Bombeiros baianos que atuaram em Brumadinho retornam para casa

  • Aratu Online
  • 15 Fev 2019
  • 08:03h

(Foto: Divulgação)

Os 31 Bombeiros Militares que estavam na força-tarefa em brumadinho, retornam à capital baiana nesta quinta-feira (14/2), com previsão de chegada às 17h. Eles vão chegar na sede do comando-geral, na Barroquinha, e vão ser recebidos pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel BM Francisco Telles. Especialistas em busca e resgaste em estruturas colapsadas (Brec), os militares atuaram na chamada zona-quente, áreas complexas, cujo acesso se dava através de helicópteros, por conta da instabilidade do solo. Os militares levaram equipamentos de busca, como câmeras térmicas e ferramentas de corte, e quatro veículos de tração, a pedido do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Prefeito de Brumado é cercado por alunos que fizeram questão de pedir autógrafos ao gestor

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 15 Fev 2019
  • 07:38h

O prefeito foi abordado pelos alunos que fizeram questão de pedir autógrafos ao gestor (Foto: Reprodução Instagram)

A grande transformação que vem acontecendo com a Educação em Brumado, apesar de ser um trabalho a longo prazo, começa a ser perceptível, o que vem promovendo um clima de otimismo quanto ao futuro do município. Diante da complexidade do projeto, um dos pontos que mais se destaca é a oficialização das 30 escolas municipais, as quais, a partir deste ano de 2019, já estão todas funcionando no sistema integral, o que vem comprovar que o município está completamente sintonizado aos novos parâmetros que estão sendo adotados pelo MEC, os quais preconizam que a partir do ano que vem essa será uma norma educacional. A mudança já vem se estabelecendo, sendo que os alunos já começam a compreender a nova dinâmica do ensino, apesar de algumas resistências de alguns pais, que não conseguiram ainda assimilar a importância desta nova metodologia. Nesta quinta-feira (14), um grupo de alunos da Escola Municipal Professor Roberto Santos, que estavam retornando para as suas residências, após 10 horas de atividades escolares (07h às 17h), encontraram o prefeito Eduardo Vasconcelos, o qual estava fazendo a fiscalização de obras de saneamento à margem do Rio do Antônio. Eles fizeram questão de pedir autógrafos em seus cadernos para o prefeito, que, gentilmente atendeu a todos. O carinho demostrando pelos alunos é uma prova que Brumado está indo no caminho certo e que o futuro dos alunos já começa a ser construído de uma forma sólida, já que, é mais do que inquestionável, que somente por meio da Educação que poderá se materializar o sonho de uma sociedade mais justa e igualitária. Confira abaixo o vídeo:

