Brumado: As já tradicionais Maratoninha e Paramaratoninha não serão realizada no próximo dia 12

  • Brumado Urgente
  • 04 Out 2017
  • 12:10h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Como todo ano, o dia 12 de outubro em Brumado, é comemorado o dia das Crianças com a Maratoninha e mais recentemente a Paramaratonina se integrou também. Porém, neste ano, a diretoria do Projeto “Criança Feliz”, responsável pelo evento, informa que por motivo de força maior a mesma não será realizada no dia e mês habituais. Empenhados no dever de respeito e lealdade com a comunidade, a diretoria agradeceu e comunica “Em nova data, ainda este ano, a competição esportiva poderá ser realizada”.

Brumado: Centro de Conciliação e Mediação será instalado na cidade

  • Por Brumado Urgente
  • 04 Out 2017
  • 11:00h

Uma parceria firmada entre A Fainor, a Prefeitura Municipal de Brumado e o Tribunal de Justiça (TJ-BA), trará a Brumado um Centro de Conciliação e mediação. O projeto ainda está em fase de estudo para a sua implantação e terá a finalidade de solucionar conflitos que ainda não viraram processos, além disso, restabelecer diálogo entre as partes envolvidas, sendo o principal objetivo solucionar os conflitos sem a necessidade do trabalho de advogados. Essa parceria irá disponibilizar toda a questão logística para o seu funcionamento, de forma integrada. A fainor disponibilizará parte da mobília, a Prefeitura de Brumado cederá a parte estrutural, além de servidores para atuar no referido órgão. Ainda sem data para inauguração, o Centro de Conciliação e Mediação funcionará no complexo do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC), próximo a agência dos Correios. Com esse órgão, o município passa a ganhar mais com arrecadação, pois as conciliações lá promovidas trarão acertos de cobrança de tributos. De acordo com a Fainor, esse é um importante projeto para Brumado, e também para os estudantes do curso de Direito, que poderão, por exemplo, atuar no órgão, em forma de estágio.

Governo Temer gasta R$ 8 mil em caixas de bombons folheadas a ouro

  • O Correio
  • 04 Out 2017
  • 10:00h

Um levantamento feito pelo Contas Abertas, organização que monitora os gastos do governo, revelou que o ministério das Relações Exteriores gastou, em setembro, quase R$ 8 mil para comprar sete caixas de bombons. Os mimos são usados pelo Governo Temer como presentes a autoridades estrangeiras que visitarem o país. A compra consistiu em quatro caixas grandes e três caixas menores de chocolate artesanal de alta qualidade produzido no Brasil, da marca Aquim. “Trata-se de fórmula especial, desenvolvida no Brasil, explorando as particularidades do cacau brasileiro, sem adição de castanhas ou aditivos comuns em chocolates industriais”, explicou a pasta. De acordo com o Contas Abertas, as caixas são estojos especiais, com pinça folheada de ouro, fabricadas artesanalmente em imbuia. Na nota de empenho da compra estão as características dos bombons: chocolate sabor ao leite e sem recheio.  Ao Contas Abertas, o Itamaraty afirmou que sempre presenteia as autoridades estrangeiras com produtos brasileiros de alta qualidade, “de forma a divulgar os produtos e a cultura nacionais”. Em dezembro de 2016,  o presidente Michel Temer se viu obrigado a desistir de uma compra de sorvete da marca americana Haagen Dazs depois que a licitação chegou ao conhecimento público. A compra consistia em 500 potes de sorvete para serem servidos no avião presidencial durante viagens.

