Ifba: Inscrições para 315 vagas residuais estão abertas até 20 de outubro

  • 23 Set 2017
  • 08:24h

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) abriu inscrição para vagas residuais nas categorias portador de diploma e transferência interna e externa. São 315 vagas distribuídas entre as licenciaturas de física, geografia e matemática; bacharelado de administração; engenharias industrial elétrica, mecânica e química; e as graduações tecnológicas de eventos, radiologia e análise e desenvolvimento de sistemas (ADS). Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 20 de outubro. O formulário do requerimento escolar (constante no anexo IV do edital) e envio da documentação exigida pode ser encaminhada via Sedex ou no protocolo do campus, na Rua Emídio dos Santos, s/nº, Barbalho, das 9h às 18h.  O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 16 de dezembro, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2018. Clique aqui para acessar o edital.

Motorista conquistense fica ferida em grave acidente na BR-116, em Planalto

  • 23 Set 2017
  • 07:37h

Uma mulher ficou ferida em um grave acidente na BR-116, em Planalto, na manhã desta sexta-feira (22). Ela perdeu o controle do veículo e capotou. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na altura do quilômetro 783, em uma localidade conhecida como Entroncamento de Lucaia. O carro modelo Chery, cor vermelho, placa policial NZZ – 2697, da cidade de Vitória da Conquista, ficou completamente destruído. A mulher, que não teve o nome divulgado, foi levada para um hospital de Vitória da Conquista por uma ambulância da ViaBahia, concessionária que administra a rodovia. O seu estado de saúde ainda não foi informado. A Polícia Militar de Planalto também registrou a ocorrência. As informações são do Blog do Jeferson Almeida.

Brumado: Confira as ofertas do Comercial Vitória

  • 23 Set 2017
  • 07:00h

Bahia tem 40 cidades em regime de racionamento de água; número é 10 vezes maior que o registrado há sete meses

  • 22 Set 2017
  • 19:05h

(Foto: Reprodução)

Quarenta cidades da Bahia estão em regime de racionamento de água, por conta da estiagem que atinge algumas regiões do estado. O número é dez vezes maior do que o registrado em fevereiro deste ano, quando apenas quatro cidades estavam com o abastecimento controlado. As informações foram passadas ao G1 pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), nesta quinta-feira (21). De acordo com a Embasa, as cidades com racionamento são: Andorinha, Bonito, Brotas de Macaúbas, Caldeirão Grande, Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Conde, Entre Rios, Esplanada, Filadélfia, Gavião, Gentio do Ouro, Ibitiara, Ichu, Itiúba, Jaguarari, Jandaíra, Lajedinho, Mairi, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Novo Horizonte, Pé de Serra, Pintadas, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Valente, Várzea do Poço, Várzea Nova e Wagner, além da localidade de Várzea do Meio (distrito de Várzea da Roça). Desta lista de municípios, segundo a Embasa, dois deles, 

Queimadas e Santaluz, já estavam em racionamento em fevereiro, totalizando mais de sete meses com abastecimento de água controlado. Vitória da Cnquista e Belo Campo, que também estavam em racionamento, na época, tiveram o abastecimento normalizado em julho. Na época, também havia o planejamento de iniciar o racionamento em outras 14 cidades. Destas, nove seguem com fornecimento reduzido. São elas: Senhor do Bonfim, Jaguarari, Caldeirão Grande, Andorinha , Itiúba, Ponto Novo, Filadélfia, Serrolândia e Várzea do Poço. As outras cinco, Jacobina, Campo Formoso, Caém, Saúde e Antônio Gonçalves, tiveram o abastecimento normalizado entre julho e setembro. Conforme a Embasa, as cidades em racionamento têm distribuição de água em dias alternados, para diferentes áreas da cidade. Conforme a empresa, um calendário de distribuição costuma ser divulgado para que a população se organize. A Embasa recomenda que a população faça a reserva de água para uso nos períodos de desabastecimento, instalando caixa d’água com capacidade suficiente para atender as necessidades de consumo de cada família, além de bomba no reservatório inferior, em caso de imóveis com mais de um pavimento. De acordo com a Embasa, nos períodos de racionamento e de alerta, é necessário o consumo racional da água, evitando desperdício e usos menos importantes, como irrigação de jardins, lavagem de carros, calçadas e áreas externas.

