Brumado: Exonerações por nepotismo é destaque nos noticiários da Bahia

  • Brumado Urgente
  • 24 Mai 2017
  • 14:09h

Foto: Reprodução

Vários sites de notícia da região vincularam matérias a respeito das exonerações por nepotismo na cidade de Brumado, incluindo o G1 Bahia. A exoneração foi publicada no Diário oficial do Município da última sexta-feira (20), em que doze servidores da prefeitura municipal, foram exonerados após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) identificar casos de nepotismo na administração municipal. Entre os servidores desligados estava o Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Rodrigo Vasconcelos, que segundo o MP-BA, é filho do prefeito Eduardo Vasconcelos. A prefeitura informou que a procuradoria municipal vai entrar com ação judicial para que a recomendação seja analisada pelo judiciário, para saber se os casos realmente se configuram como nepotismo. Em nota, o MP-BA informou que, após tomar conhecimento do fato, recomendou à prefeitura que fizesse a exoneração dos servidores. De acordo com o MP-BA, a recomendação foi que a prefeitura exonerasse todos os servidores que fossem cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargos de confiança ou de função gratificada na administração pública municipal. 

Vacinação contra gripe é suspensa em Conquista devido à greve de servidores municipais

  • G1 Bahia
  • 24 Mai 2017
  • 12:00h

Foto: Reprodução

As pessoas que foram em busca de vacinas contra a gripe nos postos de saúde de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta terça-feira (23), voltaram para casa sem atendimento. O serviço de imunização foi suspenso por conta da greve dos servidores municipais, iniciada na segunda-feira (22). Segundo a prefeitura, devido ao problema, a vacinação contra a gripe, que terminaria na sexta-feira (26), vai ter que ser prorrogada. A prefeitura, no entanto, não disse até quando a vacinação deve acontecer. A maioria dos postos de saúde da cidade ficaram fechados nesta terça, entre eles o Nelson Barros, que fica localizado no bairro do Cadija. Em algumas unidades, houve aglomeração de pessoas que queriam ser atendidas, mas que também não tiveram acesso aos serviços. Na Policlínica de Atenção Básica do bairro São Vicente o atendimento foi oferecido de forma parcial. De acordo com a coordenação da unidade, metade dos funcionários paralisou as atividades. A vacinação no local, como em todos os postos da cidade, foi comprometida, porque os funcionários responsáveis pela aplicação da vacina cruzaram os braços. No Centro de Saúde Régis Pacheco, algumas pessoas tiveram acesso a alguns atendimentos, mas não houve vacinação. Funcionários que trabalham no Almoxarifado Central, ligado à Secretaria de Saúde municipal, também paralisaram as atividades. Apenas o Samu e o Hospital Municipal Esaú Matos, que atendem emergências, funcionam normalmente, mesmo com a greve.

COMUNIDADES RURAIS DE CÂNDIDO SALES VÃO RECEBER ÁGUA ENCANADA

  • Joana d'rck Cunha Santos
  • 24 Mai 2017
  • 11:00h

Foto: Divulgação

A água encanada e tratada está chegando para quase 12 mil moradores dos distritos de Quaraçu e Lagoa Grande, povoado de Lagoa de Timóteo e comunidades rurais do município de Cândido Sales, com a conclusão da adutora do Rio Pardo, que se encontra em fase de teste. A inauguração está prevista para o mês de julho próximo, conforme informou o presidente da Empresa Bahia de Abastecimento de Água e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz, em reunião com os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, o ex-prefeito Jaimilton Aciole, e os vereadores Arnaldo, Edivaldo dos Santos Jesus (Divinha) e Ludovico (Luluzinho). Os deputados e as lideranças de Cândido Sales comemoram o atendimento deste antigo pleito do município, que começou a ser concretizado no Governo Jaques Wagner, quando o ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico , na sede do município, assinou a ordem de serviço para a obra que absorveu recursos da ordem de R$15 milhões. Hoje a adutora está com 98% de realização e deve ser concluída ainda no final deste mês de maio. "Esta é uma obra que acompanhamos passo a passo até esse momento em que estamos providenciando a sua inauguração", destacou Waldenor Pereira, que ressaltou a participação decisiva do ex-prefeito Jaimilton, desde à mobilização popular, com elaboração de abaixo-assinado com a coleta de milhares de assinatura para apresentar aos parlamentares, que, em seguida, encaminharam o pleito ao governador do estado.  O sistema de abastecimento de água conta com adutora de 63.278 metros, quatro reservatórios e quatro estações elevatórias de água tratada, interligando 2.207 residências do interior do município.

