse crônico também deve entrar para a lista. “Embora a associação entre o estresse e as doenças do coração tenha sido sugerida há tempos, o mecanismo que media esse risco não era totalmente conhecido”, explica Ahmed Tawakol, pesquisador do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, e um dos autores do trabalho. De acordo com ele, pela primeira vez, se identificou o processo biológico por trás dessa relação. A explicação está na amígdala, uma estrutura do cérebro ultrassensível a fatores estressantes. Quando hiperativa, ela desencadeia uma série de passos que pode levar a eventos cardiovasculares. “Estudos com animais mostram que o estresse induz a medula óssea a produzir células brancas sanguíneas, o que causa inflamação arterial”, continua Tawakol. “Nossa pesquisa sugere um padrão análogo em humanos. Além disso, identificamos pela primeira vez, seja em animais, seja em humanos, a região do cérebro que liga o estresse ao risco de ataque cardíaco e derrame.”

Grávida, viúva de jogador da Chape faz carta em nome do filho: "te amo, papai"

  • iBahia
  • 14 Jan 2017
  • 20:35h

(Foto: Reprodução/Instagram)

Uma semana antes de entrar no avião da LaMia, que caiu em Medelín, na Colômbia, o atacante Tiaguinho descobriu que seria pai pela primeira vez. O jogador, que foi uma das vítimas fatais da tragédia com o voo da Chapecoense, que deixou 71 mortos, tinha 22 anos e recebeu a notícia dos companheiros de time. Hoje grávida de três meses, a viúva Graziele tenta lidar com a dor. Em uma rede social, a esposa do atleta publicou um texto simulando uma carta do filho para o pai. Ela descobriu essa semana que está à espera de um menino, que levará o nome do pai.  No relato, Graziele fala sobre a felicidade de Tiaguinho ao saber que seria pai e do quanto sofreu ao saber da perda do atacante. “Oi papai. Queria te falar faz tempo, mas eu e a mamãe estávamos muito tristes, o senhor sabe porque, né Papai? Mas eu vou te falar, Deus tem um propósito, eu sei que sou um presente do Senhor, e se ele te levou pra pertinho dele, é porque ele sabe que daí você papai vai cuidar de mim e da mamãe, e que o senhor me guiará. Vou falar que eu achei estranho, acho que a maioria das pessoas que presenciaram o momento também acharam, quando eu cheguei na barriga da mamãe ela ficou tão feliz, eu senti a felicidade dela. Papai e quando você ficou sabendo que eu estava a caminho, gente, foi lindo, transbordava alegria, eu vi nos teus olhos que o senhor estava feliz." diz trecho da carta. 

Seis crianças morrem em incêndio e duas são socorridas por irmã de 8 anos

  • Correio 24 horas
  • 14 Jan 2017
  • 18:44h

(Foto: Reprodução/Facebook)

A pequena Erin, de 8 anos, foi uma heroína, mas também passou por momentos de tristeza e desespero nos Estados Unidos. Um incêndio na casa da jovem americana, nesta quinta-feira (12), em Baltimore, matou seis dos oito irmãos dela. Após o incêndio, a casa onde ela morava com os pais ficou completamente destruída. Porém, Erin conseguiu salvar dois de seus irmãos: Jack e Jane, de 4 e 5 anos. Os dois pequenos estão internados em estado grave em um hospital local. A mãe da menina, Katie Malone, também conseguiu se salvar e ainda está internada no mesmo hospital que os filhos. De acordo com o jornal "Daily Mail", a menina está em estado de choque e sob os cuidados do pai, que estava trabalhando quando o incêndio aconteceu. A tragédia chocou os vizinhos e mobilizou internautas em uma campanha para ajudar os sobreviventes. Os bombeiros da cidade informaram que entre os mortos estão dois meninos - de 9 meses e dois anos, duas gêmeas de três anos e outras duas meninas, de 10 e 11 anos. As vítimas não tiveram os nomes divulgados pela polícia. Um vizinho informou que era possível ouvir as crianças gritando e pedindo socorro: "As crianças não conseguiam sair. Elas estavam presas. Nós pudemos ouvi-las gritar. Elas estavam gritando", conta Robert Spencer. Os bombeiros informaram ainda que as chamas se espalharam rapidamente. Durante o incêndio, o terceiro andar desabou, o que dificultou o trabalhos dos brigadistas no resgate das vítimas. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. 

