Placa do Mercosul é adiada para janeiro de 2020

  • Redação
  • 28 Jun 2019
  • 15:09h

(Foto: Reprodução)

Pela quinta vez, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou nesta sexta-feira (28) um novo adiamento para as placas do Mercosul. Desta vez, os estados e o Distrito Federal têm até o dia 31 de janeiro de 2020 para se adequarem ao novo padrão. O prazo estabelecido anteriormente pelo órgão venceria no próximo domingo (30). De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o adiamento traz consigo regras simplificadas que prometem reduzir os custos das novas placas, como novas normas para credenciamento de estampadores que aumentam a concorrência. Outra novidade é que não será necessária a troca de placas em transferências de propriedade, como era exigido anteriormente. A partir da nova resolução, o padrão Mercosul só será obrigatório para veículos novos, no caso de veículos em circulação, em mudança de município ou estado, e se as placas forem furtadas ou danificadas.

Brumado: Moradores da Fazenda Sucuruiú fazem grave denúncia de crime ambiental; veja vídeo

  • Brumado Urgente
  • 28 Jun 2019
  • 14:47h

O local onde o suposto crime ambiental estaria ocorrendo (Foto: Brumado Urgente)

Os crimes ambientais continuam sendo um dos grandes vilões das comunidades rurais da região do semiárido, já que, os mesmos são responsáveis pela degradação do bioma da caatinga. Em Brumado, devido à falta de uma fiscalização ambiental, esse tipo de ação devastadora é praticado de forma avassaladora, tanto que em alguns locais do município já não se encontram mananciais, provocando uma grande procura às empresas que perfuram poços artesianos. A redação do Brumado Urgente recebeu uma nova denúncia de crime ambiental, desta feita na Fazenda Sucuruiú, que fica próximo ao Distrito de Umburanas. 

As marcas do maquinário que está sendo utilizado para a retirada da areia estão patentes (Foto: Brumado Urgente)

Segundo os moradores do local, autores da denúncia, um proprietário rural vem retirando, por meio de um maquinário, um grande volume de areia do leito do Rio Brumado, o que irá causar um eminente assoreamento, que trará grandes prejuízos ambientais para a região. Ainda segundo eles já foi feita uma denúncia ao Ministério Público que foi apurar o caso, mas mesmo com a notificação do acusado, ele continua a pegar a areia, só que agora no período noturno. Eles apelam aos órgãos ambientais e ao INEMA para que medidas urgentes sejam tomadas antes que a destruição ambiental possa ser irreversível. Eles enviaram um vídeo que mostra bem a gravidade da situação, assista:

Acompanhado do prefeito, Léo Vasconcelos faz visita ao Bairro São José

  • Brumado Urgente
  • 28 Jun 2019
  • 14:26h

Léo Vasconcelos exaltou o trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal no referido bairro (Foto: Reprodução Youtube)

Acompanhado do prefeito Eduardo Vasconcelos, o presidente da Casa Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos realizou uma visita ao Bairro São José, que está recebendo uma série de obras estruturantes que irão proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da população. Léo fez questão de ressaltar o grande trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal e destacou a importância da construção do sistema de macrodrenagem do Riacho do Sapé e, consequentemente, a construção de uma via marginal que facilitar o fluxo de veículos em sentido à Policlínica Regional de Saúde que será construída no referido bairro que está recebendo uma significativa evolução urbanística.  Acentuando a importância da parceria com o Poder Executivo, o vereador voltou a parabenizar os esforços realizados visando o cumprimento do compromisso com as grandes urgências do município e garantiu que o trabalho que dá resultado é a marca da atual gestão.

São Pedro dos Olhos d’Água começa nesta sexta-feira (28)

  • Ascom | PMB
  • 28 Jun 2019
  • 13:52h

A decoração feita pela Semec vai dar um tom especial para o evento (Foto: Ascom | PMB)

Em poucos anos o São Pedro dos Olhos d’Água se estabeleceu como um dos eventos juninos mais conceituados da região sudoeste, resultado de um planejamento muito bem elaborado pela administração municipal de Brumado.Tendo na organização e segurança um dos seus pontos altos, a festa vem atraindo um público cada vez maior e, neste ano de 2019, promete um público recorde. A programação se inicia na noite desta sexta-feira (28), onde será realizada a abertura oficial e depois se apresentarão o cantor brumadense Fann Estourado, seguido por Celino & Banda e, por fim, o forrozeiro Roberto Dantilly que promete um show especial.  A estrutura já está passando pelos últimos ajustes, onde a iluminação, efeitos visuais e sonoridade serão de alta qualidade.  Outra grande atração será a decoração que foi realizada pela SEMEC, que neste ano caprichou, criando uma ambientação muito especial e vibrante. Então prepare as emoções que o São Pedro dos Olhos d’Água vai ser bom demais.

Bahia gera 2.540 novos empregos em maio e segue liderando o Nordeste

  • Ascom | Seplan
  • 28 Jun 2019
  • 13:42h

Bahia gera 2.540 novos empregos em maio e segue liderando o Nordeste (Foto: Divulgação)

De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),  sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, a Bahia gerou 2.540 postos de trabalho com carteira assinada em maio de 2019. O resultado, divulgado nesta quinta-feira (27), é resultado da diferença entre 51.609 admissões e 49.069 desligamentos. A Bahia exibiu registro positivo pela terceira vez seguida para o mês de maio. Na avaliação do secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, “este resultado comprova as políticas públicas acertadas do Governo do Estado, com a atração de novos empreendimentos, inclusive estrangeiros, e investimentos maciços em infraestrutura, com obras sendo realizadas por todo o território baiano, sejam elas de estradas, novas escolas, hospitais, barragens, sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de habitações populares. Com isso, seguimos liderando o Nordeste na geração de trabalho com carteira assinada, mesmo com a economia nacional atravessando um momento de incertezas”. Setorialmente, três segmentos contabilizaram saldos positivos: Agropecuária (+3.733 postos), Construção Civil (+1.118 postos) e Extrativa Mineral (+100 postos). Já no acumulado do ano, sete setores de atividade registraram saldos positivos: Construção Civil (+8.387 postos), Agropecuária (+8.196 postos), Serviços (+7.527 postos), Indústria de Transformação (+3.621 postos), Extrativa Mineral (+456 postos), Administração Pública (+409 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+226 postos).

Análise regional

Em relação ao saldo de postos de trabalho, a Bahia ocupou a primeira posição dentre os estados nordestinos e a sexta dentre os estados brasileiros. No Nordeste, outros quatro estados geraram postos com carteira assinada: Pernambuco (+1.701 postos), Piauí (+1.040 postos), Paraíba (+683 postos) e Sergipe (+131 postos). Os outros estados da região apresentaram desempenho negativo: Ceará (-1.428 postos), Alagoas (-746 postos), Rio Grande do Norte (-496 postos) e Maranhão (-106 postos).

Acumulado do ano

Nos cinco primeiros meses do ano, a Bahia gerou 26.071 novos postos de trabalho, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. Este resultado fez com que a Bahia ocupasse a primeira posição na região nordestina e a quinta no país quanto à geração de empregos. No Nordeste, apenas a Bahia e o Maranhão (+3.712 postos) totalizaram saldos positivos. Em contrapartida, sete estados nordestinos totalizaram acumulados negativos. Pernambuco (-23.707 postos) foi seguido por Alagoas (-22.670 postos), Ceará (-6.935 postos), Paraíba (-6.928 postos), Rio Grande do Norte (-6.393 postos), Sergipe (-3.722 postos) e Piauí (-1.502 postos).

CONTINUE LENDO

Reunião entre os vereadores definirá se importantes mudanças no Poder Legislativo de Brumado serão efetivadas

  • Ascom | CMB
  • 28 Jun 2019
  • 12:12h

Os vereadores irão se reunir na próxima semana para definir se as mudanças serão realizadas (Foto: Ascom | CMB)

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado desta sexta-feira (28) acabou tendo como discussão principal algumas possíveis mudanças que poderão ocorrer no futuro.

A primeira questão a ser definida foi um horário fixo para as sessões das sextas-feiras, já que estaria existindo um lastro muito grande nesse sentido, o que vem incomodando alguns parlamentares.

Um dos pontos principais é a possível volta das sessões para a noite de segunda-feira, como sempre aconteceu na história da instituição.

Um movimento nesse sentido está cada vez mais forte e, até vereadores que defendiam a manutenção das sessões nas sextas-feiras já começam a mudar de ideia, o que projeta uma grande possibilidade neste sentido.

Outro questionamento que foi levantado pelo vereador Zé Ribeiro foi a volta das transmissões das sessões numa rádio local, o que também é uma bandeira defendida pelo vereador Santinho.

Diante de todos os questionamentos, o presidente da Casa Legislativa, vereador Léo Vasconcelos fez uso da palavra e argumentou que, primeiramente o horário, segundo o regimento interno, tem uma tolerância de meia hora, mas que devido às solicitações dos vereadores, as sessões se iniciarão às 08h caso tenha quórum a partir de agora.

Sobre a mudança do dia das sessões ele garantiu que será realizada uma reunião com todos os parlamentares na próxima sexta-feira, onde será batido o martelo nesse sentido, após uma votação.

Sobre a volta das transmissões, o presidente citou que em recente reunião no Ministério Público o próprio promotor tinha questionado isso e que foi explicado que a recomendação veio do TCM e que somente com a entrada no ar da rádio oficial Câmara de Brumado é que isso poderá ser resolvido.

Ele lembrou que esteve em Brasília recentemente a fim de agilizar o processo, mas, que, até agora a autorização não foi publicada no Diário Oficial, o que vem impedindo até o momento a abertura do processo licitatório para a efetivação da emissora.

No fim o vereador Glaudson Dias perguntou se já tinha se definido a data para a entrega dos títulos de cidadão brumadense, pois, segundo ele, já teria um atraso significativo nesse sentido. O presidente respondeu que a data também seria definida na reunião que acontecerá na próxima semana.

Novos médicos foram contratados e já estão atendendo em Brumado

  • Ascom | PMB
  • 28 Jun 2019
  • 11:03h

Os novos profissionais oriundos do Programa +Médicos já estão atendendo nas UBSs que estavam descobertas (Foto: Ascom | PMB)

Minimizar o déficit no atendimento médico em Brumado vem sendo uma das metas principais da Secretária Municipal de Saúde. Dentre as várias ações nesse sentido a nova adesão ao Programa Mais Médicos do governo federal já vem obtendo resultados positivos, já que, neste mês de junho 5 novos profissionais advindos do referido programa foram contratados e prontamente integrados aos quadros do município, o que irá suprir o atendimento em 5 Unidades Básicas de Saúde.  Duas das unidades estão na zona urbana e são a UBS Dr Arlindo Magno Stanchi que fica localizada no Bairro Malhada Branca e a UBS Dr. Joaquim de Castro Donato que faz parte do complexo do CAIC.  Os novos médicos já estão atendendo e a população reconheceu a diferença, pois o volume no atendimento já está tendo um crescimento contínuo. Também estarão sendo enviados 3 médicos para as UBSs de Cristalândia, Umburanas e Ubiraçaba, o que irá suprir a demanda reprimida.

Atiradores do TG de Brumado participam de palestra sobre DSTs

  • Ascom | TG
  • 28 Jun 2019
  • 09:57h

(Foto: Divulgação)

No dia 26 de junho, o Tiro de Guerra 06-024, recebeu o médico mineiro Doutor Lucas Nápoles, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Grupo Saúde e Vida, o qual ministrou uma palestra para os atiradores, de prevenção às Doenças Sexualmente Transmitidas (DST). Com uma palestra rica e dinâmica, os atiradores receberam ensinamentos importantes para elevar a autoestima e manter-se sempre motivados e saudáveis. O Grupo Saúde e Vida é uma instituição que há mais de 25 anos realiza palestras gratuitas nos quartéis em empresas e escolas sobre Medicina e Odontologia Preventiva em todo o Brasil.

(Foto: Divulgação)

Após discussão no Twitter, Wagner chama ministro da Educação de ‘idiota’

  • Matheus Morais
  • 28 Jun 2019
  • 09:45h

(Foto: Reprodução)

O senador Jaques Wagner (PT) criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e chamou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, de “idiota”. Nas redes sociais, o ministro comentou a prisão de um sargento da Aeronáutica na Espanha pelo transporte de 39kg de cocaína em avião da Força Aérea (FAB). Em dois tweets, Weintraub ironizou a situação e alfinetou o PT. “Tranquilizo os ‘guerreiros’ do PT e de seus acepipes: o responsável pelos 39 kg de cocaína nada tem a ver com o Governo Bolsonaro. Ele irá para a cadeia e ninguém de nosso lado defenderá o criminoso. Vocês continuam com a exclusividade de serem amigos de traficantes como as Farc”. “O ministro da Educação, que fala um besteirol daquele, para mim, ele é um idiota. Se for ver, a área em que o governo mais perde ponto é na educação, só faz corta, corta […]. Quero dizer a eles, senhores, a eleição acabou. Esqueçam o PT, isso é página virada. Eles vão viver de eleição durante quatro anos? Ele [Bolsonaro] é a favor do quê? Está produzindo o quê?”, questionou em entrevista à rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (28). Wagner disse ainda que enxerga com preocupação a administração de Bolsonaro. “Sou um democrata. Perder e ganhar a eleição faz parte da democracia. Já ganhamos e perdemos na Bahia. Perdemos e ganhamos no Brasil. Nós não podemos torcer para que dê errado. O governo não disse para que veio ainda, já temos seis meses. O povo não vive de discurso e ideologia. O povo vive de prosperidade. Esse governo é o samba de uma nota só. Só fala em reforma da Previdência”, ressaltou.

Saque do abono salarial do PIS 2018/2019 termina hoje (28)

  • Redação
  • 28 Jun 2019
  • 09:44h

(Foto: Reprodução)

Os trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) têm esta sexta-feira (28) para sacar o Abono Salarial do calendário 2018/2019. Os valores vão de R$ 84 até R$ 998, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2017. De acordo com a Caixa, os benefícios, que totalizam R$ 16,9 bilhões, foram liberados de forma escalonada para 22,5 milhões de beneficiários, conforme o mês de nascimento, e agora estão disponíveis para os nascidos em qualquer mês. Até maio, o banco pagou R$ 15,6 bilhões a 20,6 milhões trabalhadores. O valor do benefício pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone: 0800 726 0207.

 

Pode a sacar o abono o trabalhador inscrito no PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2017 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. “Os titulares de conta individual na Caixa com cadastro atualizado e movimentação na conta, podem ter recebido crédito automático antecipado. Quem possui o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento Caixa Aqui ou ir aos terminais de autoatendimento da Caixa para receber o abono”, informou o banco. Segundo a Caixa, caso o beneficiário não tenha o Cartão do Cidadão ou não tenha recebido automaticamente em conta, ele pode retirar o valor em qualquer agência da Caixa, apresentando o documento oficial de identificação. O trabalhador em empresa pública, com inscrição no Pasep, recebe o pagamento do abono pelo Banco do Brasil.

CONTINUE LENDO

'Mula desqualificada': Militar preso é traficante, ainda que evitemos usar o termo

  • Fernando Duarte
  • 28 Jun 2019
  • 08:58h

(Foto: Yahoo)

Um militar foi preso na Espanha transportando 39 kg de cocaína. A notícia ganhou as manchetes, principalmente pelo sargento da Aeronáutica integrar a tripulação do avião reserva da comitiva presidencial do Brasil. Algumas lacunas sobre a investigação ainda estão em aberto, porém não faltaram memes e ataques aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e ao atual ocupante do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro, pela presença desse traficante em voos presidenciais. É a capacidade do brasileiro de rir da própria desgraça, enquanto continua tapando o sol com a peneira. O primeiro grande problema foi a falta da “qualificação” do sargento preso. Apesar do vice-presidente Hamilton Mourão chamar o militar apreendido na Espanha de “mula qualificada”, foram raros os veículos que o trataram pelo que ele é. Enquanto alguém detido com uma carga de drogas avaliada em mais de 2 milhões de euros é tratado como “transportador”, a maior parte dos pretos pobres da periferia é rapidamente classificada como “traficante”. Ou o termo é abandonado para todos ou então deve ser usado para todos.

Isso é relevante na discussão? Sim. Porque a imprensa tem um papel relevante na construção discursiva sobre o caso. Se fosse em condições normais de temperatura e pressão, o homem preso seria tratado como “bandido”. Por ter patente militar, há uma “passagem de pano” para evitar que a imagem do órgão seja atingida. Mas frisemos: a Aeronáutica não tem responsabilidade direta sobre o acontecido, apesar de informações preliminares apontarem que houve falha na fiscalização do comissário de bordo que transportava a droga.

 

Quanto a Lula, Dilma e Bolsonaro, nenhum tem qualquer responsabilidade sobre o caso, mesmo que o militar preso tenha participado da comitiva presidencial de qualquer um deles. Lula e Dilma sequer estão no governo. Bolsonaro, ainda que esteja no cargo, não pode ser responsabilizado por um crime cometido por outro agente do Estado brasileiro. É claro que, diante do posicionamento público dele contra as drogas e contra bandidos, o presidente será cobrado de maneira mais incisiva. E isso faz parte do próprio jogo político, quer os bolsonaristas gostem ou não.

 

O que não é admissível é o tipo de provocação feita pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Por meio de um tweet, o membro do primeiro escalão do governo federal comparou Lula e Dilma à cocaína, ao tratar o peso de ambos como “droga”. De certo, o viés ideológico chama atenção em muitas pastas da União e, em muitos momentos, é excessivo. Há muito se sabe disse, porém é decepcionante cada vez que vemos esse constrangimento em público. Weintraub, mais uma vez, deveria ter se calado.

 

É importante colocar pontos nos "is" em situações como essa. Primeiramente, tratando de maneira igualitária qualquer pessoa que transporte drogas em grande quantidade: traficante. Segundo, parando de tentar culpar o topo da cadeia por uma falha, ainda que seja absurda. E, não menos importante, entender que a dicotomia entre o anti-petismo e o resto do país não pode servir de desculpa para ataques desvairados.

 

CONTINUE LENDO

Identificado homem que morreu em acidente em Cordeiros; casal gravemente ferido é levado para Conquista

  • Informações do BRF
  • 28 Jun 2019
  • 08:31h

(Foto: Reprodução)

Um motociclista identificado como Manoel morreu em um grave acidente envolvendo duas motocicletas na zona rural do município de Cordeiros, na região Sudoeste da Bahia. O fato aconteceu no fim da tarde de ontem (quinta-feira) e causou grande comoção na pacata cidade. A ocorrência, de acordo com o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista, aconteceu em uma estrada na localidade conhecida como Fazenda Barrinha. O casal que estava na outra moto, que não tiveram os nomes divulgados, foram levados ao Hospital Geral de Conquista.

Barral critica mudança de carga horária da rede estadual de ensino: 'Qual o objetivo?'

  • Matheus Caldas
  • 28 Jun 2019
  • 07:36h

Foto: Manu Dias/GOVBA

Secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral criticou a mudança da carga horária promovida pelo governo da Bahia na rede de ensino estadual. A partir de 2020, em vez de 800h, o horário será ampliado para mil horas. Para o titular da Smed, a pasta estadual está sem rumo. “O que eu espero é que a qualidade melhore. Não é só quantidade: é qualidade. O que meu preocupa muito é a falta de rumo, de uma diretriz única no estado. Isso me preocupa bastante”, criticou, em entrevista ao Bahia Notícias. Barral ainda indicou que a rede municipal não fará essa alteração. “A rede municipal hoje já tem a grande maioria das intervenções em termos de carga horária, de grade e currículo. Já está muito bem adequada. Está muito organizada. Os números mostram que a rede municipal de Salvador evolui a passos largos e o estado está parado desde 2005, que é a mesma coisa”, desaprovou. O secretário também questionou de qual forma essa alteração será feita. “A pergunta que se tem que fazer é: vai aumentar, mas qual o objetivo? Esse ano temos o Ideb. Estão se falando para mexer para o ano que vem. E para esse ano? O povo espera”, pontuou. Segundo a SEC, o “estado também já estuda como acontecerá a adequação da carga-horária para o atendimento à Legislação Federal e deverá realizar consulta pública para a construção da etapa do Ensino Médio para o 'Currículo Bahia', respeitando a diversidade dos Territórios de Identidade”. Ainda de acordo com o governo, a medida atende à determinação do governo federal, por meio da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), no contexto de implementação do Novo Ensino Médio e cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Vaca Louca: Idosa que foi atacada por animal morre no Hospital de Base em Conquista

  • Redação
  • 27 Jun 2019
  • 19:26h

(Foto: Reprodução)

Um fato triste e inusitado aconteceu na cidade de Cordeiros, na região Sudoeste. Uma idosa, que não teve o nome revelado, ficou gravemente ferida após ser ‘atacada’ por uma vaca, inclusive com chifradas. A vítima chegou a ser encaminhada para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, sob cuidados médicos, mas não resistiu e faleceu nesta quinta-feira (27). O corpo da idosa foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica da capital do Sudoeste baiano.

MPF abre procedimento para apurar possível contaminação do Rio São Francisco, na BA, por rejeitos de Brumadinho

  • informações do G1 Bahia
  • 27 Jun 2019
  • 17:32h

Rio São Francisco, na Bahia — Foto: Edgardo Pessoa Filho / SAAE

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para apurar possíveis impactos no Rio São Francisco e afluentes, na Bahia, decorrentes do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em janeiro de 2019. O procedimento foi instaurado na última segunda-feira (24), conforme portaria publicada no Diário Eletrônico, assinada pelo procurador da República, Adnilson Gonçalves da Silva. O inquérito foi instaurado após a realização de uma audiência pública em Bom Jesus da Lapa, na região oeste do estado, em abril. Na ocasião, segundo o MPF, se discutiu a “situação de Brumadinho, com potenciais impactos no Rio São Francisco e afluentes no território baiano”. O órgão aponta que ficou esclarecido que os rejeitos (lama) da barragem de Brumadinho não haviam atingido, naquele momento, o Rio São Francisco na altura dos municípios baianos, mas que, por outro lado, haveria monitoramento constante de diversos órgãos. A instauração do procedimento administrativo, conforme o MPF, tem o objeto de acompanhar a situação para apurar se houve ou ser haverá alguma contaminação do rio futuramente.