Homem passa mal e morre após comer doce de leite na casa de amiga na Bahia

  • 20 Jun 2017
  • 18:07h

Foto: Reprodução

Polícia Civil investiga a morte de Celso Alves dos Santos, de 47 anos, após comer um doce de leite, na cidade de Saúde, no norte da Bahia. O caso foi registrado na 16ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). As informações foram confirmadas nesta terça-feira (20). Celso era natural de Campo Formoso, a cerca de 40 km de Saúde, e estava com a namorada, na casa de uma amiga, quando comeu o doce, na última quinta-feira (15). Além dele, dois filhos também ingeriram a comida e passaram mal. Todos foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora da Saúde. Os filhos dele tiveram alta, mas ele precisou ser encaminhado para o Hospital São Francisco, em Campo Formoso, onde morreu no último sábado (24). A amiga do casal é suspeita da morte, mas ela foi ouvida pela polícia e liberada. A polícia aguarda laudo do Departamento de Perícia Técnica (DPT) no corpo e no doce que foi ingerido para saber se houve envenenamento.

Justiça da França condena Maluf a três anos de prisão por lavagem de dinheiro

  • G1
  • 20 Jun 2017
  • 17:02h

Foto: Reprodução

Corte de Apelações de Paris condenou o deputado Paulo Maluf a três anos de prisão e multa de 200 mil euros por lavagem de dinheiro em território francês. Silvia Maluf, sua mulher, e o filho mais velho do casal, Flávio Maluf, também foram condenados. A defesa de Maluf afirmou que vai recorrer da decisão. A assessoria de Maluf confirmou teor da sentença que menciona diretamente obras do túnel Ayrton Senna e da Avenida Água Espraiada, sob suspeita de superfaturamento. O parlamentar e seus familiares segundo a justiça francesa, são acusados de enviar o dinheiro dos crimes para empresas offshore e contas em bancos no exterior. Em 2016, a 11ª Câmara do Tribunal Criminal de Paris já havia condenado Maluf e a defesa recorreu à Corte de Apelações de Paris. Agora, o recurso vai à Corte Suprema de Paris. A Justiça francesa também confiscou 1,8 milhão de euros que estavam em contas da família e valores em espécie, além de impor multas aos três que somam 500 mil euros. A apuração na França se baseou no compartilhamento de provas da Procuradoria Geral da República e do Ministério Público do Estado de São Paulo em razão de ações contra o parlamentar. Segundo a PGR, a Justiça francesa afirmou que os três agiram para ocultar a origem de recursos oriundos de corrupção e peculato e enviar valores para empresas offshore (firmas criadas para fazer investimentos no exterior) e contas em bancos no exterior. Na sentença, são citados processos no Brasil como beneficiário de fundos no exterior.

Reforma trabalhista: comissão do Senado rejeita parecer favorável ao texto

  • 20 Jun 2017
  • 16:00h

Foto: Ilustração

Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado rejeitou nesta terça-feira (20), por 10 votos a 9, o relatório da reforma trabalhista elaborado pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que era favorável ao texto aprovado pela Câmara. No lugar do parecer de Ferraço, a comissão aprovou um texto alternativo, do senador oposicionista Paulo Paim (PT-RS). O texto de Paim é contrário ao que passou pela Câmara. O resultado representa uma derrota para o governo Michel Temer, que vê na reforma trabalhista uma das principais medidas para a área econômica. Apesar de o texto do governo ter sido rejeitado na Comissão de Assuntos Sociais, a reforma trabalhista ainda vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, por fim, pelo plenário do Senado. Segundo a Mesa Diretora do Senado, os relatórios da CAE, CAS e CCJ vão servir de orientação para a votação em plenário. O texto que vai ser analisado em plenário é a matéria que veio da Câmara.

