Presidenciáveis participam hoje do último debate antes do 1º turno

  • 04 Out 2018
  • 14:52h

Participam do debate 7 candidatos: Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). O candidato Jair Bolsonaro (PSL) decidiu não participar do debate após avaliação médica. A Globo realiza nesta quinta-feira (4), depois da novela "Segundo Sol", o debate entre candidatos à Presidência da República. Mediado pelo jornalista William Bonner, o debate será realizado nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro. Dividido em 4 blocos, este será o último debate entre os candidatos antes da votação em primeiro turno das eleições, no próximo domingo (7). 

Conquista: Mulher vai participar de culto em Igreja e desaparece; família aguarda notícias há 1 mês

  • Blog do Rodrigo Ferraz
  • 04 Out 2018
  • 13:57h

A família de Maria Cecília está desesperada por causa do desaparecimento dela há cerca de um mês. Segundo familiares jovem, que tem pouco mais de 30 anos de idade, teria sumido depois de participar de um culto no Salão do Reino das Testemunhas de Jeovah. Esta não seria a primeira vez que Maria Cecília desaparece. Há alguns anos ela foi encontrada semanas depois de ter desaparecido, em Feira de Santana. A família pede socorro e clama por qualquer informação que possa levar ao paradeiro de Maria Cecília.

Jequié: Homem é preso suspeito de matar vizinho com golpe de botijão

  • G1
  • 04 Out 2018
  • 12:43h

(Foto: Jequié Urgente)

Um homem de 27 anos foi preso na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, suspeito de matar e roubar o celular de um vizinho, que também tinha 27 anos. De acordo com a Polícia Civil da cidade, a vítima, Filipe Sena Santos, foi atingida na cabeça por um botijão de gás. A polícia informou que o crime ocorreu na quarta-feira (3), na Rua Idelfor Reis, bairro Joaquim Romão. O suspeito, identificado como Ivanildo Santos Andrade, após lançar o botijão na cabeça de Filipe Sena, pegou celular da vítima e fugiu do local do crime. Ainda segundo a polícia, Ivanildo foi capturado pela Polícia Militar no momento em que pessoas que estavam na rua tentavam o agredir. O suspeito está preso em Jequié e o inquérito para apurar o caso já foi instaurado.

Campanha Outubro Rosa - 2018 em Brumado

  • Ascom I Prefeitura Municipal de Brumado
  • 04 Out 2018
  • 11:11h

(Foto: Divulgação)

O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente a data é celebrada, com diversas informações compartilhadas sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença e, também, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade. Todos na luta contra o câncer de mama! Previna-se!

Bolsonaro e Haddad devem disputar segundo turno, diz Ibope

  • 04 Out 2018
  • 10:11h

A quatro dias da eleição, uma nova pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) indicou que Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) devem disputar o segundo turno das eleições presidenciais. Enquanto o candidato do PSL à Presidência aparece com 32% das intenções de voto no mais recente estudo, Fernando Haddad aparece na sequência com 23%. Os candidatos Ciro Gomes (PDT, 10%) Geraldo Alckmin (PSDB, 7%) e Marina Silva (Rede, 4%) aparecem nas outras colocações. 

Vitória da Conquista: Mc Kevinho, Lá Furia e Papazoni se apresentarão no Parque de Exposições Teopompo de Almeida no próximo dia (11)

  • 04 Out 2018
  • 10:02h

A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, irá receber no próximo dia 11 de Outubro o show do Mc Kevinho, referência nacional no cenário musical do funk paulista e carioca! Kevinho, como é conhecido, acumula mais de 23 milhões de seguidores em suas redes sociais e é conhecido não só no Brasil, mas como em outros países da América Latina e Europa, por diversos hits e parcerias de sucesso musicais como: “Olha a explosão”, “O grave bater”, “Encaixa”, “Rabiola”, dentre outros. Além do fenômeno do funk, estará presente também no evento as bandas baianas “La Fúria” – responsável pelos hits do momento “Manuel” e “Teile e Zaga” e Papazoni que vem agitando todos com o seu sucesso “O bambu tá gemendo”. Os ingressos já estão disponíveis e poderão ser adquiridos nos pontos de venda! Pontos de vendas: Point do Ingresso, West Modas (Bairro Brasil), Banca Central e Top Cell. Oferecimento: @lgproducoeseventos

