Brumado: UNEB promove I Encontro de Turmas da Parfor/Campus XX

  • Ascom - UNEB / Campus XX
  • 30 Nov 2017
  • 16:40h

(Foto: Divulgação)

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) é uma ação conjunta do MEC, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em colaboração com as secretarias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, nos termos do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, que instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, estruturado no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Diante da relevância que tem o PARFOR para a UNEB e, sobretudo, para o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT, Campus XX da universidade, pois, desde o ano de 2010, oferta cursos de licenciaturas vinculados ao referido programa, atendendo a um vasto público de profissionais da Educação Básica em toda a região Sudoeste da Bahia, será realizado o I Encontro de Turmas do Parfor/UNEB/Campus XX - Brumado, para levar ao conhecimento de todos os sujeitos, O evento  será realizado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, da Universidade do Estado da Bahia, Campus XX - Brumado, no dia 12 de dezembro, das 8 às 18 h, com apresentação de conferência, mesa-redonda, oficinas, comunicações orais e muito mais.

Mulher é jogada de penhasco por namorado ao descobrir que ele era casado

  • 30 Nov 2017
  • 16:00h

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma mulher foi jogada de um penhasco pelo homem com quem tinha um relacionamento há um ano. O caso aconteceu na Região Metropolitana de Curitiba, depois que a vítima, de 51 anos, descobriu que o namorado, de 41 anos, era casado. De acordo com o site Paraná Portal, o caso aconteceu em junho deste ano e começou quando o casal teve um desentendimento porque o suspeito queria armar contra o próprio tio, proprietário da empresa em que trabalhava. A vítima descobrbiu que o namorado era casado e ameaçou entrar em contato com a esposa para contar sobre a relação dos dois. Em uma tentativa de reconciliação, ele levou a mulher para conhecer a Estrada da Graciosa. Ao chegar, ele simulou que faria algumas fotos e pediu que a vítima sentasse próximo de um penhasco, momento em que ele empurrou a mulher. 

O delegado responsável pelo caso, Luiz Carlos de Oliveira, contou que a mulher caiu de uma altura superior a cinco metros. Ela fingiu estar morta para despistar o homem, que ficou rodeando seu corpo e iluminando com a lanterna do celular - era noite e estava escuro. Como não notou sinais de vida na mulher, o homem fugiu do local. A mulher resistiu aos ferimentos, procurou ajuda e foi encaminahda para um hospital, onde ficou internada por três meses. Ela procurou a polícia no início do mês, após receber alta. "A mulher veio até a delegacia relatar o fato e contou em detalhes como tudo ocorreu. Instauramos um inquérito para apurar o fato e após uma série de diligências solicitamos um mandado de prisão contra o homem por tentativa de feminicídio - razão pela qual foi possível prendê-lo", explicou o delegaco. Na delegacia, o suspeito negou o crime e disse que a vítima se desequilibrou e caiu sozinha. O homem está preso no Setor de Carceragem Temporária da Delegacia de Quatro Barras, e deverá responder por tentativa de homicídio, segundo o delegado.

CONTINUE LENDO

Aprovada autorização para posse de arma de fogo em zona rural

  • 30 Nov 2017
  • 15:00h

Moradores da zona rural poderão ser autorizados a adquirir uma arma de fogo para utilizar na segurança de sua família e propriedade. Essa permissão está no PLS 224/2017, do senador Wilder Morais (PP-GO), aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (29). A proposta modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), e o relatório é do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que recebeu 11 votos a favor e cinco contrários. Houve uma abstenção. Se não for apresentado recurso para votação pelo Plenário do Senado, o PLS 224/2017 será enviado, diretamente à Câmara dos Deputados. A proposição impõe algumas condições para os residentes na zona rural conquistarem o direito. Além de serem maiores de 21 anos, os interessados precisarão apresentar documento de identificação pessoal, comprovante de moradia e atestado de bons antecedentes. Essas três exigências já são feitas para quem mora na zona rural e atua como caçador para prover a subsistência de sua família. Mas, nesse caso, o Estatuto do Desarmamento estipula a idade mínima de 25 anos para o caçador de subsistência ter o porte de arma concedido pela Polícia Federal.

