O número de casos confirmados de sarampo em 2019 na Bahia chegou a 48 na segunda semana de dezembro. Porém, o número final pode ser ainda maior. O boletim epidemiológico mais atualizado da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) é do dia 14 de dezembro e indica que, até a data, foram notificados 752 casos "que atendem aos critérios de definição de caso suspeito de sarampo". Do número total, além dos 48 confirmados (6,4%) e dos 448 que foram descartados (59,6%), outros 256 (34,%) permanecem sob investigação. Foram confirmados casos de sarampo em 16 municípios da Bahia. Em três deles a Sesab descartou o status de surto ativo após o controle da doença: Cairu, no baixo sul do estado, Jacobina, no centro norte, e Ribeira do Pombal, no semiárido. A Secretaria de Saúde ressaltou que os outros 13 municípios com surto ativo vêm intensificando ações de controle para interrupção das cadeias epidemiológicas. Para isso, as cidades vêm adotando estratégias de vacinação a depender de cada situação e intensificando a busca ativa de casos novos nas áreas de risco e nas unidades de saúde da rede pública e privada. As crianças menores de um ano de idade representam a faixa etária de maior risco para o sarampo, porém o maior número de casos (11) está entre 20 a 29 anos de idade. De acordo com a distribuição por sexo, 62% são homens e 33% mulheres. O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é através da vacinação. O Ministério da Saúde informa que revisa periodicamente os critérios de indicação da vacina. Para isso leva em conta as características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos. Em 2018 o Brasil perdeu a certificação de país livre do sarampo, conferido pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), após registrar casos da doença. O certificado havia sido obtido em 2016. Para perdê-lo, é preciso haver transmissão sustentada, ou seja, a ocorrência de um mesmo surto por mais de 12 meses (lembre aqui e aqui).
RANKING DAS NOTIFICAÇÕES
Quanto aos casos notificados na Bahia, Salvador lidera a lista dos municípios baianos com 234 registros. Ao olhar para o interior, Feira de Santana é a cidade com maior número ao somar 53. Em seguida aparecem Santo Amaro (30), Camaçari (24), Presidente Tancredo Neves (22), Ribeira do Pombal (11), Gandu e Ipiaú (10), Maracás (9), Jacobina (8), Ituberá (7), Camacan (6), Irará (5), Cairu (4), Andorinha (3) e Palmeiras (2).Ao considerar os casos confirmados, Santo Amaro se destaca com 17 casos, seguida por Gandu com 6. Os demais municípios contabilizam entre um e três casos confirmados.
O Fluminense de Feira está negociando a contratação do goleiro Bruno, de 35 anos, para a disputa do Campeonato Baiano. O atleta, condenado pelo assassinato da modelo Eliza Samúdio, está sem clube desde o final de outubro do ano passado quando rescindiu contrato com o Poços de Caldas, time da terceira divisão mineira, após atuar por 45 minutos. O presidente do Touro do Sertão, o deputado estadual Pastor Tom (PSL), disse que o acordo está por detalhes e destacou que o jogador pagou pelo crime que cometeu.