Ex-mulher é acusada de mandar matar advogado conquistense; ela foi presa

  • Acorda Cidade
  • 15 Fev 2019
  • 07:07h

A ex-mulher do advogado conquistense Júlio Zacarias Ferraz, foi presa, na manhã desta quinta-feira (14), acusada de mandar matá-lo, por motivos relacionados ao divórcio. Também foi presa a empregada da acusada, Maria Luiza Borges do Carmo, 27, que relatou à polícia todos os detalhes de como o crime foi praticado. Esta é acusada manter contato com os matadores que dividiram a quantia de 4 mil reais para assassinar o advogado. Júlio Zacarias ficou desaparecido por cerca de 15 dias e o corpo foi encontrado e identificado em Oliveira dos Campinhos, na zona Rural de Santo Amaro, depois que familiares perceberam seu sumiço e procurou a polícia para investigar o que aconteceu. Aos policiais a empregada informou que estava sendo ameaçada pela patroa e que ele foi dopado pelos matadores. “Ela me ameaçou muito para executar, disse já não aguentava mais ele, que já estava cansada e queria se separar dele, só que ele não queria dar o divórcio para ela. Eles [os matadores] não são daqui, estavam a serviço. Ele já estava desaparecido no dia 15, no dia do aniversário do filho. Primeiro ele foi cegado com uma substância, aí depois “os cara” levaram ele primeiro para um quartinho, pra ele ficar sedado, aqui em Feira, [e depois levaram ele para Santo Amaro]”, contou. A empregada disse que não estava perto do advogado quando ele foi morto, mas ouviu Júlio pendido socorro e dizendo que já desconfiava de que a ex-mulher queria matá-lo. Maria Luiza disse que trabalha na casa dos dois há quase um ano e que o relacionamento deles era conturbado e que ela pediu a separação. “Ela ficava brigando com ele (…) e ele não aceitava a separação. Ela botava ele pra fora de casa várias vezes, chamava a polícia e tudo. Mas é mentira dela e invenção que ele a estuprou. Ele nunca faria isso. Ela pagou dois mil pra cada matador. Eu só sei que não tenho nada a ver com isso, quem tem haver é ela, porque quem praticou todo o crime foi ela, e não fui eu. [O que eu fiz] foi com medo, ela ameaçou matar o meu pai e por tanto amor que tenho ao meu pai eu não queria que acontecesse nada de ruim, nem com meu pai, nem com minha família”, declarou afirmando que não recebeu nenhum pagamento da patroa para manter o contato com os matadores. Na delegacia a ex-mulher disse que a empregada tem problemas mentais . Ela disse também que queria fugir da vítima e que tinha medida protetiva contra ele. “Ele me agredia o tempo todo, ele teve duas prisões em flagrante. Estamos separados desde 2012 [mas não estávamos divorciados]. Eu queria o divórcio, mas não conseguia, porque eu nunca sabia onde ele morava”, informou.

Brumado: Polícia Militar apreende vários pássaros silvestres que estavam sendo comercializado na feira livre

  • Brumado Urgente
  • 15 Fev 2019
  • 06:57h

As aves apreendidas foram levadas para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Em muitas localidades do Brasil, principalmente nas cidades interioranas com vivência rural, a criação e comercialização de pássaros silvestres, bem como de outras ordens de animais silvestres, faz parte da cultura local, embora a prática seja considerada Crime Ambiental. Vale ressaltar que animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres. Então diante disso, mesmo com a divulgação constante da penalidade, alguns casos continuam ocorrendo em Brumado.  O último registro ocorreu por volta de 12h30m desta quinta-feira (14), onde uma guarnição do PETO recebeu uma informação sobre um comércio de pássaros silvestres na feira livre, situada no bairro Mercado, onde foi encontrado um indivíduo, de 68 anos, com vinte sete pássaros aprisionados em gaiolas. Por essa razão, os pássaros e o proprietário foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde o fato foi registrado. Foram feitas as seguintes apreensões: 13 (treze) cardeais; 01 (um) pega-rabuda; 04 (quatro) canários da terra; 07 (sete) coleirinhos; 01 (um) azulão; 01(um) tico-tico e 11 (onze) gaiolas.

Bolsonaro define idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres

  • 14 Fev 2019
  • 20:09h

O secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou nesta quinta-feira (14) que a proposta do governo de reforma da Previdência Social vai prever idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres ao final de um período de transição de 12 anos.Segundo ele, a proposta será assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e enviada ao Congresso Nacional na próxima quarta-feira (20). Por se tratar de proposta de emenda à Constituição (PEC), a reforma precisa do apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513) para ser aprovada e enviada ao Senado.

Atualmente, é possível se aposentar

  • sem idade mínima, a partir dos 35 anos de contribuição (homem) ou dos 30 (mulher).
  • a partir de 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher) com tempo mínimo de 15 anos de contribuição.
  • pela regra da fórmula 86/96, que soma a idade e o tempo de contribuição: no caso das mulheres essa soma deve resultar 86 e, no dos homens, 96.
  • em caso de aposentadoria rural, a idade mínima é de 55 anos (mulheres) e 60 anos (homens), e com tempo mínimo de 15 anos de contribuição.
  • servidores públicos (Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público) podem se aposentar desde que tenham tempo mínimo de 10 anos de exercício no serviço público e 5 anos em cargo efetivo no qual se aposentará. Além disso, tem de ter 60 anos de idade e 35 de contribuição (homem) ou 55 anos de idade e 30 de contribuição (mulher), com proventos integrais; ou 65 anos de idade (homem) ou 60 anos de idade (mulher), com proventos proporcionais.

