Fies: Inscrições encerram nesta quarta; 1º semestre tem 155 mil vagas

  • 28 Fev 2018
  • 08:00h

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) encerram nesta quarta-feira (28), às 23h59. Os novos contratos vão seguir as novas regras apresentadas pelo Ministério da Educação no ano passado. Ao todo são oferecidas 310 mil vagas para financiamento de mensalidade de cursos de ensino superior em instituições privadas, sendo 155 mil para o primeiro semestre deste ano. As inscrições devem ser feitas pelo site do MEC, com a submissão do número do CPF, data de nascimento e um e-mail válido. O candidato deve informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas condições exigidas pelo programa. Para se candidatar, o candidato precisa ter obtido médio de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tirou zero na redação. O candidato também precisa se encaixar nas faixas de renda das modalidades ofertadas. A primeira, com juro real zero, abrange alunos com renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa. A segunda e a terceira, que integram o P-Fies, tem juros um pouco acima da inflação. A segunda contempla alunos com renda de até cinco salários mínimos por pessoa nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A terceira é destinada a pessoas com o mesmo teto de renda familiar nas demais regiões.

Menino gêmeo morre eletrocutado em Jequié. Homem sofre descarga ao ajudar

  • 28 Fev 2018
  • 07:22h

Uma fatalidade aconteceu no inicio da tarde de terça-feira (27) na Rua Bolivar Reis, próximo a Escola Eliel Mendes em Jequié. Duas crianças gêmeas que estavam em companhia da avó indo para escola, quando uma delas se soltou da mão da senhora e pegou num poste que fica ao lado de um muro e ficou preso, um rapaz que é motorista passava no momento tentou socorrer a criança levou um carga elétrica caindo. A criança chegou a ser socorrida levada por populares para a emergência do Hospital Geral Prado Valadares mais não resistiu a carga elétrica e morreu. O motorista foi socorrido pelas pessoas que chegaram ao local estava fora de perigo.A policia militar foi chamada até o local para registrar a ocorrência. Uma pessoa ligada a família da criança que foi vitimada disse que já houve denuncias sobre o choque que estes postes estavam dando, mais ninguém tomou nenhuma providencia. A Policia Civil através da 9ª Coorpin deve apurar o que aconteceu e ver quem é responsável pelos dois postes ali instalados. A criança foi identificada como sendo Kaylon. Ari Moura.

 

 

Prazo para Cadastro Ambiental de imóveis rurais vai até 31 de março

  • 27 Fev 2018
  • 18:00h

Proprietários de áreas rurais das regiões Nordeste e Centro-Oeste têm até o dia 31 de março para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O documento é um registro eletrônico que reúne informações ambientais das posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP). Com isso, o objetivo do Ministério do Meio Ambiente é obter dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A prorrogação do prazo ocorreu porque nem todas as propriedades do Nordeste e Centro-Oeste concluíram o cadastro, que é feito exclusivamente pela internet. Segundo dados do Meio Ambiente, apenas 89% e 97% de imóveis nas regiões citadas, respectivamente, estão devidamente regularizados. De acordo com o diretor de Cadastramento e Fomento do Serviço Florestal Brasileiro, Carlos Eduardo Sturm, o cadastramento é uma exigência do Código Florestal, de 2012. Segundo ele, o processo é a porta de entrada para um processo de regularização ambiental da propriedade rural. O diretor do Serviço Florestal explica ainda que o cadastro é uma espécie de raio-x da propriedade e que pode trazer benefícios ao produtor do campo. “O produtor tem a vantagem de poder realizar o planejamento do ponto de vista produtivo, associando a questão ambiental de todo o seu imóvel. Então quando você consegue enxergar o seu imóvel, observando ‘aqui eu tenho a floresta, aqui passa o meu rio, minha área para produzir, tenho esse tanto de floresta que eu posso fazer uma exploração sustentável’, então ele consegue fazer esse planejamento da propriedade.” O cadastro é feito de forma digital. Com um computador com acesso à internet, o produtor deve baixar o programa no site car.gov.br. Depois, é preciso ter imagens e realizar o cadastro da propriedade, informando onde se localizam nascentes de rio, áreas florestais e outros detalhes do imóvel. O próximo passo é simples e é feito através de um clique, como explica Carlos Eduardo Sturm. “Você grava o cadastro, envia para o sistema e recebe um recibo do sistema, que é o recibo de inscrição do cadastro. E é esse recibo que dá possibilidade de acesso ao crédito.” Ao todo, já foram cadastrados mais de 460 milhões de propriedades em todo o Brasil. Os imóveis rurais que possuem excedentes de vegetação nativa caracterizados como Reserva Legal, Servidão Ambiental ou Cotas de Reserva Ambiental poderão negociar seus ativos com imóveis pendentes de regularização. Todos os dados e informações sobre o CAR podem ser consultados na internet.

