Vendas do Natal crescem 5,6% e têm melhor resultado desde 2011

  • 26 Dez 2017
  • 19:00h

As vendas do comércio voltaram a crescer em 2017. Segundo o indicador da Serasa Experian, durante a semana de 18 a 24 de dezembro, as vendas subiram 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado reverteu três anos consecutivos de queda e registrou o melhor desempenho desde 2011. No final de semana do Natal (22 a 24 de dezembro), houve aumento de 0,8% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (16 a 18 de dezembro de 2016). Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, a recuperação da renda real dos consumidores, a melhora dos níveis de confiança e a retomada da expansão do crédito com a queda dos juros, estimularam as vendas do Natal de 2017. Em São Paulo, as vendas realizadas na semana do Natal subiram 5,2% frente à mesma semana de 2016. No final de semana da data, o movimento foi 0,6% acima do mesmo período de 2016.

Jovem morre vítima de afogamento na região de Barra do Choça

  • Blog Nildo Freitas
  • 26 Dez 2017
  • 18:40h

Foto: Divulgação

Um rapaz morador do povoado de Santo Antonio, município de Barra do Choça / Bahia, que estava desaparecido foi encontrado morto na manhã de sábado (23), em uma lagoa na localidade conhecida como Salgada. A vítima identificada como Diego da Silva Santos, 23 anos morreu por afogamento. Segundo informações de familiares, Diego tinha saído de casa na sexta feira (22) em uma bicicleta e não mais voltou. Preocupado o pai com outro filho foram procurar pelo rapaz, e acabaram encontrando a bicicleta dele juntamente com as roupas, as margens da lagoa. Após buscas o corpo foi encontrado e depois de feito o levantamento cadavérico por peritos do Departamento de Policia Técnica – DPT foi encaminhado ao Instituto Médico Legal – IML.

Menina de 9 anos morre após ser baleada por policiais militares

  • 26 Dez 2017
  • 18:00h

Foto: Fernando Brito/G1

Uma menina de 9 anos foi atingida nas costas por um tiro feito por um policial militar, segundo a Polícia Militar do Piauí, durante a madrugada de terça-feira (26), na zona Leste de Teresina. A criança, Emíle Caetano da Costa, chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu e veio a óbito. Os policiais militares que participaram da ocorrência foram autuados pela Corregedoria da Polícia Militar, e estão presos no Presídio Militar. A mãe, Daiane Caetano, de 26 anos, e o pai da criança, o cantor Evandro Costa, de 31 anos, também foram alvejados mas sobreviveram. Amigos da família informaram ao G1 que o casal e a filha voltavam da casa da mãe de Evandro, em Caixas (MA), quando foram abordados pela polícia na avenida João XXIII. Eles têm outras duas filhas, de seis e um ano e seis meses, mas os amigos não sabem informar se as duas estavam no carro no momento da abordagem. De acordo com a tenente-coronel Elza Rodrigues, coordenadora de comunicação da Polícia Militar, uma viatura do 5º BPM recebeu denúncia sobre um carro em atitude suspeita por volta de 1h da madrugada e saíram em perseguição. Ao localizar o carro, os policiais teriam dado ordem para que o motorista parasse, mas ele não obedeceu. A perseguição acabou quando o veículo da família parou diante de uma concessionária de veículos na avenida João XXIII. “Houve verbalização para eles descerem, e acho que não foi obedecido, e houve disparo de arma de fogo efetuado pelo policial militar”, contou a tenente-coronel Elza. De acordo com a PM, as vítimas foram socorridas pela viatura tática do 5º BPM e encaminhadas para HUT. Um dos tiros atingiu o braço da mãe, Daiane Caetano, e outro acertou a cabeça do pai, Evandro Costa. A menina Émile Caetano foi atingida nas costas. Segundo a assessoria de comunicação do HUT, os pais foram internados no hospital, receberam atendimento e Daiane já teve alta. Evandro continua internado porque apresentou uma hemorragia. Ele está consciente e orientado, mas sem previsão de deixar o hospital.