Segundo Rogério Marinho, Bolsonaro tomou "a decisão final” sobre a proposta em reunião na tarde desta quinta, no Palácio da Alvorada, com os ministros Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo). “Hoje o presidente diante das informações que recebeu tomou a decisão final. O texto está pronto”, disse o secretário. Segundo Marinho, Bolsonaro pediu que, em princípio, fossem divulgadas apenas "algumas" informações. O inteiro teor do texto será conhecido no dia 20, informou o secretário. "O presidente defendia 65 [anos para homens] e 60 anos [para mulheres] e uma transição mais longa. Nós conversamos com ele, e o presidente tem sensibilidade. Entendeu também as condições da economia. E fez a distinção do gênero. Ele acha importante que a mulher se aposente com menos tempo de contribuição e trabalho do que o homem e nós conseguimos encurtar um pouco essa questão da transição", afirmou Marinho. Marinho afirmou esperar que a proposta seja "brevemente" aprovada pelo Congresso Nacional. "O Brasil precisa e tem pressa de voltar a crescer", declarou. No último dia 5, o ministro ministro Paulo Guedes afirmou que a intenção com a reforma da Previdência é obter uma economia de R$ 1 trilhão em dez anos. Mas Marinho não informou se, de fato, a cifra estimada no projeto será mesmo essa.

Homem é preso com mais de meia tonelada de maconha dentro de caminhonete

  • 14 Fev 2019
  • 19:06h

Foto: PRF/ Divulgação

Um homem de 51 anos foi preso suspeito de tráfico de drogas, após ser flagrado com 700 kg de maconha dentro de uma caminhonete, na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, que fica no sudoeste baiano. O flagrante foi feito na manhã desta quinta-feira (14), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na altura do km 830. Conforme a PRF, a droga era transportada em carro que foi roubado em dezembro do ano passado, em São Paulo (SP). Segundo a PRF, os agentes que abordaram o veículo sentiram o forte odor característico de maconha e encontraram, na carroceria e no banco de trás do veículo, vários tabletes do entorpecente. Durante a fiscalização, os policiais verificaram que a caminhonete estava com placas clonadas de um carro semelhante. De acordo com a PRF, a irregularidade era utilizada para burlar a fiscalização, pois as placas originais possuem ocorrência de roubo. Ainda conforme a Polícia Rodoviária Federal, o condutor do veículo, que estava sozinho, disse que saiu de São Paulo e seguia para Maceió (AL). O homem preso e droga apreendida foram levados para a Delegacia de Polícia Civil em Vitória da Conquista.

Placas Mercosul: MP abre nova investigação para apurar irregularidades

  • Blog do Caique Santos
  • 14 Fev 2019
  • 16:04h

Foto: Ministério das Cidades/ Divulgação

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) abriu uma nova investigação contra o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) por supostas irregularidades no processo de implantação das placas com padrão Mercosul. De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio*, a apuração, que está novamente sob responsabilidade da promotora Rita Tourinho, aponta o cadastramento de empresas estampadoras das novas placas. Segundo o MP-BA, ‘existem indícios fortes de violação na condução de processos de cadastramento’. Ainda conforme o levantamento da coluna, com este novo inquérito, já são pelo menos dez investigações abertas pelo MP para apurar irregularidades no Detran. Em Vitória da Conquista o dono de veículo paga mais de 700 reais após somadas com o valor da placa as taxas do Detran.