"Estamos conversando. A Sociedade fala tanto em recuperar as pessoas que um dia cometeram um crime. Eu não vejo dificuldade nenhuma. Temos que amar o próximo. Todo mundo sabe que ele ficou preso por nove anos. Vejo que as penitenciárias da Bahia fazem tudo para recuperar um preso e entregá-lo para a sociedade. Ele pagou pelo que foi preso, ficou nove anos e não vejo nada demais. Ele estando bem fisicamente e mentalmente para agarrar no Flu de Feira... A sociedade clama pela recuperação das pessoas e agora cadê o amor pelas pessoas? Não estamos aqui para julgar ninguém. Estamos conversando e vendo alguns detalhes do contrato e dando certo, quem ganha com isso é o Fluminense de Feira e a torcida", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. "Vai ficar julgando o cara o tempo todo? Ele ficou preso por nove anos e vamos ficar nessa de portas fechadas? É um grande profissional. Se envolveu num problema aí, mas já foi solto pela Justiça, ele não é foragido da Justiça. Temos que ter amor nesse momento também. Queremos que ele responda dentro de campo. Respondeu dentro de campo, já era, já foi", finalizou. Bruno Fernandes das Dores de Souza foi condenado a 20 anos e nove meses de prisão pelo assassinato e ocultação de cadáver da modelo Eliza Samúdio. Ele cumpria a pena na cidade de Varginha, interior de Minas Gerais. No dia 18 de julho de 2019, ele conseguiu a progressão para o regime semiaberto. No dia 27 de agosto, o goleiro foi anunciado como novo reforço do Poços de Caldas, mas por causa de salários atrasados entrou em acordo e rompeu o contrato que iria até janeiro deste ano. Antes, ele havia defendido o Boa Esporte em 2017. Bruno se profissionalizou no Atlético-MG, passou por Corinthians e em 2006 chegou ao Flamengo, sendo considerado um goleiro promissor, antes de ser preso. Na temporada de 2020, o Flu de Feira terá apenas a disputa do Baianão. A estreia do Touro do Sertão está marcada para o dia 22 de janeiro contra o Atlético de Alagoinhas, fora de casa, pela primeira rodada.
Ao lado do seu pai, o ex-vereador Didio e de membros do Grupo de Reisado, Lia Teixeira ressaltou a importância de se manter a tradição (Foto: Assessoria Parlamentar)
Sempre antenada com as questões culturais, especialmente as que têm uma forte ligação com o seu berço familiar, o Distrito de Cristalândia, a vereadora Lia Teixeira iniciou o ano de 2020 participando das festividades da Folia de Reis que aconteceram nas comunidades de Lagoa de Tocadas, Curralinho e, por fim, em Cristalândia. “As portas fechadas e eles chegaram e começaram a cantar e a tocar os seus instrumentos do lado de fora das casas levando a imagem do Santo Reis. Viva Santo Reis! Viva!”, narrou a vereadora que ainda destacou que “ o Reisado é uma tradição muito importante, que faz referência à história bíblica da cruzada dos três Reis Magos ao encontro do menino de Jesus, na ocasião do seu nascimento, então, é muito bom relembrar essa história e participar desta festa tão animada”. Ela ainda observou que “eu relembrei a minha infância e adolescência acompanhando o Terno de Reis do pessoal de Lagoa de Tocadas, Curralinho e Cristalândia que circulou pelas casas para louvar o Deus Menino, resistindo e preservando a nossa cultura e fortalecendo a nossa identidade. Foi lindo demais!!!”.
A alegria foi contagiante (Foto: Assessoria Parlamentar)
O Seguro DPVAT 2020, também conhecido como seguro obrigatório, começa a ser cobrado neste mês com os mesmos valores de 2019. Na última terça-feira (31), o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu uma resolução do governo federalque previa a redução dos valores do seguro. A decisão é provisória (liminar). Nesta quinta (2), a Seguradora Líder, que administra o DPVAT, confirmou ao G1 que os valores de 2019 foram mantidos para este ano e que a arrecadação já começou. O DPVAT é cobrado junto com o licenciamento dos veículos e ambos podem ser pagos antecipadamente, em conjunto com o IPVA, seguindo um calendário que varia de estado para estado, mas com prazos que costumam começar em janeiro (veja o guia por estado). "Com a decisão do STF, o mesmo valor do Seguro DPVAT pago pelos proprietários de veículos de 2019 continua valendo em 2020, sendo o correspondente a R$ 16,21 para um proprietário de automóvel e R$ 84,58 para um proprietário de motocicleta", disse a Líder.O valor informado para carros, por exemplo, já aparecia em consultas aos sites de bancos nesta quinta.
