Expedição Amarok 2017: Prado será o destino dos aventureiros.

  • Brumado Urgente
  • 03 Out 2017
  • 10:00h

Foto: Divulgação

Neste mês de outubro será realizada mais uma Expedição Amarok, na cidade de Prado, entre os dias 12 a 15 de outubro. Situado no sul da Bahia, o município de Prado, é famoso pelo seu cenário paradisíaco que abriga seus 84 km de praias recortadas por imponentes falésias de tons variados e rios abundantes. A cidade de Prado é dona de tesouros naturais, cultura rica vinda dos povos indígenas, lazer e gastronomia. Conhecida por abrigar atrativos litorâneos únicos, como a presença das baleias Jubarte, que saem da Antártida rumo à costa de águas quentes da Bahia para procriar e amamentar seus filhotes, Prado recebe todos os anos meio milhão de visitantes na alta temporada e orgulha-se de ter a melhor infraestrutura turística da região. O município de Prado é o quarto maior polo hoteleiro da Bahia, depois de Porto Seguro, Salvador e Ilhéus. O local dispõe de sete mil leitos, com diárias acessíveis a todos os bolsos, sendo a opção turística ideal tanto para casais quanto para famílias. Então, não perca essa oportunidade e participe da "Expedição Costa das Baleias", em Prado, extremo sul da Bahia, de 12 a 15 de outubro. Realização Clube Amarok Bahia. Informações e inscrições, Alessandro Silva, (77) 9.9968-0777, ou pelo e-mail, [email protected].

Câmara de vereadores de Brumado adere à campanha nacional do Outubro Rosa

  • Brumado Urgente
  • 03 Out 2017
  • 09:00h

A câmara municipal de vereadores, em sua primeira sessão no mês de outubro, realizada na noite desta segunda-feira (02), trouxe o símbolo de conscientização do referente mês que é o Outubro Rosa: um laço na cor rosa. Vereadores, assessores e demais funcionários estiveram e estarão ao decorrer do mês em sintonia com essa campanha. A campanha Outubro Rosa que a cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial, visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Na oportunidade, as vereadoras Ilka Abreu e Lia Teixeira falaram da importância dessa campanha e a conscientização para todas as mulheres.

Arany Santana se torna a primeira mulher a assumir a Secretaria de Cultura

  • Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
  • 03 Out 2017
  • 08:30h

Autoridades, gestores, artistas, agentes culturais e militantes estiveram entre as centenas de pessoas presentes na tarde desta segunda-feira (02), no Salão de Atos da Governadoria, para dar as boas vindas à nova Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana. Recebida com calorosos aplausos, a primeira mulher a assumir a pasta tomou posse do cargo em cerimônia celebrada pelo Governador do Estado, Rui Costa. “Continuamos escrevendo história, com a primeira mulher a assumir a Secretaria de Cultura da Bahia. E uma mulher negra. Eu tenho certeza que Arany, com a sua sensibilidade, alma, coração e ligação com o povo, terá muita energia pra gente continuar trabalhando e edificando os pilares da nossa cultura, que é algo estruturante na vida humana e, sobretudo, para os baianos”, declarou Rui. Arany assume a pasta após Jorge Portugal ter entregue o cargo na última quinta-feira (28). O ex-secretário participou da cerimônia para abraçar e desejar sucesso à nova gestora.

 

 

 

A secretária de cultura na oportunidade reiterou o seu compromisso com a comunidade do setor e em contemplar e assegurar a cidadania cultural através da agregação de nomes das mais diversas linguagens, atividades e vertentes. “É preciso fazer saber como a Secult é importante e o quanto ela faz. Minha expectativa é de poder garantir os direitos culturais da mesma forma que garantir os direitos humanos fundamentais. Ampliar as parcerias entre os vários órgãos. Reconhecer e valorizar as diversidades, as diferenças, as convergências e as confluências da cultura da Bahia”, afirmou Arany. Ex-diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (2011-2017), unidade da SecultBA, Arany Santana possui um histórico atrelado à cultura e militância étnica que resiste há anos. Ela é ex-diretora do Ilê Aiyê, mais antigo movimento negro do Brasil; e co-fundadora do Movimento Negro Contra a Discriminação Racial (hoje Movimento Negro Unificado). Como educadora, tem uma trajetória voltada para a alfabetização de adultos iletrados, a arte-educação e o ensino de cultura africana. Também atriz, participou de filmes como A Idade da Terra, de Glauber Rocha, O Jardim das Folhas Sagradas, de Póla Ribeiro, e Capitães da Areia, de Cecília Amado. Na gestão pública, foi a primeira secretária municipal da Reparação, no ano de 2003, e esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia, em 2010.