Brumado: Vagas de emprego

  • 27 Fev 2018
  • 17:10h

A EPCL visando atender a lei 8.213/1991 está recebendo currículos de pessoas portadoras de deficiência. Para as áreas de atuação em: Brumado, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Santo Antônio de Jesus, Valença, Itaberaba e Ribeira do Pombal. Como se candidatar? Se você atende aos requisitos da vaga, cadastre seu currículo no site da EPCL: www.epcl.com.br Ou envie seu currículo para o RH da empresa no seguinte endereço: EPCL – Empreendimentos, Projetos e Construções Ltda. Av. Centenário, 1420 – Bairro Novo Brumado – CEP 46.100-000.

Bahiafarma passa a fornecer testes rápidos de febre amarela para o SUS

  • 27 Fev 2018
  • 17:00h

Foto: Divulgação

A Bahiafarma anunciou nesta terça-feira (27) que passará a fornecer testes rápidos de diagnóstico de febre amarela para o Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o laboratório público baiano passa a ser o responsável por todos os dispositivos de diagnóstico rápido das principais arboviroses em circulação no território nacional: febre amarela, zika, dengue e chikungunya. Único no mundo em seu formato a ter obtido registro para produção e comercialização, o dispositivo de diagnóstico rápido de febre amarela desenvolvido pela Bahiafarma em parceria com o laboratório sul-coreano GenBody permite detectar, em até 20 minutos, tanto anticorpos de infecções ativas no organismo do paciente quanto anticorpos de infecções anteriores. "O teste rápido de febre amarela é uma das principais ferramentas para controle do avanço da doença, por permitir o monitoramento em tempo real dos casos, por acelerar o tratamento dos infectados, reduzindo as complicações – e os custos – e por facilitar a descoberta de pessoas que já tenham anticorpos para a doença", ressaltou o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias. A tecnologia teve registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2017 (veja aqui).

Barra do Choça: Tio e sobrinha são presos acusados de aplicar golpe em idosos

  • 27 Fev 2018
  • 16:00h

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um tio e a sobrinha dele foram presos em flagrante por estelionato, nesta segunda-feira (26), em Barra do Choça, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Civil, via G1, os dois administravam uma instituição financeira que oferecia empréstimos a idosos da zona rural, mas só entregavam parte do dinheiro contratado. Os acusados foram identificados como Renê Soares Santos da Silva e Jamile Santos Marques. Conforme a delegada Gabriela Garrido, que apura o caso, outras duas pessoas da mesma família, uma cunhada e a esposa de Renê, também são investigadas. No mesmo local da financeira, os suspeitos também mantinham um escritório de advocacia e uma loja de eletrodomésticos. Ainda segundo a Polícia, a dupla superfaturava os valores dos produtos da loja para vender aos idosos. Uma televisão que custava R$ 700, por exemplo, era vendida a idosos por R$ 5 mil. A delegada também informou que há cerca de um ano as vítimas começaram a procurar a Polícia se queixando de cobranças indevidas. A prisão dos dois contou com apoio do Departamento de Repressão a Crimes Organizado (Draco) e da Subseção da OAB de Vitória da Conquista, através do Grupo Especial de Combate ao Exercício Ilegal da Profissão. A dupla foi encaminhada para o sistema prisional em Vitória da Conquista, na mesma região.

