Conquista: Disputa por “pedaço” de terreno levou casal de idosos a matarem vizinho

  • Blitz Conquista
  • 30 Jan 2017
  • 09:05h

(Foto: Reprodução)

Manuel de Oliveira Sobrinho morreu após uma discussão com um casal vizinho no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista. O autor do homicídio, Jesulino Ribeiro da Silva, 76 anos, e sua esposa, Maria Rosa Souza Oliveira, estavam insatisfeitos com a construção de um muro que estaria invadindo parte do imóvel do casal. Há dias, Manuel insistia em avançar o muro. Na manhã deste sábado, 28, o casal proprietário do imóvel resolveu demarcar os limites do imóvel. Quando chegaram no local, encontraram Manuel continuando com a construção do muro. Houve discussão e Manuel pegou uma foice para agredir o casal. Após usar o cabo da ferramenta, ele passou a atacá-los com a foice. O casal foi ferido. As vítimas partiram contra Manuel e conseguiram derrubá-lo. Jesulino tomou a foice e desferiu dez golpes na cabeça de Manuel, que morreu no local. O casal fugiu, mas teria dito que iriam se apresentar na delegacia. Entretanto, foram capturados por uma guarnição da 78ª Cipm, na Av. Brumado, sendo apresentados na delegacia. Jesulino e a esposa estavam feridos e foram encaminhados a unidade de saúde para atendimento médico. Após o atendimento, o casal seguiu detido para o Disep. Jesulino foi autuado em flagrante por homicídio. Sua esposa foi ouvida e liberada.

Serralheria Santa Rita: As melhores opções estão aqui!

  • 30 Jan 2017
  • 08:47h

Resultado do Sisu será divulgado nesta segunda

  • 30 Jan 2017
  • 08:11h

(Foto: Reprodução)

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado nesta segunda-feira (30), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As inscrições terminaram às 23h59 deste domingo (29). Os resultados poderão ser conferidos no endereço no http://sisu.mec.gov.br/. No cronograma inicial, o prazo terminaria na sexta-feira (27). Entretanto, o MEC prorrogou o prazo após estudantes relatarem problemas para acessar a plataforma. O ministério admitiu que seus sistemas sofrem 'dificuldade' diante da grande demanda. Com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu funciona como um sistema para que os participantes disputem uma das mais de 230 mil vagas de graduação em universidades, institutos de tecnologia e centros tecnológicos federais e estaduais em todo o Brasil. Antes de prorrogar o Sisu, o ministério já tinha decidido alterar o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) por "precaução técnica" para garantir o atendimento dos estudantes. Tanto o Fies quanto o Prouni tiveram datas de início e fim das inscrições adiados em um dia. Prouni - inscrições: 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Fies - inscrições: 7 a 10 de fevereiro

Brasil vive maior surto de febre amarela em 14 anos

  • Uol
  • 29 Jan 2017
  • 18:55h

(Foto: Reprodução)

O Brasil vive o maior surto de febre amarela em 14 anos. Até terça-feira (24), foram confirmados 70 casos da doença, com 40 mortes. Desse total, 21 são de pacientes que apresentaram os primeiros sintomas em meados de dezembro. O maior número de casos até então havia sido em 2003, quando foram confirmados 64 pacientes com febre amarela. Há ainda no país outros 364 casos em investigação, incluindo 49 óbitos. Além do aumento expressivo do número de casos, a doença atinge um número maior de Estados e municípios neste ano. Em 2003, com o surto em Minas, os casos se espalharam por menos de 20 municípios do Estado. Agora, pelo menos 40 cidades apresentam registros de pacientes com suspeita da infecção. Há notificações também em Espírito Santo, Bahia e São Paulo. No total, 60 cidades do país já relataram casos suspeitos. "Não há dúvidas de que os casos vêm em maior número e atingem uma área maior", afirma o infectologista da Fundação Oswaldo Cruz, André Siqueira. Para ele, não há um fator único que explique a expansão. Entre as causas estariam maior circulação do vírus, desmatamento e mudanças do clima que favorecem a proliferação dos mosquitos transmissores da forma silvestre da doença. 