Cândido Sales: Onda de violência assusta moradores da zona rural

  • 26 Dez 2017
  • 17:10h

Foto: Leitor / Brumado Urgente

O medo e insegurança tomaram conta do povoado de Lagoa do Timóteo, zona rural de Cândido Sales. É que segundo os moradores, o lugar que era tranquilo, nos últimos seis meses foi tomado por furtos e roubos. As pessoas contam que bandidos entram dentro de casa enquanto a residência está vazia, e levam tudo que conseguem. Outros relatam que a ousadia dos criminosos é tão grande, que mesmo com pessoas dentro de casa roubam e ameaçam de morte. Comerciantes também dizem que já foram vítimas de furtos e roubos. Agoniados com tanta insegurança e revoltados por denunciarem os casos na delegacia e não perceberem solução, a população local denunciou a situação na TV Sudoeste, que exibiu reportagens mostrando os problemas. Em nota enviada à emissora o Comando de Policiamento da Região Sudoeste disse que até o momento não tomou conhecimento de crimes ou delitos na região do povoado de Lagoa do Timóteo, já que não houve qualquer registro de denúncia de assaltos a casas, estabelecimentos e pessoas nas ruas. Disse ainda que rondas estão sendo realizadas durante toda a semana no povoado. Além disso, vai retomar o policiamento ostensivo, e quando possível, a guarnição permanecerá no local, inclusive, nos fins de semana.

No Detran, inovação e educação para o trânsito marcam o ano

  • 26 Dez 2017
  • 17:00h

Aproximadamente 350 mil pessoas foram alcançadas por ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), neste ano, em Salvador e municípios do interior. Na área de fiscalização, 165 mil pessoas e 109 mil veículos foram abordados na operação “Paz no Trânsito”, realizada em parceria com a Polícia Militar. No setor de serviços, surgiram ferramentas tecnológicas para oferecer comodidade ao cidadão. Em blitzes da Lei Seca, quase 33 mil condutores passaram pelo teste do bafômetro, com 507 resultados positivos e 2,8 mil motoristas que se recusaram a soprar o aparelho. O número de autuações chegou a 34 mil e 15 mil veículos foram removidos. O Detran formou 1,2 mil novos condutores e capacitou 2,5 mil mototaxistas. O órgão também qualificou 1,1 mil profissionais, entre motoristas de veículos de emergência, instrutores de direção e taxistas. Mais de 1,2 mil crianças visitaram o Centro Interativo, por meio de um intercâmbio que envolve 84 instituições de ensino. Já o projeto “Trânsito Cidadão” esteve em 480 escolas públicas para oferecer conhecimentos sobre legislação de tráfego, com 83 mil estudantes atendidos. Na área de tecnologia, foi inaugurada a Central de Videomonitoramento para Formação de Condutores. Para facilitar a vida do cidadão, o órgão lançou o novo portal de serviços e o WhatsApp (71- 99978-4858). Mais de 58 mil procedimentos foram realizados pela internet. O aplicativo para smartphones Detran.BA Mobile ganhou espaço para o registro de acidentes, onde quase mil ocorrências estão armazenadas. O Pró-Vítimas, programa que acolhe vítimas de acidentes e familiares, realizou 2,7 mil atendimentos.
 

Violência: Homem é morto a facadas neste Natal, em Bom Jesus da Lapa. Esposa é suspeita

  • 26 Dez 2017
  • 16:00h

A noite de Natal desta segunda-feira (25) foi marcada por um fato triste de violência em Bom Jesus da Lapa, um homem identificado por Rodrigo de Oliveira Loureiro, de 37 anos, foi morto a golpe de faca, e a principal suspeita é a sua própria companheira, identificada por Patrícia Gomes Lessa. O crime aconteceu por volta das 21h30 na rua Fernando Presídio, no Bairro Parque Verde. De acordo com informações da Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, na noite de Natal o plantão da polícia foi informado que havia um corpo no bairro acima informado. Ele “estava no quarto da residência, com várias perfurações deferidas por golpes de faca, que foi sua companheira Patrícia que efetuou as facadas”. A vítima estava com viagem marcada para Foz do Iguaçu no Paraná. A polícia Civil fez perícia no local, e abriu inquérito para investigar as motivações do crime, e está em busca da suspeita que fugiu do local do crime. As informações são do Notícias da Lapa.

Vitória da Conquista: Mulher foi morta a tiros pelo próprio companheiro

  • 26 Dez 2017
  • 15:20h

Uma mulher foi morta dentro de casa, na manhã de domingo (24), véspera de Natal, na cidade de Vitória da Conquista. O suspeito do crime foi preso. De acordo com a polícia, Luciene Ribeiro Santos, de 30 anos, foi baleada com um tiro de espingarda. Ela chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. A polícia informou que o crime está sob investigação. O corpo de Luciene foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve ser periciado. Ainda segundo informações obtidas pela nossa reportagem, o suspeito era companheiro da vítima. O corpo de Luciene foi sepultado ontem (segunda-feira). O motivo do assassinato está sendo apurado pela polícia.

