Novo modelo de negócio une ações sociais e geração de lucro

  • 05 Nov 2017
  • 13:00h

Uma das principais atrações da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), que ocorre em Belo Horizonte até sábado (4), a corrida de drones chama a atenção do público. Quatro vezes por dia, qualquer um pode controlar um desses dispositivos voadores e cumprir um percurso com obstáculos. Os dois melhores disputam uma grande final, em que o vencedor é quem pilota mais rápido. Por trás do entretenimento, existe um novo modelo de negócio que une ações sociais e geração de lucro. Empresa responsável pelos drones, a Mirante Lab, de São Paulo, também sustenta-se com os convites para demonstrações em escolas, eventos e workshops. No entanto, segundo os funcionários, o negócio também fornece retorno para a sociedade ao promover a inclusão de novas tecnologias e ampliar o interesse pela ciência. “Temos uma missão de inclusão que a gente preza muito: deixar que as pessoas conheçam o que é um drone ou uma impressora 3D [que imprime objetos em três dimensões]. São jovens, pessoas com deficiência e até idosos que entram em contato pela ciência”, destaca Ricardo Yamamoto, gerente de Atividades da Mirante Lab. Fundada há dois anos, a empresa, desde o ano passado, é parceira da Campus Party, evento que reúne jovens para desafios tecnológicos.

Pela primeira vez, TRT-BA terá presidência formada só por mulheres

  • 05 Nov 2017
  • 11:00h

Foto: TRT-BA

A posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), para o biênio 2017-2019, acontecerá na segunda-feira (6), às 17h, na Sala de Sessões do Pleno, na sede do tribunal, no bairro de Nazaré. A mesa diretora é composta pela desembargadora Maria de Lourdes Linhares, como presidente; desembargadora Débora Machado, como vice-presidente; desembargadora Dalila Andrade, como corregedora-regional; e pela desembargadora Marizete Corrêa, como vice-corregedora.  Essa é a primeira vez que o tribunal terá uma mesa diretora inteiramente formada por mulheres. A nova presidente, Lourdes Linhares, estabeleceu como metas de sua gestão a busca pela maior efetividade e celeridade da prestação jurisdicional, com o estímulo da conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho, e o aperfeiçoamento das ferramentas eletrônicas, com o objetivo de promover maior acessibilidade e agilidade na solução dos conflitos. O TRT da Bahia é formado por 88 Varas do Trabalho – sendo 39 em Salvador e 49 no interior do estado. O 2º Grau do TRT é formado por 29 desembargadores. Anualmente, o tribunal recebe uma média de 150 mil processos e paga aos jurisdicionados baianos cerca de R$ 2 bilhões a cada ano.

 Lourdes Linhares também tem como meta de gestão o aprimoramento técnico cultural contínuo de magistrados e servidores, voltado para a capacitação e desenvolvimento na área jurídica e administrativa, conscientização socioambiental do seu corpo funcional, e, ainda, a promoção de uma gestão eficiente e eficaz dos recursos econômicos, sociais e ambientais, por meio de ações planejadas e continuadas. Loures Linhares é nascida em Salvador, graduada pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal). Iniciou sua carreira no TRT da Bahia como analista judiciária, em 1981. Em 1989, ela ingressou na magistratura  trabalhista, atuando como juíza nas cidades de Irecê, Senhor do Bonfim e Salvador, sendo, em seguida, promovida por merecimento ao cargo de juíza titular, atuando na 1ª Vara do Trabalho de Feira de Santana, 6ª, 12ª e 24ª Varas do Trabalho de Salvador. Em 2001 foi convocada para substituir no Gabinete do desembargador Lysandro Tourinho e, em julho 2002, foi promovida por mérito para o cargo de desembargadora do Regional. Em 2015 foi eleita para o cargo de vice-presidente do TRT para o biênio 2015/2017. A desembargadora Débora Machado é natural de Salvador, formada em direito pela Ucsal e em ciências contábeis pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em 1984, ela foi aprovada nos concursos de procurador do INSS e de procurador do Estado da Bahia. Em 1989, Débora foi aprovada no concurso de juiz do Trabalho. Em maio de 2004, foi promovida a desembargadora do Regional. Atualmente, também é professora de direito da Ucsal. A desembargadora Dalila Nascimento também é de Salvador e formada pela Ucsal, além de ser graduada em letras. Em 1987, foi aprovada no concurso para juíza do Trabalho. Em 2002, foi promovida a desembargadora do TRT pelo critério de merecimento. A desembargadora Marizete Menezes é nascida em Taperoá, formada em direito pela Ucsal. Em 1981, ingressou no TRT da Bahia como servidora. Em 1987, ingressou na magistratura. Ela foi promovida a desembargadora em 2006.