Brasil ainda não cumpre a Convenção das Nações Unidas contra penas cruéis em presídios

  • Correio Brasiliense
  • 14 Jan 2017
  • 15:12h

(Foto: Reprodução)

Dez anos depois da assinatura de um protocolo, o Brasil ainda não segue à risca a Convenção das Nações Unidas contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes, ao não ter instalado em todos os estados comitês e mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura. Hoje, há 19 estados com comitês estaduais, mas somente dois com mecanismos. O debate voltou à tona depois de a crise crônica do sistema penitenciário ser inflamada com a morte de mais de 90 presos em Roraima e Amazonas. Nesta semana, São Paulo registrou as primeiras duas mortes do ano na Penitenciária de Regime Fechado de Tupi Paulista. Apesar de assinado em 2007, o governo só implementou o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura em 2013. O Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), um dos órgãos que o compõem, junto com o Mecanismo Nacional, que o integra e atua na ponta promovendo visitas, por exemplo, só foram efetivados em 2015. A criação dos órgãos estaduais, porém, cabe às próprias unidades da Federação. O Rio de Janeiro, por exemplo, criou o Mecanismo, considerado referência em 2010, antes mesmo da política nacional. Além dele, só Pernambuco tem a entidade. Outros estados possuem lei com a previsão de criação das instituições, mas que não saíram do papel.

Cinco pessoas morrem carbonizadas em acidente na BR-110

  • A tarde/Uol
  • 14 Jan 2017
  • 12:14h

(Foto: Reprodução)

Um acidente entre um Fiat Punto e um caminhão deixou cinco pessoas mortas carbonizadas na tarde desta sexta-feira, 13, em frente à empresa Isograma, na BR-110, no km 576, em São Sebastião do Passé, distante a 58 km de Salvador. Segundo a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), das cinco vítimas, que não haviam sido identificadas, quatro morreram no local, enquanto que uma criança foi socorrida e encaminhada para o Hospital Municipal de São Sebastião, mas não resistiu aos ferimentos.

  •  

Surto de febre amarela: Veja lista dos 45 municípios da Bahia com vacinação recomendada

  • Correio 24 horas
  • 14 Jan 2017
  • 11:18h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, uma nota informativa sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. Após seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, por prevenção, a Sesab recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas. O cuidado foi redobrado após a confirmação de um óbito em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e dos recentes casos suspeitos em Minas Gerais. De acordo com Maria Aparecida de Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o registro de morte dos primatas é um alerta para a possível circulação do vírus causador da doença em áreas silvestres. Conforme a nota emitida, a recomendação é de imunização de 100% da população dos municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luiz Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Xique-Xique.

Em meio à crise do sistema prisional, Tribunal da Bahia anuncia mutirão carcerário

  • Correio 24 horas
  • 14 Jan 2017
  • 10:16h

(Foto: Reprodução)

O Tribunal da Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu, na tarde desta sexta-feira (13), iniciar um mutirão com os processos de presos provisórios e a edição de um ato conjunto com pedido de informações ao juízes das varas criminais. A decisão está relacionada com a crise nacional do sistema penitenciário iniciado na região Norte do país após a morte de presos e é uma resposta ao encontro promovido na quinta-feira (12) pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, em Brasília. Ao lado de todos os presidentes de tribunais de justiça, a ministra discutiu a crise no sistema prisional brasileiro. Na Bahia, uma reunião convocada pela presidente do TJ-BA, Maria do Socorro Barreto Santiago, decidiu que o mutirão no estado será realizado em fevereiro. Os juízes vão reavaliar as atuais prisões provisórias decretadas e decidir se os presos serão soltos ou mantidos presos. Segundo o TJ-BA, na sequência, será promovido um novo mutirão para avaliar os processos de presos já condenados. Os magistrados irão analisar a possibilidade de concessão de benefícios previstos em lei, como a progressão de regime.