Prazo para saque do abono salarial ano-base 2015 termina quinta-feira (28)

  • 26 Dez 2017
  • 15:00h

Trabalhadores com direito ao abono salarial ano-base 2015 têm até quinta-feira (28) para sacar o beneficio. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que esse é o prazo final e não haverá nova prorrogação. Segundo o MTE, até o fim de novembro 1,4 milhão de brasileiros com direito ao benefício ainda não tinham sacado o dinheiro. Quem trabalhou na iniciativa privada em 2015 pode retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica. Servidores públicos devem procurar o Banco do Brasil. Cada trabalhador recebe valor proporcional à quantidade de meses trabalhados formalmente naquele ano. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe o valor na íntegra. Quem trabalhou por seis meses, por exemplo, recebe metade do valor. Os pagamentos variam de R$ 79 a R$ 937. Para ter direito ao abono salarial ano-base 2015, é preciso ter trabalhado formalmente em 2015 e atender a alguns requisitos, como estar vinculado formalmente a uma empresa ou a um órgão público por pelo menos 30 dias naquele ano, ter remuneração média de até dois salários mínimos no período, estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Para saber se tem direito ao benefício, é possível fazer uma consulta ao site do Ministério do Trabalho com o número do PIS ou do CPF e a data de nascimento. Também é possível obter informações nas agências bancárias ou ligando para o Alô Trabalho, 158. As ligações são gratuitas de telefone fixo em todo o país. A Caixa Econômica Federal fornece a informação aos beneficiários do PIS também pelo telefone 0800-726 02 07. O Banco do Brasil atende os beneficiários do Pasep no número 0800-729 00 01.

Censo Escolar: número de alunos em creches públicas cresce

  • 26 Dez 2017
  • 14:00h

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2017, o número de matrículas no ensino fundamental (1º ao 9º ano) dos colégios públicos caiu em relação ao ano passado. Já nas creches e na pré-escola, subiu. Segundo o G1, o número de alunos matriculados no ensino fundamental em 2017 caiu 1,7% em relação a 2016 – foi de 22.419.989 alunos para 22.056.515. No ensino médio, a queda foi de 2,9% - de 6.878.762 matrículas no ano passado para 6.682.515. Ainda conforme a publicação, apesar de haver essa redução no número de estudantes matriculados na última etapa da educação básica, o ensino integral cresceu no setor público. Em 2016, 5,95% dos alunos do ensino médio estudavam no período estendido. Neste ano, a taxa subiu para 7,49%. Esse é, inclusive, um dos objetivos do Ministério da Educação (MEC) na reforma do ensino médio.

Creches e pré-escola

Sobre as creches, o Censo mostra que o número de matrículas nas escolas públicas cresceu 6,4% entre 2016 e 2017 – foi de 2.068.682 para 2.209.782 alunos. Os colégios municipais continuam concentrando o maior número de matriculados nessa etapa: 99,8%. Na pré-escola, também houve aumento no número de matriculados – a elevação foi de 2,6%. Eram 3.772.990 crianças nas escolas públicas e, em 2017, o índice subiu para 3.872.765. Todo ano, o total de matrículas precisa ser divulgado pelo governo por ser a base para o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e para a execução de programas na área da educação.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial, aumentou 4% - de 2.811.939 de alunos em 2016 para 2.928.958 para 2017.

Agências bancárias reabrem até quinta-feira para atendimento ao público

  • 26 Dez 2017
  • 13:00h

As agências bancárias voltam a funcionar normalmente a partir desta terça-feira (26) em todo o país, após o feriado de Natal ontem (25). Na última semana do ano, o atendimento ao público vai até quinta (28) já que, na sexta-feira (29), as instituições financeiras estarão fechadas aos clientes, funcionando apenas para serviços internos, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Hoje, as contas de consumo, como as de água, luz, telefone e de TV a cabo, bem como os carnês cujos prazos de pagamento venceram durante o feriado podem ser pagas normalmente nas agências. No caso de boletos bancários, os clientes também podem fazer o agendamento em canais eletrônicos ou fazer pagamentos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA). Também é possível usar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e o banco por telefone. Em 2018, as agências reabrirão na terça-feira, dia 2 de janeiro.

Conquista: PRF prende 3 jovens com 8 mil comprimidos de ecstasy e 330 pontos de LSD

  • 26 Dez 2017
  • 12:00h

Foto: Divulgação / PRF-BA

Três jovens foram presos ao serem flagrados transportando uma carga com 8 mil comprimidos de ecstasy e 330 pontos de LSD. O fato ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (25) em Vitória da Conquista, no sudoeste. Policiais rodoviários federais fizeram a abordagem ao veículo. Após revista, encontraram as drogas escondidas no painel do carro. Além de ecstasy e LSD, o trio transportava 490 g de anfetaminas, 200 g de cocaína, 340 g de haxixe, 350 g de maconha e ainda duas balanças de precisão. O dono do carro, de 24 anos, admitiu ser o responsável pelo transporte das drogas, que seria comercializado em uma festa no sul da Bahia e renderia cerca R$ 1 milhão ao grupo. Além do dono do carro, foram presos um jovem, de 22 anos, que dirigia o veículo, e mais uma jovem, de 20 anos, que acompanhava os dois. Os três ocupantes foram presos por tráfico de drogas.

