Eleições Uneb: Maioria dos Professores de Direito apoia Carla Liane

  • probusbrasil.org.br
  • 02 Out 2017
  • 08:00h

Fotomontagem: probusbrasil.org.br

Aproximando-se o dia da eleição para escolha de Reitor e Vice-Reitor, terça, 3 de outubro, a quase totalidade dos Docentes do Curso de Direito de Brumado reafirmou sua convicção de apoio a Carla Liane. Eunadson Donato de Barros, Murilo Martins Camelo, Ruivaldo Macedo, Ana Claudia Zanoni, Micheline Flores Dias e Tadeu Cincurá, além do Professor João Batista de Castro Júnior – que retorna às suas atividades no próximo semestre –, depois de refletirem sobre o estado atual de completa descaracterização dos ideais acadêmicos da UNEB, decidiram por apoiar a proposta mais condizente com um rumo adequado para a Universidade. Comprometidos exclusivamente com esse novo direcionamento que se quer dar, renovaram seus propósitos de querer uma Universidade que prime pela funcionalidade e não pela existência de cursos de mera fachada, cuja ineficiência está deixando a comunidade discente em atraso em comparação com outros estabelecimentos de ensino superior. Essa posição não é difícil de explicar. A administração da UNEB está moralmente falida: nada funciona, o Reitor é um estrangeiro em seu próprio território, que não se envergonha de lançar mão dos expedientes mais ilícitos para permanecer no poder, como se imaginasse estar diante de currais eleitorais, de triste lembrança do coronelismo brasileiro.

Todos os fatos depõem contra a credibilidade de sua gestão. Em Brumado, apropriou-se do mérito da aquisição do terreno da sede própria e, em contrapartida, deixou o Curso de Direito seguidamente perder docentes sem se preocupar em repor as vagas, ao contrário do que fez com outros campi. Sua omissão foi tão vergonhosa, em relação a Brumado, que sofreu sanção a esse respeito pelo Tribunal de Contas do Estado. Como consequência, há uma perturbadora evasão discente no curso de Letras. No caso dos docentes, há mesmo fuga sistemática, já tendo o campus perdido 3 Mestras em Letras (professoras Valméria, Virgínia e Fabiana), três doutores em Direito (professores Luciano Tourinho, Sheila Carregosa e Bruno Miola) e uma mestra (professora Maria Soledade). Em nível de Universidade, Bites tem mentido deslavadamente, a exemplo da criação de vagas de técnicos, que foi desmentida expressamente pelo Governo do Estado e pelo SINTEST durante a semana. Com um orçamento atual de mais de 500 milhões de reais (https://portal.uneb.br/transparencia/orcamento-anual-da-uneb/), a UNEB não tem tido um gestor à altura. Contra esse modelo que mais parece um saco de gatos, o Curso de Direito, por mais de 75% dos seus Docentes, se orgulha de ser uma trincheira ética vanguardista, que não vai ceder a apelos de conveniência ou a vantagens financeiras meramente pessoais como forma de perpetuar um modelo fracassado de gestão, que está retirando qualquer visibilidade da UNEB no concerto universitário.  Com a proposta séria de Carla Liane se pode sonhar com a missão que levou à criação da UNEB.

CONTINUE LENDO

Brumado: Farmácia Economize +; Medicamentos com até 70% de descontos

  • 02 Out 2017
  • 07:11h

Número de milionários no Brasil cresce quase 11%; país é o 6º no ranking

  • 01 Out 2017
  • 14:09h

(Foto: Reprodução)

O número de milionários no Brasil cresceu 10,7% em 2016. Os dados são da consultoria Capgemini e indicam que o número subiu de 149 mil para 164 mil pessoas. Entra na categoria aqueles indivíduos que possuem US$ 1 milhão ou mais em ativos disponíveis para investimento, excluindo sua casa de residência e bens de coleção. A alta é uma “reversão dramática” do cenário brasileiro, segundo a consultoria, e supera o aumento médio mundial, que foi de 7,5%. Dos 25 países do que constam no relatório, somente a Rússia, a Noruega, a Holanda, a Suécia e Taiwan tiveram altas maiores que a brasileira em 2016.