CONTINUE LENDO

Estudo revela que uso contínuo de Omeprazol pode causar câncer

  • 05 Nov 2017
  • 09:00h

Foto: Divulgação

Para quem tem costume de se automedicar com omeoprazol ao sentir dor no estômago deve ter muito cuidado. Um estudo publicado na revista Gut apontou que o medicamento pode aumentar em 2,4 vezes a chances de um câncer de estômago. A droga é usada em pacientes com refluxo, úlcera e ou diagnosticados com a bactéria Helicobacter pylori. O estudo observacional feito durante 12 anos, com 63 mil adultos, na Universidade de Hong Kon e na Universidade College London, identificou a relação entre o câncer no estômago e o uso da medicação. Isso porque durante o período da pesquisa, 153 participantes desenvolveram câncer, sendo que nenhum deles apresentou a bactéria H Pylori - porém, todos tiveram inflamação estomacal de longo prazo. O estudo observou ainda que, depois de um ano de uso de uma droga como Omeoprazol, Pantoprazol ou lansoprazol, aumenta a probabilidade do paciente desenvolver câncer de estômago em cinco vezes. Com três anos ou mais de uso, o risco cresce oito vezes.

Geddel tenta acordo de delação premiada com o MPF, diz coluna

  • 04 Nov 2017
  • 19:00h

O ex-ministro baiano Geddel Vieira Lima procurou o Ministério Público Federal para tentar um acordo de delação premiada. A informação foi publicada pela coluna Radar Online, da revista Veja, nesta sexta-feira (3). A aproximação de Geddel com o MPF ocorre após a procuradora-geral da República Raquel Dodge assumir o posto em substituição a Rodrigo Janot. O peemedebista está preso depois que a Polícia Federal descobriu suas digitais em malas e caixas do dinheiro que somou R$ 51 milhões. O montante foi encontrado em um apartamento localizado no bairro da Graça, em Salvador.

Venda de carros novos tem alta de 30,1% na Bahia, aponta levantamento

  • 04 Nov 2017
  • 18:00h

O setor automotivo baiano registrou um aumento de 30,1% no financiamento de carros novos em setembro. Segundo informações do jornal Correio, com dados do Brasil Bolsa balcão (B3), é o melhor resultado desde abril de 2013, quando o índice chegou a 33,6%. O levantamento ainda aponta que o setor teve alta de 32,3% no Nordeste no mesmo período. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) também sinalizam a movimentação positiva do mercado: as vendas alcaçaram 3,6 mil unidades em outubro, um crescimento de 15,15% em comparação ao mesmo período de 2016. Os dados s ebaseiam no número de veículos registrados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran),  Na comparação com setembro (3,5 mil unidades), o resultado aponta uma leve alta de 3,65% na Bahia.

Realização do Enem contará com o trabalho de mais de 600 mil pessoas

  • Agência Brasil
  • 04 Nov 2017
  • 17:00h

Mais de 600 mil pessoas vão trabalhar para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, entre aplicadores de prova, coordenadores e agentes de segurança. A primeira prova acontece amanhã (5), com questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. No dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. Mais de 6.730.000 de pessoas estão inscritas para fazer o exame. O Enem será realizado em 1.725 municípios. A aplicação das provas será feita por 197 mil chefes de sala e 195 mil aplicadores, que atuam em conjunto. Para atender as necessidades dos participantes que solicitaram recursos de acessibilidade, serão 12,7 mil aplicadores especializados. Outros 67 mil fiscais de banheiros ficarão responsáveis pela vistoria com os detectores de metais. O exame também terá 54 coordenadores estaduais, 1.793 coordenadores municipais, 13.880 coordenadores de locais de prova e outros 22.020 assistentes locais de prova. Cerca de 40 mil professores da rede pública e servidores públicos foram capacitados para representar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos locais de aplicação, fazendo a conferência da abertura do lacre dos malotes com prova. Também estão envolvidos no processo 41 mil funcionários dos Correios, que trabalham na  distribuição das provas e a logística reversa, que envolve o transporte dos cartões-resposta e das folhas de redação dos locais de prova até a estrutura de correção do consórcio aplicador. Na operação reversa, serão 200 colaboradores da Fundação Getúlio Vargas e 500 da Fundação Cesgranrio. Responsável pela correção das redações, a Fundação Vunesp contará com 9 mil professores. Também haverá cerca de 500 servidores do Inep trabalhando no processo, com representantes em todos os estados.