As tão esperadas chuvas chegaram no início de 2020 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Se o ano de 2019 foi decepcionante para os brumadenses no que se refere a um dos grandes anseios que é a chuva, o ano que se inicia já dá demonstrações que isso não irá se repetir, pois, segundo as previsões, a média das precipitações pluviométricas só para o mês de janeiro é de mais de 100mm, o que, caso se cumpra, irá “lavar a alma”, principalmente dos moradores do meio rural, que são os que mais sofrem com os longos períodos de estiagem. A precipitação média para o mês, pelos indícios destes primeiros dias de 2020, deve ser superada sem muitas dificuldades. A projeção é tão otimista que só para a primeira semana do ano se projeta uma média de 70 mm segundo os institutos de meteorologia. Então, uma das boas-novas mais aguardadas para 2020 está se cumprindo, o que é um bom sinal, ainda mais para os que acreditam nas questões holísticas, já que chuva no início do ano é um ótimo sinal de que ele será repleto de energias positivas. Segundo o Seagri, nesta sexta, sábado e domingo (03,04 e 05) a previsão é de cerca de 80mm, confira gráfico abaixo:
Uma nova rodada de análises feitas pela Bahia Pesca constatou que os pescados coletados em 25 localidades baianas atingidas pelas manchas de óleo seguem sem contaminação. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (2). Outra análise já havia sido feita no final do mês de novembro do ano passado. O estudo foi feito pelo Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro), da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Foram analisadas 71 amostras de ostras, caranguejos, siris e pescados, entre os dias entre 24 de outubro e 20 de novembro. O resultado indica que 99% dos animais avaliados não estão contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), em níveis acima dos adotados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) como seguros. As coletas foram feitas em Conde, Jandaíra, Entre Rios, Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Camaçari, Belmonte, Porto Seguro, Taperoá, Nilo Peçanha, Canavieiras, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Cairu, Valença, Jaguaribe, Igrapiúna, Ituberá, Camamu, Caravelas, Alcobaça, Prado e Santa Cruz Cabrália. Das 71 amostras, apenas uma amostra de camarão coletada em Cairu apresentou índice de contaminação acima do estabelecido pela Anvisa. A Bahia Pesca destacou ainda que outras 14 amostras de camarão do litoral baiano não apresentaram resultados preocupantes. De acordo com a Bahia Pesca, que é um órgão ligado à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), os resultados foram enviados para as agências de vigilância sanitária, que devem se manifestar sobre a segurança do consumo.Outra rodada de coleta e análise será feita em fevereiro. O parecer técnico com os resultados está disponível no site da Bahia Pesca.
Quando nos voltamos para nossa infância, é provável que nos lembremos daquelas frases tão típicas de nossas mães: “Você vai ver só quando seu pai chegar”, “espere para chegar em casa e você verá”. Estas simples frases eram a antessala que muitas vezes levava a uma punição, a mais recorrente, palmada. Agora que nos tornamos pais, é hora de nos perguntarmos: faz bem dar umas palmadinhas nos filhos? Educação e disciplina não têm nada a ver com a aplicação da violência; De fato, a violência física e doméstica é um ato que repudiamos. Mas uma palmada, pode ser considerada uma atitude violenta de um pai em relação a um filho? Até que ponto isso é bom ou ruim? Quer saber o que a terapeuta Denise Dias pensa sobre a educação das crianças? É um assunto que tem diferentes pontos de vista. Quando se trata de educar nossos filhos, cada pai tem o poder de fazer do seu jeito. Esta terapeuta nos diz que as crianças precisam levar palmadas para serem educadas. Preste muita atenção ao que Denise nos diz.