Livramento de Nossa Senhora: andarilho é detido com maconha e moto irregular

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 2017
  • 14:23h

Foto: Reprodução

Na noite desta quarta-feira (29), uma guarnição da Policia Militar em Livramento de Nossa Senhora, conduziu para a delegacia o andarilho Francisco Eliomar Marrocos de 58 anos, natural de Santana do Mato – Rio Grande do Sul. De acordo com a polícia, o suspeito costuma transitar nas imediações de um posto de combustíveis localizado na saída da cidade, no  Bairro Piçarrão. Ele estava de posse de uma motocicleta Honda NXR-150 Bros, e portava uma trouxinha de maconha. Ainda, segunda a polícia, o suspeito não portava documentos pessoais, sendo inabilitado e a moto com CRLV com restrições. O veículo ficou apreendido.

Foto: Reprodução

Brumado: Tiro de Guerra recebe visita de orientação técnica

  • 30 Nov 2017
  • 14:00h

Foto: Divulgação/TG

Na quarta-feira (29), o Tiro de Guerra de Brumado e a 18ª Junta de Serviço Militar (JSM) receberam a visita do 1° Tenente Dielson dos Santos, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), da 6ª Região Militar. A visita teve por objetivo tratar de assuntos de interesse da 18ª JSM e do TG de Brumado, divulgar as diretrizes do comando, transmitir orientações ao secretário da JSM e ao instrutor do TG, além de retirar dúvidas quanto à nova sistemática de alistamento militar e comissão de seleção. Na oportunidade, o 1º Tenente Dielson orientou sobre os procedimentos a serem adotados no alistamento online, na emissão de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), bem como de procedimentos na comissão de seleção e operação do novo formato do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (SERMIL).

PF deflagra operação em Salvador contra fraudes em licitações

  • 30 Nov 2017
  • 13:00h

A Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas e o Ministério Público Federal estão desencadeando, nesta quinta-feira (30), a ação policial denominada “OPERAÇÃO CARIBDIS”, com o cumprimento de 11 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Alagoas, em Maceió, na área metropolitana da capital alagoana, além das cidades de Salvador/BA, Limeira/SP e Brasília/DF. A ação tem objetivo de complementar provas colhidas inquérito policial instaurado com a finalidade de apurar a suposta prática dos crimes de fraude a licitação, desvio de verbas públicas (peculato), corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, todos relacionados à obra do Canal do Sertão Alagoano, mais especificamente os lotes nºs 3 e 4, ambos licitados pelo Governo do Estado de Alagoas (Secretaria de Infraestrutura) na gestão anterior, ilícitos estes ocorridos entre 2009 e 2014. O Supremo Tribunal Federal autorizou a Polícia Federal a utilizar provas decorrentes de colaborações premiadas de pessoas relacionadas à Construtora Norberto Odebrecht no aludido procedimento investigativo. A elas se somaram relatórios do Tribunal de Contas da União, constatando sobrepreço em contrato firmado entre o Governo de Alagoas a referida empresa no montante de R$ 33.931.699,46.  Também restou apurado na investigação a existência de acordo de divisão de lotes da obra com a Construtora OAS. Dentre os investigados encontram-se o Governador e o Secretário de Infraestrutura do Estado de Alagoas à época dos fatos, além de outros indivíduos ligados às citadas empresas e órgãos públicos. Todo o material arrecadado será encaminhado à Superintendência da PF em Alagoas, onde será analisado. A soma das penas máximas atribuídas aos delitos citados pode chegar a 46 anos de prisão.

Piatã: Quadrilha faz moradores reféns em explosão de único banco de cidade

  • 30 Nov 2017
  • 12:00h

Foto: Reprodução

Uma agência bancária de Piatã, na Chapada Diamantina, foi alvo de explosão na madrugada desta quinta-feira (30). O ataque ocorreu na agência do Bradesco, a única da cidade, por volta das 0h30 e durou cerca de 30 minutos. Segundo a Delegacia Territorial, três pessoas foram tomadas como reféns, sendo liberadas em um trecho da BA-148, sentido Seabra, na mesma região. Não há registro de feridos. Durante a ação, o bando isolou ruas do entorno da agência do Bradesco foram isoladas. Testemunhas contaram ter ouvido diversos disparos. Ainda segundo a Delegacia, a frente e o fundo do banco ficaram destruídos. Não foi informado se houve quantia levada. Policiais fizeram a interdição do local como precaução para evitar novas explosões. Até o momento não se sabe o paradeiro da quadrilha. Com a explosão desta quinta, moradores de Piatã ficam sem agência até restabelecimento do Bradesco. 

