(Foto: Reprodução)
Receita Federal paga nesta quarta-feira (15) o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2018. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. Ao todo, serão pagos R$ 3,6 bilhões para 2.852.737 contribuintes. A correção para quem recebe neste segundo lote do IR 2018 é de 2,58%.As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal. Há, ainda, o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal.
Com a promessa de lideranças petistas de cercar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)representantes do PT entregam nesta quarta-feira (15) o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. A previsão é que o registro seja feito no fim da tarde, no limite do prazo estipulado pelo TSE. Lula foi condenado sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 12 anos e um mês de prisão, em caso derivado da Operação Lava Jato, e está preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Advogado do ex-presidente no TSE, Luiz Fernando Casagrande Pereira diz que o petista, apesar de condenado em segunda instância, pode ser elegível. “A gente fez uma série de estudos de caso e constatamos que há vários casos de inelegíveis, alguns condenados em segunda instância como Lula, que conseguiram suspender a inelegibilidade”. Após a entrega do registro, em 24 horas o TSE deve publicar o edital com o pedido de candidatura no Diário Eletrônico da Justiça. Nos dias 17 ou 18 será aberto o prazo de cinco dias para que o Ministério Público ou algum partido faça a impugnação da candidatura do petista. Quando o prazo terminar, entre os dias 22 e 23, o PT tem sete dias para contestar a impugnação. Neste período, o partido pode pedir que sejam ouvidas testemunhas ou para que o ministro responsável pelo caso analise provas da defesa. O processo pode estar concluso para o relator decidir já no fim de agosto —o ministro pode negar um eventual pedido de análise de provas ou a defesa do petista pode não fazer esse pedido.
- Sudoeste Notícias
- 15 Ago 2018
- 11:04h
Foto: Divulgação | Cipe/Sudoeste
Um homem identificado como Elias Silva Nascimento foi preso no último domingo (12) pela Cipe Sudoeste, acusado de cometer homicídio contra o guarda municipal Aguinaldo Novais Mendes, na noite do último sábado (11), no município de Barra da Estiva. De acordo com informações da polícia, após receber informações de que Elias seria um dos autores dos disparos de armas de fogo que vitimou fatalmente Aguinaldo, a guarnição realizou diversas diligências na cidade de Barra da Estiva, vindo a se deslocar até a Rua Sidelino Vieira, onde estaria o acusado. Ao se aproximar do referido endereço, os policiais visualizaram Elias e outro indivíduo identificado como Valmir Lima da Silva Neto, empreendendo fuga, pulando muros de residências da localidade. Após cerco, Elias e Valmir foram localizados e detidos pelos policiais. Durante abordagem, ao serem indagados sobre o ocorrido na noite anterior, Elias contou que o homicídio foi cometido por um indivíduo de nome Samuel, por ordem de Pardal, que se encontra preso na Delegacia de Brumado, porém foi constatado no celular de Elias, que havia algumas ligações telefônicas de Pardal, para o celular do mesmo. Elias alegou que na noite do homicídio do guarda municipal Aguinaldo, se encontrava em um bar próximo, e ouviu três indivíduos por nomes Branco, Thailan e Samuel planejando o crime, e assegurou ainda, que Branco possuía uma arma de fogo. A Guarnição efetuou diligências no intuito de localizar os citados, mas nenhum deles foi encontrado naquele momento. Ao entrar diversas vezes em contradição, a guarnição se deslocou ainda até a residência de Elias, onde foram encontradas 19 petecas de substância análoga à maconha. Elias e Valmir foram conduzidos à Delegacia Territorial de Brumado. Na segunda-feira (13), em Termo Interrogatório, Elias confessou o crime e se encontra à disposição da Justiça.
(Foto: Reprodução)
A primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas começará a ser paga ainda neste mês de agosto.De acordo com a Secretaria de Previdência, o depósito será realizado junto com a folha mensal de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018. A estimativa é que essa antecipação chegue a R$ 20,6 bilhões nos meses de agosto e setembro. Cerca de 30 milhões de beneficiários terão direito à primeira parcela do abono anual, que corresponde a metade do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente. Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao abono anual.