CONTINUE LENDO

Polícia Militar prende homem portando drogas em Brumado

  • Brumado Urgente
  • 03 Out 2017
  • 07:37h

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Na noite desta segunda-feira (02), o PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) em ronda na Avenida Centenário, detectou um carro com atividade suspeita e então procedeu a uma abordagem ao veículo, onde foram identificados com o jovem de 19 anos, um tablete de maconha, R$514,00 e um relógio de ouro. Após isso, a equipe do PETO acompanhou o jovem, o nome do mesmo não foi revelado, até um Centro Poliesportivo do Bairro São José, na quadra de esportes, foram encontrados: 02 balanças de precisão, 01 relógio, R$ 514,00 reais, 46 petecas de cocaína, 434 gramas de cocaína, 631 gramas de crack,  198 gramas de maconha prensada.  Todo material encontrado junto com o suspeito foram encaminhados para delegacia.

Semana começa com temperaturas altas em Brumado

  • Brumado Urgente
  • 03 Out 2017
  • 07:26h

Após um longo período registrando temperaturas mais amenas, a capital do minério volta a ter suas temperaturas elevadas. Com a chegada da primavera era essa a expectativa, que só veio a se confirmar no inicio de outubro. A previsão para hoje, terça-feira (03) é de máxima de 32° e mínima de 20°, que deve ser o mesmo registrado nos demais dias da semana. Já a umidade relativa do ar varia de 40 a 79%, o que configura bons percentuais.

(*)As informações são do Clima Tempo.

Governo do Estado lança campanha do Outubro Rosa com meta de superar 500 mil mamografias

  • Secom - Governo do Estado da Bahia
  • 02 Out 2017
  • 18:00h

A partir desta segunda-feira (2), unidades de saúde na capital e no interior ganharão uma iluminação especial, na cor rosa, como forma de chamar a atenção das mulheres para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), terá uma programação intensa, com a meta de realizar 20 mil mamografias no mês, ultrapassando assim a marca de 500 mil exames desde janeiro de 2015. Também está prevista a realização de consultas, palestras, um curso de radiologia, aula de ginástica e um motopasseio rosa. Ainda haverá uma ação inédita em parceria com as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) de todo o estado. Pacientes mastectomizadas por câncer de mama e que já tiveram findado o ciclo de quimioterapia serão encaminhadas ao Hospital da Mulher (HM) para a realização de consultas e, caso haja recomendação médica, realização de cirurgia reparadora. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”. Para fazer os exames de rastreamento do câncer de mama não é necessária a solicitação médica. A campanha atende gratuitamente mulheres de 50 a 69 anos, que precisam comparecer aos locais de exame com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso alguma alteração seja verificada na mamografia, elas serão encaminhadas para exames complementares em unidades de referência e, quando necessário, iniciam o tratamento o quanto antes. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que na Bahia 12.900 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2017, sendo 2.760 de mama e, destes, 1.000 ocorrerão em Salvador. Quando detectado em fase inicial, a doença pode alcançar até 95% de cura.

Bancários de Brumado se manifestam contra a privatização dos Bancos públicos

  • Assessoria de Comunicação Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região
  • 02 Out 2017
  • 16:00h

Foto: Reprodução

Na próxima terça-feira (3), os bancários de Brumado fazem uma manifestação para esclarecer a população sobre os riscos do sucateamento e da privatização dos bancos públicos. A mobilização acontecerá em frente ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, a partir das 9h, com panfletagem e utilização do carro de som. O governo Temer vem promovendo o desmonte do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste, diminuindo a quantidade de funcionários e fechando agências. Com a perspectiva da venda ou concessão de mais de 55 empresas públicas, os bancos podem ser os próximos, acabando com um setor estratégico para a economia brasileira. “Através dos bancos públicos, é possível promover empréstimos com taxas de juros menores, financiamentos habitacionais e de infraestrutura, fomento às economias locais e aos pequenos agricultores, e a promoção de programas sociais (como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pro Jovem e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o que não acontece nos bancos privados, que visam exclusivamente o lucro através da exploração dos trabalhadores. Além disso, direitos da população, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Seguro Desemprego, podem cair nas mãos do setor privado, o que seria desastroso”, afirma Larissa Couto, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Um ato semelhante ocorreu em Vitória da Conquista nessa segunda-feira (2) e também acontece em Itapetinga, na quarta-feira (4), e em Poções, na quinta-feira (5).