Taisan Auto: Chegou Polo Sedan 2014/2014

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 2017
  • 11:33h

Na Taisan Auto você pode conferir esse belíssimo carro Polo Sedan 2014/2014, completo 1.6, Confortline, único dono. É isso mesmo, uma bela oportunidade para adquirir um veículo de excelente qualidade e as melhores condições de pagamento, ideal para você e sua família. Venha ver de perto esse carro que está disponível aqui na nossa loja. Estamos localizados na Av. Centenário, 853, Novo Brumado- Brumado-Bahia, fone; (77) 3441-5551. Para conhecer nossa linha completa de veículos disponíveis acesse  www.taisanauto.com.br

Itabuna: Oito traficantes são alvo de operação; dois chefiavam tráfico de dentro de presídio

  • 30 Nov 2017
  • 11:00h

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Oito integrantes de uma quadrilha de tráfico de drogas, homicídios e roubos em Itabuna, no sul baiano, foram presos nesta quarta-feira (29). Segundo a Polícia Civil, dois dos acusados já cumpriam sentença no Conjunto Penal da cidade. No entanto, continuavam dando ordens para comparsas que estavam fora das celas. São os casos de Adomair Carvalho do Valle, mais conhecido como 'Bita', líder do bando. Mesmo sentenciado, ele dava ordens, coordenando as ações. Outro que estava preso foi Orleans Silva da Luz, o 'Vida Louca'. Ele era espécie de braço direito de Bita. Completam a lista de detidos Renan Caldas Igreja, Girlane Santos, Lílian Santos Dias, Luandson Silva de Jesus, Alaelson Júnior Costa Lima e Paulo Roberto Rocha Santos. Trinta tabletes de maconha, munições dos calibres 40 e 380, e celulares também foram apreendidos na ação que cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em casas utilizadas pela quadrilha e nas celas de Bita e Vida Louca. Participaram da operação equipes da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), da Polícia Militar e da Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização (Seap). "Foram aproximadamente 60 policiais trabalhando de forma unida contra o crime organizado. Além de mais um indiciamento, transferimos Bita para Serrinha, onde temos uma unidade de segurança máxima", contou o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Flávio Góis. O delegado acrescentou que outros integrantes do bando estão sendo investigados.

Brumado: Acusado de homicídio é julgado e absolvido por tribunal do júri

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 2017
  • 10:00h

Foto: Brumado Urgente

Na última terça-feira (28), um júri popular foi realizado em Brumado para o réu Gilmar Alves dos Santos, onde ele foi absolvido. A denúncia, feita em março de 2012, dizia que o réu havia disparado contra Carlos André Santiago dos Santos, que veio a óbito na hora. O Tribunal do Júri respondeu afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, o nexo causal entre as lesões e a morte da vítima, bem como a autoria. Também ao quarto quesito os jurados responderam afirmativamente, absolvendo o acusado. O juiz Genivaldo Alves Guimarães determinou que, após o trânsito em julgado, os autos fossem arquivados.

Barra da Estiva: preso homem acusado de atirar em criança de 6 anos

  • 30 Nov 2017
  • 08:12h

Foto: Divulgação | Policia Civil

Após várias diligências efetuadas na quarta-feira, 28, pelas Polícias Civil e Militar com a finalidade de prendê-lo, apresentou-se hoje na Delegacia de Polícia de Barra da Estiva o nacional Guilherme Souza dos Santos, vulgo "Gordinho", brasileiro, de 19 anos, ocasião em que foi dado cumprimento a um mandado de prisão preventiva em seu desfavor. O Delegado Marco Antônio Torres foi quem presidiu o Inquérito Policial e representou pela decretação da prisão preventiva de Guilherme, em razão do referido ser acusado de ter atingido a tiros uma menina de 6 anos de idade e agredido brutalmente a avó da garota, fato ocorrido no dia 10/06/2017, por volta das 05:00 horas, no Bairro das Nações, em Barra da Estiva/BA. O fato ocorrera após Guilherme, juntamente com mais dois comparsas, terem se desentendido com o pai da criança durante os festejos juninos deste ano. A criança foi atingida no abdômen e o projétil ficou alojado em seu fêmur, sendo que sua avó paterna fora barbaramente agredida à coronhadas por Guardinho. O pai da criança conseguiu fugir e nao foi atingido pelos tiros deflagrados por Guilherme. Ambos os comparsas de Guilherme acabaram morrendo depois da prática do referido crime. Um deles foi assassinado pelo avô paterno da criança baleada e o outro meliante morreu em confronto com uma guarnição da CIPE Sudoeste. Guilherme permanecerá custodiado na carceragem da DT de Barra da Estiva à disposição da Justiça.