Seleção Brumadense classificada para terceira fase do Intermunicipal de 2018

  • Ascom I Prefeitura Municipal de Brumado
  • 04 Out 2018
  • 09:11h

(Foto: Divulgação)

No último domingo, 31/09, a Seleção Brumadense visitou a equipe de Itororó, em partida válida como jogo de ‘volta’ da segunda fase do Intermunicipal 2018. Apesar da derrota pelo placar de 1x0, a equipe de Brumado se classificou para a terceira fase do Intermunicipal de 2018, já que havia conquistado um placar elástico de 3x0, jogando em casa, o que deu uma certa tranquilidade para a partida de volta. O próximo compromisso será no dia 14/10, em Brumado, no Estádio Gilbertão, onde enfrentará a equipe de Uruçuca. Desde já, os torcedores estão convocados a comparecer e apoiar nossa equipe, visto que a força da torcida é de extrema importância para a Seleção Brumadense seguir com um bom desempenho no campeonato.

DESABAFO POLÍTICO OU #ELENAO

  • João Batista de Castro Júnior, Professor da Universidade do Estado da Bahia, campus Brumado.
  • 04 Out 2018
  • 08:42h

Foto: Arquivo pessoal

Por não ser e jamais ter sido filiado a qualquer partido político, sinto-me insuspeito para não me calar perante a farsa de um homem que prega e acredita na violência, que não tem qualquer contribuição parlamentar ao crescimento do País e que tem alterado seu discurso nos últimos meses apenas para enganar os brasileiros bondosos de coração, mas desprevenidos de malícia política para entender que se trata da figura mais sinistra que já apareceu numa disputa presidencial no Brasil.

Animado pelo rancor e pelo ódio, dissemina o preconceito racial e sexual e, movido por um perigosíssimo plano de exterminar os problemas exterminando as pessoas, certamente avançará contra os amigos quando os “inimigos” tiverem sido eliminados. Um homem que não tem qualquer programa social ou econômico consistente. Um homem que não sabe nada de nada, a não ser gritar imoralidades e violência verbal.

Honestamente, queremos nossos filhos e filhas repetindo esses gestos? Conviveríamos bem em nossa casa com filhos, filhas ou pais reagindo com xingamentos e violência ao primeiro sinal de advertência contra os erros?

Não, o que está em jogo não é o mesmo que Fla-Flu, Ba-Vi ou Corinthians x Palmeiras, mas sim um modelo de educação familiar e escolar que sempre rejeitou crianças com armas e com ódio, pois a elas devemos dar livros em vez de pistolas, amor em vez de violência, além de segurança emocional que lhes assegure no futuro ser o que queiram e não a opressão de ser o que não desejem. 

Não, não quero que meu estimadíssimo João Manoel cometa nem mesmo os erros menores que deixei para trás quanto mais os de quem prega e crê na força do ódio e esconde nisso toda a sua incompetência e despreparo.

Por isso que não posso também senão lamentar que certos amigos e amigas, alunos e alunas, alguns parentes e até uns pouquíssimos familiares estejam preferindo ajudar a mergulhar a democracia brasileira e a si mesmos nas densas brumas do sofrimento coletivo, movidos pela incompreensível escuridão momentânea de suas próprias almas.

Vitória da Conquista, Bahia, 4 de outubro de 2018 (dia de Francisco de Assis).

E-título: saiba como baixar o título digital para votar nestas eleições

  • 04 Out 2018
  • 08:09h

Os eleitores que forem votar no próximo domingo (7) poderão usar o e-título, aplicativo de celular que traz a versão digital do título de eleitor impresso. O e-titulo contém as informações sobre a situação do eleitor e local de votação, e pode até substituir o documento com foto, para aquele eleitor que já fez o recadastramento biométrico. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo está disponível para os aparelhos de celular e tablets que utilizam os sistemas operacionais iOS (iPhone) e Android. Ao baixar o aplicativo e realizar a busca com o número do título de eleitor, o cidadão poderá ter acesso a informações sobre a zona eleitoral em que votará e sua situação cadastral em tempo real. Conforme estatísticas do TSE, até agora só 6.319.161 eleitores baixaram o e-título, o que representa 4,3% do eleitorado.