 

Com 75% de rejeição, PSDB e PMDB são partidos mais desprezados pelos brasileiros

  • Bahia notícias
  • 02 Out 2017
  • 15:30h

Foto: Lula Marques

Entre os maiores partidos do Brasil, o PSDB e o PMDB são também os mais rejeitados pelo eleitorado. Uma pesquisa feita pelo instituto GPP apontou que o índice de rejeição dessas legendas gira em torno de 75% enquanto a aprovação beira os 13%. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, que teve acesso à pesquisa, na sequência vem o PT, rejeitado por 62% dos brasileiros entrevistados. O partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conta com a aprovação de 28% dos eleitores. O levantamento foi encomendado pela sigla Democratas, que atualmente estuda um "relançamento" com mudança de nomenclatura. O partido, que tem entre seus agremiados o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e o prefeito de Salvador, ACM Neto, é rejeitado por cerca de 60% dos entrevistados. De acordo com a publicação, os números negativos chegaram a surpreender o partido.

Inscrições prorrogadas para processo seletivo de estágio da VLI, há vagas para Brumado

  • VLI I Victor Hugo Fonseca
  • 02 Out 2017
  • 15:10h

A VLI, empresa de soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais prorrogou o prazo para as inscrições do processo seletivo de estágio 2018. Estudantes têm até dia 17 de outubro para participar. Nesta edição serão oferecidas cerca de 90 vagas distribuídas por diversos estados: Bahia, Maranhão, São Paulo, Tocantins e Sergipe. As oportunidades são para estudantes dos níveis técnico e superior em diversas áreas e, na Bahia, há vagas para Alagoinhas, Brumado e Iaçu. Os aprovados iniciarão o estágio em fevereiro de 2018 e farão parte de um time de mais de 7 mil pessoas que atuam em um dos segmentos que mais cresce no Brasil: a logística. Além da bolsa, proporcional ao período trabalhado (6 horas), também são oferecidos benefícios como plano de saúde, seguro de vida, auxílio transporte e auxílio refeição. Para se candidatar, os interessados devem entrar no site www.vli-logistica.com/estagio2018. O programa tem duração de 12 a 24 meses e busca desenvolver jovens talentos na empresa a partir de um plano focado no perfil e na formação do estudante. Em 2016, a VLI foi eleita pela revista Você S/A pela segunda vez como uma das 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar.

 

 

 

Processo seletivo

Para o estágio técnico, os candidatos devem ter vínculo de um ano com instituição de ensino com previsão de formatura para dezembro de 2018. As vagas são para as áreas de edificações/estradas, segurança do trabalho, eletroeletrônica, eletromecânica, química, mecânica, mecatrônica e eletrotécnica. Já para o estágio superior, os estudantes devem estar a dois anos da formatura ou ainda possuírem vínculo por dois anos com a faculdade. A previsão de formatura deve ser dezembro de 2019 e as áreas contempladas são: administração, ciências contábeis, psicologia, economia, sistemas de informação, engenharia ambiental, civil, controle e automação, mecânica, mecatrônica, elétrica, produção, química; ciência da computação; sistemas de informação; redes de computadores e logística. A seleção é composta pelas etapas de inscrições online, provas online, dinâmica online com RH, painel e entrevista individual com gestor, documentação, exame médico, assinatura do contrato e plano de estágio e admissão.

Em Brumado a vaga é de nível superior (Administração; Logística)

 

 

CONTINUE LENDO

Artista Brumadense se apresentará no Programa do Ratinho no SBT.

  • Brumado Urgente
  • 02 Out 2017
  • 14:15h

Foto: Reprodução I Facebook

O jovem cantor brumadense Rique Lessa se apresentará no dia 27 de novembro, ao vivo, no Programa do Ratinho no SBT. Ele participará do quadro “É dez ou mil” junto com outros vários artistas de todo o Brasil. Segundo ele, a oportunidade surgiu após uma inscrição junto ao site da emissora com um vídeo e, após a análise do material ele foi chamado “É com muita alegria que compartilho isso com todos. E acredito que sonhar e correr atrás da realização, o sonho pode sim acontecer”. Atualmente o cantor atua em um grupo que realiza casamentos em toda a região, além de ser Nutricionista.

Gás de cozinha em Brumado é em média o mais barato comercializado na região, o motivo é a livre concorrência na cidade.

  • Brumado Urgente
  • 02 Out 2017
  • 12:00h

Foto: Reprodução I Facebook

Na última semana, os consumidores brumadenses puderam observar uma diminuição considerável no valor cobrado pelo gás de cozinha. Até algumas semanas atrás um bujão de gás de 13 quilos custava em média R$52,00. Agora o produto pode ser encontrado entre os valores de R$40,00 e R$45,00, sendo um dos mais baratos da região. Em contato com as distribuidoras em Brumado foi constatado o motivo para essa redução: A livre concorrência. Em razão de uma nova distribuidora comercializar o produto abaixo da média praticada na cidade, os comerciantes, já fixados no mercado, viram a necessidade de ajustar os preços. Em Ibitira, por exemplo, o gás hoje é comercializado a partir de R$45,00; Em Caetité e Guanambi essa média sobre para R$50,00. É importante ressaltar que desde o mês de junho o gás subiu quase 36%, isso diante de aumentos repassados pela Petrobrás, bem como um aumento médio das distribuidoras que foi de 3,79% desse valor. Por ser uma situação atípica, os comerciantes de Brumado tratam o valor cobrado como um período promocional, já que em breve deverão estabelecer os valores com base no mercado regional.