Policlínica de Vitória da Conquista-BA abre seleção com 68 vagas de até R$ 5 mil

  • Blog Caique Santos
  • 14 Fev 2019
  • 14:51h

(Foto: Divulgação)

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Bahia tem novo processo seletivo público para preencher, por tempo determinado, 68 vagas em cargos de ensino médio, técnico e superior para lotação no quadro de pessoal da Policlínica da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga. Os salários ofertados variam entre R$ 1.188,13 e R$ 5.000,00. Veja o edital completo da seleção aqui no site. O edital tem vagas para Enfermeiro (3), Farmacêutico (1), Médico Anestesiologista (1), Médico Angiologista (1), Médico Cardiologista/Ergometria (1), Médico Cardiologista/Ecocardiografia (2), Médico Cardiologista Clínico (2), Médico Cirurgião Geral (1), Médico Dermatologista, Médico Especialista em Diagnóstico por Imagem – Ultrassonografia Geral (2), Médico Endocrinologia e Metabologia (2), Médico Endoscopia Digestiva (1), Médico Gastroenterologista Clínico (1), Médico Ginecologia e Obstetrícia (2), Médico Hematologia e Hemoterapia, Médico Infectologista, Médico Mastologista (1), Médico Neurologista (1), Médico Oftalmologista (1), Médico Ortopedia e Traumatologia (1), Médico Otorrinolaringologista (1), Médico Pneumologista, Médico Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (1), Médico Reumatologista, Médico Urologista (1), Médico Gastroenterologista/Colonoscopia (1), Nutricionista (1), Ouvidor (1), Psicólogo Clínico (1), Assessor Técnico Sanitarista (2), Assistente Social (1), Assistente Administrativo (12), Técnico em Enfermagem (14), Técnico em Radiologia (8). O período para a realização das inscrições vai até as 23h59min do dia 10 de março de 2019 por meio do endereço eletrônico –www.fundacaocefetbahia.org.br/. A taxa custa R$ 60,00, R$ 70,00 ou R$ 90,00, dependendo do cargo. Este processo seletivo constará de provas objetivas com 40 questões de conhecimentos gerais, políticas de saúde e conhecimentos específicos, mais prova de títulos em alguns casos. As provas serão aplicadas nos municípios de Vitória da Conquista, Itapetinga e Salvador no dia 07 de abril em locais a serem ainda divulgados pelo site acima citado. O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados a partir do primeiro dia útil após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico do certame. A validade do seletivo para aproveitamento e convocação dos aprovados será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Veja o edital lançado:

Assembleia Legislativa cancela concurso com 123 vagas; candidatos devem solicitar devolução da taxa de inscrição

  • G1
  • 14 Fev 2019
  • 13:39h

Foto: Reprodução/TV Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) cancelou o concurso público que selecionaria 123 candidatos para compor o quadro funcional da casa, nos níveis médio, técnico e superior. A decisão foi divulgada pelo presidente Alba, Nelson Leal (PP), na quarta-feira (13). De acordo com o comunicado da Alba, os inscritos poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo certame. O concurso estava suspenso desde 1º de novembro de 2018. O concurso foi aberto em outubro de 2018. A taxa de inscrição era de R$ 66 para os cargos de nível médio e médio-técnico e R$ 77 para os de nível superior. No edital, a remuneração inicial para os interessados em ocupar as vagas para o nível médio era de R$ 4.118,67. Seriam 35 vagas para a área administrativa, 11 para agentes femininas de Polícia Legislativa e 43 para agentes masculinos. Ainda segundo a Alba, a decisão de cancelar o concurso tem relação com decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, reiterada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o concurso em novembro do ano passado. A decisão da Justiça foi motivada pelo fato de já haver candidatos de outro concurso da assembleia aguardando nomeação. A Alba chegou a entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o recurso foi rejeitado na dia 28 de novembro.

Jovem que socorreu motorista após acidente com helicóptero luta contra doença rara: 'Não sou Mulher Maravilha'