Enem terá detectores de ponto eletrônico na edição deste ano

  • O Correio
  • 04 Out 2017
  • 09:00h

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá segurança reforçada, com ajuda até de tecnologia de espionagem. É que detectores de ponto eletrônico serão utilizados pela primeira vez nos dois dias de prova. Com eles, será possível identificar mensagens por celular ou ponto eletrônico recebidas e transmitidas via sinal de rede móvel de banda larga, bluetooth e wi-fi. Doze candidatos foram flagrados em 2015 e 2016, usando ponto eletrônico (veja abaixo). O uso dos detectores foi anunciado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, no último dia 27. Além deles, o Enem 2017 contará com provas personalizadas e aumento no número de detectores de metal. Batizado de Andre, o equipamento para identificar pontos eletrônicos vai ser usado de forma experimental. Ele é um dispositivo portátil, conectado a uma antena, que apita quando se aproxima de alguém que esteja usando o ponto. Atenção: o novo equipamento de segurança não vai emitir alarme em quem estiver usando aparelho auditivo, que apenas amplifica as ondas sonoras, sem emitir ou receber sinais. O equipamento foi cedido ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pelo grupo Berkana Tecnologia em Segurança. A empresa explica que o sistema americano é amplamente utilizado para espionagem, através de interceptação de escutas e transmissões ilegais. “Nós percebemos que essa tecnologia poderia ser utilizada para outros fins, além desses. Lançamos, em maio, o produto para detectar fraudes em concursos públicos”, explicou Vanessa Teixeira, gerente de marketing da Berkana. A adoção do Andre foi recomendação da Polícia Federal. Com a novidade, a localização de aparelhos de transmissão, por menores que sejam, será mais precisa e sem a necessidade de revista dos candidatos. “Um agente pode circular entre as cadeiras e, se houver detecção de sinal de radiofrequência, o aparelho sinaliza, vibrando e emitindo alarme visual e sonoro”, disse Vanessa, da Berkana.  Por motivos de segurança, o Inep não informou quantos aparelhos do tipo serão utilizados nem onde: “Estamos trabalhando com a perspectiva de utilizar o equipamento em todos os estados”, afirmou Eunice dos Santos, diretora de Gestão e Planejamento do órgão.

Pacientes com câncer têm direito a saque do FGTS, isenção do Imposto de Renda e do IPVA

  • por Cláudia Cardozo
  • 04 Out 2017
  • 07:30h

Pessoas que sofrem com algum tipo de neoplasia – o câncer – detêm alguns direitos especiais na esfera Trabalhista, Previdenciária e Tributária. A informação foi dada pelo advogado Breno Novelli, ao Bahia Notícias, diante da campanhas do Outubro Rosa e o alerta para o combate e prevenção ao câncer de mama.  Pacientes que lutam contra o câncer, sobretudo mulheres, ou familiares com dependentes que buscam a cura da doença podem, por exemplo, fazer o saque integral do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para ajudar nos custeios do tratamento e no seu próprio sustento. A pessoa diagnosticada com algum tipo de neoplasia, a depender da gravidade, também pode ter direito a aposentadoria integral por incapacidade laboral. “Os benefícios estarão diretamente ligados à gravidade e intensidade do câncer junto com a capacidade de trabalho da pessoa. Não se pode falar em aposentadoria integral em casos em que a capacidade de trabalho não fique completamente impossibilitada”, salienta o advogado. Breno completa que a incapacidade para o trabalho não é mensurada somente pelo aspecto físico, mas também pela condição psicológica, emocional, moral, social e financeira. O servidor público tem direito ao benefício, mesmo que tenha contraído a doença após a aposentadoria, transformando em integral, se for o caso. Caso haja o deferimento da aposentadoria por invalidez, a pessoa ainda pode ter a quitação total do financiamento de um imóvel. Isso se deve pois, ao comprar um imóvel financiado junto à Caixa Econômica Federal, por exemplo, o comprador paga um seguro habitacional. O contrato deste seguro prevê a quitação do saldo devedor nos casos de morte e invalidez permanente do contratante. Pacientes que ainda foram submetidos a tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, podem ter isenção do Imposto de Renda. Outros impostos também podem ser deduzidos, como o ICMS, IPVA, IPI e IOF. 