CONTINUE LENDO

Brasil tem mês com maior número de queimadas da história

  • 22 Set 2017
  • 17:08h

(Foto: Reprodução)

O mês de setembro ainda nem acabou, mas o elevado número de focos de incêndio pelo país já faz dele o recordista de toda a série histórica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), iniciada em 1999. São 95 mil queimadas em 22 dias. Trata-se do maior número de focos em um mês – e não apenas de setembro – de todos os tempos. A explosão de focos de incêndio nos últimos três meses, aliás, já faz de 2017 o 2º ano com o maior número de queimadas da história se for considerado o período de janeiro a setembro (185 mil). Só perde para 2010. Quando o número do mês de setembro deste ano estiver consolidado, no entanto, é bem possível que 2017 já esteja na liderança, com mais que os 194 mil focos de sete anos atrás.

Governo prepara programa para incentivar saída de beneficiários do Bolsa Família

  • 22 Set 2017
  • 16:05h

(Foto: Reprodução)

O governo federal deve lançar na próxima semana um novo programa social, cujo objetivo é elevar a renda de 1 milhão de famílias para que elas possam deixar o Bolsa Família em 2 anos,. A informação foi adiantada ao G1 pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Batizada de Progredir, a ação oferecerá cursos de qualificação profissional, ajudará na seleção de oportunidades de trabalho e disponibilizará R$ 3 bilhões em microcrédito para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal, explicou Terra. “É um programa vinculado ao público do Bolsa Família, a população mais pobre do Brasil, que visa criar oportunidade de emprego e renda para essa população. Não é um programa para tirar as pessoas do Bolsa Família”, disse o ministro.

Apesar disso, o ministro trata o novo programa do governo como uma “forma de emancipação” do Bolsa Família. “Ninguém pode passar fome, mas o Bolsa não deve ser um projeto de vida”, afirmou Terra ao G1. Terra fechou detalhes do programa nesta quinta (21) em reunião com Temer, após o retorno do presidente de Nova York. Segundo ele, o programa será voltado para jovens e adultos da cidade e do campo. O universo de pessoas que poderão ser atendidas pode ir além das 13,4 milhões de famílias que recebem o Bolsa Família atualmente, já que há mais de 28,2 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único.

CONTINUE LENDO

Mesmo depois de ter perdido força, furacão que atingiu as Américas Central e do Norte deixou a internet lenta em Brumado

  • 22 Set 2017
  • 15:21h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

O furacão Maria, de categoria 4, que atingiu diversas regiões da América Central, incluindo Porto Rico e várias ilhas caribenhas com ventos de até 200 km/h, causou, além de destruição e inundações, problemas às Telecomunicações não apenas das regiões atingidas: o impacto foi sentido no Brasil, onde operadoras atendidas pelo cabo submarino da Sparkle através de seu comunicado TT# 30438, que conecta o Brasil aos Estados Unidos, passando pelo Caribe, e é operado pela Seabone, tiveram o sinal severamente prejudicado, acarretando instabilidade aos usuários. O problema ocorreu, segundo nota oficial divulgada pela Seabone, porque a operadora teve de desligar equipamentos que fazem a transmissão de dados de Internet via cabo. O desligamento ocorreu devido a inundações geradas pelo furacão, que, segundo a Seabone, poderiam gerar curtos e outros danos à estrutura. O cabo afetado conecta o Brasil com o resto do mundo, especialmente as Américas Central e do Norte, via Miami. “O desligamento dos equipamentos causa lentidão nos destinos internacionais e, com isso, clientes podem sofrer com instabilidade em diversos serviços na Internet ao longo de ontem, 21 de setembro, e dos próximos dias”, esclarece o presidente da InternetSul, associação dos provedores de Internet do Sul do Brasil, Luciano Franz.