 

Artistas apostam em hits para o carnaval 2017; conheça as músicas

  • G1
  • 29 Jan 2017
  • 15:28h

(Foto: Arte / G1)

O verão está a todo vapor e os artistas da Bahia já trabalham com músicas que são apostas para o carnaval 2017. Tem pagode, axé, um pouco da mistura pop, além das batidas fortes da percussão. No pagode, o público pode conferir músicas como "Desafio do Manequim", do É o Tchan; "Santinha", de Léo Santana; e "Desce com a Gente", do Harmonia do Samba".  A estreia deste ano fica por conta do jovem Ítalo Gonçalves, mais conhecido como MC Beijinho. O hit do MC é "Me libera, nega" que embala ensaios de verão e festas de Salvador. As musas Ivete Sangalo e Claudia Leite também já divulgaram suas músicas de trabalho. Claudia aposta em "Taquitá" e Ivete em "O Doce", canção que ela lançou no último DVD gravado em Trancoso na Bahia. As batidas fortes da percussão estão registradas na canção do Olodum "Cidade Paz", de autoria de Pierre Onassis, e "Por conta desse amor" da Timbalada, que ainda recebe toques de música eletrônica. A banda "A Vingadora", que levou o título de melhor música no carnaval 2016 com o hit "Paredão Metralhadora", aposta na canção "Calcanhar de Prego". O grupo Psirico também tem lançamento e vai buscar a premiação com a música "Mulheres no comando, mulheres no poder".

Jovem tira selfie com pit bull e é atacada pelo animal

  • 29 Jan 2017
  • 12:21h

(Foto: Reprodução)

A selfie de uma jovem ao lado do pit bull da família quase terminou em tragédia em Machado, no sul de Minas Gerais. Janaina da Silva, de 26 anos, contou que já havia feito fotos antes com o animal, mas que nesta semana teve uma surpresa. Ela disse que brincou com o cão e depois fez a selfie ao lado dele, mas assim que virou de costas o pit bull mordeu seu braço e a jogou ao chão. A jovem começou a gritar por socorro. Seu pai tentou de várias formas, sem sucesso, separar o cachorro. Então, pegou um pedaço grande de concreto e jogou nele, vindo também a acertar a filha. "Ele errou a mira, me acertou e eu desmaiei", explicou Janaina. Mesmo desacordada, o cão teria continuado mordendo e o jeito foi acertar algumas pauladas nele para que também desmaiasse e soltasse a vítima do ataque. "Se estivesse sozinha, tinha morrido", afirmou. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) teve de ser acionado, e a jovem foi socorrida com vários ferimentos, precisando levar mais de 20 pontos no corpo e na cabeça. Ela foi liberada um dia após o ataque, que aconteceu na segunda-feira, 23, e se recupera em casa. 

É Hoje! O Feijão do Sítio Novo

  • 29 Jan 2017
  • 10:42h

É hoje! O Feijão do Sitio Novo promete transformar o seu domingo, no melhor domingo do mundo! Além de contar com uma Feijoada: Você vai se refrescar com a melhor cerveja do Brasil: Devassa Puro Malte. Vai curtir shows ao vivo com Jau, Fann Estourado, Thiago Araújo e se agitar ao som do DJ Pantera. Já Garantiu o Seu? Não deixe para ultima hora! Adquira sua camisa na Central de Ingressos La Belle Jour. No local do evento também poderá ser adquirida a camisa.

Dilma diz que novo golpe pode minar a candidatura de Lula ou adiar eleições

  • Uol
  • 29 Jan 2017
  • 10:08h

(Foto: Reprodução)

Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (27), participou de um seminário na Universidade de Salento, em Lacce, no sul da Itália. A certa altura, denunciou um “segundo golpe” que estaria sendo tramado no Brasil, dessa vez para “retirar da eleição de 2018 Lula da Silva ou adiá-la, por algum motivo que eu ainda não consegui imaginar.” Na antevéspera, Dilma dissera noutro seminário, na Espanha, que “há interesses escusos” na Lava Jato. Sem citar os cinco processos em que Lula figura como réu, mencionara o “grande risco de que eles tentem inviabilizar sua eleição, condenando-o.” Sobre adiamento da eleição, não havia falado ainda. Paradoxalmente, Dilma disse crer na democracia brasileira. “Eu acredito na força do povo brasileiro para impedir esse golpe”, ela afirmou, sem esclarecer à plateia italiana que, por ora, há no Brasil mais gente na fila do seguro desemprego do que nas hipotéticas fileiras da resistência a um golpe que ninguém farejou. “O Brasil precisa de um banho de democracia”, sustentou. “Não é um acordo por cima, como é da nossa tradição política. Agora, é um acordo por baixo, que só o voto constroi.”