Quem pode usar

Se o eleitor já tiver feito o recadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais) junto à Justiça Eleitoral, a versão do e-título virá acompanhada da foto do eleitor. Assim, não é preciso levar documento com foto nem título de eleitor. Caso o eleitor ainda não tenha feito o recadastramento biométrico, a versão do e-título não terá foto. Nesse caso, o eleitor não precisa levar o título, mas está obrigado a levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário durante a votação. O título de eleitor impresso continua valendo, mas ele exige a apresentação de um documento com foto (como RG ou carteira de motorista) para que a votação seja realizada.

Lula vai ao STF para tentar garantir direito de conceder entrevistas

  • Terra
  • 04 Out 2018
  • 07:03h

Os deputados federais petistas Wadih Damous (RJ), Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP) entraram nesta quarta-feira com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir o direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conceder entrevistas mesmo estando preso e cumprindo pena desde abril após condenação no processo do tríplex do Guarujá (SP). Na noite da segunda-feira, o presidente do STF, Dias Toffoli, decidiu manter a proibição de Lula a dar entrevistas na prisão, após uma sucessão de liminares a favor e contra a possibilidade de o petista falar com a imprensa. Inicialmente, o ministro do Supremo Ricardo Lewandowski tinha aceitado pedido para concessão de entrevistas por Lula. Em seguida, em outra ação, o colega do STF Luiz Fux se posicionou contra e, adiante, Lewandowski reafirmou sua decisão inicial. Por último, Toffoli vetou manifestação do ex-presidente -- que poderia ocorrer às vésperas do primeiro turno das eleições, marcado para domingo. Na nova ação, os autores que representam legalmente o ex-presidente, alegaram que Lula permanece com todos os seus direitos políticos e que ele está sendo alvo de uma perseguição política e pessoal. Lula teve o registro de candidatura a presidente barrado pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. "Ao ser submetido a uma mordaça, o requerente deixa de ser um simples preso, e se revela um sequestrado em Curitiba, uma situação de efetiva incomunicabilidade em um país que é negado a liberdade de imprensa. A condenação criminal, mesmo que nos momentos atuais admita-se possuir efeitos imediatos, não pode servir como trampolim à censura prévia e ao tolhimento de todos os direitos fundamentais. O Brasil ainda é uma República e ainda está submetido a um ordenamento constitucional essencialmente social", afirmaram. A defesa citou ainda a recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU de que o petista "não pode ser censurado". "O impedimento de livre manifestação do pensamento imposto a Luiz Inácio Lula da Silva é comparável à censura prévia efetivada pelo país no sombrio período de 21 anos da ditadura civil-militar", criticou.

Pesquisa Ibope para presidente: Bolsonaro, 32%; Haddad, 23%; Ciro, 10%; Alckmin, 7%; Marina, 4%

  • 03 Out 2018
  • 20:01h

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (3) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores na segunda-feira (1) e na terça-feira (2). O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos. Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:

Acima, nos votos totais, são considerados os votos brancos e nulos e o percentual dos eleitores que se declaram indecisos.

 

Novidade nestas eleições, 'vaquinha' eleitoral arrecada R$ 11 milhões a candidatos

  • 03 Out 2018
  • 19:14h

O financiamento coletivo, também chamado de "vaquinha", arrecadou R$ 11.359.919,32 a candidatos nestas eleições. Por enquanto, 1.490 candidatos declararam à Justiça Eleitoral ter recebido recursos dessa forma. Dentre eles, 10 dos 13 presidenciáveis informaram ter recebido R$ 2.263.454,13 por "vaquinha" eleitoral. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A arrecadação de recursos pela "vaquinha" está permitida desde 15 de maio deste ano, ainda no período pré-eleitoral. Segundo o TSE, por enquanto, 25 empresas de financiamento coletivo, habilitadas pelo órgão, coletaram o dinheiro a candidatos. O montante só foi liberado aos candidatos após a apresentação do registro de candidatura à Justiça Eleitoral, feita até 15 de agosto. As regras para o financiamento coletivo foram definidas pelo TSE em fevereiro deste ano. Na época, a resolução do TSE estabeleceu o limite de R$ 1.064,10 por doador pela modalidade "vaquinha". As doações acima desse valor devem ser feitas sem a "intermediação de terceiros". As doações eleitorais por empresas foram proibidas em setembro de 2015. Por enquanto, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) foi o que mais recebeu dinheiro por financiamento coletivo. Bolsonaro conseguiu R$ 1,1 milhão, segundo os dados do TSE. O ex-presidente Lula, que teve a candidatura indeferida, aparece em 2º lugar, com R$ 598,1 mil arrecadados. Ao G1, a candidatura de Fernando Haddad (PT), que substitui Lula na chapa, afirma que está "fazendo a tramitação junto ao TSE" para o dinheiro ser transferido para a campanha de Haddad. A assessoria diz também que a "vaquinha" de Haddad entrou no ar em 18 de setembro. A arrecadação do financiamento coletivo de Haddad, porém, ainda não foi informada ao TSE. Além de Haddad, apenas os candidatos a presidente Eymael (DC) e Henrique Meirelles (MDB) não declararam ao TSE, por enquanto, ter recebido dinheiro por financiamento coletivo. 