Outros direitos de pessoas com câncer versam sobre o direito ao saque do PIS/Pasep, que devem ser requeridos junto à Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Também têm desconto na contribuição previdenciária. Apesar de deterem direitos que lhes proporcionem um conforto em um período tão delicado de suas vidas, muitas pessoas encontra dificuldade em obter tais vantagens. Breno Novelli enumera três entraves na hora que conseguir tais benefícios: “O primeiro deles, infelizmente, é a informação. As pessoas ainda, infelizmente, não sabem que elas podem em um momento tão difícil desses da vida - que a gente nunca espera - ter esses benefícios”. A segunda dificuldade é a burocracia. “Apesar de sabermos que o INSS, para seu bom funcionamento, precise ser rigoroso, percebemos que é exigida uma quantidade grande de documentos. Precisa de atestado médico não superior a 30 dias, com assinatura, com carimbo, com CRM, com tipificação especifica. É preciso juntar exames patológicos que serviram de base para o diagnóstico do câncer, além de carteira de trabalho, cartão cidadão”, detalha. A isenção de impostos também não é fácil de conseguir. Para se ter isenção do IPVA, por exemplo, é preciso dar entrada em um pedido no Detran e na Secretaria da Fazenda, para que façam a análise para saber se, de fato, a pessoa tem direito a receber os benefícios. Com a aprovação, o Detran e a concessionária são comunicadas para não cobrarem o imposto. Ele ressalta que, apesar de nesses casos não ser necessário ter advogado, é recomendável contratar um diante da dificuldade em obter os auxílios e isenções. Já no ambiente de trabalho, o advogado diz que as empresas precisam ter bom senso. “É preciso que as empresas tenham bom senso quanto ao afastamento que não for superior ao prazo de 15 dias. Que ela cobre os atestados médicos dos pacientes e, com as faltas justificadas, não desconte os dias não trabalhados no contracheque do funcionário. Sendo superior a 15 dias, o paciente deve dar entrada no pedido de auxílio-doença junto ao INSS, e durante o tempo do pedido até a concessão do benefício, o contrato seja suspenso”, frisa. Esse período compreendido entre o pedido e deferimento do auxílio é chamado por Breno de “vácuo jurídico”. É justamente neste “vácuo” que o contrato de trabalho deve ficar suspenso, pois a pessoa não tem condições de trabalhar até o dia da perícia. O advogado ainda destaca que as mulheres que tiveram que ter a mama retirada em decorrência do câncer têm direito a cirurgia de reconstrução através do plano de saúde ou do próprio SUS. 

CONTINUE LENDO

Câmara de Vereadores realizará no próximo dia 20 de outubro cerimônia de entrega de título de cidadão brumadense ao Desembargador Lourival Trindade

  • Por: ASCOM/CMBrumado
  • 04 Out 2017
  • 07:12h

No próximo dia 20 de outubro, às 19h00, a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado estará realizando a cerimônia de entrega de título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade, de autoria do vereador Léo Vasconcelos. A concessão de título de cidadão tem como objetivo primordial homenagear pessoas que apesar de não terem nascido na cidade desenvolveram e desenvolvem ações que visam o desenvolvimento social da localidade. Como um grande exemplo desta afetividade por uma cidade que não é a sua de nascimento está o Desembargador Lourival Trindade, motivo pelo qual receberá a homenagem. O Desembargador Lourival Trindade nasceu no município de Água Quente, hoje Érico Cardoso, filho de Aquilino José Trindade e de Dona Anastácia Almeida Trindade. Diplomou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 11 de agosto de 1973, foi Conselheiro da Seccional da OAB-BA, de 2001 a 2003, vindo a se tornar Desembargador do Tribunal de Justiça Baiano em 23 de janeiro de 2008 e como Juiz do Tribunal Regional Eleitoral pela vaga da Corte Eleitoral destinada aos Desembargadores do TJ em 13 de março de 2014. Sua carreira como operador do direito como gosta de ser chamado, apresenta uma vasta experiência, que compartilha com muito prazer com os alunos de direito da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano, onde leciona Direito Processual Penal. “Por todas suas qualificações, dedicação à profissão e preocupação com o bem-estar da população é que estaremos homenageando o Desembargador Lourival Trindade com o título de Cidadão Brumadense, pontuou Léo Vasconcelos”.