Mau uso do celular aumenta os casos de problemas no pescoço

  • Tribuna da Bahia
  • 29 Jan 2017
  • 08:06h

(Foto: Ilustração)

Como utilizar o celular de forma correta? De acordo com Pricilla Antunes, fisioterapeuta osteopata do Centro Avançado de Movimento e Performance de Piracicaba (CAMP Piracicaba / ITC Vertebral), "em posição ideal, com as orelhas alinhadas com os ombros, o peso transmitido ao pescoço é de aproximadamente 5 quilogramas. Esse valor vai sendo aumentado quando inclinamos o pescoço para frente para olharmos a tela do celular. A postura correta, portanto, pede cabeça erguida e braço levantado na altura dos olhos para facilitar a visualização da tela, sem sobrecarregar o pescoço", explica. Pricilla alerta também para o mau uso do aparelho, que pode ocasionar dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço, dores nos braços e nos ombros. "Deve-se procurar auxílio de um fisioterapeuta antes mesmo de qualquer desconforto para orientações preventivas". O tratamento, segundo a especialista, inclui técnicas de correção postural, como o RPG (Reeducação Postural Global), além de Pilates, Osteopatia, massagem, e exercícios de alongamento e estabilização segmentar. E atenção aos que não procuram ajuda logo que o problema aparece! "Com o tempo, esse mau alinhamento da coluna pode causar problemas às estruturas do pescoço, como a perda ou até mesmo a inversão da curvatura fisiológica da coluna cervical, agravando ainda mais os sintomas".

Conta de luz não terá cobrança extra em fevereiro, diz Aneel

  • Veja
  • 28 Jan 2017
  • 20:08h

(Foto: Reprodução)

As contas de luz no Brasil em fevereiro terão bandeira tarifária verde, o que significa que não haverá cobrança extra aos consumidores, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a agência, condições hidrológicas favoráveis, que têm ajudado na produção das hidrelétricas no país, possibilitaram manter bandeira verde, como em janeiro, sinalizando que não enxerga riscos na oferta de energia. Quando a oferta é menor, podem entrar em vigor as bandeiras amarela e vermelha, que elevam o custo das contas para incentivar um consumo mais eficiente, segundo a Aneel.

Depressão e ansiedade aumentam o risco de morte por câncer

  • Tribuna da Bahia
  • 28 Jan 2017
  • 18:13h

(Foto: Ilustração)

Pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade correm maior risco de morrer de alguns tipos de câncer. De acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira na revista científica British Medical Journal (BMJ), pacientes que declararam sofrer problemas psicológicos eram mais propensos a morrer de câncer de intestino, próstata e pâncreas. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade College London, na Inglaterra, Universidade de Edimburgo, na Escócia e Universidade de Sydney, na Austrália, analisaram dezesseis estudos que realizavam um acompanhamento de uma determinada população por uma dezena de anos, totalizando 163 363 adultos na Inglaterra e em Gales. A equipe, dirigida por David Batty, epidemiologista da University College de Londres, focou seu estudo nos casos de câncer que dependem dos hormônios ou que estão relacionados ao estilo de vida do paciente. Vários estudos anteriores sugerem que o desequilíbrio hormonal que gera a depressão conduz a uma produção mais elevada de cortisol e inibe os mecanismos naturais de reparação do DNA, o que enfraquece as defesas diante do câncer. Também há dados de que entre as pessoas depressivas é mais comum o tabagismo, o consumo de álcool e a obesidade, três fatores de risco para o câncer.

Mandante de massacre em presídio de Feira é morto em troca de tiros

  • G1 Bahia
  • 28 Jan 2017
  • 15:05h

(Foto: Reprodução/ TV Bahia)