Polícia acha drogas, celulares e 32 facas no presídio de Feira de Santana

  • G1 Bahia
  • 14 Jan 2017
  • 09:10h

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Drogas, celulares, cachimbos para consumo de drogas e 32 facas artesanais foram apreendidos durante uma operação, nesta sexta-feira (13), no Presídio Regional de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. A ação foi deflagrada após denúncias de que havia drogas e armas nos 11 pavilhões da unidade, que tem capacidade para 1.356 detentos, mas abriga atualmente mais de 1.779 internos. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Vara de Execuções Penais. Participaram da ação 100 policiais militares, 50 policiais civis e 30 agentes penitenciários. Durante a revista, autorizada pelo juiz Waldir Viana Ribeiro Júnior, foram encontradas 32 facas artesanais, quatro celulares, 19 cachimbos para crack, tesouras, pedaços de madeira, 17 cadernos com anotações de conta bancária, contatos telefônicos e relação nominal de pessoas com valores e comprimidos diversos. Pendrives, cartões de memória, chips de operadoras, celulares quebrados, isqueiros e baterias de celulares, também foram apreendidos, além de 95 trouxinhas de maconha, 38 pacotes de cocaína e sete pedras de crack. Todo material apreendido foi encaminhado para a perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Dom Basílio: Empresário é morto a tiros no seu estabelecimento comercial

  • Brumado Urgente
  • 14 Jan 2017
  • 08:06h

(Foto: Reprodução)

Na noite da última sexta-feira (13), um empresário foi morto a tiros em Dom Basílio.  Raimundo Dourado, 46 anos, conhecido popularmente como ‘Dim de Lindaura’, estava na porta da sua padaria quando dois homens armados, em uma motocicleta, chegaram e efetuaram ao menos três disparos de arma de fogo e fugiram do local sem levar nada. Os assassinos estavam em uma moto CG preta, e usaram pistola de calibre. 40. Raimundo Dourando não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do crime. Ainda não há informação sobre os autores do homicídio e as causas do assasinato são desconhecidas. Como nada foi levado do local, a primeira linha de investigação é de que o crime foi uma execução. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência, e em diligência também acionou o Departamento de Polícia Técnica, para realização de levantamento cadavérico, o corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Brumado. 

Preso com quase 300 kg de drogas, vereador toma posse algemado na BA

  • G1 Bahia
  • 13 Jan 2017
  • 20:36h

(Foto: Valeska Lippel / TV Santa Cruz)

Preso com quase 300 Kg de drogas um dia após ter sido eleito vereador no município de Ubaitaba, no sul da Bahia, Messias Aguiar (PMDB) tomou posse do cargo com uma das mãos algemada e com paletó sobre o uniforme de presidiário na manhã desta sexta-feira (13). Em entrevista ao G1, o advogado do vereador relatou que a Justiça autorizou que ele deixasse o Conjunto Penal de Valença, onde está preso, e seguisse até o município onde foi eleito para assinar o termo de posse. "Foi uma recepção muito bacana. A presença dele teve uma repercussão muito boa, graças a Deus. Ele é uma vítima e vai ser absolvido", afirmou Rogério Andrade. O advogado questionou o modo de operacionalização da polícia, ao afirmar que não havia necessidade do cliente ser empossado com uma das mãos algemada. "Uma tentativa de desmoralização, que não funcionou. Ele foi muito bem recebido", disse. O prazo para posse seria encerrado no domingo (15). Caso o documento não fosse assinado, o suplente iria ocupar o cargo. Logo após a cerimônia, que ocorreu por volta das 11h, o vereador Messias Aguiar voltou sob escolta para o Conjunto Penal de Valença. O mandato do legislativo municipal está previsto para começar no dia 2 de fevereiro. O advogado afirma que o cliente é inocente e que não tem relação com o tráfico de drogas. 