A prática de dar palmadas nas crianças era comum no século passado (Imagem: Reprodução)
Como explicar a uma criança a maneira correta de agir? A dúvida, comum a muitas mães, divide especialistas. Mas há um ponto em que todos parecem concordar agora: bater para educar seria pouco eficaz e traumático para a criança. Poucos seguem outra linha de raciocínio É o caso da terapeuta infantil Denise Dias, autora do polêmico livro “Palmada na Bunda – Como impor limites e estabelecer um relacionamento saudável com as crianças em tempos politicamente corretos” Desde 1998, o Conselho da União Europeia vem fazendo campanha contra a palmada. No total, 22 países europeus, como a Suécia, a Áustria e a Alemanha, criminalizaram sanções físicas. Em uma pesquisa realizada com crianças entre três e cinco anos de idade por cientistas da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, verificou-se que os pais que costumavam disciplinar com palmadas tinham 50% mais chance de desenvolver agressividade. No Brasil, em vigor desde junho de 2014, a Lei da Palmada foi alvo de muitos argumentos positivos e negativos, principalmente dos indivíduos que defendem um modo de “educação tradicional”, alegando que castigos físicos leves ou moderados sempre foram usados como métodos de correção comportamental e nunca provocaram distúrbios nas pessoas. A Lei da Palmada não proíbe a tradicional “palmadinha” nas crianças desobedientes, mas sim, qualquer outro tipo de castigo que provoque sofrimento físico e lesões na criança.
O presidente Bolsonaro já se posicionou a favor das palmadas (Foto: Reprodução Rede TV)
Com mais de dez anos atendendo crianças e adolescentes, incluindo instituições nos Estados Unidos, Denise, no entanto, não vê problemas na adoção de palmadas educacionais. “As crianças precisam de algumas palmadas”, diz a terapeuta. Eu vejo que as palmadas que os pais dão nos filhos, de vez em quando, não têm mal nenhum. “Monstrualizaram” a educação doméstica. Não se pode mais falar em tapa ou castigo. Não se pode mais falar que os pais mandam nos filhos. Virou uma bagunça tão grande que hoje nós temos uma geração de delinquentes adolescentes. Podemos até falar que é uma geração drogada e prostituída também. A quantidade de jovens usuários de drogas só cresce ano após ano, isso não é falta de informação, é falta de limite. O que é, muitas vezes, imposto com um tapa na bunda. Denise acredita que os pais têm autoridade indiscutível sobre seus filhos e isso é uma questão de hierarquia. Ela também critica os pais que montam um jogo de palavras a fim de educar a criança, mas esse método, segundo ela, é totalmente ineficiente, já que a criança não recebe a mensagem como deveria e, com isso, os pais acabam “criando monstros”. O livro escrito por Denise causou polêmica e algumas pessoas, defensoras da “lei da palmada”, estão fazendo campanha contra o livro, acreditando que ele defende a agressão contra as crianças. Para Denise Dias, autora do livro em favor da adoção de formas físicas de punição, diz que a falta de limites cria “geração de criminosos”.
Existem anéis de noivado com esse sistema embutido, que permitem que você saiba exatamente onde está seu parceiro.| Foto: Reprodução
Há um milhão de modelos, desde artesanato, banhados em ouro e prata, com diamantes e até com GPS; Sim, as pessoas agora podem rastrear seu parceiro. Existem anéis de noivado com esse sistema embutido, que permitem que você saiba exatamente onde está seu parceiro. Inicialmente, esses anéis foram criados pela empresa brasileira, chamada Boyfriend Tracker. Ao saber de sua existência, muitos achavam que esses anéis eram a única coisa que causava desconfiança entre os casais. Então, eles disseram que este anel com GPS poderia ser mais útil do que se pensava anteriormente. Como por exemplo, no caso de sequestros, quando um dos cônjuges está viajando, e poderia até salvar a vida em caso de desastres. Na verdade, você pode receber muitos utilitários muito interessantes, mas muito depende das necessidades de cada pessoa. Qualquer que seja o caso, esses anéis com GPS continuam a provocar muita controvérsia entre as pessoas, mas mesmo assim é um dos produtos de casamento mais vendidos nas lojas online.