Bahia passa Minas Gerais e fica em 2º lugar em produção de frutas do Brasil

  • G1 BA
  • 22 Set 2017
  • 15:10h

(Foto: Reprodução)

A Bahia acaba de passar Minas Gerais na produção de alimentos e figura agora como segundo produtor de frutas do país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) são da Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios (PAM) de 2016. O estado de São Paulo continua na primeira posição. Conforme o levantamento, a região do Baixo Sul baiano é o destaque na produção no estado, com Wenceslau Guimarães, que fica na região, aparecendo entre os 20 municípios do país que mais geram renda a partir da fruticultura. Segundo o G1, a cidade saiu da 34ª posição e alcançou a 12ª posição no ranking nacional, que engloba mais de 5.563 municípios. No município, são destaques a produção de graviola e banana. Em 2016, foram produzidas 115,9 mil toneladas de banana, que geraram mais de R$ 207,9 milhões. Ainda segundo a pesquisa, a Bahia se manteve na 7ª posição no ranking nacional.

Brumado: Parceira de sucesso é firmada entre Taisan Auto e a Stark

  • 22 Set 2017
  • 14:06h

A Taisan Auto proporcionará mais uma experiência de sucesso para você. Foi firmada uma parceria entre a Taisan Auto de Brumado e Stark de Vitória da Conquista, tal parceria promete fortalecer ainda mais as duas marcas, que por sinal já tem uma clientela consolidada, e, vai proporcionar ao público de Brumado uma experiência inigualável com o Jeep Campass Sport. Esse SUV representa uma categoria de veículos diferenciados nos quesitos, sofisticação, conforto, tecnologia, segurança, beleza, custo benefício, dentre vários outros atributos que só um verdadeiro SUV pode ofertar aos seus proprietários. O Jeep Compass Sport é o SUV para família que combina sofisticação e conforto. Conheça a excelência de um autêntico Jeep que proporcionará grandes momentos em família na Taisan Auto que fica localizada na Av. Centenário, 853 – Bairro Novo Brumado, ligue: (77) 3441-5551 / 99968 ou acesse www.taisanauto.com.br e saiba mais.   

Primavera começa nesta sexta-feira (22) com calor e tempo seco

  • 22 Set 2017
  • 14:02h

(Foto: Reprodução)

A primavera começa às 17h02 nesta sexta-feira (22) e deve trazer temperaturas mais altas. O tempo seco característico do inverno, no entanto, deve continuar até próximo ao final da estação, quando um pouco mais de chuva traz um pouco mais de umidade. De acordo com estimativa do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a primavera será de calor e com temperaturas acima da média histórica, que normalmente fica em torno de 28°C. Também o período de chuvas mais regulares, que usualmente começa no meio de outubro, pode demorar a chegar neste ano. Segundo o Climatempo, para a primavera de 2017, não há expectativa de massas polares fortes e não devemos ter eventos de frio atípico como no meio da primavera de 2016. A primavera deste ano também deve terminar com o fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que proporciona chuva volumosa para várias regiões do país, informa o Climatempo. Em geral, o aumento do calor e da umidade da estação provocam as costumeiras pancadas de chuva no final da tarde ou da noite nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. A estação também traz poucas alterações nos totais mensais de chuva na região Sul. Já nas regiões Norte e Nordeste, costuma haver pouca variação de temperatura.

Zé Eduardo é pego em blitz da Lei Seca e se nega a fazer teste do bafômetro

  • A Tarde
  • 22 Set 2017
  • 13:08h

Zé Eduardo será notificado com multa e teve CNH retida

O apresentador do Balanço Geral Zé Eduardo foi parado na noite desta quinta-feira, 21, em uma blitz da Lei Seca e se negou a fazer o teste do bafômetro. Em um vídeo feito no momento da abordagem, ele assume que ingeriu bebida alcoólica uma hora antes de dirigir. "Uma hora (que bebi). Se eu soprar deve dar. Foi uma cerveja", disse em conversa com um agente de trânsito. Após a resposta dele, o o servidor municipal informa que a documentação (Carteira Nacional de Habilitação CNH) dele seria apreendida e que ele seria notificado por ter se negado a realizar o teste. De acordo com a LEI Nº 11.705, que trata sobre a Lei Seca, o condutor que se recusar a fazer o teste do bafômetro deve ser autuado da mesma forma que o motorista flagrado dirigindo embriagado. Ou seja, sofrerá medidas administrativas e pode ser multado por infração gravíssima. 

