Baleia jubarte de 10m é encontrada morta na Bahia; estado lidera ranking de encalhes no país

  • 28 Ago 2017
  • 17:06h

Baleia com cerca de 10m é encontrada morta em Trancoso (Foto: Uemisson Dos Anjos Ferreira/Arquivo pessoal)

Uma baleia jubarte com cerca de 10 metros de comprimento foi encontrada morta, após encalhar no fim da tarde do último domingo, no distrito de Trancoso, famoso destino turístico da cidade de Porto Seguro, sul da Bahia. Segundo informações da veterinária do Projeto Baleia Jubarte, Adriana Colosio, uma equipe da entidade, que fica em Caravelas, também no sul da Bahia, foi enviada ao local do encalhe para coleta amostras biológicas com intuito de fazer exames. Ainda segundo a veterinária, a prefeitura da cidade também foi acionada para fazer a remoção da carcaça do animal.

Com base nas fotos que vimos, a baleia é fêmea, parece ter cerca de 10 metros e é um animal adulto ou juvenil", diz Adriana. A veterinária disse que, em 2017, a Bahia as estatíscas de encalhe de baleias no país. "São 24 registros na Bahia, que é seguido pelo Espírito Santo, com 21", afirma a especialista, que acrescenta que em todo o país, 66 encalhes fortam registrado este ano. "É normal o maior número de encalhes na Bahia, porque Abrolhos é o maior banco de concentração de jubartes vivas no país", afirma. Adriana destaca que, quando uma baleia ou golfinho for encontrado encalhado, as pessoas devem entrar em contato com o Projeto Baleia Jubarte, através do telefone (73) 9 8802-1874.

CONTINUE LENDO

Lava Jato tem série de pedidos de arquivamento nas cortes superiores

  • 28 Ago 2017
  • 15:13h

(Foto: Reprodução)

Ao mesmo tempo em que os acordos de delação premiada são alvos de fortes questionamentos nos três Poderes, a Operação Lava Jato sofreu revezes nas últimas semanas, com pedidos de arquivamento de investigações sobre figuras de peso da política nacional. Informações incompletas, falta de provas e conflitos entre versões provocaram estão entre os motivos que levaram os investigadores a não levar adiante acusações de delatores. O caso mais recente, na semana passada, foi o da ex-presidente Dilma Rousseff, que tinha sido delatada pelo ex-senador pelo PT Delcídio do Amaral, em 2016. A polícia disse em relatório que não encontrou indícios de que ela tenha participado de uma trama para interferir na Lava Jato por meio da escolha de um ministro do Superior Tribunal de Justiça, em 2015. 

O relatório não significa o encerramento do caso, mas reforça a tese de arquivamento. Quando a PF considera que não há indícios suficientes, o Ministério Público ainda precisa avalizar esse posicionamento. No caso do senador peemedebista Valdir Raupp (RO), delatado pelo lobista Fernando Baiano, em 2015, a polícia não encontrou indícios de que o congressista tenha pedido doação em troca de facilidades a uma construtora na Petrobras. Outros políticos de diversos matizes, como o tucano Aécio Neves, o petista Fernando Pimentel e o ex-presidente José Sarney também tiveram vitórias desse teor recentemente. Sarney se tornou alvo de inquérito junto com outros dois caciques do PMDB, Romero Jucá e Renan Calheiros, por suposta tentativa de interferir no andamento da Lava Jato. A suspeita decorria de conversas gravadas pelo delator Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro (subsidiária da Petrobras). O caso provocou a primeira queda de um ministro no governo de Michel Temer, em 2016. A PF, porém, considerou em julho que as atitudes dos envolvidos eram "meras cogitações". Na delação da Odebrecht, que teve seu teor divulgado em abril, dois governadores já tiveram arquivamentos encaminhados: além de Pimentel, os procuradores consideraram que não havia indícios contra o peemedebista Paulo Hartung, do Espírito Santo. A delação do grupo foi a mais aguardada da Lava Jato, mas relatórios da Polícia Federal já apontaram problemas no acordo de colaboração, como falta de dados e crimes já prescritos. A Lava Jato vem sendo criticada por políticos de grupos adversários, como Temer e o ex-presidente Lula. No Judiciário, o ministro do Supremo Gilmar Mendes se tornou o principal opositor da operação. 