Cartórios de registro civil já podem emitir documentos de identificação

  • Agência Brasil
  • 03 Out 2017
  • 18:00h

Os cartórios de registro civil do país poderão emitir documentos de identificação, como passaporte e carteira de trabalho, alterar informações em certidões de nascimento, além de permitir que os pais escolham a naturalidade do filho de acordo com o local de nascimento ou com a cidade onde a família reside. As mudanças vieram com a Lei nº 13.484/17, sancionada na semana passada, que transformou os cartórios de registro civil em ofícios da cidadania. Segundo o presidente da Associação dos Notários e Registradores de São Paulo (Anoreg/SP), Leonardo Munari, com a medida os órgão públicos podem aproveitar da capilaridade dos cartórios, além de tornar a emissão de documentos mais acessível à população. “Os governos, seja federal, estaduais ou municipais, só tendem a ganhar porque podem economizar com mão de obra, procedimentos internos e utilizar dessa capilaridade dos cartórios”, disse. Hoje, o Brasil conta com quase 14 mil cartórios. Entretanto, a oferta desses serviços em cartório não é universal. Vai depender de convênios firmados entre as associações de cartório e os órgãos expedidores de documentos. A emissão de passaporte, por exemplo, depende de convênio com a Polícia Federal; já a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) depende de convênio com o Departamento de Trânsito (Detran) de cada unidade da federação.

Festival Estudantil de Curtas será realizado no Ifba de Brumado

  • Divulgação
  • 03 Out 2017
  • 17:00h

Foto: Divulgação

O Festival Estudantil de Curtas, o Curta 5, será realizado pela primeira vez no Ifba de Brumado, nesta quarta-feira (4), às 18h30. Na ocasião, será exibida uma mostra competitiva da Categoria Juvenil 2 (ensino médio). A comunidade terá a oportunidade de avaliar os 10 vídeos finalistas na 8ª edição do Curta 5. O Festival de Curtas é promovido pelo Ifba de Vitória da Conquista. Saiba mais sobre o projeto através do site www.curta5.com.br. Toda a comunidade está convidada a prestigiar o festival.

Conta de luz fica mais cara em outubro

  • Agência Brasil
  • 03 Out 2017
  • 16:00h

Foto: Uol Economia

Com o início do mês de outubro, a conta de luz ficará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária das contas de luz, que passou a ser a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos. A tarifa extra mais alta a partir deste mês se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas. A mudança foi anunciada pela Aneel na última sexta-feira, 29. É a primeira vez que o patamar 2 é acionado, desde que a bandeira vermelha passou a contar com duas graduações, em janeiro de 2016. A decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes. A agência reguladora aponta que ainda não há risco de desabastecimento de energia, mas alerta para a importância de os consumidores intensificarem o uso consciente e combater o desperdício de energia elétrica.

 

O que fazer para economizar

Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado; evitar deixar a porta da geladeira aberta sem necessidade ou colocar alimentos quentes nela; retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências e utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo são ações que podem contribuir para evitar o desperdício e também o peso das mudanças no bolso.

CONTINUE LENDO

Brumado: SMTT realizará capacitação e atualização da atividade de agente de trânsito

  • SMTT
  • 03 Out 2017
  • 15:00h

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes em Brumado estará desenvolvendo neste mês de Outubro CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE AGENTE DE TRÂNSITO FRENTE A APLICAÇÃO DA LEI 9.503/2017. O Secretário Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, Engenheiro André Luis Dias Cardoso, determinou na última reunião da equipe de gestão da Smtt Brumado ao Coordenador de Educação no Trânsito Agt. Jansen Ricardo a adoção de ações que possibilitem a referida capacitação e atualização da atividade. A Coordenação de Educação no Trânsito estará desenvolvendo a referida capacitação e atualização, destinada exclusivamente aos agentes de trânsito de Brumado, na próxima semana em dois turnos, no auditório da Smtt Brumado, no prédio da Prefeitura Municipal de Brumado. O inicio das atividades se dará no dia 9 de outubro, as 8 da manhã.