Conquista: BR 116 na rota do tráfico de drogas; mais de 8 toneladas de entorpecentes apreendidos pela PRF

  • Blog do Rodrigo Ferraz
  • 02 Out 2017
  • 11:44h

Foto: Divulgação

O trecho da BR 116, que corta Vitória da Conquista, é um dos principais destinos da rota do tráfico de drogas do país. A rodovia é ponto estratégico do tráfico, devido a sua localização. Ligando o Sudeste do país com o Norte e Nordeste. Somando todas as apreensões feitas pela Polícia Rodoviária Federal entre os anos de 2016 até agora, são mais de 8 toneladas e meia de entorpecentes. Desse total mais 8 toneladas somente de maconha, quase 200 quilos de cocaína e 90 quilos de crack. Os números que chamam a atenção foram mostrados nos telejornais da TV Sudoeste. A PRF sabe das dificuldades da fiscalização por conta da extensão da malha rodoviária, mas têm adotado estratégias para maximizar as fiscalizações e apreensões de entorpecentes e traficantes.

Datafolha: 54% querem prisão de Lula; 89% defendem abertura de processo contra Temer

  • Agência Brasil
  • 02 Out 2017
  • 09:28h

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Levantamento do Datafolha aponta que 54% dos brasileiros defendem a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 89%, a continuidade da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB), por organização criminosa e obstrução de Justiça. No caso de Lula, 40% dos entrevistados afirmam que não há motivos para a prisão do petista; 5% não opinaram. Já em relação à Temer, apenas 7% são contrários ao prosseguimento da denúncia, que resultaria no afastamento do presidente por até seis meses para dar andamento. A pesquisa ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades, nos dias 27 e 28 de setembro. A margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.  A consulta também apurou a perspectiva diante da Operação Lava Jato: 44% acreditam que a corrupção irá diminuir, mesma porcentagem dos que avaliam que continuará na mesma proporção. Há ainda 9% que acham que os atos criminosos vão aumentar nos próximos anos. Ainda sobre a corrupção, 62% consideram que ela prejudica mais o país do que a incompetência dos gestores. Questionados sobre a ideia de que "a corrupção é inaceitável em qualquer circunstância", 80% dos entrevistados concordam. Neste sentido, 74% se posicionaram contra a afirmação de que "se um governante administra bem o país, não importa se ele é corrupto ou não".

Brumado sediará a 5ª etapa da Liga Sudoeste de Jiu-Jitsu

  • 02 Out 2017
  • 09:13h

Será realizado em Brumado um campeonato esportivo a nível regional que é a 5ª etapa da Liga Sudoeste de Jiu-Jitsu. A etapa será realizada no dia 15 de outubro a partir das 09 horas na quadra da Escola Santa Rita, na Avenida Mestre Eufrásio.Esse evento traz para a comunidade e para o esporte local uma movimentação de vários atletas, já que contará com competidores de toda a região. Além de fomentar e incentivar a prática esportiva. Mais informações na página do facebook “Liga Sudoeste”.

Projeto que libera o porte de armas para agente de trânsito é aprovado pelo senado.

  • Brumado Urgente
  • 02 Out 2017
  • 08:40h

Foi aprovado, no último dia 27, pelo Senado, um projeto de lei que libera o porte de armas para agentes de trânsito. O texto ainda segue para sanção do Presidente Michel Temer. Quando começar a valer, a nova lei permitirá que todos os agentes de trânsito do País portem arma durante o período de trabalho. Em Brumado, em entrevista ao Brumado Urgente, O Coordenador de Educação de Trânsito da Superintendência de Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, o agente Jansen Ricardo Rocha, comentou sobre a aprovação do armamento para agentes de trânsito “Essa é uma conquista sobre uma reivindicação antiga da categoria e vai servir para a segurança do próprio agente na execução do seu trabalho. Para isso, claro, o agente deverá apresentar uma capacidade técnica e aptidão psicológica para uso de arma e um treinamento policial.”, comentou. É importante lembrar que o projeto valerá para Municípios, Estados e Distrito Federal, após a sanção do Presidente, as adequações para a implantação em cada ente da federação deverá ser iniciada.