CONTINUE LENDO

Vitória da Conquista: Homem com problemas psicológicos surta e joga gasolina no próprio corpo

  • Brumado Urgente
  • 28 Ago 2017
  • 14:11h

Problemas emocionais estão entre as doenças mais frequentes que as pessoas vem sofrendo, segundo especialistas. Algo anormal aconteceu ontem (27) na Avenida Frei Benjamim, Bairro Patagônia, em Vitória da Conquista, onde um homem jogou gasolina em seu próprio corpo. A equipe da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar esteve no local e conseguiu tomar as devidas providências. A vitima foi encaminhada para tratamento médico pelo SAMU 192.

Homem é assassinado a tiros na zona rural de Barra da Estiva

  • Brumado Urgente
  • 28 Ago 2017
  • 13:05h

A onda de assassinatos na região da Chapada Diamantina que completa 28 municípios vem crescendo a cada dia de forma desenfreada. Na noite de ontem (27), um homem identificado como Geanilton Santos Caires, de 28 anos, foi morto a tiros por dois homens não identificados que entraram em uma residência ,situada na comunidade Pé de Morro, zona rural de Barra da Estiva, dispararam vários tiros e posteriormente foram embora. Não há informações sobre a motivação do crime. O cadáver foi encaminhado ao Instituto Medico Legal de Brumado, onde o mesmo passará por necrópsia.

Brumado: Farmácia Economize +; Medicamentos com até 70% de descontos

  • 28 Ago 2017
  • 12:00h

Brumado: Grupo de Corrida e Caminhada VM5 comemora 3 anos de fundação com coffee break e lançamento de camisa na Praça Senhor do Bonfim

  • 28 Ago 2017
  • 11:09h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

O grupo de corrida e caminhada VM5, que foi criado em 2014, celebrou os seus 3 anos de nesse sábado (26) na Praça Senhor do Bomfim. O grupo foi criado pelo atleta Vanderlei Valério que chegou a pesar cerca de 96 kg e por não está satisfeito com os seus índices de massa corpórea, ele começou a correr todos os dias às 05h00min da manhã, daí surgiu o nome VM5. Ainda dentro desse contexto de comemorações na praça, houve apresentação de balé com a professora Juliana Barreto e de dança com o dançarino Macarrão da banda Polentinha do arrocha, o que deixou o evento ainda mais com a cara do verão que logo logo está chegando por aí. Vanderlei hoje perfeitamente dentro dos índices esperados pela proporção de massa x altura incentiva a todos que querem ou mesmo necessite de fazer atividades físicas gratuitamente. Em sua fala Vanderlei enfatizou que qualquer pessoa pode participar do grupo e é inteiramente gratuito o ingresso de qualquer participante no mesmo, e ainda convidou ao público presente a participarem todas as segunda, quarta e sexta-feira as 19h00min em frente à antiga cesta do povo para participarem do grupo VM5. 

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Conquista: Em noite de estreias, Festival de Inverno reúne clássico da MPB, fenômeno pop e sertanejo eletrônico

  • 28 Ago 2017
  • 10:22h

Anitta no Festival de Inverno 2017 (Foto: Laecio Lacerda)

A última noite do Festival de Inverno Bahia, que começou na noite de domingo (27) e se estendeu pelo início da madrugada desta segunda-feira (28), foi marcada por estreias. Caetano Veloso, Anitta e Matheus e Kauan se apresentaram pela primeira vez no palco do Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. O encerramento da 13ª edição da festa começou com a baianidade clássica de Caetano Veloso. Com voz doce e bárbara, ele abriu a programação ao som de “Luz do Sol”, e seguiu com outros grandes momentos do repertório como quando tocou “Leaõzinho”, “Você é Linda”, “Podres Poderes”, “Cajuína” e “Tigresa”. A apresentação de Caetano contou também com uma manifestação em defesa da Amazônia e uma singela homenagem a Wilson das Neves, sambista morto, aos 81 anos, no sábado (26).