  • G1
  • 14 Fev 2019
  • 12:28h

Foto: Glauco Araújo/G1

Quem viu a força da vendedora Leiliane Rafael da Silva, 28 anos, que venceu o metal da fuselagem do caminhão que se chocou com o helicóptero em que estava o jornalista Ricardo Boechat, não poderia imaginar que ela também luta pela própria vida. Além do jornalista, o acidente matou o piloto do helicóptero na última segunda-feira (11), na Rodovia Anhanguera.Leiliane recebeu o diagnóstico de Malformação Arteriovenosa (MAV) em novembro do ano passado, pouco mais de um mês após dar à luz Livia, hoje com 4 meses. “O primeiro hospital chegou a chamar minha família e falar que eu tinha um tumor cerebral maligno e que eu não tinha chance de vida.”As malformações arteriovenosas (MAVs) são uma doença rara, provocada por defeitos no sistema circulatório, uma anormalidade vascular, que atinge principalmente o cérebro. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça crônica, tontura, convulsões, hemorragia, perda da coordenação motora e até perda de memória. A doença pode ser tratada com cirurgia transcraniana; tratamento endovascular por cateterismo e radiocirurgia (radiação atinge exclusivamente o tecido cerebral doente).Com a mesma vontade com que socorreu o motorista João Adroaldo, 52 anos, das ferragens do caminhão atingido pelo helicóptero, Leiliane também insiste em viver.“Já tinha tido minha filha e, em novembro, comecei a sentir que estava doente. Começou a adormecer o braço direito, depois a perna direita, depois a voz começou a ficar enrolada, até eu ter a convulsão e ir parar no hospital. Ninguém sabia o que eu tinha”, disse ela.Ao lado da família, ela superou a desinformação inicial até receber o diagnóstico preciso. “Os médicos falaram que sentiam muito por mim, por eu ter 28 anos, três filhos. Aí descobri que tinha a doença chamada MAV, que dizem que é mais perigosa que um câncer, porém tem tratamento.”E é na expectativa de se tratar e fazer a cirurgia necessária no cérebro que ela que se apoia para pensar no futuro.“Minha filha nasceu com 4 quilos de parto normal, que durou 25 minutos. Quando sentei numa cama para exames na recepção, a criança nasceu em cima da cama. Os médicos chegaram e ela já tinha nascido. O médico até falou que o esforço do parto poderia ter provocado a minha morte.”Agitada, disposta e, como ela mesma se define, “ligada no 220 V”, Leiliane disse que pretende viver muito ainda. “Não vou morrer agora, não vou mesmo. Tenho 28 anos e se as veias não estouraram até agora, não vai estourar mais. Quero viver, quero ver meus filhos crescerem, quero ver netos. Tenho de durar muito tempo, pelos menos até uns 70 anos”, disse ela, aos risos.“Entrei na contramão da via, foi espontâneo, eu estava sem celular e ela com o celular no bolso. Antes de ela descer eu peguei o celular dela para filmar e mostrar para a mãe dela o que ela estava fazendo, como ela é teimosa”, disse ele.A preocupação era por conta da recomendação médica para que ela não fosse submetida a nenhum tipo de estresse, nem fizesse esforço. “Foi justamente o oposto que ela fez.”“Ela não podia fazer esforço, não podia pegar peso. Dei bronca nela que ela não poderia ter feito, mas só de pensar que ela salvou uma vida, fiquei orgulhosa”, disse a mãe Luciene Terto da Silva, 53 anos.É a mesma opinião do pai, Humberto Manoel dos Santos, 57 anos. “Ela não podia ter feito o que fez porque ela poderia ter ido [morrido] ali também. Mas era uma vida e ela conseguiu salvar essa vida”.Após ficar famosa e até ser comparada com heroína de história em quadrinhos, como Mulher Maravilha, Leiliane recebeu uma boa notícia.“Fui procurada por um médico neurocirurgião que se ofereceu para fazer o meu tratamento e até a minha cirurgia. Ele disse que eu só precisaria encontrar um hospital para isso. Passei por consulta com ele nesta quarta-feira.”Leiliane disse que, desde novembro, chegou a ficar internada cinco vezes para fazer a cirurgia, mas em todas as ocasiões o procedimento foi adiado. “Ainda vou viver bastante.”

