Governo busca nesta semana votos de indecisos contra denúncia sobre Temer

  • 24 Jul 2017
  • 20:03h

Foto: Reprodução

A menos de dez dias da data prevista para a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer em plenário, o vice-líder do governo da Câmara Beto Mansur (PRB-SP) afirmou nesta segunda-feira (24) que o presidente e seus aliados passarão a semana em conversas com deputados indecisos. Mansur é conhecido entre os parlamentares por ser o responsável pelo trabalho de contagem de votos e previsão dos resultados das votações de projetos de interesse do governo. Para a votação da denúncia da Procuradoria Geral da República, que precisa de autorização da Câmara, ele tem feito o mesmo. A última estimativa de Mansur indica 261 votos para barrar a denúncia, 171 a favor da continuidade e 80 indecisos. Temer foi denunciado por corrupção passiva com base na delação premiada dos executivos da J&F, que controla o frigorífico JBS. Para que o Supremo Tribunal Federal (STF) possa decidir se instaura ou arquiva o processo, o plenário da Câmara precisa autorizar a denúncia com ao menos 342 votos. O deputado ainda afirmou que não há irregularidade na liberação de emendas parlamentares pelo governo, já que elas são de execução obrigatória e também são pagas para deputados da oposição. “Não existe absolutamente nada de irregular nessa liberação e o governo vai continuar liberando à medida que haja uma sobra de caixa”, disse.

Servidores da Uneb e Uefs param atividades por cinco dias

  • G1 Bahia
  • 24 Jul 2017
  • 18:08h

Foto: Reprodução/Tv Subaé

Os servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) suspenderam as atividades por cinco dias, a partir desta segunda-feira (24). Entre as reivindicações dos servidores, está o reajuste salarial. Em nota, a reitoria da Uefs informou que discute e tenta viabilizar a pauta interna dos servidores dentro dos trâmites legais, administrativos e orçamentários. A instituição disse também que o fechamento da creche ocorreu por insuficiência de pessoal para o atendimento das atividades, mas um processo seletivo está marcado para o próximo dia cinco de agosto e o serviço deve ser retomado em breve. Já na Uneb, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest-BA) Firmino Júlio diz que são 1.500 técnicos administrativos de braços cruzados nesta semana. Com a paralisação, processos e pagamentos estão inviabilizados na universidade. A Uneb está em período de recesso acadêmico. Por meio do nota, a Secretaria de Educação da Bahia, informou que o governo já concedeu progressões para 722 analistas e técnicos universitários, como anunciado pela Secretaria da Administração no dia 14 deste mês. As promoções estão sendo processadas pelo Governo e vão ser autorizadas em breve. Contudo, a pasta não divulgou datas. A secretaria informou ainda que 861 professores das quatro universidades estaduais foram contemplados com promoções e progressões.

SMTT e Samu 192 pactuam realização de capacitação dos agentes de trânsito e guardas civis municipais

  • PMB
  • 24 Jul 2017
  • 17:07h

Foto: Reprodução/PMB

Atendendo a determinação do Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, o Coordenador Jansen Ricardo se reuniu com o Enfermeiro do Samu Regional 192, Luís Carlos Russo, para compor uma capacitação dos agentes de trânsito. Na reunião, ficou pactuado que o curso será realizado no início de agosto deste ano. O objetivo, segundo o coordenador, é fazer com que os agentes sejam qualificados e contribuam com o apoio logístico necessário durante as ações da rede de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência nas vias e logradouros do município. A capacitação se destinará aos agentes de trânsito vinculados à Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, bem como à Guarda Civil Municipal - GCM.

Acidente deixa duas pessoas mortas na estrada Conquista-Itapetinga

  • Itapetinga Repórter
  • 24 Jul 2017
  • 16:22h

Foto: Reprodução

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas durante um capotamento no município de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, no começo da tarde desta segunda-feira (24). O acidente aconteceu numa estrada de terra, as margens da rodovia que dá acesso ao município de Caatiba, logo depois do ‘Trevo dos Duzentos’. De acordo com testemunhas, o motorista do veículo Fiat Uno perdeu o controle da direção e capotou o veículo, o qual parou com os pneus para cima, após atingir uma cerca de arame farpado. Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital Cristo Redentor pelo Samu- 192. Equipes da Polícia Civil foram ao local. O corpo foi encaminhado para exame de necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Itapetinga. Os envolvidos no acidente ainda não foram identificados oficialmente. O motivo do capotamento também é desconhecido.