Enem 2017: local de prova será liberado em 20 de outubro

  • 01 Out 2017
  • 12:06h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira, 29 de setembro, por meio de post nesta rede social, que o cartão com os locais onde será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será liberado no dia 20 de outubro.  O Enem 2017 será realizado em 5 e 12 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). Confira abaixo a distribuição das provas: 05/11 - 45 questões de Ciências Humanas, 45 questões de Linguagens e Códigos e uma Redação; 12/11 - 45 questões de Ciências Humanas e 45 questões de Matemática. 

Pesquisa aponta que 43,1% da população é a favor de intervenção militar provisória

  • Bahia notícias
  • 01 Out 2017
  • 10:12h

(Foto: Reprodução)

Um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (28) aponta que 43,1% da população brasileira é a favor de uma intervenção militar provisória no país. Por outro lado, 51,6% dos entrevistados são contra e 5,3% não souberam ou preferiram não opinar. Considerando a divisão por faixa etária, a parcela da população que mais se pronunciou contra a intervenção militar foi a mais velha, que também estava viva durante o período de Ditadura Militar que teve início na década de 60. Entre os entrevistados com 45 a 59 anos, 54,1% são contra a medida. Entre os que têm 60 anos ou mais, o índice chega a 56,2%. A pesquisa foi feita com 2.540 pessoas por meio de questionário online entre esta segunda (25) e quinta (28).  O  grau de confiança do levantamento é de 95,0% e tem uma margem de erro estimada em 2,0% para os resultados gerais.

Quase todas as redes estaduais proíbem professores de ensino religioso de promoverem uma só crença

  • 01 Out 2017
  • 07:08h

(Foto: Reprodução)

A prática do ensino religioso nas escolas estaduais brasileiras está na direção contrária a da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira (27), o STF interpretou que a disciplina pode ser confessional, ou seja, com o professor livre para atuar como representante de uma religião específica. Segundo levantamento do G1, quase todas as secretarias estaduais de educação afirmam que suas regulamentações regionais permitem apenas o ensino religioso não confessional nas escolas – onde o professor apresenta aos estudantes as histórias de todas as religiões, além de conteúdos de promoção da tolerância e do respeito pela liberdade de credo.Todas as secretarias estaduais de Educação do país foram questionadas sobre suas regras específicas quanto ao tema. Entre as 26 secretarias estaduais e a Secretaria de Educação do Distrito Federal, todas menos uma afirmaram que a determinação para as escolas estaduais é que o ensino religioso tenha natureza não confessional. No total, as redes estaduais têm 7,4 milhões de alunos nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Juiz baiano é o mais votado em lista tríplice para desembargador do TRF-1

  • 30 Set 2017
  • 19:07h

Foto: Reprodução/ Twitter

O juiz federal baiano César Jatahy Fonseca foi o mais votado na lista tríplice formada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para desembargador. Ele obteve 19 votos dos 21 desembargadores presentes na sessão. A lista ainda é formada pela juíza federal Daniele Maranhão e pelo juiz Rafael Paulo Soares Pinto. Apesar do baiano ter sido o mais votado, o cargo ficará com a juíza Daniele Maranhão, por já ter figurado na lista por três vezes, pelo critério de merecimento. O juiz baiano deverá ingressar na próxima lista de merecimento, como manda a tradição no Regional Federal. César é filho do ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Jatahy Fonseco, que faleceu recentemente, e irmão do desembargador Jatahy Fonseca Júnior, membro do TJ-BA e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Ivete e outros artistas pedem apoio a ONG que resgatou 135 cachorros: ‘Filme de horror’

  • 30 Set 2017
  • 17:07h

Foto: Reprodução / Instagram

A apresentadora e ativista da defesa dos direitos dos animais, Luisa Mell, trouxe a público, nesta sexta-feira (30), através de suas redes sociais, um resgate de 135 cachorros de diversas raças que estavam sendo explorados para a reprodução e venda de filhotes em Osasco, na Zona Oeste de São Paulo. "Gente, assisti hoje um filme de terror. Tô em choque até agora! 135 cães das raças lhasa apso, yorkshire e outras sendo torturados em um canil certificado! Todos explorados até a morte para reprodução e venda dos filhotes. Com o apoio da policia, invadimos o local e resgatamos todos! Preciso muito da ajuda de vocês, como nunca. Eles estão em péssimo estado, todos precisam de tratamentos, vacinas, alguns de cirurgia. Só temos vocês. Nos ajudem, eu imploro", publicou o vídeo, seguido de vários outros registros que mostram a operação e de como os animais foram encontrados. 