Mosquito da dengue manipulado geneticamente tem quantidade menor do vírus

  • Correio Brasiliense
  • 13 Jan 2017
  • 18:08h

(Foto: Reprodução)

O mosquito transmissor da dengue foi modificado geneticamente em uma tentativa de livrá-lo dessa tarefa. Pesquisadores dos Estados Unidos impulsionaram o sistema imune do Aedes aegypti tornando-o mais resistentes ao vírus que mata 700 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A técnica pode ajudar a diminuir o contágio de humanos, que adoecem depois de serem picados pelo inseto infectado. Os autores do estudo, publicado na última edição da revista Plos, acreditam que, caso a pesquisa evolua, será possível até mesmo substituir os mosquitos de hoje pelos de laboratório, erradicando a propagação do vírus. A ideia de tornar o Aedes aegypti resistente surgiu em estudos em que a mesma equipe esmiuçou o funcionamento do organismo do mosquito. “Um de nossos trabalhos mostrou como o sistema imune do Aedes aegypti luta contra o vírus da dengue. Decidimos usar esse conhecimento e criar um mosquito geneticamente modificado, com um sistema imunológico mais forte, resistente”, explica ao Correio George Dimopoulos, líder do estudo e professor do Departamento de Microbiologia e Imunologia Molecular do Instituto Johns Hopkins de Pesquisa em Malária.

 

Os mosquitos emitem uma resposta imunológica quando são expostos ao vírus da dengue, mas de forma fraca, não impedindo a contaminação. A equipe manipulou um componente do sistema imunológico do Aedes chamado via JAK-STAT, que regula a produção de fatores protetivos (veja infográfico). “A alteração genética aumenta o sistema imunológico antiviral dos mosquitos, suprimindo o vírus de forma mais eficaz”, detalha Dimopoulos. A maioria dos insetos alterados geneticamente apresentou níveis muito baixos de vírus da dengue nas glândulas salivares. O experimento, no entanto, não reduziu o nível do patógeno a zero nem fez com que os animais adquirissem resistência a outros vírus, como o da zika e o da chikungunha. “Acreditamos que, por meio de engenharia genética, podemos fazer o sistema imunológico dos mosquitos ainda mais forte, para que ele possa bloquear completamente 

CONTINUE LENDO

Duas pessoas são presas e drogas são apreendidas na Chapada Diamantina

  • Informe Barra
  • 13 Jan 2017
  • 17:01h

Informe Barra

Após várias investigações pelo setor de investigação da delegacia circunscricional da cidade de Piatã, com apoio do SI da cidade de Seabra, foi efetuada abordagem e busca na residência do indivíduo; Mateus Lopes da Silva, residente a cerca de 30 dias. Foi encontrado dentro da residência do mesmo aproximadamente 2.500 (dois quilos e quinhentos gramas) de substância análoga a maconha prensada, uma pistola calibre 380 com numeração suprimida, 28 munições intactas do mesmo calibre, uma balança de precisão, sacos plásticos utilizados para embalar a droga, cerca de R$ 270 (duzentos e setenta reais) em dinheiro. Dando continuidade à diligência, foi encontrado na casa do indivíduo; Samuel dos Santos Pina, sendo encontrado na residência do mesmo 200 (duzentos gramas da mesma substância prontas para serem revendidas e R$ (noventa reais) em dinheiro provenientes da venda da mesma substância. As diligências foram sob o comando do DPC. Thomas Victor, os conduzidos foram presos pela prática dos crimes previstos na Lei.11.343/06, Art. 33 e 35, o indivíduo Mateus foi autuado no Art. 16 inciso IV da lei 10.826/03 porte ou posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ficando os dois indivíduos presos e apresentados na delegacia circunscricional de Seabra a disposição da justiça.

Universitários de Barra da Estiva recebem ordem de despejo após prefeitura não renovar contrato com a casa dos estudantes em Conquista.