Na sequência, mesmo com o frio conquistense de 15 graus, o palco foi incendiado pela presença de Anitta. “Vocês achavam que eu não ia rebolar o meu bumbum não?”, disse a cantora antes de dançar ao som do "Movimento da Sanfoninha". Cercada pela trupe de dançarinas e dançarinos, a artista esbanjou sensualidade, cantando hits que mostraram um pouco da batida, da cultura das favelas e dos bailes que fazem parte do universo musical dela. O último show ficou por conta da dupla goiana Matheus e Kauan. Os dois fizeram a plateia cantar junto os hits mais românticos: “A rosa e o beija flor”, “Suave”, “Que Sorte a nossa” e “Papel Amassado”. Com a pegada sertaneja mais jovem, a dupla também deu espaço para outros sucessos como “Acordando o Prédio”, música de Luan Santana, o sucesso “Despacito”, grande hit da atualidade, e “K.O.”, de Pablo Vittar. As três atrações, inéditas no Festival de Inverno, encerraram com gosto de quero mais o maior evento musical do interior da Bahia. Agora é só guardar as lembranças, as fotos e a vontade para 2018.

CONTINUE LENDO

INSS começa convocação de aposentados por invalidez que passarão por pente-fino

  • 28 Ago 2017
  • 09:31h

(Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar na sexta-feira (25) as cartas de convocação dos mais de 1 milhão de aposentados por invalidez que passarão por revisão do benefício. Nesta primeira etapa, serão convocados 22.057 de um total de 1,005 milhão de aposentados por invalidez de 25 estados e do Distrito Federal. Passarão pelo pente-fino os aposentados por invalidez com menos de 60 anos e que estão com o benefício sem revisão há mais de dois anos. Esses novos convocados fazem parte do pente-fino que começou no ano passado e abrangeu primeiro os segurados que recebem auxílio-doença e que estão sem revisão há mais de dois anos. A revisão no caso desses segurados ainda está sendo feita. Quem receber a carta de convocação deve entrar em contato com o INSS pelo número 135 em até cinco dias corridos (exceto domingo) e agendar a perícia. Quem não fizer o agendamento terá o benefício suspenso. A partir da suspensão, são contados 60 dias para que se marque a perícia. Se o agendamento for feito nesse prazo, o benefício é liberado até a realização da perícia. Passados os 60 dias sem que o beneficiário se manifeste, o benefício será cancelado.

Brumado: Confira as ofertas do Comercial Vitória

  • 28 Ago 2017
  • 08:05h

Curso de Dry Needling Terapêutico (Agulhamento a seco)

  • 28 Ago 2017
  • 07:00h

Saúde: Conheça a distimia, um tipo mais leve da depressão

  • 27 Ago 2017
  • 18:30h

Foto: Reprodução

Você tem se percebido mais pessimista, melancólico ou impaciente? Sente que é necessário um esforço muito grande para fazer as atividades do dia a dia e fica irritado com facilidade? Se esses sintomas estão se prologando por meses ou anos, talvez seja um sinal de distimia, um tipo de depressão leve e crônica que pode desencadear um transtorno maior. Mas calma que 'crônico' não significa grave. O termo vem de 'cronologia' e é utilizado porque a doença se prolonga por mais tempo, cerca de dois anos. Embora os sintomas de tristeza, melancolia, falta de apetite ou de vontade de realizar atividades possam aparecer de vez em quando, é a duração e a frequência deles que vai determinar a distimia. Uma pessoa distímica pode passar dois ou três dias por esses momentos e depois melhorar, mas voltar a senti-los em poucos dias. Crianças e pré-adolescentes que tiveram experiências traumáticas também têm maior vulnerabilidade para depressão, que pode iniciar com a distimia. Enquanto a depressão, sobre a qual ouvimos falar com frequência, afasta as pessoas do convívio social e do trabalho, pacientes distímicos seguem uma vida quase normal. A distimia também é conhecida como a doença do mau humor, uma vez que a fácil irritabilidade é um dos sintomas. Mas é preciso atenção à doença, uma vez que a distimia pode levar à depressão maior.  Além dos sintomas leves de depressão que duram muito tempo, os distímicos vão somando pequenas perdas que, ao longo do tempo, se tornam muitas. Pode ser nos relacionamentos, sofrimentos ou excesso de trabalho. É preciso verificar se esse acúmulo ocorre e como a pessoa lida com ele.