UPA de Maragogipe (Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia)
Uma mulher e duas filhas dela, uma 2 e outra de 5 anos, morreram em menos de 15 dias, em momentos diferentes, após sentirem um mal-estar com sintomas parecidos, na cidade de Maragogipe, no recôncavo da Bahia. O caso está sob investigação da Polícia Civil. De acordo com a polícia, a primeira vítima foi Greicy Kelly Santos da Conceição, de 5 anos. Ela passou mal no dia 30 de julho e chegou a ser levada para o um hospital na cidade de São Félix, ao lado de Maragogipe, mas não resistiu. Em seguida, no dia 6 de agosto, a irmã dela, Ruth Santos da Conceição, de 2 anos, também passou mal. Na segunda-feira (13), a mãe das meninas, Adriane Ribeiro Santana Santos, também teve um mal-estar. As duas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogipe, mas também não resistiram. Segundo os dois médicos que atenderam a família, as vítimas salivavam muito e apresentavam um quadro de hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue) quando chegaram às unidades de saúde. Todos os três casos ocorreram em segundas-feiras seguidas. "A segunda filha do casal chegou na unidade de pronto atendimento praticamente sem reação, bastante secretiva, com saliva. A gente tentou todo o protocolo, sem êxito. Sete dias depois, foi a mãe. A mãe chegou com muita saliva, suor, estremidades bastante frias. Tentamos fazer de tudo também, mas não conseguimos", contou o médico Sávilo Santana, que atendeu as vítimas na UPA.
- G1 Bahia
- 15 Ago 2018
- 08:03h
Um taxista foi preso na manhã desta terça-feira (14), na frente do Aeroporto de Vitória da Conquista, suspeito de estuprar uma cliente. A identidade da vítima não foi revelada. Segundo informações da delegada que investiga o caso, Iara Gardênia, o homem, de prenome Thiago, sedou a mulher e a levou para um motel da cidade, onde cometeu o abuso. O crime ocorreu há mais de uma semana. De acordo com a delegada, o taxista foi preso por volta das 11h30, durante o expediente dele. Após ser ouvido pela polícia, Thiago foi encaminhado para o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. Conforme a delegada Iara Gardênia, Thiago ofereceu água para a passageira, que estranhou a atitude e questionou o serviço. O taxista argumentou que ele queria melhorar o atendimento para competir com outros tipos de serviço por aplicativo. A vítima informou, em depoimento que a embalagem estava aparentemente intacta e aceitou. A delegada disse que as investigações apontam que Thiago teria colocado um sonífero na bebida e violentou a mulher no motel. A cliente alegou que estava sozinha quando acordou dentro do quarto de motel e não lembra de nada.
A ministra Rosa Weber tomou posse na noite desta terça-feira (14) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Rosa Weber também é integrante do Supremo Tribunal Federal (STF). Responsável pela condução das eleições deste ano, a magistrada assume a presidência do TSE na véspera da data-limite para registro das candidaturas. O mandato de Rosa Weber no TSE se encerra em maio de 2020, quando ela completará o período máximo de quatro anos que pode permanecer no tribunal. A solenidade de posse de Rosa Weber foi aberta por volta das 20h20 desta terça pelo ministro Luiz Fux, que passou os últimos seis meses no comando do TSE. Logo em seguida, foi executado o Hino Nacional. Logo depois, a nova presidente do TSE foi à tribuna prestar o compromisso para o cargo. Após assinar o termo de posse, Rosa Weber empossou o novo vice-presidente da Corte eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, que também é integrante do STF. Rosa Weber empossou ainda o ministro Jorge Mussi como corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Mussi é magistrado do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
(Foto: Felipe Oliveira / ECBahia)
Após vencer o América-MG no último sábado (11), o elenco do Bahia se reapresentou na tarde desta segunda-feira (13). O tricolor iniciou a preparação para enfrentar o Palmeiras pelas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida, realizado na Arena Fonte Nova, terminou 0 a 0. Para avançar, o Bahia precisa vencer a equipe paulista por qualquer placar. Em caso de um novo 0 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis. A partida de volta está marcada para esta quinta-feira (16), 19h15, no Pacaembu, em São Paulo. Depois de uma conversa com o comandante da equipe, Enderson Moreira, o grupo foi dividido e quem jogou mais de 45 minutos no confronto diante do América-MG fez um treino regenarativo. As exceções foram o goleiro Anderson, o zagueiro Lucas Fonseca, o volante Flávio e o meia Vinícius, que desceram para o gramado.Enderson comandou um treinamento técnico com bola. A novidade foi a presença do goleiro Douglas, que já estava participando de treinos específicos da posição e hoje trabalhou com o restante do grupo. Marco Antônio também retornou e participou do treino com bola.