Homem é encontrado morto a tiro na zona rural de Brumado

  • 20 Jun 2017
  • 15:00h

Foto: Reprodução

Um homem de prenome Sidney conhecido popularmente como “Camarão”, foi encontrado morto, alvejado por disparos de arma de fogo. Segundo informações obtidas, o corpo da vítima foi localizado na noite da última segunda-feira (19), no meio de uma plantação em uma comunidade na zona rural do município de Brumado, próximo da região dos Furados dos Veados. Segundo informações de familiares da vítima, ele teria recebido uma ligação por volta das 02h de um homem que dizia que iria pagar uma dívida antiga. “Camarão” teria pegado a sua motocicleta e foi junto com a mulher, chegando nas proximidades do Apertado do Morro, ele entrou num veículo e depois teria sido levado para o terreno onde foi executado com um tiro na cabeça. A Polícia já está investigando o caso e o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal da cidade. 

Polícia apreende quase uma tonelada de maconha que seguia para Bahia

  • G1
  • 20 Jun 2017
  • 14:06h

Foto: Reprodução/Tv Globo

A polícia apreendeu, na manhã desta terça-feira (20), quase uma tonelada de maconha na Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A droga estava em uma carreta, que seguia para a Bahia. Um patrulhamento de rotina flagrou o veículo em alta velocidade e mandou que o motorista parasse, que não obedeceu. Ele parou em um pedágio e ao ser abordado, disse que transportava peças de moto. Quando os policiais abriram a lona do contêiner, os policiais perceberam o cheiro da carga de maconha. Foram encontrados 836 tabletes de droga e o motorista foi preso em flagrante.

Primeira Turma do STF julga nesta terça pedido de prisão de Aécio Neves

  • 20 Jun 2017
  • 13:01h

Foto: Reprodução

Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar nesta terça-feira (20), a partir das 14h, um novo pedido de prisão apresentado pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). O pedido será analisado pela Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Marco Aurélio Mello (relator do caso), Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Caso seja acolhido pela Corte, a Constituição prevê que o Senado se reúna para decidir se mantém ou não a prisão. A carta constitucional determina que um senador só pode ser preso em flagrante se tiver cometido um crime inafiançável. De acordo com a PGR, o caso de Aécio se encaixa nessas previsões constitucionais. Mesmo assim, o tucano só pode ser levado à cadeia se ao menos 41 dos 81 senadores avalizar a eventual ordem de prisão da Suprema Corte. Se a Primeira Turma decidir prender o parlamentar, o processo deverá chegar ao Senado em 24 horas.

Projeto que antecipa feriados para as segundas está em pauta no Senado

  • Brumado Urgente
  • 20 Jun 2017
  • 12:00h

Foto: Ilustração

A ideia de antecipar os feriados para as segundas-feiras é a primeira da pauta a ser analisada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira (20). De acordo com o Projeto de Lei do Senado (PLS) 389/2016, que tem esse objetivo, feriados cujas datas caírem entre terça e sexta-feira serão antecipados para as segundas. A proposta, do senador Dário Berger (PMDB-SC), não afeta datas simbólicas como 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro e 12 de outubro, nem o Natal, o Carnaval, o Corpus Christi e a Sexta-feira Santa. A medida também não valerá para os feriados que caírem aos sábados e domingos. O parecer do relator Hélio José (PMDB-DF) é favorável à aprovação da proposta, que será votada em caráter terminativo. Além do projeto relacionado aos feriados, a CE tem outros 14 itens em pauta. Também poderá ser votado em decisão terminativa o projeto (PLS 737/2015), do senador Telmário Mota (PDT-RR), que institui os territórios étnico-educacionais (TEE) como forma facultativa de organização da educação escolar indígena. O parecer do relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), é favorável à aprovação do projeto. Na justificativa, Telmário argumenta que os territórios étnico-educacionais compreendem terras indígenas, ainda que descontínuas, que sejam ocupadas por povos que mantêm relações inter-societárias caracterizadas por raízes históricas, relações políticas e econômicas, filiações linguísticas e práticas culturais compartilhadas. Esses territórios, estabelecidos após ampla discussão, poderão proporcionar a eles a oportunidade de participar da definição dos caminhos pedagógicos a serem percorridos.

Caetité: Após serrarem grades, presos fogem de delegacia

  • 20 Jun 2017
  • 11:03h

Foto: Reprodução

Ao menos dois presos fugiram da carceragem da delegacia de Caetité na madrugada desta segunda-feira (19/06). Segundo informações colhidas pela reportagem local, os presos teriam conseguido serrar as grades da cela onde estavam presos, aproveitando a hora que a unidade estava sem um agente policial, conseguindo assim fugir da delegacia. Os nomes dos foragidos não foram divulgados pela Polícia Civil, que realiza buscas na eminência de capturar os meliantes.

PF vê indícios de corrupção e pede mais 5 dias para concluir inquérito sobre Temer

  • G1
  • 20 Jun 2017
  • 10:00h

Foto: Reprodução

Polícia Federal enviou nesta segunda-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal relatório parcial do inquérito sobre o presidente Michel Temer. Além disso, a PF também pediu mais tempo para concluir as investigações. Com base nas delações de executivos da JBS, Temer passou a ser investigado pelos crimes de corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa. No relatório entregue nesta segunda, a Polícia Federal aponta indícios de que Temer e o ex-assessor Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) cometeram o crime de corrupção passiva. Já com relação às investigações sobre a suspeita de obstrução de Justiça, a PF pediu mais cinco dias para concluir a apuração. Para os investigadores, é melhor que essa parte do inquérito seja enviada ao STF quando a perícia técnica da gravação feita pelo empresário Joesley Batista de uma conversa com Temer for concluída. A expectativa é de que a perícia no aparelho e no áudio entregue por Joesley ao Ministério Público seja concluída ainda nesta semana. Depois que a PF concluir a investigação, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, terá cinco dias para oferecer denúncia contra o presidente ou para pedir o arquivamento do inquérito.

Guarda Municipal da Prefeitura de Barra da Estiva é baleado em suposto assalto

  • Informe Barra
  • 20 Jun 2017
  • 09:01h

Foto: Reprodução

Na noite do último sábado (17), uma suposta tentativa de assalto resultou em trocas de tiro, onde, Roberto Marcena Trindade, 37 anos, que segundo informações obtidas pelo Informe Barra, ocupa a função de guarda temporário na Prefeitura de Barra da Estiva, foi alvejado após, supostamente, trocar tiros com um policial à paisana. Segundo informações, Roberto Marcena (fora do horário de serviço da prefeitura) e outro indivíduo, teriam abordado duas pessoas na Fazenda Prata, em Barra da Estiva, anunciando um assalto e exigindo que as vítimas (Tio e sobrinho) entregassem o celular, carteira e o veículo em que estavam. Momento em que uma das vítimas teria saído correndo e gritado por socorro. Um policial à paisana que estava na residência teria saído e sido recebido a tiros por um dos meliantes. O policial teria revidado e atingido Roberto Marcena, que estaria de posse de uma espingarda calibre 12. O outro indivíduo conseguiu fugir embrenhando em um matagal. Após ter sido imobilizado, o policial solicitou reforços da Polícia Militar, que compareceu ao local e encaminhou Roberto para o Hospital de Barra da Estiva, onde, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista.

Maia assume Presidência da República devido viagem oficial de Temer

  • 20 Jun 2017
  • 08:11h

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Michel Temer embarcou na tarde desta segunda-feira (19) para a Europa, onde vai participar, ao longo da semana, de reuniões com autoridades da Rússia e da Noruega. Na ausência do chefe do Executivo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai assumir a Presidência da República. A viagem de Temer ocorre em meio a um momento de turbulência política no governo. Desde que vieram a público as delações de executivos da JBS, que apontam o presidente como beneficiário de propina da empresa, Temer tem tentado negar as denúncias e, ao mesmo tempo, evitar a fuga de partidos aliados da base do governo. Pouco antes de embarcar, o presidente divulgou um vídeo no Twitter no qual destacou a importância de sua viagem ao continente europeu para tentar ampliar o mercado brasileiro e aproveitou para mandar um recado para Joesley Batista. Segundo o peemedebista, criminosos "não sairão impunes" e serão responsabilizados pelos atos ilícitos que praticaram.

Bahia: Avó é presa após tentar matar netos envenenados

  • 19 Jun 2017
  • 20:05h

Foto: Ilustração

Uma mulher de 57 anos foi presa nesta segunda-feira (19), em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, após tentar matar por envenenamento os dois netos, de 11 e 14 anos, que são portadores de necessidades especiais. Segundo a Polícia Civil, Maria Margarida dos Santos confessou o crime e alegou em depoimento que colocou chumbinho no café das crianças por não ter condições de criá-los, já que a mãe deles, sua filha, tem problemas mentais e também não pode cuidar deles. Ela residia com os netos no bairro de Itinga. Moradores da região perceberam que as crianças estavam passando mal e acionaram a Polícia Militar. Uma guarnição da 81ª CIPM socorreu os meninos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga. De acordo com a delegada Elaine Laranjeira, titular da 27ª DT/Itinga, os garotos deram entrada na unidade de saúde em estado grave, mas já se encontram estáveis. Os alimentos envenenados e o chumbinho foram encaminhados para perícia. Maria Margarida foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio e ficará à disposição da Justiça.

Temer vai à Justiça contra Joesley e o acusa de calúnia, injúria e difamação

  • G1
  • 19 Jun 2017
  • 18:01h

Foto: Reprodução

A defesa do presidente Michel Temer protocolou na Justiça nesta segunda-feira (19) uma queixa de crime por calúnia, injúria e difamação contra o dono do grupo J&S e delator da Lava Jato, Joesley Batista. A ação será analisada pelo juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Justiça do Distrito Federal. Se o magistrado entender que o pedido tem pertinência, ele abre uma ação penal contra o empresário, que passa a ser réu no processo. Caso contrário, pode arquivar o caso. A defesa de Temer também acionou a Justiça de Brasília com um processo civil, para exigir indenização de Joesley por danos morais. Essa segunda ação será analisada em separado e será conduzida por outro juiz, ainda não informado na consulta processual. As ações foram apresentadas após a acusação do empresário, em entrevista à revista Época, de que Temer chefia "a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil". Na reportagem, o empresário também afirma que o presidente não fazia "cerimônia" ao pedir dinheiro para o PMDB. Ele descreve uma relação de intimidade com o presidente. Neste domingo, após a publicação da entrevista, Temer já havia anunciado que iria à Justiça contra o que chamou de "mentiras" contadas por Joesley. Em nota à imprensa, o Palácio do Planalto chamou o empresário de "bandido notório".Nesta segunda, o Palácio do Planalto divulgou vídeo no qual o presidente afirma, sem citar o nome de Joesley, que "criminosos não sairão impunes" em seu governo.

Projeto inclui na Lei Maria da Penha pessoas transgêneras e transexuais

  • Tribuna da Bahia
  • 19 Jun 2017
  • 17:00h

Foto: Ilustração

Projeto do senador Jorge Viana (PT-AC) quer incluir entre as pessoas protegidas pela Lei Maria da Penha as mulheres transgêneras e transexuais, ou seja, pessoas que não nasceram biologicamente do sexo feminino, mas que sentem-se ou optam por ser mulheres. O senador explica que o texto do PLS 191/2017 reconhece como justo que pessoas que se identificam como integrantes do gênero feminino tenham o direito à proteção, principalmente, por causa do alto número de agressões identificadas no ambiente doméstico e também nas ruas.

Dom Basílio: Motocicletas colidem na ba-148; dois ficam feridos

  • L12 Sudoeste
  • 19 Jun 2017
  • 16:06h

Foto: Reprodução/L12

Duas pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo duas motocicletas na BA-148, trecho localizado nas proximidades do Bairro Santa Luzia, no município de Dom Basílio. O acidente aconteceu neste domingo (18). Por circunstâncias até então desconhecidas, as duas motos acabaram colidindo, sendo os seus condutores arremessados ao solo. Ainda, conforme informações, uma das motos era pilotada por uma mulher, que acabou atendida no local apresentando alguns ferimentos. A outra motocicleta era pilotada por um homem, que também sofreu escoriações na cabeça. As duas vítimas foram conduzidas a um hospital. O trecho já foi palco de vários acidentes, em sua maioria com vítimas fatais.