Moro diz que suspeitas sobre 'laranjas' do PSL serão apuradas e eventuais culpados serão responsabilizados

  • 14 Fev 2019
  • 11:23h

Foto: Fernanda Calgaro/G1

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse nesta quinta-feira (14) que a suspeita de que o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, tenha financiado candidaturas "laranjas" está sendo apurada e que "eventuais responsabilidades" serão "definidas" após as investigações. No último fim de semana, o jornal "Folha de S. Paulo" informou que o PSL repassou R$ 400 mil a uma candidata a deputada federal em Pernambuco que teve 274 votos, três dias antes da eleição. Segundo o jornal, isso é indício de uma candidatura "laranja", de fachada. Na semana passada, outra reportagem do jornal apontou que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), direcionou verbas de campanha a quatro candidatas em Minas que também são suspeitas de serem laranjas. Em entrevista à TV Record na quarta-feira (13), Bolsonaro disse que mandou a Polícia Federal investigar as suspeitas. Após participar de um evento com juízes federais em Brasília, Moro foi questionado por jornalistas sobre o tema e disse que a apuração já foi iniciada. "O senhor presidente Jair Bolsonaro proferiu uma determinação e a determinação está sendo cumprida. Os fatos vão ser apurados e eventuais responsabilidades, após as investigações, vão ser definidas", afirmou.Ele não especificou, no entanto, quantos inquéritos foram abertos para investigar o caso nem deu detalhes sobre os trabalhos.

Operação da PF e PRF contra grupo de furto e receptação de mercadorias cumpre mandados de prisão e busca na Bahia, PB e SP

  • 14 Fev 2019
  • 10:15h

Foto: Divulgação/PF

As polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) da Bahia deflagram na manhã desta quinta-feira (14) uma operação visando desarticular associação criminosa radicada em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, que pratica furto e receptação de mercadorias. Estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão (quatro preventivas e 13 temporárias) e 17 mandados de busca nas cidades de Feira de Santana e Salvador, na Bahia; Santa Rita, na Paraíba; e São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Sumaré, no estado de São Paulo. Além disso, foi determinado o bloqueio das contas dos principais investigados, que não tiveram nomes divulgados. Todas as medidas foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana. Os suspeitos respondem pelos crimes de furto e receptação qualificados, além de associação criminosa. Cerca de 55 policiais federais e 80 policiais rodoviários federais participam da ação. Batizada de operação “Feira Livre”, a ação é um desdobramento da Operação “Transbordo”, deflagrada em Alagoas, em julho de 2018, ocasião em que foram cumpridos mais de 170 mandados judicias em vários estados, inclusive 38 na Bahia. Durante a investigação, conforme a polícia, constatou-se que a atuação da quadrilha era baseada no aliciamento de caminhoneiros, mediante vantagem financeira, para que realizassem o desvio, total ou parcial, da carga transportada. O impacto dos crimes praticados pela associação criminosa ultrapassou a fronteira do estado baiano e atingiu comerciantes de outros estados, como Paraíba e São Paulo. Estima-se um prejuízo de milhões de reais em mercadorias desviadas.

Jovem baiana cria blog para falar sobre bullying 12 anos após deixar estudos por conta do problema

  • 14 Fev 2019
  • 09:09h

Foto: Reprodução/TV Subaé

Uma jovem baiana que hoje tem 25 anos parou de estudar, há 12 anos, após sofrer bullying na escola em que frequentava, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Camila Carvalho criou um blog falar sobre o assunto e auxiliar pessoas que passam pelo mesmo problema. A família de Camila descobriu que ela sofria com um refluxo urinário, quando tinha apenas três meses de vida. Com apenas 10 anos, a jovem passou por um transplante de rim, hemodiálise e fez usos de medicamentos. O tratamento melhorou o sistema urinário, mas fez com que ela aumentasse o peso. "[Abandonei a escola] porque eu não estava me sentindo legal. Porque devido ao tratamento todo, você vai mudando, por causa do corticoide o rosto foi ficando inchado e aí tinha vários preconceitos. A doentinha, gordinha, baleia, bujão de gás e eu já estava com meu psicológico muito mal, devido ao que eu passei e isso acabou comigo. Aí eu resolvi abandonar", contou Camila Carvalho. "Foi muito difícil, porque no colégio eu não tinha muitas amizades devido ao problema de saúde que, de certa forma, teve preconceito da classe toda. Eu só tinha duas amigas que ficavam comigo brincando", disse a jovem. Luciana Carvalho, mãe de Camila, contou que os colegas da filha pararam com os insultos após ela fazer reclamações com a diretoria, mas depois o bullying voltou a acontecer. "A direção deu um suporte grande na época, inclusive a diretora e a coordenadora do colégio chegaram a acompanhar Camila, dentro da sala de aula, para que ela não desistisse, mas não dava para estar todos os dias", relatou a mãe da jovem. "E continuou o bullying, a ponto de Camila não ir ao banheiro, ela já estava transplantada, tomando a medicação, e ela tinha necessidade de ir ao banheiro, mas ela não ia porque ela já imaginava ter que ir sozinha porque alguma coleguinha ia para abusar", continuou. A desistência de Camila veio por causa dos ataques feitos pelos colegas, dentro da escola, que trouxeram traumas e sintomas para a jovem. "Qualquer roupa que ela vestia, botavam defeito e ela ficou com isso preso por muito tempo. Os sintomas eram febre, ela passava mal, chorava", disse Luciana Carvalho. Após criar o blog, a jovem tem o sonho de se tornar uma psicóloga ou médica. "Eu quero ser psicóloga e, quem sabe, fazer medicina. Eu tenho esses sonhos", disse Camila. "O blog eu fiz para poder passar um pouco da minha experiência e das coisas que eu vivo. Fiz vários amigos que passam pela mesma situação. A força dessas pessoas, que oram por mim, que eu sei que estão ali do meu lado, sem preconceito, que sabem a minha dor, que sabem tudo que vivo, isso me ajudou muito", concluiu.

 

 

Caso de menina que ficou paraplégica após colocar piercing é raro, mas especialistas alertam para perigos do procedimento

  • 14 Fev 2019
  • 08:13h

Foto: Arquivo pessoal (via BBC)

O caso da jovem Layane Dias, de 20 anos, que ficou paraplégica após colocar um piercing, é considerado raro pelos especialistas. Ela foi infectada pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode causar problemas variados ao atingir a corrente sanguínea. A bactéria entrou no organismo de Layane através de uma infecção no nariz em decorrência do piercing. O G1 ouviu especialistas sobre o caso e eles alertam para os possíveis perigos do procedimento.

  • O piercing deve ser colocado em ambiente limpo e estéril e por um profissional
  • É preciso ficar atento aos sinais do corpo após o procedimento
  • Bactéria é comum na pele e no nariz
  • Em caso de infecção, é preciso procurar um médico
  • Não pratique a automedicação

A dermatologista Alessandra Romiti, Coordenadora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que o caso da jovem não é comum. "O que aconteceu com esta paciente é uma complicação mais rara. Pode acontecer que uma infecção local quando não-tratada ou não diagnosticada, ou uma bactéria muito resistente ao tratamento, possa se espalhar através do sangue e causar infecção em outros lugares", explica a dermatologista Alessandra Romiti. Ela diz que, na maioria das vezes, as complicações decorrentes do piercing são no local onde o acessório foi colocado. A mais comum é a inflamação: "Principalmente se ele for colocado no local que tem cartilagem como o nariz e algumas regiões da orelha, onde pode acontecer essa condrite- a inflamação da cartilagem que fica bem vermelho, bem dolorido. Às vezes se resolve com tratamento e em outras é necessário retirar o piercing".

A bactéria que "viaja" pelo sangue

A bactéria Staphylococcus aureus é frequentemente encontrada na pele e no nariz de pessoa saudáveis, segundo a neurologista Letizia Goncalves Borges, do Hospital Sírio Libanês. "Ela é comum, mas pode causar infecções graves quando está em grande quantidade ou quando ela se dissemina pelo sangue. Mas infecções que se disseminam para outras áreas do corpo são extremamente raras e nem sempre dá para comprovar qual foi a causa da infecção. Na maioria das vezes, a bactéria causa infecção no local", explica.A infectologista Thais Guimarães, Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Central do HC-FMUSP, explica que qualquer infecção pode cair na corrente sanguínea- infecção de garganta, na pele, urinária- e se espalhar para outros órgãos. Mas não são todas as bactérias que fazem isso. Algumas particularmente têm como mecanismo se espalhar em outros órgãos. A Staphylococcus aureus é uma dessas. Para ela, o caso de Layane foi uma fatalidade, mas os piercings colocados em regiões de mucosa como nariz e boca devem ter cuidados redobrados. "Quando um piercing é colocado na pele, em qualquer região, ele é menos perigoso do que quando é colocado em uma área de mucosa, que é o tecido que fica dentro do nariz. Ou na língua, que também é uma mucosa. Elas já têm uma maior prevalência de bactérias do que a pele. Então piercing nesses locais têm mais chance de infeccionar", diz Thais Guimarães, infectologista do HC-FMUSP.

Filho de Bolsonaro divulga áudio do pai para dizer que ministro Bebianno mentiu

  • 14 Fev 2019
  • 07:02h

Um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC), criticou nesta quarta-feira (13) em uma rede social o ministro Gustavo Bebianno (Secretaria Geral da Presidência).Segundo Carlos Bolsonaro, é uma "mentira absoluta" que Bebianno tenha falado três vezes nesta terça-feira (12) com Jair Bolsonaro enquanto o presidente ainda estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo – Bolsonaro recebeu alta nesta quarta e voltou para Brasilia. Na terça, Bebianno negou, em entrevista ao jornal 'O Globo', que seja o pivô de uma crise no governo. Ele afirmou: "Não existe crise nenhuma. Só hoje falei três vezes com o presidente". Segundo Bebianno, ele se comunicou com o presidente por meio de um aplicativo de mensagens. "Ontem estive 24h do dia ao lado do meu pai e afirmou: 'É uma mentira absoluta de Gustavo Bebbiano que ontem teria falado 3 vezes com Jair Bolsonaro para tratar do assunto citado pelo Globo e retransmitido pelo Antagonista', escreveu Carlos Bolsonaro. Para sustentar o que chamou de "mentira", o filho do presidente divulgou uma gravação em áudio do pai na qual ele supostamente conversa por telefone com Bebbiano. A gravação reproduz somente a voz de Bolsonaro. "Ô Gustavo, está complicado eu conversar ainda. Então, não vou falar, não vou falar com ninguém, a não ser estritamente o essencial. Estou em fase final de exames para possível baixa hoje, tá ok? Boa sorte aí", afirma Jair Bolsonaro na gravação. "Não há roupa suja a ser lavada! Apenas a verdade: Bolsonaro não tratou com Bebiano o assunto exposto pelo 'O Globo' como disse que tratou", afirmou Carlos Bolsonaro na rede social. Mais tarde, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou em uma rede social as mensagens postadas pelo filho a respeito de Bebianno. Gustavo Bebianno foi um dos coordenadores da campanha eleitoral do presidente. Ele presidiu o PSL, partido de Bolsonaro, no ano passado e durante toda a campanha. Deixou o posto depois de ter sido nomeado ministro da Secretaria de Governo. No último domingo, reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" informou que Bebianno liberou R$ 400 mil de dinheiro público, do fundo partidário, para uma candidata "laranja" de Pernambuco, que concorreu a uma vaga de deputada federal e recebeu 274 votos. De acordo com a reportagem, Maria de Lourdes Paixão se tornou candidata por iniciativa do grupo do atual presidente do PSL, Luciano Bivar. Segundo o jornal, ela foi beneficiária do terceiro maior volume de recursos transferidos para um candidato, mais do que receberam as campanhas do próprio Jair Bolsonaro e de Joice Hasselmann (PSL-SP), deputada mais votada do país entre as mulheres candidatas. A Polícia Federal intimou Maria de Lourdes Paixão a prestar depoimento. Ela deverá ser ouvida nesta quinta-feira (14) na Superintendência da Polícia Federal no Recife, em uma fase de coleta de informações preliminares. De acordo com a PF, ainda não há inquérito aberto. A Polícia Civil de Pernambuco abriu um procedimento para apurar a denúncia sobre a candidatura.