O homem apontado como mandante de uma rebelião que deixou 9 mortos, no Presídio de Feira de Santana, em 2015, morreu em confronto com a polícia nesta sexta-feira (27), no município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, Ronilson Oliveira de Jesus, conhecido como Rafael, de 29 anos, reagiu à ação que tinha o objetivo de prendê-lo e acabou baleado. Durante a operação, foram apreendidos 430 kg de drogas. No momento da abordagem, o suspeito usava um documento falso, em nome de Thiago Pereira Canuto. Segundo a polícia, a operação começou a ser planejada no fim do ano passado, quando equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin) descobriram, a partir de incursões realizadas na região metropolitana e em Feira de Santana, que um homem com as características do suspeito estaria escondido em um condomínio, na localidade de Abrantes.No imóvel, a polícia informou que os policiais encontraram cadernos de anotações e muitas munições para fuzis e metralhadoras, além da chave de uma casa, no bairro de Vida Nova, onde estavam guardadas as drogas. Dois veículos também foram apreendidos. Todo o material foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Dupla de estupradores é presa na Bahia

  • Correio 24 horas
  • 28 Jan 2017
  • 12:00h

(Foto: Reprodução)

Dois homens acusados de estupro foram presos na região de Itapetinga, no Centro-Sul da Bahia. De acordo com a responsável pela 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegada Rosilene Correia, as prisões ocorreram em Maiquinique e Iguaí. Segundo a polícia, Cleidiel Rodrigues Santos, 25 anos, estuprou uma tia idosa na noite de Natal. Ele teve o mandado de prisão temporária cumprido, no dia 13, por investigadores da Delegacia Territorial (DT), com apoio da Polícia Militar, na zona rural de Maiquinique. Ronaldo dos Santos de Jesus foi localizado pelos policiais da DT/Iguaí, no dia 12, que cumpriram mandado de prisão preventiva pelo estupro de uma menina de 11 anos. O crime ocorreu no distrito de Ibiporanga. 

Lei pode obrigar pais a ressarcir danos causados pelos alunos nas escolas

  • Tribuna da Bahia
  • 28 Jan 2017
  • 11:00h

(Foto: Ilustração)

Um Projeto de Lei 22.135, apresentado pelo deputado Samuel Júnior (PSC) na Assembleia Legislativa da Bahia, pretende obrigar os pais ou responsáveis dos alunos a repararem prejuízos causados pelos estudantes nas instituições de ensino da rede pública em todo estado. “Se uma criança quebrou uma cadeira, os pais têm que pagar, porque tem que ter educação e esta vem primeiro de casa. Se for caso de vandalismo os pais têm que arcar, porque é algo pra outras crianças que estão ali pra estudar”, declarou o técnico em informática  Elenivaldo Costa Conceição, pai de quatro crianças que estudam em escolas públicas. A lei proposta pelo deputado  segue uma proposta exitosa similar implantada em Minas Gerais.” Nada mais justo que aquele que causar algum dano ao patrimônio público ser o responsável pela reparação do equipamento. Queremos que os pais possam educar seus filhos com a consciência de que na vida todos devem aprender a responder por seus atos. A medida visa inserir de forma mais ativa a família no processo de combate de vandalismo ao o patrimônio público”, esclarece o parlamentar. A matéria autoriza ainda a vistoria previa pelos gestores escolares, quando houver suspeita de que o aluno esteja portando algum objeto que coloque em risco a integridade física dele ou de terceiros. Também fica estabelecido que os pais ou responsáveis que não matricularem e acompanharem a frequência e o desempenho escolar de seus filhos, ou que não atenderem à convocação do gestor escolar, terão seus benefícios sociais suspensos. Com a proposta, Samuel Júnior pretende restaurar a seguridade e o respeito ao ambiente escolar, fornecendo aos profissionais da educação um instrumento eficaz para coibir os abusos e os excessos dos alunos. Somada a essa iniciativa, ele acredita também proporcionar maior envolvimento de pais e responsáveis, professores e alunos no processo educacional.

Brumado: Polícia Civil apreende mudas de maconha na BR-030

  • 28 Jan 2017
  • 10:07h

(Foto: Ilustração)

A polícia civil, daa 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Brumado, realizaram uma ação na rótula de entroncamento entre a BR-030 e a BA-026, que dá acesso ao município de Malhada de Pedras, com a apreensão de mudas de maconha. A ação ocorreu na noite da última quinta-feira (26). Os três homens que estavam com as mudas disseram ter partido do distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia de Brumado, e apenas um deles afirmou ser o responsável pelas mudas. O suspeito, como nome não divulgado, poderá ser indiciado por associação ao tráfico de drogas, uma vez que o entorpecente natural não tem comercialização permitida no Brasil. As plantas foram levadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde passarão por perícia e ficarão à disposição da justiça.