  • 13 Jan 2017
  • 16:56h

(Foto: Reprodução)

Os universitários barraestivenses, que fazem faculdade em Vitória da Conquista, todos de baixa renda e bolsistas, correm o risco de terem abandonar o sonho universitário já que a casa dos estudantes, mantidas pela não teve seu contrato renovado pela atual gestão do prefeito João de Didi. Cerca de 30 alunos moram em três casas que até então eram mantidas pelo município de Barra da Estiva. Estudantes de duas das três casas receberam nesta quinta – feira (12), a notificação para desocuparem as casas, devido a não renovação do contrato junto à imobiliária. A prefeitura informou a um site local que: ”Assim que tomamos conhecimento sobre fatos (ainda informais) sobre a casa de apoio aos estudantes, entrei em contato com a Imobiliária para me certificar do que estava ocorrendo. E, no intuito de que fossem apurados os verdadeiros fatos -antes de julgamentos precipitados vindos de qualquer parte – decidimos nos reunir, para que a Imobiliária possa trazer ao nosso conhecimento os verdadeiros fatos em torno desse assunto. E obviamente, na ocasião discutiremos sobre a manutenção da Casa de Apoio aos Estudantes na administração de João de Didi com a qualidade e seriedade ainda não vista em nenhuma das gestões anteriores” disse Maria Malvina.

Em novo depoimento, mãe muda versão e diz que não matou o filho

  • Veja
  • 13 Jan 2017
  • 15:40h

(Foto: Reprodução/Facebook)

A gerente de supermercado Tatiana Ferreira Lozano Pereira, de 32 anos, presa na quarta-feira em Cravinhos, interior de São Paulo, após ter confessado à polícia o assassinato do filho Itaberli Lozano, de 17 anos, mudou sua versão do crime na noite desta quinta-feira. Em novo depoimento, ela afirma que apenas ocultou o corpo do jovem. Na nova versão, a mãe responsabiliza três pessoas pelo crime – dois homens e uma adolescente –, que teriam prometido dar uma “surra como corretivo” devido ao comportamento de Itarbeli diante da família. Tatiana disse que concordou com a sugestão, mas pediu para que não deixassem o filho machucado. Ela afirma conhecer apenas a adolescente e que não sabe o nome dos rapazes que entraram em sua casa e foram até o quarto de Itaberli vestindo capuzes. Durante as agressões, Tatiana relata que chegou a ouvir seu filho pedindo socorro. Segundo ela, o jovem dizia: “Mãe, eu vou morrer”, mas ela declarou ter ficado do lado de fora da residência. Cerca de vinte minutos após as agressões, Tatiana diz ter visto os homens e a adolescente deixarem sua casa e verificou que seu marido, o tratorista Alex Canteli Pereira, de 30 anos, e o filho mais novo estavam dormindo. Ao entrar no quarto de Itaberli, a mãe disse ter visto muito sangue no chão e na cama, além de perceber que ele havia sido golpeado três vezes no pescoço com uma faca.

Geddel e Cunha facilitavam crédito da Caixa em troca de propina, diz PF

  • G1
  • 13 Jan 2017
  • 14:52h

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil e Adriano Machado/Reuters)

Relatório da Polícia Federal aponta que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) atuava "em prévio e harmônico ajuste" com o ex-presidente da Câmara, deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para facilitar a liberação de empréstimos da Caixa Econômica Federal a empresas e, em troca, receber propina. Geddel, ex-ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer, foi alvo de operação nesta sexta-feira (13), deflagrada para apurar um esquema de fraudes na liberação de créditos junto à Caixa entre 2011 e 2013. Ele foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa no período investigado pela PF. No despacho que autorizou a operação, o juiz Vallisney de Souza Oliveira cita o relatório da PF e a atuação de cada um dos investigados. Além da liberação de créditos da Caixa, as investigações apontam que os dois peemedebistas forneciam informações privilegiadas às empresas e aos outros integrantes do que o Ministério Público Federal chama de "quadrilha".

"Consta dos autos que, valendo-se do cargo de Vice-Presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, [Geddel Vieira Lima] agia internamente, em prévio e harmônico ajuste com Eduardo Cunha e outros, para beneficiar empresas com liberações de créditos dentro de sua área de alçada e fornecia informações privilegiadas [...] para que, com isso, pudessem obter vantagens indevidas junto às empresas beneficiárias dos créditos liberados pela instituição financeira", diz o documento. A defesa de Eduardo Cunha informou que não teve acesso até o momento à investigação, mas disse que, desde já, "rechaça veementemente as suspeitas divulgadas. Tão logo tenha acesso à investigação, irá se pronunciar especificamente sobre cada acusação".

CONTINUE LENDO