Ao Extra, a delegada titular da DIICMA, Cristiane Pires, informou que além dos animais vivos, outros nove foram encontrados mortos em sacos plásticos no lixo da residência. "Recebemos a denúncia por meio da ONG da Luisa Mell e montamos a equipe para realizar o resgate. Eles nos encaminharam fotos e vídeos e contatamos a Zoonose de Osasco e a própria ONG para que pudessem levar os animais resgatados. Quando chegamos ao local, constatamos os maus-tratos. Era insalubre e deplorável. Os cães estavam molhados com a própria urina, estavam desnutridos, alguns em acesso venoso. Encontramos nove deles mortos em sacos plásticos no lixo. O local era horrível. A casa era grande e boa, mas estava tudo sujo e muitos animais machucados", explicou. Com os vídeos, vários artistas, como Ivete Sangalo, Giovana Ewbank, Thaila Ayala, Hugo Gloss, postaram apoio à causa, repudiaram a atitude do canil e pediram doações aos seus seguidores. 

CONTINUE LENDO

Com greve de funcionários, Correios realizam mutirão para normalizar entrega de correspondências

  • 30 Set 2017
  • 16:11h

Funcionários dos Correios da Bahia declararam greve em 19 de setembro (Foto: Divulgação/ Sincotelba)

Os Correios realizarão neste sábado (30) e domingo (1º) mutirões com a finalidade de colocar em dia a carga de objetos postais atrasada por conta da greve dos funcionários da empresa, iniciada no último dia 19 de setembro. Segundo a assessoria dos Correios, na Bahia, 74,03% do efetivo está presente trabalhando, e somente os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária) estão suspensos. O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba), entretanto, contesta a informação da empresa e diz que cerca de 70% dos funcionários estão parados. Ainda de acordo com o Sincotelba, uma assembleia da categoria está agendada para a próxima segunda-feira (2), em Salvador

TSE mantém multa ao Facebook por demora em remover perfil da rede social

  • 30 Set 2017
  • 15:10h

(Foto: Reprodução)

O Facebook terá que pagar R$ 600 mil de multa pela demora em remover o perfil de um usuário anônimo que satirizava o então candidato a prefeito de Joinville Udo Döhler (PMDB) durante as eleições de 2016. Segundo a PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral), o valor da multa foi estabelecido conforme o porte econômico da empresa. O processo ocorre desde setembro de 2016  Na época, determinou-se que o Facebook deveria retirar a página "Udo Caduco" do ar. Caso a empresa descumprisse a sentença, ela teria que pagar R$ 30 mil por dia e a rede social deixaria de funcionar por 24h em todo o Brasil.

 O Facebook recorreu da decisão, mas a multa foi mantida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nessa quinta-feira (28), já que a rede social só tirou o perfil do ar depois de 20 dias da determinação da Justiça. O argumento na época foi que o conteúdo que deveria ser removido não tinha sido especificado. De acordo com a PGE, o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), que iniciou a ação, detalhou na liminar e na sentença o conteúdo que deveria ser retirado e questionou que não havia motivos para a demora no cumprimento da decisão. O UOL Tecnologia procurou o Facebook, por meio de sua assessoria de comunicação, mas até o fechamento do texto não havia um posicionamento oficial da empresa. Caso exista, ele será acrescentado na matéria. Segundo a Procuradoria Geral, a empresa ainda pode recorrer da decisão. 

CONTINUE LENDO

Conta de luz de outubro terá bandeira vermelha, com cobrança extra mais alta

  • 30 Set 2017
  • 14:10h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (29) que a bandeira tarifária das contas de luz em outubro será a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos. Segundo o diretor-presidente da Aneel, Romeu Rufino, a decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. “Em função do regime hidrológico muito crítico, este setembro foi o pior mês de setembro, do ponto de vista da vazão, da série histórica do setor elétrico”.  Apesar do alerta, Rufino disse que não há risco para o abastecimento de eletricidade. Desde que a bandeira vermelha passou a ter dois patamares, 1 e 2, em janeiro de 2016, esta é a primeira vez que o nível mais alto é acionado. 