Atualização do WhatsApp permite ouvir áudio sem abrir app

  • LeiaMais.Ba
  • 27 Ago 2017
  • 16:09h

Foto: Ilustração

Os usuários do WhatsApp terão uma novidade nos próximos dias, porém, somente os que possuem aparelhos com sistema operacional Android receberão a atualização em breve. A novidade consiste na possibilidade de ouvir áudios sem precisar abrir o aplicativo, diretamente através da notificação na tela do celular. Além disso, o usuário poderá ainda pausar o áudio na notificação. Apesar da boa notícia, a mudança só ficará disponível nos próximos dias, quando a empresa disponibilizar sua nova atualização, conforme o blog WABetaInfo. No WhatsApp, já é possível também responder as mensagens diretamente das notificações e da visualização das mensagens prévias. Esse recurso facilitado já é possível ser visto no Spotify, em que o usuário poderá pausar, dar play, pular e voltar as músicas através dessa espécie de atalho.

Brumado: Confira as ofertas do Comercial Vitória

  • 27 Ago 2017
  • 15:25h

Ibicuí: Dois jovens morrem na hora em grave colisão na rodovia BA-130

  • Itapetinga agora
  • 27 Ago 2017
  • 14:25h

Foto: Reprodução

Dois jovens funcionários da empresa Lia Line faleceram na madrugada desse domingo (27), após um grave acidente na rodovia que liga Itaía à Ibicuí. Os jovens se encontravam em uma festividade no Distrito de Itaiá, quando retornavam para Ibicuí em uma motocicleta por volta dás 02h. A motocicleta acabou colidindo de frente com um Veículo Prisma prata. Na colisão, os jovens foram lançados vários metros do local, tendo morte imediata. Os corpos foram recolhidos por agentes do DPT e recolhidos para o IML de Itapetinga.

Conquista: Sábado termina com 3 pessoas executadas em menos de 1 hora

  • Vitória da Conquista Notícias
  • 27 Ago 2017
  • 12:04h

Foto: Reprodução

Após cerca de 16 dias sem registrar homicídios, Vitória da Conquista quebrou o “jejum” da pior forma que se pode imaginar: 3 mortes em menos de 1 hora. O jovem conhecido como “Perninha” foi assassinado a tiros na noite desse sábado, 26, por volta das 21h, no bairro Vila América. Segundo relato de testemunhas, a vítima estava próxima a Av. Gilenilda Alves, quando dois ciclistas se aproximaram e atiraram. “Perninha” correu por mais de 300 metros, mas foi perseguido e baleado. Ele caiu numa esquina, onde morreu. O SAMU 192 esteve no local e constatou a morte. Meia hora mais cedo, outras duas pessoas foram assassinadas por volta das 20h30 desse sábado, no Distrito de Pradoso na zona rural. As vítimas, Juarez Dias de Azevedo, de 58 anos, e Amaury Oliveira Silva, de 35 anos, estavam no interior de uma quitanda, de propriedade de Juarez, quando chegaram dois homens numa motocicleta, desembarcaram e começaram a atirar. As duas vítimas foram atingidas. Juarez caiu no meio do comércio. Amaury correu para o fundo e tentou se abrigar no banheiro, porém foi seguido e executado com vários tiros na cabeça. O SAMU 192 esteve no local e constatou a morte das duas vítimas. Aparentemente o alvo dos atiradores era Amaury, o qual já era conhecido da polícia por práticas criminosas. O proprietário do estabelecimento teria sido vítima de “bala perdida”. Após 16 dias sem homicídio, Conquista chega a seis mortes no mês de agosto. Já são 99 assassinatos em 2017.