Cármen Lúcia deve assumir Presidência da República em maio

  • 27 Fev 2018
  • 15:00h

Foto: STF/Divulgação

No mês de maio, o presidente Michel Temer (MDB) viaja ao sudeste asiático e deve ser substituído pela ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. O primeiro substituto de Temer é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que não pode assumir a cadeira por ser candidato à reeleição pelo Rio de Janeiro. O segundo é o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), candidato à reeleição pelo Ceará. Ambos estão impedidos de assumir o posto porque ficariam inelegíveis.  Como lembra o site Nem Amigo Nem Inimigo, com o comando do país interinamente, Cármen Lúcia acumular de uma vez só três presidências: a da República, a do Supremo Tribunal Federal e a do Conselho Nacional de Justiça. 

Menina de 12 anos é vítima de abuso sexual em Vitória da Conquista

  • Brumado Urgente
  • 27 Fev 2018
  • 14:00h

Uma menina de apenas 12 anos de idade, vendedora de doces no centro da cidade em Vitória da Conquista, foi vítima de abuso sexual. De acordo com informações, a vítima relatou que o suspeito a levou até uma residência prometendo comprar os seus doces, ao chegarem ao local ele teria oferecido uma quantia em dinheiro para abusar da jovem, que negou a “oferta”. Após a negativa, o homem se despiu e a forçou a tirar a roupa. Após denúncia, a polícia conseguiu encontrar o suspeito dentro de uma casa com a adolescente, vizinhos teriam ouvido a jovem gritar e fizeram a denúncia. O suspeito e a adolescente foram levados ao distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

Violência: Inconformado com separação, rapaz atira na ex-namorada e comete suicídio

  • 27 Fev 2018
  • 13:00h

Um homem atirou contra a ex-noiva e depois tirou a própria vida com um tiro na cabeça, neste domingo (26), no interior do Paraná. De acordo com informações preliminares da Delegacia de Polícia de Ipanema, no município de Pontal do Paraná, ele não teria aceitado o fim do relacionamento com Taciele Oliveira, que está hospitalizada. O homem, identificado apenas como Diego Fernando, foi até a farmácia onde a vítima trabalha e efetuou os disparos por volta do meio-dia. Segundo informações da delegacia, a farmacêutica teria sido atingida no rosto e na perna. A farmácia Freefarma informou em sua página oficial no Facebook que ela não corre risco de morte. Os investigadores ainda vão ouvir testemunhas sobre o caso nos próximos dias para entender o que aconteceu.

Brumado: Ministério da Saúde libera R$ 34,7 mil para realização de cirurgias eletivas

  • 27 Fev 2018
  • 12:00h

O Ministério da Saúde liberou R$ 34,7 mil para realização de cirurgias eletivas no município baiano de Brumado. Recursos como este estão sendo disponibilizados para cidades que comprovaram a meta de produção. No caso de Brumado, a cidade realizou 39 cirurgias em 2017. Os estados que cumpriram a meta estabelecida em portaria para que municípios pudessem organizar a produção de mutirões de cirurgias eletivas terão a oportunidade de receber o dobro dos recursos pagos no último semestre. “Municípios que já conseguiram organizar a fila única têm a oportunidade de reduzir ainda mais a fila de espera dos pacientes que aguardam por alguma cirurgia. A medida visa reforçar as estratégias de ampliação aos procedimentos eletivos, garantindo o melhor encaminhamento e tratamento dos pacientes. Essa iniciativa vai ajudar a diminuir a demanda e a reorganizar a lista de espera”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Entre as cirurgias eletivas estão procedimentos de média e alta complexidade, sem caráter de urgência, como cirurgias de pele, tecido subcutâneo, oftalmológicas; cirurgias das glândulas endócrinas; cirurgias do sistema nervoso central e periférico; cirurgias das vias aéreas superiores, da face, cabeça e pescoço; cirurgias e oncológicas; cirurgias do aparelho circulatório e digestivo e cirurgias do aparelho osteomuscular.