UNOPAR: Concorra ao sorteio de bolsas de estudos

  • ASCOM: Unopar - Polo de Brumado
  • 24 Mai 2017
  • 10:38h

Foto: Divulgação

O vestibular é um momento decisivo na vida e pode direcionar os primeiros passos de uma carreira brilhante. O dia 24 de maio é o dia do vestibulando, para comemorar essa data a UNOPAR DE BRUMADO irá sortear uma BOLSA DE ESTUDO para os candidatos que realizarem provas do dia 24 ao dia 27.05.17. Comece agora a investir na sua carreira profissional! Agende sua Prova pelo site www.unopar.br ou ligue: 77 3441 7979 Unopar, aqui você nunca está sozinho!

Farmácia Economize +: Medicamentos com até 70% de desconto

  • 24 Mai 2017
  • 10:30h

Brumado: Motorista de van morre após colidir em retroescavadeira do Parque Eólico

  • Brumado Urgente
  • 24 Mai 2017
  • 10:04h

Foto: 97news

Um motorista brumadense, Zacarias Alves de Lima, acabou falecendo nas proximidades da Comunidade de Morrinhos, próximo ao Distrito de Cristalândia, após colidir em uma retroescavadeira que presta serviços ao consórcio de empresas que está construindo o parque eólico. O acidente ocorreu pouco depois das 18h desta terça-feira (23). "Zacarias da Van", como é conhecido na cidade, estava sozinho no momento do acidente. Segundo informações, Zacarias esteve na Comunidade de Umburanas acompanhando o velório do “Maluco do Veneno. O motorista tinha por volta de 60 anos e faleceu no local. A causa da morte não foi divulgada. Zacarias era bastante conhecido e querido na cidade, tinhas anos de profissão e deixa brumada de luto mais uma vez.

Taisan Auto: Saveiro Trendline CE 1.6 Completa 2013/2014

  • 24 Mai 2017
  • 09:00h

A oportunidade que você esperava para comprar seu carro chegou! Ofertas incríveis você só encontra na Taisan Auto. E se você deseja um carro que atenda suas necessidades diárias de trabalho e ainda seja um belo carro de passeio, tá na hora de adquirir o utilitário leve da Volkswagem, Saveiro Trendline CE 1.6 Completa 2013/2014. Grandes vantagens na compra de um automóvel está neste carro. Visite a loja que fica localizada na Avenida Centenário, número 853, Bairro Novo Brumado, ligue no número (77) 3441-5515 ou acesse www.taisanauto.com.br para saber mais. 

Iniciativa de Waldenor consegue sistemas de água para zona rural de Malhada

  • Joana d'rck Cunha Santos
  • 24 Mai 2017
  • 08:05h

Foto: Divulgação

O funcionamento de quatro sistemas de abastecimento de água, construídos em diferentes períodos pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), finalmente pode se concretizar para beneficiar várias comunidades do município de Malhada. Para isso, iniciativas decisivas foram adotadas em reunião articulada pelos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, realizada ontem (22), em Salvador, com as instituições envolvidas: Codevasf (responsável pela construção) e Embasa e Cerb (órgãos com função de operação). O encontro foi resultante de esforços dos parlamentares, em atenção às solicitações do ex-prefeito Gimmy e dos vereadores Jorge Aragão, Juliene Nunes, Manoel Messias, Manoel Rufino e Cristiano Magno. A Codesvasf esteve representada pelo Chefe do Escritório de Representação de Salvador, Leandro Gaudenzi, e o diretor da Área de Desenvolvimento e Infraestrutura, Sérgio Coelho; a Embasa pelo seu presidente, Rogério Cedraz, o chefe de gabinete, Bento Ribeiro, além dos Diretores Ubiratan e Rita; e a Cerb pelo presidente, Marcos Bulhões e pelo engenheiro Adoniran. Para o Sistema de Canabrava, que beneficiará as comunidades de Serra do Justino, Lagoa dos Patos e Barreiro Grande, o secretário Cedraz autorizou imediata visita técnica visando à ampliação de 10 quilômetros da adutora de Água Bruta. No caso do Sistema 2, que abrange Serra João Alves, Pedrinhas, Riacho Seco , os representantes do governo do estado vão cobrar da Coelba a imediata instalação de energia elétrica. Já no Sistema 3 (Julião, Tomé Nunes, Mucambo, Canto do Riacho, Esperança, Ilha três e Ilha do Zezé) será realizado um teste com gerador, seguido de solicitação de ligação de energia.  