Plenário da Câmara dos Deputados na sessão que aprovou proposta para agilizar medidas de proteção às mulheres agredidas em casa (Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados)
Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) um projeto de lei que permite a aplicação imediata de medidas de proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar. O texto é uma modificação na Lei Maria da Penha. Foi aprovado por consenso entre os deputados e agora vai para análise no Senado. Pela lei em vigor hoje, a mulher agredida pede proteção para o Poder Judiciário e só depois da análise do juiz é que as medidas são aplicadas. Esse intervalo tem levado em média 48 horas, segundo justificativa apresentada no projeto de lei. O novo texto estabelece que, ao tomar conhecimento dos atos de violência, a autoridade policial pode determinar, imediatamente, o afastamento do agressor do local de convivência com a mulher. Em seguida, a polícia avisa o juiz competente e o Ministério Público da decisão. De acordo com o projeto, a polícia também poderá mandar o agressor devolver os bens indevidamente tirados da vítima, suspender eventual porte de arma, entre outras medidas. O projeto também permite que a polícia peça serviços públicos de saúde, educação e assistência social para a mulher agredida e seus dependentes, além do auxílio de qualquer entidade pública ou privada de assistência à mulher.
- Ascom I Educação
- 14 Ago 2018
- 18:09h
(Foto: Divulgação)
Os estudantes que estão na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) poderão acompanhar, ao vivo, pelo Portal da Educação (www.educação.ba.gov.br) os “Aulões ENEM 100%”. A atividade integra a ação “A Secretaria da Educação vira Escola”, que está acontecendo no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com professores de várias áreas do conhecimento. Os aulões foram iniciados nesta segunda-feira (13) e prosseguem até sexta (17). Presencialmente, por dia, estarão envolvidos 320 estudantes (160 por turno – matutino e vespertino), totalizando 1.600 alunos durante toda esta semana. Pelo Portal da Educação, as transmissões acontecerão de quarta a sexta-feira, sempre das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. O objetivo da atividade é contribuir na preparação dos estudantes para as provas do ENEM, que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro. Durante os aulões, os professores envolvidos trabalham com apostilas que abordam questões de edições passadas do ENEM. Além disso, são revisados conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa, com as professoras Myrian Sales, Janeide Santos e Bárbara Hust; Redação, com Renato Dórea; Matemática, com os professores Lucas Ribeiro e Fernandes Machado; Física, com Marival Chaves, Luiz Odizo e Zé Roberto; Geografia, com Medson Santos; Filosofia, com Antônio César; Matemática, com Lucas Ribeiro e Fernandes Machado; Química, com Sandre Pereira; Inglês, com Uenderson Jesus; História, com Paulo Serrão; Biologia, com Uelen Moraes; e Educação Física, com Mariolinda Servilho.
- Portal Vilson Nunes
- 14 Ago 2018
- 17:02h
(Foto: Vilson Nunes)
Alba Rejane Souza dos Santos, 38 anos de idade, morreu na tarde desta terça-feira (14/8), após colidir com a sua motocicleta em uma caminhonete D-20, num cruzamento de uma avenida, situada no bairro BNH, em Guanambi (BA). A vítima trabalhava no setor administrativo do Centro Universitário (UniFG). Segundo informações do Portal Vilson Nunes, o acidente ocorreu por volta das 13h20, quando a mulher trafegava com uma moto de trilha Cross no referido local. Testemunhas disseram que ela não parou no cruzamento e bateu no veículo, que pertence a uma casa de material de construção e estava carregado de manilhas e cimentos. Alba não usava capacete no momento da colisão. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) chegou a ser acionada, mas a vítima teve morte instantânea. O corpo da mulher foi removido do local por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Guanambi para realização dos procedimentos técnicos. A Polícia Civil já instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do acidente. Bastante conhecida na cidade, ela era ex-esposa do Sargento da PM Ribas com quem tinha dois filhos. Após a confirmação da morte de Alba, o Centro Universitário (UniFG) decretou Luto e suspendeu as aulas desta quarta-feira (15/8). Confira Nota:
O Centro Universitário UniFG lamenta profundamente o falecimento de Alba Rejane Souza dos Santos, ocorrido no final da manhã desta terça-feira (14). Informamos que a UniFG decreta luto e suspende as atividades acadêmicas e administrativas nesta quarta-feira (15). Neste momento de dor e despedida nos solidarizamos com familiares e amigos. Mais informações sobre o funeral serão fornecidas ao longo do dia em nossos canais oficiais de comunicação.