Polêmica: Após declarações a favor de Bolsonaro, ACM Neto abandona campanha de Zé Ronaldo

  • Bruno Luiz / Lucas Arraz
  • 03 Out 2018
  • 18:06h

Após José Ronaldo (DEM) declarar apoio a Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República , o coordenador de campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) e prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), resolveu suspender o apoio ao ex-prefeito de Feira de Santana que é candidato do seu partido ao governo da Bahia.  Contrário as declarações de Ronaldo de que votaria com Bolsonaro já no primeiro turno, Neto cancelou as atividades de campanha com o candidato e declarou que não irá aparecer em atos com o ex-prefeito. As atitudes são uma forma do presidente nacional do DEM demonstrar que não concordou com a atitude do seu candidato e também evitar desconforto com o candidato tucano ao Planalto.  Ao Bahia Notícias, ACM Neto já tinha reafirmado o seu compromisso de ir até o fim com Alckmin, principal opositor de Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018. A recomendação do prefeito também pede que os seus aliados sigam seus passos e deixem de acompanhar José Ronaldo.  Depois de muitos elogios, o candidato ao governo do Estado confirmou seu apoio a Bolsonaro já no primeiro turno da eleição presidencial, durante o debate desta terça-feira (2), na TV Bahia.

MPT processa Havan, acusada de coagir funcionários a votar em Bolsonaro

  • Bahia Notícias
  • 03 Out 2018
  • 17:16h

Reprodução

O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) entrou nesta terça-feira (2) com uma ação judicial contra a rede de lojas Havan, após o dono da empresa, Luciano Hang , pedir que seus funcionários votem no candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). Na mensagem, Hang afirma que “se a esquerda ganhar” fechará lojas e demitirá empregados, o que foi considerado pela procuradoria uma forma de coação.O MPT recebeu 47 denúncias. O órgão fez um pedido de tutela antecipada, para que a Justiça proíba o empresário de pedir votos aos funcionários. Cabe à Justiça do Trabalho conceder ou não a liminar. Hang nega que tenha coagido funcionários.

Aposentados são vítimas de empréstimo consignado falso

  • 03 Out 2018
  • 16:11h

Milhares de aposentados e de pensionistas estão recebendo depósitos a título de empréstimo direto na conta bancária sem nunca terem pedido o dinheiro e estão sendo descontados, segundo mostrou ontem o “Jornal Nacional”. O aposentado Ailton Oliveira Amorim descobriu um dinheiro que foi depositado em sua conta, mas que nunca foi solicitado. “Não é minha, não existe, é fraude. Nem meu nome não é”, disse, revoltado. Do início de 2016 até junho de 2018, a ouvidoria do INSS recebeu mais de 97 mil reclamações relativas a empréstimos consignados não autorizados pelos clientes. “Eu quero devolver esse dinheiro porque não é meu, não me pertence. E aí eles falaram: ‘então você vai ter que pagar R$ 2.900 e pouquinho por causa de taxa, de tudo’. Eu não pedi dinheiro nenhum, por que vou pagar taxa?”, diz o piloto comercial Valdoni Alvez Ferreira, que passa pelo problema. O Banco Central declarou que vem fiscalizando as operações de crédito consignado, e que nos últimos cinco anos foram emitidos 39 ofícios com determinação de correção de procedimentos e controles por parte das instituições financeiras e que foram instaurados dez processos administrativos sancionadores.