Lula diz que propina foi 'inventada' por empresários e pelo MP

  • LeiaMais.Ba
  • 24 Jul 2017
  • 15:31h

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira, 24, que a palavra "propina" foi "inventada" por empresários e pelo Ministério Público para "tentarem culpar os políticos". Segundo o petista, todos os políticos, "desde que foi proclamada a República", sempre usaram doações empresariais nas campanhas. "A palavra propina foi inventada pelos empresários para tentarem culpar os políticos. Ou pelo Ministério Público. Por tudo o que leio na imprensa, todas as campanhas do Brasil sempre foram feitas (com financiamento de empresas)", disse o ex-presidente em entrevista à rádio Tiradentes do Amazonas, transmitida ao vivo pelo Facebook de Lula. "A diferença é que agora transformaram as doações em propina, então tudo ficou criminoso". O petista defendeu, ainda, a criação de um fundo público eleitoral, em discussão na Câmara. "Se os políticos não tiverem coragem de mudar a legislação eleitoral, de criar um fundo de financiamento de campanha para que não fiquem mais dependentes de empresário, o Brasil não vai ter jeito", disse.  Sem falar diretamente em caixa 2, Lula disse que o candidato que prestou contas à Justiça Eleitoral sobre doações empresariais, e elas foram aprovadas, não teria culpa. O ex-presidente voltou a negar que soubesse de casos de corrupção dentro do partido. "Tem muitas coisas que acontecem dentro da sua casa, na sala do lado do seu trabalho, e você não sabe. Você não é obrigado a saber", disse. Condenado a 9 anos e meio de prisão pelo juiz Sérgio Moro e com seus bens bloqueados a pedido do magistrado, Lula afirmou que irá recorrer das decisões em segunda instância.

Livramento: Bandidos armados assaltam residência e deixam vitimas amarradas

  • 24 Jul 2017
  • 14:14h

Foto: Reprodução

Um assalto foi registrado na noite do último domingo (23), por volta das 19:00hs, em uma residência localizada aos fundos do Clube Tio Dedé, Travessa da Avenida Dr. Nelson Leal no centro de Livramento de Nossa Senhora. Conforme informações extra-oficias passadas ao Livramento Manchete, dois marginais encapuzados portando arma de fogo chegaram ao local do crime em uma motocicleta e arrombaram a porta da imóvel. No interior da casa havia dois homens, um de 20 e outro de aproximadamente 30 anos, ambos foram surpreendidos pela dupla que anunciaram o assalto, após invadirem a residência. Os bandidos agrediram covardemente as vítimas e deixaram amordaçadas e trancadas em um quarto. Os elementos subtraíram uma TV, um notebook e um aparelho de som, em seguida fugiram com destino ignorado. As vítimas que tiveram as identidades preservadas conseguiram se soltar após ficarem algumas horas amarradas com um fio de energia, em seguida tentaram acionar a Polícia, porém sem êxito, foi que resolveram deslocar até o Batalhão de Comando da Polícia Militar de Livramento, para registrar um boletim de ocorrência.

Polícia prende indivíduos acusados de tentativa de estupro em Anagé e Caraíbas

  • 24 Jul 2017
  • 13:09h

Foto: Reprodução/PRE

Por volta da 10:45 horas deste domingo (23), uma guarnição do TOR, que trafegava pela BA-262, no trecho entre as cidades de Anagé e Caraíbas, prendeu quatro indivíduos que teriam tentado violentar uma senhora e sua filha adolescente, tendo sido a ação frustrada por populares que deteve os acusados até a chegada da polícia. Os acusados estavam a bordo de um veículo Fiat/Palio de cor verde, que estava com certa quantidade de bebida alcoólica em seu interior, além disso, os indivíduos já demonstravam sinais de embriaguez. Os suspeitos juntamente com as vítimas foram conduzidos ao Disep para adoção das medidas legais.