(Foto: Reprodução)
A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite está acontecendo por todo o país, a meta é imunizar 11 milhões de crianças com idade entre um e cinco anos, público mais suscetível a complicações de ambas as doenças. O Dia D de Mobilização Nacional já aconteceu em varias cidades, mas a campanha segue até o dia 31 de agosto. Não deixe de levar as crianças. A vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança recebe um reforço. A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas. No caso da pólio, 312 municípios registram baixas taxas de cobertura vacinal contra a doença. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o público-alvo da ação, tanto para polio como para sarampo, na Bahia, é de 849.361 crianças. A meta é vacinar 95% dessa população, ou seja, mais de 806 mil crianças, até o dia 31 de agosto.
Mesmo sem reagir à abordagem, vítima foi baleada (Foto: Reprodução/ TV Bahia)
Dois suspeitos foram presos após balearem um homem durante um assalto na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, na noite de segunda-feira (13). A vítima, que não reagiu ao roubo, foi atingida na perna, enquanto estava de costas, e não corre risco de morte. Imagens de uma câmera de segurança registraram a ação. A vítima está na moto e é abordada por Luiz Carlos Silva e Matheus Soares da Silva, que estavam em outra motocicleta. O homem levanta as mãos em sinal de rendição e desce do veículo. Segundo a polícia, Matheus sobe na moto da vítima, enquanto ela vasculha os bolsos para mostrar que não tem mais nada consigo. O homem levanta as mãos novamente e se afasta da moto ainda com as mãos pra cima. Já longe da moto, a vítima vira de costas e começa a andar na direção contrária aos suspeitos. Nesse momento, Matheus atira contra ele, que foi atingido na perna. O rapaz foi socorrido e não corre risco de morte, de acordo com a polícia.De acordo com a polícia, Luiz Carlos e Matheus tinham praticado outros assaltos momentos antes de balearem o homem e roubarem a moto dele. Os dois estavam cupriam pena por outro crime, em liberdade condicional, quando foram presos novamente.
- iBahia
- 14 Ago 2018
- 14:08h
Foto: Divulgação / Flamengo
O Esporte Clube Vitória já tem novo técnico. O clube anunciou na manhã desta terça-feira (14) Paulo César Carpegiani como treinador. O contrato do comandante é válido até o final do Campeonato Brasileiro.Carpegiani é velho conhecido da torcida do Vitória, sendo essa sua terceira passagem pelo clube. Em 2017, o treinador comandou o Bahia na reta final do Campeonato Brasileiro e começou 2018 no Flamengo.O Vitória atualmente é o 16º colocado no Brasileirão, com 19 pontos. O Rubro-negro vem de derrota para o Grêmio por 4x0. O próximo jogo do Leão é contra o Palmeiras, no domingo (19), no Barradão. Nas últimas duas rodadas o time foi comandado pelo interino João Burse, após a demissão de Vágner Mancini.
Cratera gigante misteriosa com quase 78 metros de profundidade que surgiu na Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)
A cratera gigante que se abriu misteriosamenteperto da vila de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, aumentou 6,2 metros de comprimento e já chega a 77,9 metros. A informação é da empresa Dow Química, responsável pela área onde a cratera surgiu. Segundo a multinacional, a cratera também aumentou 3,3 metros de largura, totalizando 33 metros, e reduziu apenas a profundidade, que passou de 45,4 para 44,9. As causas do fenômeno ainda estão sob investigação. A erosão foi descoberta pela própria empresa no final de junho deste ano, durante um trabalho de rotina, e tinha 69 metros de comprimento. Conforme informou a Dow, o aumento do comprimento da cratera é esperado, uma vez que, sob o ponto de vista técnico, a tendência é que materiais localizados nas bordas caiam na cratera. Por outro lado, isso faz com que a profundidade diminua. A cratera fica no meio de uma mata nativa na localidade de Matarandiba e está a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores, mas ainda não apresenta risco imediato para eles. O acesso à area onde o buraco se formou é difícil por conta da mata fechada, mas, ainda assim, toda a área está isolada e passou a ser vigiada para evitar a presença de curiosos.