Bahia: Inscrições para concurso da Polícia Civil encerram nesta sexta-feira (02)

  • 27 Fev 2018
  • 11:00h

O processo seletivo da Polícia Civil da Bahia, que oferece 1.000 vagas divididas entre os cargos de delegado, escrivão e investigador, terá encerrada as inscrições na próxima sexta-feira (02). A remuneração inicial para delegados, com regime de trabalho de 40 horas semanais, é de R$ 11.389,96. Já investigadores e escrivães têm remuneração inicial de R$ 3.915,85, em regime de 40 horas semanais. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Vunesp). A taxa de inscrição é de R$ 160 para quem vai disputar vaga para delegado, e R$ 140 para quem for concorrer aos cargos de investigador de polícia ou de escrivão.

Chapada: Homem é preso com material capaz de detonar mais de 2,7 mil caixas eletrônicos

  • 27 Fev 2018
  • 10:00h

Foto: Divulgação / SSP-BA

Um material com capacidade de destruir 2.760 caixas eletrônicos. Essa foi a apreensão feita por policiais militares no município de Novo Horizonte, na Chapada Diamantina. Na ação, ocorrida nesta segunda-feira (26), um homem foi preso e cerca de 750 quilos de explosivos e 9 quilômetros de fita para detonação foram apreendidos. Homens do 4º Pelotão da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Seabra) fizeram o flagrante contra Nivaldo Umbuzeiro Guimarães, que dirigia a caminhonete onde o material era transportado. Aos PMs, ele disse que levava a carga para a cidade de Umburanas, cidade do Piemonte da Diamantina, mas não apresentou nenhuma nota fiscal ou autorização para fazer o transporte da carga. Na carroceria os policiais encontraram o material bélico. De acordo com o comandante da 29ª CIPM, capitão Nelson Normando Júnior, a unidade vem desenvolvendo ações para inibir ataques contra instituições financeiras. “Esta foi a maior apreensão do ano”, revelou o oficial. O acusado e o armamento foram levados para a 13ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra).

Caturama: Caminhão carregado tomba na BA-152, ele transportava farinha

  • Brumado Urgente
  • 27 Fev 2018
  • 09:00h

Foto: Reprodução | Whatsapp

No último sábado (24), A Policia Rodoviária Estadual registrou um acidente na BA-152, trecho do município de Caturama. De acordo com informações, um caminhão carregado com farinha teria tombado, informações preliminares apontam que o motorista dormiu ao volante. Ele acabou perdendo o controle da direção do veículo e capotou na rodovia. Ninguém ficou ferido no acidente.

Brumado: Prefeitura convoca habilitados em Processo Seletivo da Semec

  • Brumado Urgente
  • 27 Fev 2018
  • 08:30h

Foto: Ilustrativa

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, convoca os candidatos habilitados no processo seletivo simplificado n 01/2018 – SEMEC, para o cargo de Cuidador de Creche. Os candidatos convocados deverão comparecer até o dia 01 de março de 2018, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na sede da Prefeitura Municipal de Brumado. Mais informações sobre como documentação pode ser conferido através do Site.

Prefeitura de Brumado divulga resultado final do Processo Seletivo da Sesoc

  • Brumado Urgente
  • 27 Fev 2018
  • 08:00h

A prefeitura municipal de Brumado, através da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, divulgou o resultado final do Processo Seletivo Simplificado Nº 01/2018 – SESOC, para preenchimento de vagas para os cargos de Auxiliar Administrativo, Facilitador de Oficinas, Orientador Social/visitador e psicólogo. A classificação para cada um dos cargos pode ser conferida Clicando aqui.