Indústria fecha primeiros oito meses do ano com crescimento de 1,5%, diz IBGE

  • Agência Brasil
  • 03 Out 2017
  • 14:00h

A produção industrial brasileira encerrou o mês de agosto com queda de 0,8%, frente a julho, na série com ajuste sazonal, mas fechou os primeiros oito meses do ano (janeiro-agosto) com crescimento de 1,5%. A queda de julho para agosto frente ao mês imediatamente anterior interrompe quatro meses consecutivos de expansão na produção, período em que a indústria acumulou crescimento de 3,3%. Os dados relativos à Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Brasil foram divulgados hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam que na série sem ajuste sazonal, confronto com igual mês do ano anterior, a indústria cresceu 4% em agosto deste ano, após também registrar taxas positivas em maio (4,5%), junho (0,9%) e julho (2,9%). A taxa acumulada nos últimos 12 meses, no entanto, contínua negativa e fechou agosto em -0,1%, prosseguindo com a redução no ritmo de queda iniciada em junho de 2016, quando o setor fechou com queda de -9,7%.

Vagas de emprego são ofertadas em Brumado. Confira!

  • Brumado Urgente
  • 03 Out 2017
  • 13:00h

O sine Bahia divulga periodicamente sobre oportunidades de emprego para Brumado e demais cidades. Com a crise econômica foi constada uma redução no número de empregos formais, então oportunidades como essa não podem passar despercebidas. Em Brumado as vagas contemplam Vendedores, Supervisor de Vendas, Suporte Técnico, Representante comercial, bem como estágios. Saiba mais no endereço: https://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-brumado-ba.

Sessões da Câmara de Vereadores em Brumado serão realizadas às sextas-feiras.

  • Brumado Urgente
  • 03 Out 2017
  • 12:40h

Foto: Brumado Urgente

Em Brumado, as sessões da casa legislativa são realizadas às segundas-feiras no horário das 18h30min, porém os vereadores Elias Piau (PV) e José Santos “Santinho”, sugeriram a mudança deste horário e dia para a sexta-feira às 9h. A sugestão foi aderida pelo Presidente do Legislativo Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) e será testada durante um mês a contar do próximo dia 20 de outubro. A justificativa para tal mudança é que a presença do público seria melhor no referido dia.

Em setembro, tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou R$300,00 mais caro.

  • Brumado Urgente
  • 03 Out 2017
  • 12:00h

No inicio do mês de setembro já começou a valer a nova taxa cobrada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) nas cidades do interior como Brumado, Vitória da Conquista e Guanambi. A taxa corresponde a um monitoramento das aulas práticas, que serve para averiguar se o aluno tem feito todas as aulas a que é destinado a ele, isso vale para quem vai tirar a habilitação para Carros (A,AB). Esse aumento levou as Auto Escolas de Brumado a reajustar o preço cobrado para tentar atrair clientes. Se em 2014, custava R$1400,00 os serviços da Auto Escola, hoje tem um custo em média de R$1100,00. Se comparado a Vitória da Conquista esse valor é bem menor, já que na referida cidade os custos chegam a R$1700,00. Em entrevista ao Brumado Urgente os donos de Auto Escola comentaram sobre os aumentos e a criação de novas taxas “Nós concordamos com o serviço, só não concordamos com taxa, pois com ela muitos alunos não procuram mais os serviços da Auto Escola, pois ficam caros. Depois desse aumento tivemos que diminuir o preço cobrado para atrair clientes, isso em um momento difícil, onde a gasolina sobe e o país todo vive um período de dificuldades”, comentaram.

Concursos públicos abertos reúnem 15,2 mil vagas em todo o país

  • Por Pâmela Kometani, G1
  • 03 Out 2017
  • 11:00h

Pelo menos 125 concursos públicos no país estão com inscrições abertas e reúnem 15,2 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 17,4 mil na Defensoria Pública de Pernambuco. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.