PMDB, PT e PSDB perdem 37 mil filiados em nove meses

  • 04 Nov 2017
  • 16:00h

Os três maiores partidos do Brasil: PMDB, PT e PSDB perderam mais de 37 mil filiados entre janeiro e setembro deste ano. Segundo a coluna Expresso, da revista Época, quem mais sofreu com a perda foi o PMDB, sigla do presidente Michel Temer: 15.500 pessoas deixaram a legenda. Logo depois, aparece o PT, com 14.700 baixas, e o PSDB, com 7.400 desfiliados. As legendas têm sofrido com o envolvimento de proeminentes lideranças em escândalos de corrupção, principalmente o revelado pela Operação Lava Jato. 

Idosos tem até 31 de dezembro para se inscrever no CADÚNICO e continuar recebendo o BPC

  • 04 Nov 2017
  • 15:00h

Foto: Divulgação

BPC ou Beneficio de Prestação Continuado é aquele benefício instituído pela LOAS que garante um salário mínimo pra idosos que não tem direito. A aposentadoria por falta de contribuição, trabalhador rural que nunca contribuíram e tem mais de 65 anos e pessoas com deficiência incapacitante moderada ou grave e que a renda per capita familiar seja de até 1/4 do salario mínimo. É a população vulnerável e o Governo Temer decretou em julho de 2016 que todos os beneficiários estão obrigados a se cadastrar no CADÚNICO até 31/12/2017 caso contrário terão benefício cortado. Porém, não fizeram uma campanha pra alertar a população para o cadastro, com isso a maioria não ficou sabendo. Como exemplo em BH 14.500 pessoas idosas são beneficiárias e até agora só 1.400 cadastraram e a proporção é a mesma em todo o Estado e no país.

Bahia renova contratos de Everson e Júnior Brumado até 2020

  • 04 Nov 2017
  • 14:00h

Foto: E.C Bahia

O Bahia acertou nesta semana a renovação contratual do zagueiro Everson e do atacante Júnior Brumado até o ano de 2020. Os dois atletas, revelados pelas divisões de base do Tricolor, fazem parte da equipe profissional. Em entrevista ao Bahia Notícias, o diretor de futebol Diego Cerri comentou as prorrogações de vínculos. "O Brumado é um atleta nascido em 1999, bem jovem, então tem um caminho pela frente no clube e acreditamos no potencial, assim como o Everson, que começou a participar agora no profissional e apostamos no futuro. Já fizemos isso com o Juninho Capixaba, Becão, Felipinho, para que todos estejam em uma condição tranquila de prosseguir no clube. É importante proteger esses ativos para que possam dar sequência aqui", disse, em entrevista ao Bahia Notícias. Desde o início da temporada entre os profissionais, Everson atuou em apenas uma partida pelo Campeonato Brasileiro. Júnior Brumado, por sua vez, soma duas aparições.

Guanambi: Tiroteio deixa criança de 02 anos ferida

  • 04 Nov 2017
  • 13:00h

Foto: Reprodução

O feriado do dia de finados foi extremamente movimentado na área policial, em Guanambi. No final da tarde do dia 02, um garoto de apenas 02 anos foi vítima de disparo de arma de fogo. De acordo com informações da mãe da criança, cuja identidade será mantida em sigilo, ela passava por uma avenida que interliga os Bairros Beija Flor e Monte Azul, quando alguns indivíduos começaram a trocar tiros em via pública e o menor acabou sendo atingido por um tiro de raspão no braço. Com a criança ferida a mãe em desespero pediu carona a uma pessoa que passava de carro, levando o garoto a emergência do HRG (Hospital Regional de Guanambi), que passou por procedimentos médicos. Após tomar conhecimento do fato, uma equipe da Polícia Civil deslocou até a Unidade de Saúde, que ouviu o depoimento da mãe da vítima e investigação pode ser iniciada. A criança e a mãe após receberem cuidados médicos passam bem.