"Natal na Praça" é realizado com sucesso em Brumado

  • 26 Dez 2017
  • 11:00h

Foto: Divulgação / Brumado Urgente

A quarta edição do Natal na Praça, evento realizado pelo promotor de eventos Marcos Antônio Cardoso (Kezinha), aconteceu na última sexta-feira, dia 22, e superou as mais otimistas expectativas, reunindo expressivo número de crianças. A iniciativa, que tem por objetivo proporcionar momentos de alegria às crianças brumadenses, com foco na parcela infantil da população em situação de vulnerabilidade social, contou com o apoio de empresas do setor privado e profissionais liberais. O Natal na Praça marcou as festividades natalinas na cidade. Além da Casinha do Papai Noel, o 4º Natal na Praça contou com a participação da Mamãe Noel e de Duendes e a apresentação especial do Terno de Reis de Arrecife. Para o promoter Kezinha a proposta foi plenamente atendida e a alegria proporcionada a centenas de crianças que foram à Praça Cel. Zeca Leite reforçou a certeza de que o projeto é importante e deveria merecer uma atenção maior das autoridades. “Estou muito feliz com o resultado do Natal na Praça e gostaria muito de agradecer aos empresários e profissionais liberais que apoiaram a inciativa. Sem o apoio que recebi ficaria muito difícil, quase impossível, realizar a festa”, destacou Kezinha lamentando não ter contato com apoio do poder público. Para o promoter, a possibilidade que teve de proporcionar momentos de alegria e diversão e trazer a magia do Natal principalmente para crianças carentes da cidade é uma forma de agradecer a Deus por todas as conquistadas diárias. “Sou abençoado por Deus e tenho conquistado importantes vitórias na minha trajetória pessoal e profissional, portanto, nada mais justo do que retribuir prestando serviços aqueles que mais necessitam de carinho e de momentos de lazer e aproveitar para reverenciar o nascimento de Jesus que veio ao mundo para nos salvar e trazer amor e esperança”, afirma o promoter.

Foto: Divulgação / Brumado Urgente

Saeb abre concurso para cargos de nível médio e superior; inscrições são gratuitas

  • 26 Dez 2017
  • 10:00h

A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) publicou edital de concurso público para cargos de nível médio e superior em Salvador. As inscrições para as 16 vagas são gratuitas e podem ser feitas até o primeiro sábado do ano (5) exclusivamente pelo site da Saeb. As remunerações são de 1.569,17 (nível médio) e R$ 2.729,76 (nível superior), para trabalho de 40 horas semanais. As vagas são para Assistente de Atividade Administrativa (10 vagas), Técnico de Nível Médio em Informática (4 vagas), Técnico de Nível Superior em Biologia (2 vagas). O processo seletivo é para Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e vale pelo prazo de até dois anos, com possibilidade de renovação pelo mesmo período, uma única vez. A relação de candidatos habilitados para a realização será divulgada no dia 17 de janeiro no Diário Oficial. Já o resultado definitivo e a convocação para contratação serão publicados no dia 7 de março.

Idoso é assassinado na véspera do natal em Guanambi

  • 26 Dez 2017
  • 09:00h

Um homem foi brutalmente assassinado no último domingo (24) véspera de natal em Guanambi, no sudoeste baiano. De acordo com informações, o crime aconteceu no Bairro Residencial das Árvores, mais precisamente no Condomínio Aroeira, após um desentendimento, José Carlos Gonçalves, 60 anos, foi surpreendido pelo desafeto que aplicou três golpes de faca, que atingiram a região do tórax e barriga. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), foi acionado, mas ao chegar ao local a vítima já estava sem sinais vitais. A polícia foi acionada e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi realizou a perícia. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. Um suspeito já foi preso pela polícia militar.

Bahia: Mulher tem língua cortada após marido tentar arrancá-la; vítima conversava com homem

  • Bahia Notícias
  • 26 Dez 2017
  • 08:30h

Uma mulher teve um corte na língua neste domingo (24) em Feira de Santana, a 116 km de Salvador, após seu marido tentar arrancá-la. Segundo informações do site Acorda Cidade, Maria Francisca da Conceição Fernandes, 50 anos, estava conversando com um homem quando foi agredida pelo marido, Luiz Carlos Santos. O suspeito tentou cortar sua língua em reação. Maria Francisca foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde foi registrada a ocorrência. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima, que reside no bairro Parque Getúlio Vargas.