A tarifa extra mais alta se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas. Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ligado ao Ministério de Minas e Energia, havia decidido não acionar as usinas termelétricas mais caras, o chamado “despacho fora da ordem de mérito” mas aprovou, se necessário, o aumento da importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai “na medida em que for possível”. Na reunião, o CMSE também decidiu retomar a operação de três usinas termelétricas que estão paradas. Segundo o comitê, as usinas de Araucária, Cuiabá e Termonorte II “são capazes de produzir energia a preços mais competitivos se comparados com os de outras usinas térmicas.”

CONTINUE LENDO

'A coisa mais fundamental é o diálogo', lembra psiquiatra sobre comportamento suicida

  • 30 Set 2017
  • 13:11h

(Foto: Reprodução)

Chega ao fim neste sábado (30) o mês em que é realizada a campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio. No entanto, é importante que o tema seja lembrado durante todo o ano. De acordo com relatório inédito do Ministério da Saúde, o Brasil registra anualmente uma média de 11 mil casos de suicídio (veja aqui), com tendência ao crescimento. Só nos últimos cinco anos, houve um aumento de 12% no total de casos. Em entrevista ao Bahia Notícias, o psiquiatra Lúcio Botelho afirmou que alguns sinais devem ser observados na tentativa de se identificar o sofrimento de pessoas próximas. "Muitas vezes, o comportamento diferenciado passa despercebido, ainda que a pessoa peça ajuda. A gente deve estar atento a alterações de padrões de comportamento. Pessoas que costumavam ter um desempenho social bom e ir bem no trabalho, por exemplo, de repente ficam mais retraídas ou passam a ter atitudes mais impulsivas", pontuou. A partir da identificação dos sintomas, é importante a busca por auxílio profissional. Ainda assim, o apoio da família e dos amigos é essencial. 

"É importante que se tenha um acompanhamento para um atendimento psicológico e psiquiátrico. Existem maneiras de atenuar esse tipo de comportamento, desde uma abordagem familiar, tentar contornar ou reestruturar o ambiente familiar desse indivíduo em sofrimento, até o acompanhamento especializado", explicou Botelho. O profissional explicou ainda que o tratamento é individualizado para cada paciente, mas o diálogo é fundamental em todos os casos. "Isso é básico para todo mundo. Tratar o assunto com mais clareza e fornecer suporte para essa pessoa em crise", alertou o psiquiatra. "A principal coisa é não desconsiderar aquela queixa. Muitas vezes a pessoa que ouve desconsidera a queixa e minimiza o evento. É importante levar em consideração aquela queixa e acolher, para que essa pessoa fique aberta ao tratamento", acrescentou. Com o objetivo de discutir esse grave problema de saúde pública, acontece neste sábado (30) o I Simpósio Espaço Nelson Pires de Prevenção ao Suicídio. O evento acontece das 8h às 17h, no Auditório CEO, localizado no bairro Caminho das Árvores. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone (71) 99990-4622 ou e-mail [email protected], no valor de R$ 30.

CONTINUE LENDO

Após ocupação de fazenda na Bahia, família de Geddel tem gado roubado em outra propriedade

  • 30 Set 2017
  • 12:11h

Fazenda em Potiraguá é ocupada por indígenas (Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)