Criminosos se passam por funcionários da Coelba e aplicam golpe em clientes de Guanambi

  • G1 Bahia
  • 24 Jul 2017
  • 12:06h

Foto: Reprodução

Pessoas que se passam por funcionários da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) têm aplicado golpes em moradores de Guanambi, no centro sul da Bahia. A informação foi confirmada pela empresa nesta segunda-feira (24). Segundo a Coelba, os criminosos ligam para os clientes da cidade, cobram uma suposta multa e informam uma conta bancária para depósito. A empresa não informou, no entanto, quantos casos já foram registrados. O delegado Clécio Chaves apura as denúncias, entretanto ele disse que ainda está tentando identificar as vítimas, uma vez que ninguém registrou ocorrência na delegacia. A Coelba informou ainda que situações desse tipo já ocorreram nas cidades de Feira de Santana e Barreiras. A empresa ressaltou que nenhum empregado está autorizado a receber pagamentos em nome da Coelba e que qualquer tipo de pagamento só pode ser feito em lojas da concessionária, postos credenciados da rede Coelba Serviços, correspondentes bancários, rede bancária ou através de débito automático em conta corrente. 

UNEB reabre inscrições para seleção de profissionais (Reda) para Departamentos

  • 24 Jul 2017
  • 11:08h

Foto: Reprodução

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) reabrirá, de 29 de julho a 13 de agosto, as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de profissionais de nível superior em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Após celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), fica mantida a realização do processo seletivo simplificado para contratação de pessoal, nos termos do edital 057/2017. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço www.selecao.uneb.br . A taxa é de R$ 120. A contratação será pelo prazo determinado de 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez. São oferecidos salários de R$ 2.648,86 (40h semanais) e R$ 1.981,98 (30h semanais) acrescidos, em razão da jornada de trabalho por dia útil trabalhado, os valores referentes ao auxílio-transporte e auxílio-alimentação. Será também ofertada, de forma facultativa, a assistência médica do Estado. O processo seletivo conta apenas com a realização de prova objetiva, a ser aplicada no dia 17 de setembro, em Salvador e em outras seis cidades do interior do estado. No exame constarão 45 questões divididas igualmente entre Língua Portuguesa; Conhecimentos Gerais/Atualidades; e Conhecimentos Específicos. A data prevista para divulgação do resultado final é de até 30 dias após a realização da prova objetiva. Depois da homologação do resultado do processo seletivo simplificado, a UNEB convocará os candidatos aprovados, através de edital publicado no DOE-BA, por ordem de classificação final, conforme distribuição das vagas constantes no edital. 

Inscrições de concurso para servidores técnicos da UFBA tem novo prazo

  • G1 Bahia
  • 24 Jul 2017
  • 10:09h

Foto: Reprodução

As inscrições do concurso público da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que tem a finalidade de contratar servidores técnico-administrativos foram adiadas pela quarta vez. De acordo com nota publicada pela instituição, o início das inscrições, previsto anteriormente segunda (24), agora será no dia 14 de agosto. A retificação do edital está disponível na internet. Os candidatos terão até o dia 14 de setembro para fazer as inscrições. O valor da inscrição varia entre R$ 60 e R$ 100. O concurso prevê 222 vagas para 60 especialidades, de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos básicos que variam entre R$ 1.945,07 e R$ 8.361,32. Os interessados podem obter mais informações através do site da UFBA. A instituição não informou o motivo do novo adiamento. Os adiamentos anteriores tinham sido motivados, segundo a instituição, pela necessidade de efetuar ajustes no pregão para contratação da empresa que ficará responsável pela realização do processo seletivo.

Conquista: Veículo fica suspenso entre poste e árvore em acidente impressionante

  • Vitória da Conquista Notícias
  • 24 Jul 2017
  • 09:20h

Foto: Reprodução/Blitz Conquista

Não se sabe ainda o quê provocou um impressionante acidente com um carro, na Praça da Saudade, Bairro Guarani, em Vitória da Conquista. O veículo ficou prensado entre um poste, que quase caiu, e uma árvore. Testemunhas indicam que o acidente ocorreu nesta madrugada. O carro ficou com a frente parcialmente destruída. O proprietário do veículo, que não foi encontrado, além de perder pontos na carteira, terá que ressarcir a Coelba pelos gastos com o reparo do poste. Felizmente, não há registro de feridos e o incidente não provocou corte de energia na rua. 