Servidor de fórum em cidade da Bahia é afastado após ser denunciado por fraude em escrituras

  • 29 Nov 2017
  • 19:00h

Foto: Divulgação/ SSP-BA

Um servidor público que atuava há 20 anos no fórum da cidade de Santana, oeste da Bahia, foi afastado do cargo após a polícia receber uma denúncia de que ele falsificava documentos com selos oficiais. Um mandado de busca foi cumprido na casa dele na terça-feira (28). O titular da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santa Maria da Vitória), delegado Alexandre Has, disse ao G1 que um processo administrativo contra o servidor foi aberto no Tribunal de Justiça do estado e ele foi afastado enquanto a denúncia é apurada. No entanto, há indícios de que continuava realizando as fraudes de casa. Na residência dele, foram recolhidos um computador e outros equipamentos tecnológicos que podem comprovar a realização das fraudes. Todo o material foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A investigação começou quando novos servidores tomaram posse em cargos no fórum de Santana e perceberam irregularidades em alguns documentos. A partir das análises do material apreendido, a polícia espera identificar as vítimas e os valores arrecadados pelo servidor com os golpes. O suspeito deverá interrogado nesta semana.

Empresário morre após ser atacado por abelhas em fazenda

  • 29 Nov 2017
  • 18:00h

Um empresário da cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, morreu após ser atacado por abelhas, na tarde de terça-feira (28). Ele chegou a ser socorrido para o hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a Polícia Civil, a vítima é Rotermar Luiz Toretto, que tinha 54 anos, e estava na fazenda onde morava, na zona rural da cidade. A polícia não tem informações das circustâncias em que ele foi atacado pelas abelhas. Rotermar foi socorrido por populares, mas já chegou ao hospital sem vida. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju. Ele era dono de uma casa de materiais de construção no distrito de Posto da Mata, que fica em Nova Viçosa, também no extremo sul baiano.

Prefeito de Itapetinga é acusado de nepotismo por nomear parentes de secretários municipais

  • 29 Nov 2017
  • 17:00h

O prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge Costa foi acusado em ação civil pública, ajuizada no último dia 24 pelo Ministério Público estadual, de cometer ato de improbidade administrativa ao manter nos quadros da Prefeitura parentes dos secretários municipais de Desenvolvimento Social, Eliene Portela Brito Paiva, e de Meio Ambiente, Rogério Neres Alves, e de outros servidores que são parentes entre si. Autor da ação por improbidade, o promotor Gean Carlos Leão também ajuizou, no dia 26 de outubro, ação civil pública que solicita determinação judicial para exoneração de todos servidores que se encontrem em situação de nepotismo e também a anulação da nomeação de Laécio Alves Sobrinho, filho de Rogério Alves, do cargo de Diretor da Ouvidoria Municipal, e de Lívia Pires Lima e Silva do cargo de Chefe de Divisão de Promoção Social. Ela é esposa do coordenador Municipal de Trânsito (Comutran), Cláudio Silva. Também conforme as ações, o filho da secretária de Desenvolvimento Social, Gabriel Portela de Brito da Silva, e os cunhados dela, Jilmar Almeida dos Santos e Juliana Alves da Silva, foram contratados por tempo determinado e tiveram os contratos rescindidos somente após esgotado o prazo de vigência contratual. Segundo o promotor, o prefeito abriu “a porteira da Administração Pública para os seus protegidos ou cabos eleitorais, levando para o Executivo familiares dos seus secretários municipais ou de ocupantes de cargos de chefia, direção ou assessoramento, em escancarado aparelhamento da máquina estatal”. Ele destacou que as ações foram ajuizadas após o prefeito não atender a duas recomendações expedidas pelo MP contra práticas de nepotismo, orientando a exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou gratificada com parentesco até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, titulares de cargos de direção, chefia ou assessoramento, além da rescisão de servidores contratados por tempo determinado nestas mesmas condições.

Operação Gelo desarticula esquema de comércio irregular de cerveja na Bahia e Espírito Santo

  • Por Aline D'Eça
  • 29 Nov 2017
  • 16:00h

Uma operação para desarticular um esquema de sonegação fiscal a partir do comércio irregular de cervejas foi deflagrada na manhã de hoje, dia 29, pelos Ministérios Públicos do Estado da Bahia e do Espírito Santo, por meio dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO/BA e GAECO Norte/ES), durante a Operação Gelo. Estão sendo cumpridos em cinco municípios dos dois estados 23 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão e 15 mandados de condução coercitiva expedidos pela 3ª Vara Criminal de Linhares a pedido do MPES. Na Bahia, a operação acontece em Itagimirim e Teixeira de Freitas, com a participação de cinco promotores de Justiça e 26 policiais do Estado. Participam da operação a Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES), o Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar ao MPES (NI-AMMP), o 12º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo e a Polícia Militar do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema).