Em 'duelo de estilos', Fla e Avaí simbolizam relação posse x contra-ataque na Série A

  • Globo Esporte
  • 24 Set 2017
  • 11:15h

No jogo em Santa Catarina, mais posse para o Flamengo e empate no placar (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)

O duelo entre Flamengo e Avaí coloca frente a frente duas equipes que defendem ideias e filosofias totalmente opostas. Mais do que isso: ilustram bem a relação posse de bola x contra-ataque, que marca o Campeonato Brasileiro deste ano. O confronto abre a 25ª rodada da Série A, neste sábado, às 19 horas, na Ilha do Urubu. O Rubro-Negro teve posse de bola superior ao seus adversários em 20 das 24 partidas disputadas até aqui no campeonato e lidera a classificação neste quesito. Na outra ponta e com domínio superior em apenas três jogos, o Avaí é o último colocado. Curiosamente, nos três duelos em que teve mais a bola que o adversário, a equipe de Florianópolis saiu de campo derrotada (contra Curitiba em casa, e Atlético-GO e Vasco, como visitante). No duelo entre Avaí e Flamengo no primeiro turno, o time carioca teve 62% de posse contra 38% do Leão da Ilha. No placar: 1 a 1.

Vacina contra o zika tem potencial para prevenir doença na gestação, diz estudo

  • 24 Set 2017
  • 10:09h

(Foto: Reprodução)

Um estudo científico, cujos resultados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), detectou que a dengue pode representar um risco à vida do feto. Com isso, a zika, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, deixa de ser a única infecção por arbovirose a ser considerada letal para um bebê em desenvolvimento. Conforme a pesquisa, publicada na edição de setembro do periódico The Lancet, ter dengue durante a gestação quase dobra a probabilidade de um bebê nascer morto ou morrer durante o parto, enquanto a dengue severa aumentaria em cinco vezes as chances de um natimorto – nome dado à morte do feto acima de 500g dentro do útero ou durante o parto. Os pesquisadores chegaram a essa constatação a partir da análise dos registros de sistemas de informações brasileiros. Para chegar a tais resultados, os pesquisadores cruzaram os dados de mais de 162 mil natimortos e 1,5 milhão de nascidos vivos, sendo que, desses, 275 natimortos e 1.507 nascidos vivos tinham sido expostos a dengue. Apesar de, desde os anos 1980, o Brasil passar por sistemáticas epidemias de dengue, a doença era considerada letal apenas quando atingia sua forma hemorrágica, que agravava o quadro do infectado podendo levar a morte. 

No entanto, com a epidemia de anomalias congênitas associadas à zika ocorrida em 2015, a investigação científica se voltou para os efeitos das infecções virais durante a gestaçãoEste é o primeiro estudo realizado em larga escala a demonstrar a associação, segundo a Fiocruz. Apenas um estudo anterior, com uma pequena amostra de um hospital, indicou a relação entre a infecção e natimorto. A autora principal do estudo é a pesquisadora do Cidacs Enny Paixão, doutoranda da London School of Hygiene & Tropical Medicine, em Londres. O artigo com o resultado da pesquisa contou com a autoria dos pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) Enny Paixão, Mauricio Barreto, Maria Glória Teixeira e Laura Rodrigues, em parceria com pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), Universidade de São Paulo (USP) e da London School of Hygiene & Tropical Medicine, no Reino Unido.

CONTINUE LENDO

Mesmo com redução de área plantada, Bahia bate recorde em produção de algodão

  • 24 Set 2017
  • 08:10h

(Foto: Reprodução)

Os cotonicultores da região oeste da Bahia colheram 393,7 mil toneladas de algodão em pluma e 937,5 mil toneladas de algodão em caroço durante a safra 2016/2017, segundo balanço da Asssociação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa).\ A área plantada foi reduzida em 33,3 mil hectares, em relação ao plantio passado, mas a tecnologia empregada somada ao clima favorável pemitiram uma produção recorde de 310 arrobas p\or hectare, superior às 165 arrobas por hectare da safra 2015/2016. A produção de algodão gera no estado 33 mil empreos diretos e indiretos. A região oeste continua como um dos principais polos agrícolas do país e representa 93% do de todo o algodão produzido na Bahia. O estado manteve o posto de segundo maior produtor do país. O fim da colheita de algodão ocorreu na última quarta-feira (20). Para a safra 2017/2018, a Abapa prevê que um aumento de 35% da área plantada de algodão, chegando a 273 mil hectares -- na safra 2016/2016, a área plantada foi de 201,6 mil hectares. O algodão produzido no estado é enviado a indústrias de tecidos do nordeste e também para países como a China.

Brumado: Confira as ofertas do Comercial Vitória

  • 24 Set 2017
  • 07:00h

Brumado: Confira as ofertas do Comercial Vitória

  • 24 Set 2017
  • 06:35h

Brumado: Motociclista fica ferido em acidente ocorrido na Pça. Dr. Nelson Lula na noite deste sábado (23)

  • Brumado Urgente
  • 23 Set 2017
  • 20:28h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Por pouco um motociclista de codinome ‘Sapão’ não perde a vida num acidente ocorrido na noite deste sábado (23) na Praça Dr. Nelson Lula (antiga Praça da escola Rotary). Segundo populares que estavam tentando acalmar ‘Sapão’ para que o mesmo não se levantasse antes da chegada da ambulância do SAMU e pudesse por ventura ocasionar algum tipo de trauma, sobretudo, na coluna vertebral; o veículo estava estacionado na via e o motociclista veio a colidir contra o carro a uma determinada velocidade que a moto foi parar debaixo da traseira do veículo, sendo, necessário diversas pessoas para levantar o carro para tirar a motocicleta que estava presa embaixo da pick-up Saveiro. A equipe do Brumado Urgente esteve no local e pôde constatar que condutor da motocicleta falava frases sem nexo, inclusive, afirmando que o carro veio em sua direção. Entretanto, testemunhas afirmaram que o veículo estava estacionado, inclusive, o proprietário que estava participando de um culto evangélico num salão que fica ao lado da praça onde o acidente aconteceu, ao ouvir o barulho do impacto da batida e constatar que se tratava de seu carro veio ao local averiguar o ocorrido e também prestou socorro ao motociclista. Todavia, em tese não houve nada grave com o motociclista, somente algumas escoriações nos membros inferiores e superiores, e, um corte também superficial no supercilio.

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Cientistas criam novos anticorpos capazes de atacar até 99% dos tipos de HIV

  • Uol
  • 23 Set 2017
  • 19:10h

Trabalho é nova esperança na luta contra o vírus causador da Aids (Foto: Ilustração)

Cientistas criaram um anticorpo que ataca 99% das cepas de HIV e pode prevenir a infecção em primatas. Ele foi desenvolvido para atacar três partes críticas do vírus --tornando mais difícil para o ele resistir aos seus efeitos. O trabalho é resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e a empresa farmacêutica Sanofi. A Sociedade Internacional de Aids classificou a pesquisa como um "avanço emocionante". Os testes com humanos para tentar prevenir ou tratar a infecção começarão em 2018. Os corpos humanos enfrentam uma difícil luta contra o HIV devido à incrível habilidade do vírus de mutar e mudar de aparência. Essas variações --ou cepas-- em um único paciente são comparáveis ??às do vírus influenza durante um surto de gripe mundial. Assim, o sistema imunológico se vê lutando contra um número imensurável de cepas de HIV.

Governo pode acabar com horário de verão; medida não tem gerado economia de energia

  • 23 Set 2017
  • 18:08h

(Foto: Reprodução)

O governo federal considera a possibilidade de acabar com o horário de verão no Brasil, medida adotada para estimular a economia de energia elétrica. A decisão deverá ser tomada nas próximas semanas, já que o horário costuma vigorar a partir de outubro. Um grupo de trabalho foi criado para analisar a eficácia da medida, já que estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que o horário de verão traz efeitos "próximos à neutralidade" quanto à economia de energia e à redução da demanda máxima do sistema. De acordo com O Globo, o argumento entre os técnicos que defendem o horário de verão é que a medida pode ser positiva para setores como comércio e turismo. Isso porque as pessoas têm mais uma hora para consumir, o que pode ser benéfico para empresas desses setores. A decisão sobre extinção do horário de verão cabe apenas ao Executivo, não precisando passar pelo Congresso.  

Comitê revela que 62 defensores de direitos humanos foram mortos neste ano

  • Agência Brasil
  • 23 Set 2017
  • 17:01h

Foto: Ilustração

Levantamento preliminar do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos indicou que neste ano ao menos 62 defensores de direitos humanos foram assassinados. No ano passado, 66 pessoas foram mortas enquanto atuavam na promoção e proteção dos direitos básicos individuais ou coletivos. A entidade reúne organizações não governamentais, movimentos sociais e lideranças comunitárias. O dossiê foi divulgado hoje (22) em uma carta aberta em que o comitê chama a atenção para situações de risco em diversas partes do país. “Para evitar que novas mortes e massacres ocorram, o comitê e os movimentos e organizações sociais que o compõe denunciam as situações de injustiças e se colocam como aliados na mediação de conflitos, exigindo que autoridade públicas adotem, urgentemente, medidas efetivas para suas resoluções”, diz o texto.

Chacina e ameaças

Entre os 15 casos de ameaça iminente apresentados no documento está a comunidade quilombola de Iúna, em Lençóis (BA). No último dia 6 de agosto, seis homens que viviam na área foram mortos em uma chacina. O episódio ocorreu após outro assassinato em junho e diversas tentativas de intimidação. Após o ocorrido, 30 das 42 famílias que residiam na comunidade deixaram o território. Segundo o relatório, as mortes estão relacionadas ao processo de regularização fundiária da terra quilombola. Em Manaus (AM), a carta traz a situação da União Nacional por Moradia Popular, que teve uma das lideranças, Cristiane Teles, ameaçada por homens armados em 17 de agosto. “Por volta das 10 horas da manhã, homens fortemente armados compareceram ao conjunto habitacional, batendo nas portas dos moradores e levantando suas camisas, mostrando as armas, dizendo que a partir daquela data iriam controlar o Loteamento Orquídeas”, diz o texto.

Situação

“É uma pequena amostra de um quadro muito maior que a gente vive”, ressaltou uma das participantes do comitê, Alice De Marchi. “Isso é uma tentativa de resposta para que as autoridades respondam à altura desse massacre Situação que está acontecendo no Brasil em relação a comunidades inteiras, grupos e lidenraças, que têm sido atacadas por defender direitos humanos”, afirmou, sobre o documento divulgado hoje. Lindomar Padilha, que também faz parte do comitê, destacou que a proposta, no momento, não é fazer o levantamento exaustivo de todos os crimes praticados, mas cobrar uma postura mais atuante das autoridades. “A ideia fundamental não é relatar os casos ocorridos, é pedir medidas para que novos casos não venham a acontecer, ou seja, que cessem as violências, esses ataques e, principalmente, os assassinatos. A ideia fundamental do comitê é essa”, enfatizou. Porém, a partir do quadro apresentado, o representante do comitê  acredita que é possível perceber que o problema tem grandes dimensões. “Os casos são apenas uma amostra do que ocorre. Isso causa espanto, porque os casos vão desde a área urbana até os confins da floresta amazônica, ou seja, estamos falando de violações generalizadas no Brasil. Não é uma coisa casual, é um processo sistemático de violação de direitos”

CONTINUE LENDO

Bahia é o 7º estado em geração de empregos formais no mês de agosto

  • 23 Set 2017
  • 16:06h

(Foto: Reprodução)

O número de postos de emprego formal cresceu na Bahia no mês de agosto. 2.490 vagas de trabalho com carteira assinada foram geradas no Estado, que ocupa a quinta colocação no ranking de geração de emprego no Nordeste e a sétima em esfera nacional. No Brasil o número de vagas cresceu pela quinta vez consecutiva (veja aqui). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (21), e apontam ainda que a Bahia registrou 48.068 admissões e 45.578 demissões. Setorialmente, em agosto, cinco segmentos que contabilizaram saldos positivos foram: Construção Civil (+2.396 vagas), Indústria de Transformação (+335 vagas), Serviços (+238 vagas), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+34 vagas) e Extrativa Mineral (+17 vagas). Os setores que desligaram trabalhadores celetistas foram: Comércio (-461 postos), Agropecuária (-35 postos) e Administração Pública (-34 postos).

Preço da gasolina sobe pela 6ª semana seguida e atinge maior valor no ano, diz ANP

  • 23 Set 2017
  • 15:05h

(Foto: Reprodução)

Preço médio da gasolina subiu pela 6ª semana consecutiva e atingiu R$ 3,879 por litro, o maior valor registrado no ano. Os dados são de levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgado nesta sexta-feira (22) e consideram a média de preços praticados nesta semana em 3.166 postos de combustível no país. Na semana, a gasolina subiu 0,18%, de R$ 3,872 para R$ 3,879. O aumento ocorreu apesar de a Petrobras ter reduzido em 0,51% o preço praticado nas refinarias na semana. A definição de preços pela estatal é diária, mas cabe a cada posto de combustível definir se repassa ou não eventuais aumentos ou reduções de custos para o consumidor.

Juiz de liminar que autoriza 'cura gay' diz que houve 'interpretação e propagação equivocada'

  • 23 Set 2017
  • 14:08h

(Foto: Reprodução)

Responsável por conceder uma liminar permitindo que psicólogos possam tratar gays e lésbicas com terapias de "reversão sexual", o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara do Distrito Federal, chamou de "interpretação e propagação equivocada" o entendimento popular da imprensa e população, em geral, que se manifestaram contra ele. "Considerando que em nenhum momento este magistrado considerou ser a homossexualidade uma doença ou qualquer tipo de transtorno psíquico passível de tratamento. Considerando ser vedado ao magistrado manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento", justificou o magistrado em nota publicada pela vara. No texto, ele ainda rejeita convites feitos por meios de comunicação para se pronunciar e destaca que aqueles que desejarem "o esclarecimento de eventuais obscuridades ou contradições em qualquer decisão judicial" devem reconhecer o meio processual para o pedido. A decisão judicial contraria tanto o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que proíbe tratamentos nesse sentido desde 1999, e contra a Organização Mundial de Saúde (OMS), que deixou de considerar a homossexualidade como doença em 1990 (veja aqui).

Prova para revalidar diplomas de medicina obtidos em outros países é amanhã

  • Agência Brasil
  • 23 Set 2017
  • 13:07h

Foto: Ilistração

A primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) será aplicada amanhã (24) em dez capitais do país. O exame reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil e é direcionado tanto a estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto a brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal. A edição de 2017 teve 7.453 inscritos, sendo 3.842 brasileiros. Médicos de 56 nacionalidades diferentes prestarão o exame. As provas serão realizadas em Rio Branco (AC), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Rio de janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). A segunda etapa será aplicada em 10 e 11 de março de 2018 para aqueles que obtiverem a nota necessária na primeira etapa. Para participar do exame, é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil e ter diploma médico expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo seu Ministério da Educação ou órgão equivalente e autenticado pela autoridade consular brasileira.

Saeb justifica adiamento da divulgação do resultado do concurso da PM

  • 23 Set 2017
  • 12:03h

(Foto: Reprodução)

De acordo com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) o adiamento da divulgação do resultado do concurso da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, previsto para esta sexta-feira (22), se deu em função de questões técnicas, mas o órgão garantiu que os nomes dos aprovados na primeira e segunda etapa do concurso serão divulgados oportunamente. A secretaria afirmou ainda que todas as vagas do concurso realizado no dia 6 de agosto serão preenchidas. O órgão informou que a área de segurança pública será reforçada significativamente. Duas mil vagas serão preenchidas para a Polícia Militar e 750 para o Corpo de Bombeiros. O concurso contou com 150 mil inscritos em todo o estado e foi o maior da história do Estado na área de segurança.

Vitória da Conquista: Mulher é atropelada em via pública

  • Brumado Urgente
  • 23 Set 2017
  • 11:00h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

O cresciente número de acidentes ocorridos em Vitória da Conquista, vem preocupando as autoridades, já que a cidade é considerada a terceira maior  do Estado da Bahia. Ela também é conhecida mundialmente como “Suiça Baiana”. O Brasil está no 4º lugar do ranking de países com maior quantidade de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito. Foi registrado nesta sexta-feira (22) um atropelamento na Avenida Bartolomeu de Gusmão, desta feita, a vítima foi uma mulher, moradora do Bairro Patagônia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 em conjunto com a Polícia Militar esteve no local para prestar atendimento, logo em seguida, foi levada para o hospital.