Três morrem e quatro ficam feridos após carro capotar e tombar sobre árvore na Bahia

  • G1 Bahia
  • 24 Jul 2017
  • 08:19h

(Foto: Fábio Santos/Site Voz da Bahia)

Um homem, uma adolescente de 14 anos e uma mulher morreram em um capotamento de um carro, que tombou sobre uma árvore, na tarde de domingo (23), na BA-540, na cidade de Amargosa, a cerca de 240 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente deixou ainda três feridos graves, entre eles um menino de três anos, e um com ferimento leve. Todos os sete ocupantes estavam no mesmo veículo. Os quatro feridos foram socorridos para o Hospital Municipal de Amargosa. O acidente ocorreu por volta das 14h, no km 6. Não há informações sobre a causa do capotamento.

Seu cachorro está sem fôlego no passeio? Pode ser doença cardíaca

  • LeiaMais.Ba
  • 23 Jul 2017
  • 18:09h

Foto: Ilustração

Enquanto que em humanos doenças cardiovasculares representam 30% das mortes no Brasil, um em cada quatro cachorros com mais de sete anos apresenta alguma doença cardíaca. A doença cardíaca nos pets é insidiosa porque os sintomas muitas vezes são confundidos pelos donos, como a idade, a fadiga e a alteração do ritmo respiratório na hora do passeio. "Se o cachorro pede colo durante um passeio, na rota em que já estava acostumado, ele pode sofrer de problemas cardíacos", atenta o médico veterinário da Total Alimentos, Marcello Machado. Dificuldade para respirar, fadiga excessiva, tosse e rejeição a atividades físicas podem ser sinais de que o coração do cachorro não está conseguindo suprir adequadamente os tecidos, causando insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração. Mudanças no estilo de vida e na alimentação são fundamentais para que um animal cardiopata tenha qualidade de vida "junto com a prescrição dos médicos veterinários, o cão precisa de alimentos específicos para cardíacos, com esses procedimentos combinados garantirá a ele bem-estar e longevidade", pontua Machado. O diagnóstico da doença cardíaca em cães é realizado por meio de exames específicos: exame de sangue e o ecodopplercardiograma, que devem ser realizados por um médico veterinário, de preferência, especialista em cardiologia. 

 

Poções: Homem sobrevive à tentativa de homicídio na noite deste sábado

  • Blog do Jeferson Almeida
  • 23 Jul 2017
  • 15:06h

Foto: Reprodução

Na noite deste sábado, 22, um jovem sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Bela Vista, próximo a Caixa D’água. Segundo a Polícia Militar, dois homens chegaram a bordo de uma moto e efetuaram cinco disparos contra Fernando Silva Souza, que foi atingido com pelo menos três dos disparos. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, transferido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O seu estado de saúde ainda não foi divulgado. Os acusados de cometer o crime não foram localizados. O caso será investigado pela Polícia Civil do município.

Brumado: Homem é encontrado morto e carbonizado na zona rural da cidade

  • Brumado Urgente
  • 23 Jul 2017
  • 13:02h

Foto: Reprodução

Um homem identificado como Regimalco Mirante, morador da Fazenda París Matias, Município de Aracatu, foi encontrado morto na noite deste sábado (22), dentro do mato próximo a entrada de Umburanas, Município de Brumado, cerca de 200 metros da BR-030. Segundo informações, a moto da vítima estava no local e ele foi encontrado com os braços amarrados, com marcas de apedrejamento e as partes entre a cintura e o pescoço parcialmente queimado. A Polícia Militar, Técnica e Civil estiveram no local realizando os procedimentos de praxe, não há informações sobre a motivação do crime ou quem tenha sido os autores. O corpo de Regimalco foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado para procedimento de necropsia.