O veículo também pode ser retido caso não apresente um condutor habilitado para dirigir o automóvel.  Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o apresentador será notificado pela recusa e pagará uma multa de R$ 2.900. A CNH dele foi retida e poderá ser liberada nesta sexta, 22. Ainda de acordo com órgão, o veículo dele não foi retido porque ele solicitou a esposa, que possui habilitação, retirou o automóvel. Antes, ela foi submetida ao teste, que não detectou consumo de álcool. Apesar de Zé Eduardo ter assumido que ingeriu bebida alcoólica, a Transalvador informou, por meio de nota, que ele não apresentava sinais de embriaguez.

CONTINUE LENDO

Brumado: Homem é capturado em São Paulo por prática de homicídio

  • Brumado Urgente
  • 22 Set 2017
  • 12:03h

Foto: Divulgação / Polícia Civil SP

Em trabalho de rotina pelas ruas da capital paulista, um homem foi abordado, porém , o mesmo não soube se identificar.  O indivíduo passou o nome falso de Jean Clei Oliveira. A Polícia Militar não acreditou , levando o rapaz para a delegacia. Chegando lá,  foi levantada a ficha criminal que ficou comprovada  que se trada de um homicida,  o nome verdadeiro é, Estevan Leno Oliveira,  foragido da Polícia do Estado da Bahia por prática  de homicídio qualificado em Brumado. Diante de todos os fatos foi feito o boletim de ocorrência e o mesmo se encontra a disposição da justiça.

Prefeitura de Anagé anuncia Concurso Público para 553 vagas

  • 22 Set 2017
  • 11:23h

Localizada no Sudoeste Baiano a 51 quilômetros de Vitória da Conquista, Anagé vai promover um dos Concursos Públicos mais concorridos do Nordeste Brasileiro. O edital está em estágio de produção, mas uma a Lei Municipal Nº 402/2017, desta quinta-feira (21), expõe as 553 vagas disponíveis para diversos setores. Tem espaços para Advogado, Enfermeiro, Professor, Odontólogo, Nutricionista, Gari, Mecânico, entre outros. Os salários variam entre R$ 937 a R$ 5 mil. Confira a Lei Municipal Nº 402/2017.

Brumado: OAB luta pela elevação da Comarca do município

  • Brumado Urgente
  • 22 Set 2017
  • 10:34h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A elevação da Comarca de Brumado tem sido um dos principais objetivos dos Advogados lotados na 21ª Subseção da Ordem dos Advogados (OAB) que tem lutado incansavelmente para que isso seja concretizado. De acordo com Osvaldo Laranjeiras, o atual presidente da subseção da OAB em Brumado, a comarca do munícipio tem os requisitos necessários para que a elevação seja realizada, na qual os munícipios de Aracatu e Malhada de Pedras somam os contigentes populacionais e eleitorais de Brumado. Segundo Osvaldo, o munícipio também atende ao requisito de renda per capita, e afirmou que muitas cidades estão lutando pelo mesmo objetivo, entretanto, ressaltou que os processos relacionados a Brumado estão bem mais adiantados, e em breve a população receberá melhores atendimentos, com a estância elevada ao final.

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

CEEP Unidade Brumado promove projeto em comemoração ao dia da árvore

  • Brumado Urgente
  • 22 Set 2017
  • 09:47h

Foto: Reprodução / Facebook

Desde o início da humanidade o ser humano necessitou do ambiente para sobreviver, utilizando todos os seus recursos para conseguir abrigo e alimento. Em comemoração ao dia da árvore , 21 de setembro, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente – Unidade Brumado promoveu a segunda etapa do projeto “Verde que te quero verde” o mesmo deve inicio no ano de 2016 com o curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente e deu prosseguimento esse ano com outros cursos da instituição de ensino. Foi discutido alguns assuntos ambientais como também a distribuição de mudas de arvores nativas. Segundo as professoras orientadoras Lívia Andrade, Iacy Santos e Inara Leite, a atividade foi bastante enriquecedora, pois os estudantes conseguiram assimilar e desenvolver o projeto com brilhantismo.