Enquanto o Sistema 4 (destinado às localidades de Parateca, Pau D’Arco e Vila Nova), que foi construído há mais quatro anos, falta energia de baixa tensão e a recuperação de tubulações e bombas, para depois o estado solicitar a ligação elétrica e se responsabilizar pela sua operação. Ao final da ampla e representativa reunião, os deputados comemoraram.  Para Waldenor Pereira, que esteve recentemente reunido, em Brasília, com a presidente da Codesvasf, Kênia Régia Marcelino, e também com Zé Raimundo e os vereadores de Malhada, nas Presidências da Embasa e Cerb, o resultado valeu o esforço: “Finalmente, depois dessas várias iniciativas, os nossos mandatos conseguiram colocar na mesa de reunião os órgãos envolvidos, que adotaram medidas concretas para solucionar o problema do interior do município de Malhada, que apesar de ser doador da adutora do algodão para atender outra dezena de municípios da região, paradoxalmente padece de falta de água na zona rural”, avaliou. Zé Raimundo comentou: “É mais um esforço dos nossos mandatos e do governador Rui Costa para possibilitar melhores condições de vida para os municípios, especialmente para a população que enfrenta o problema de abastecimento de água”.

CONTINUE LENDO

Barreiras: Dois irmãos são esfaqueados após briga e um deles morre

  • 23 Mai 2017
  • 20:00h

Foto: Reprodução/Rede social

Um homem foi morto e outro ficou ferido durante uma briga de bar no município de Cristópolis, na região de Barreiras. Dois irmãos, de 35 e 32 anos, foram esfaqueados por outros três homens que estavam bebendo no mesmo bar. O crime ocorreu no domingo (21). Após a ação, os homens fugiram em duas motos, mas a polícia conseguiu prendê-los. Uma das vítimas, identificada como Joaquim Inácio Campos Viana, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O irmão dele levou uma facada no peito, mas não há informações sobre o estado de saúde. De acordo com o delegado Carlos Serro, o crime foi motivado por um desentendimento no bar e as vítimas não têm ligações com os suspeitos. Segundo a polícia, ainda não há informações sobre quem iniciou a briga. Os três foram autuados em flagrante e já tiveram depoimentos colhidos pela polícia. Eles alegaram legítima defesa. De acordo com a polícia, os suspeitos vão responder pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.

Eduardo participa de reuniões para discutir aspectos do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

  • PMB
  • 23 Mai 2017
  • 18:11h

Foto: Reprodução

Na última semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos se reuniu com o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Dr. José Roberto Generoso, na sede do Ministério das Cidades, para buscar orientações técnicas e recursos financeiros para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Brumado. Na reunião, foram discutidos mecanismos de financiamento, participação popular, sustentabilidade, acessibilidade, segurança, entre outros pontos importantes. O Plano de Mobilidade contribui para construção de uma mobilidade sustentável, com foco no equilíbrio entre ações econômicas, ecológicas e sociais. A Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana se colocou à disposição para auxiliar o Município na construção do planejamento local de mobilidade urbana. O prefeito aproveitou a oportunidade e também se reuniu com o secretário substituto de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Olavo de Andrade Lima Neto, para viabilizar questões pertinentes à construção do sistema de esgotamento sanitário da cidade. O gestor considerou as duas reuniões bastante produtivas.

Conquista: Homem é baleado após sair de festa e morre no hospital

  • 23 Mai 2017
  • 17:31h

Foto: Reprodução

Faleceu nesta terça-feira (23) no Hospital de Base, em Vitória da Conquista, Elijan Lemos, vítima de disparos de arma de fogo no último fim de semana, na madrugada de sexta para sábado no Bairro Campinhos. Segundo informações de populares, ele foi baleado após sair de uma festa. Ele estava em um carro quando homens armados a bordo de um Montana, lhe seguiu se aproximaram e efetuaram vários disparos, sendo atingido na cabeça. O caso está sendo investigado pela polícia, mas até o momento ninguém foi preso.