PM apreende 1.200 comprimidos de ecstasy em Arraial D'Ajuda; estoque vale R$ 100 mil

  • 04 Nov 2017
  • 12:00h

Foto: Divulgação / SSP-BA

Cerca de 1.200 comprimidos de ecstasy, avaliados em R$ 100 mil, foram apreendidos na noite de ontem (3) na localidade de Arraial D'Ajuda, em Porto Seguro, pela Polícia Militar. Além da droga recolhida, dois traficantes foram presos em flagrante por equipes da Companhia de Emprego Tático do 8° Batalhão da Polícia Militar (Porto Seguro). Com os suspeitos, cuja identidade ainda não foi revelada, foram encontrados também cerca de meio quilo de haxixe. O material foi localizado durante abordagem aos dois homens, em uma blitz. A apuração preliminar aponta que os comprimidos seriam vendidos em Arraial e Trancoso. Os traficantes e e as drogas foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Eunápolis. "Estamos entrando na alta estação e o consumo de drogas aumenta. Quem faz uso dessas substâncias precisa estar ciente de que financia quadrilhas responsáveis por homicídios, latrocínios, roubos a banco, veículos, entre outros crimes. É fácil consumir a droga com a alegação do divertimento e achar que não tem participação nessa cadeia de crimes", afirmou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzêda.

Gás de cozinha fica mais caro a partir deste domingo

  • 04 Nov 2017
  • 11:00h

A partir deste domingo (5), o valor do gás de cozinha ficará em média 4,5% mais caro. O reajuste foi anunciado pela Petrobras nesta sexta-feira (3). "O reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no Hemisfério Norte. A variação do câmbio também contribuiu", afirmou a estatal. A nova política de preços adotada pela Petrobras prevê reajuste do preço do gás todos os meses. O último reajuste aconteceu no dia 10 de outubro.

Seis ciganos são presos em Conquista com armas, e 290 mil reais em cheques

  • Brumado Urgente
  • 04 Nov 2017
  • 10:00h

Foto: Reprodução/WhatsApp

Na tarde desta sexta-feira (03), uma operação entre as policias Rondesp Sudoeste, Esquadrão Falcão, Pelotão de Motos da 77 e Peto 77, foi realizada em Vitória da Conquista que resultou na prisão de seis ciganos em um condomínio. Após denúncia de invasão no referido condomínio os policiais se deslocaram até o local e lá identificaram seis ciganos que, na abordagem, estavam portando uma pistola com várias munições, outras duas armas, vinte mil reais em dinheiro e 290 mil em chegues. A suspeita é que esse dinheiro seja fruto de agiotagem. Os envolvidos foram encaminhados e apresentados ao Distrito de Segurança Pública (DISEP).

Campanha Natal Premiado da CDL de Brumado, participe você também!

  • ascom - Izidy Ramel Comunicação
  • 04 Nov 2017
  • 09:19h

A campanha de Natal da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado, iniciou ontem (03/11/2017) e está repleta de oportunidades para todos os consumidores, veja:

- mobília para toda a sua casa

- 15 mil reais em vale-compras

- uma motocicleta Honda 0KM Pop 100

- uma motocicleta Honda 0KM CG 125 Fan ks

Compre nos comércios associados à CDL de Brumado e concorra a todos estes prêmios, a sorte precisa que você dê o primeiro passo! O sorteio será realizado em 05/01/2018.

Natal Premiado da CDL de Brumado, participe!

Brumado: Uesb abre turma de pós-graduação na UAB

  • 04 Nov 2017
  • 09:00h

Foto: Brumado Urgente

A Universidade do Sudoeste da Bahia - Uesb publicou edital para seleção de alunos para pós-graduação. Há 25 vagas para o curso de Mídias na Educação na UAB de Brumado. O período de inscrição e de entrega de documentos é de 06 a 08 de novembro de 2017. A inscrição será feita através do portal www.uesb.br e a entrega de documentos poderá ser feita tanto na própria Uesb como no polo de Brumado. Para entrega no polo, os horários são de 7h30 às 11h e de 13h às 17h.