Quatro dias após uma fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima ter sido ocupada por índios no município de Potiraguá, no sul da Bahia, uma outra propriedade da família foi assaltada no município de Maiquinique. As cidades ficam distantes cerca de 55 quilômetros. Os ladrões teriam levado algumas cabeças de gado da propriedade. A informação foi divulgada ao G1 pelo advogado da família Vieira Lima, que atua no caso, Franklin Ferraz. Ele contou que o caso ocorreu na noite de quarta-feira (27). Segundo informação preliminar obtida pela defesa, um grupo entrou na fazenda em um caminhão, embarcou algumas cabeças de gado e fugiu. Ferraz detalha que os envolvidos, que chegaram ao local em dois cavalos, ainda abandonaram os animais na propriedade. O delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, que é coordenador da Polícia Civil da região, confirmou o registro da denúncia. Ele disse que na queixa foi relatado o furto de ao menos 25 cabeças de gado. "Chegaram com um caminhão e embarcaram o gado", relata. A polícia trabalha com duas hipóteses. A primeira é de que o caso tenha relação com invasão da fazenda em Potiraguá. A segunda é de que tenha a ver com suspeitos que assaltam fazendas da região. O caso está sendo investigado.

Divulgado resultado provisório da prova discursiva do concurso da PM e Bombeiros; confira

  • 30 Set 2017
  • 11:16h

(Foto: Reprodução)

O Resultado provisório da prova discursiva do concurso para ingresso na Polícia Militar da Bahia e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi divulgado neste sábado (30), no Diário Oficial do Estado (DOE). Para acessar o resultado, acesse o endereço http://diarios.egba.ba.gov.br/html/_DODia/DO_frm0.html, clique em Especial, no campo do lado esquerdo. Os candidatos que participaram da 2ª etapa do concurso podem conferir as folhas de respostas da prova, no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br). Os candidatos podem interpor recurso no prazo de dois dias úteis, no caso, 2 e 3 de outubro. Os resultados das interposições da 1ª Etapa: Provas Objetivas também serão divulgados no site do IBFC e do Portal do Servidor

De acordo com a Secretaria de Administração do Estado (Saeb), na sequência, será publicado o seu resultado definitivo. As provas objetivas e discursivas do concurso foram realizadas no dia 6 de agosto, em Salvador e outros doze municípios do interior. Ao todo, foram realizadas 141.878 inscrições, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Este é o maior concurso já realizado pelo Estado na área de segurança, sendo o primeiro para o Corpo de Bombeiros após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar. Elaborado conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pelos Comandos Gerais das duas corporações, o edital foi publicado dia 10 de maio e terá validade de um ano, prorrogável por igual período. Segundo a Saeb, uma vez habilitado para o curso de formação, seja da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, o candidato irá ingressar no quadro das corporações como aluno soldado, recebendo bolsa de R$ 937 durante o curso de formação. Quando tiver concluído o curso e, posteriormente, lotado na região de sua escolha, os soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar terão carga horária de 40 horas semanais. A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 3.019 (40h) tanto para a Polícia Militar como para o Corpo de Bombeiros.

CONTINUE LENDO

Atriz da Rede Globo morre, após dura luta contra o câncer

  • 30 Set 2017
  • 10:41h

(Foto: Reprodução)

Morreu no início da noite desta sexta-feira a atriz carioca Solange Badim, aos 53 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Badim, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde a atriz estava internada. A causa da morte não foi divulgada. Segundo o jornal O Globo, Solange lutava contra um câncer em estado avançado. O velório está marcado para acontecer a partir da manhã deste sábado, no Cemitério de São Francisco de Paula, mais conhecido como Cemitério do Catumbi, no Centro do Rio de Janeiro. A cremação está marcada para as 16 horas. O ex-marido de Solange, o artista plástico e cenógrafo Sergio Marimba, lamentou a morte da atriz em seu perfil no Facebook.

“Venho com muita tristeza e dor notificar a partida da grande atriz Solange Badim, amiga, mãe, parceira e tudo que é de especial que possa existir nesta vida! Siga em paz, guerreira, aqui ficamos com uma imensa saudade do seu sorriso e do seu amor. Que nossa Senhora da Conceição te cubra com seu manto de luz e te ampare na sua nova missão, Te Amo”, escreveu Marimba. A atriz participou de produções da Globo como as novelas Porto dos Milagres, Malhação e Salve Jorge, além de séries como A Diarista e Sob Nova Direção. No teatro, participou das peças A Noviça Rebelde e As Bodas de Fígaro, entre outras. Era uma das produtoras da peça Lifting, uma Comédia Cirúrgica, estrelada por Ângela Rebello, Lorena da Silva, Drica Moraes e Luisa Pitta.

CONTINUE LENDO