STF condena Paulo Maluf a 7 anos e 9 meses de prisão

  • Veja
  • 23 Mai 2017
  • 16:30h

Foto: Dida Sampaio - Estadão Conteúdo

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira o deputado federal e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PP), a sete anos, nove meses e dez dias de prisão, em regime fechado, mais multa, pelo crime de lavagem de dinheiro. Pelo entendimento unânime do colegiado, em casos de condenação a regime fechado, o político deve também perder o mandato parlamentar, cabendo a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados apenas confirmar a decisão. No julgamento, a 1ª Turma determinou ainda a interdição de Maluf para o exercício de cargo e função pública de qualquer natureza pelo dobro da pena privativa de liberdade. O político ainda pode recorrer no próprio Supremo. Na dosimetria da pena, o relator Edson Fachin afirmou que o juízo de reprovação contra Paulo Maluf é “particularmente intenso” e disse que a sanção contra o parlamentar deve considerar que o réu é deputado, que os ilícitos foram caracterizados pela “habitualidade” e “prática usual pelo acusado”. Para o relator, a lavagem ocorreu em contexto de múltiplas transações financeiras e de transnacionalidade. O STF concluiu nesta terça-feira julgamento da ação penal em que o deputado federal Paulo Maluf é acusado de crimes de lavagem de dinheiro a partir de recursos de corrupção nas obras da Avenida Água Espraiada. As acusações contra Maluf envolviam desvio de dinheiro por meio de cobrança de propinas em obras públicas e a remessa de valores ao exterior por meio de doleiros. Segundo o Ministério Público, o esquema com participação de Maluf vigorava quando o político era prefeito de São Paulo, nos anos de 1997 e 1998, embora tenha continuado com envolvimento direto dele nos anos seguintes.

Alagoinhas: Mulher é achada morta dentro de casa

  • G1 Bahia
  • 23 Mai 2017
  • 15:30h

Foto: Alta pressão

Uma mulher foi encontrada morta dentro da própria casa, na segunda-feira (22), em Alagoinhas, município a 108 quilômetros de Salvador. O corpo de Lucy Mary Francisca dos Santos, de 49 anos, estava com marcas de violência e sem roupa. A titular da Delegacia da Mulher de Alagoinhas, Lélia David, informou ao G1, nesta terça-feira (23), que, aparentemente, Lucy Mary foi morta por estrangulamento. "Estamos aguardando os laudos da perícia técnica para confirmar as causas da morte. A partir desse laudo, vamos saber também se houve violência sexual, pelo fato da vítima ter sido encontrada nua", disse a delegada. A casa de Lucy já passou por perícia, onde foi constatada a violação do imóvel. "A casa dela estava destelhada e haviam marcas de pés nas paredes. Estamos apurando agora se o crime corresponde a latrocínio ou a feminicídio", ponderou. A autoria do crime ainda é investigada. O corpo dela foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Alagoinhas e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade. 

Prazo para pagamento do IPTU 2017 em cota única vence no dia 30 de maio de 2017

  • PMB
  • 23 Mai 2017
  • 14:30h

Foto: Divulgação

O prazo para pagamento do IPTU 2017 em cota única vence na próxima semana, no dia 30 de maio de 2017. Os contribuintes que quiserem obter o desconto de 10% devem realizar o pagamento da guia em cota única até a referida data. O boleto deve ser pago no Banco Bradesco ou um em seus correspondentes. Os contribuintes que não receberam a guia através dos Correios podem acessar o link www.brumado.ba.gov.br/iptu para fazer a emissão do documento ou se dirigir ao Departamento de Tributos, localizado no prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Coronel Zeca Leite, 415, Centro, e retirar o mesmo pessoalmente. O contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado em até quatro vezes, com vencimento da primeira parcela no dia 30 de maio de 2017. Para isso, devem acessar o www.brumado.ba.gov.br/iptu para emitir a guia de recolhimento com essa opção ou se dirigir ao departamento no endereço acima citado. 

Comercial Vitória: Confira o festival de ofertas

  • 23 Mai 2017
  • 12:12h