O policial militar que está sendo procurado por suspeita de matar a tiros, por ciúmes da ex-mulher, o fotografo Sandro Silva Santos, de 36 anos, no município de Itabuna, no sul da Bahia, disparou 11 vezes contra a vítima e, conforme testemunhas disseram à polícia, cometeu o crime na frentes dos próprios filhos. O corpo da vítima foi enterrado na manhã desta quinta-feira (1) no Cemitério Campo Santo, no município. Sob forte comoção, o sepultamento aconteceu por volta das 9h30. O corpo começou a ser velado ainda na noite de quarta (1°). Sandro deixou três filhos. No velório, parentes e amigos de Sandro estavam inconformados com o crime. "Ele foi assassinado brutalmente, covardemente por um PM que é pago para proteger. Tirou a vida do meu irmão sem nem direito de defesa. Meu irmão estava trabalhando e ele fez isso. Meu irmão era uma pessoa trabalhadora, esforçada. Aqui não tem ninguém para abrir a boca para dizer o contrário dele", disse a irmã do fotógrafo, Loana Silva. "Perdi um grande amigo. Depois de passar um ano abençoado de 2019, vem a tristeza de em 2020 perder um grande amigo como Sandro, uma pessoa que era muito marcante na minha vida e na vida de todos que estão aqui. Era um cara muito bom ", afirmou o amigo de Sandro, Adeval Pereira.
( Foto: Office of the Iranian Supreme Leader via AP, Arquivo)
Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária do Irã e um dos homens mais poderosos do país, morreu em um ataque aéreo dos Estados Unidos nesta quinta-feira (2) em Bagdá.O Pentágono confirmou o bombardeio e disse que a ordem partiu do presidente Donald Trump. Em nota, o órgão culpou Soleimani por mortes de americanos no Oriente Médio e afirmou que o objetivo foi deter planos de futuros ataques iranianos.O bombardeio ocorreu no Aeroporto Internacional de Bagdá e matou também Abu Mahdi al-Muhandis, chefe das Forças de Mobilização Popular do Iraque, milícia apoiada pelo Irã, e pelo menos mais 5 pessoas. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, postou uma bandeira americana em uma rede social. Ele não falou sobre o episódio.Um porta-voz da milícia iraquiana culpou também Israel pelas mortes. Até agora, o governo de Israel não se pronunciou.
A venda de veículos novos cresceu 8,65% em 2019, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (2) pela Fenabrave, a associação das concessionárias. É o melhor número do setor em 5 anos.Foram emplacados 2,78 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em todo o país. Como comparação, em 2018, foram 2,56 milhões.O resultado é o melhor para um ano desde 2014, quando foram vendidos 3,49 milhões de veículos.Ainda assim, os números ainda estão distantes de 2012, ano em que a indústria vendeu mais veículos no Brasil, com 3,80 milhões. Os números de produção de veículos, exportações e importações serão divulgados na próxima terça (7), pela associação das montadoras, a Anfavea. Em nota, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Junior afirmou que o “desempenho positivo se deve a alguns fatores econômicos, como taxa de juros menores e à queda nos índices de inadimplência e de desemprego”. Considerando apenas o mês de dezembro, foram emplacadas 262.737 unidades, 12% mais em relação ao mesmo mês de 2018, quando foram vendidos 234.505 veículos.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta quinta-feira (2) que o banco pretende lançar em março deste ano uma linha de crédito imobiliário prefixada para compra da casa própria. Isso significa que a modalidade não terá correção pela Taxa Referencial (TR) ou pela inflação (IPCA). A declaração foi feita após reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. "Hoje, temos o crédito imobiliário ligado à TR, ligado ao IPCA, a inflação, e pelo que o BC falou são 16 bancos [que operam a linha de crédito corrigida pela inflação]. Quando a Caixa lançou há alguns meses, o mercado criticava muito, mas hoje 16 bancos já oferecem linhas pelo IPCA. Em março, faremos uma terceira linha, sem correção nenhuma. Sem TR e sem inflação. Vai poder contratar crédito imobiliário de 30, 35 anos e saber quanto você vai pagar", afirmou Guimarães. De acordo com o presidente da Caixa, a nova modalidade deve facilitar a renegociação com clientes que possuem créditos imobiliários mais antigos da própria Caixa, com juros mais altos, para a nova linha com taxas menores."Já fizemos várias [renegociações] e acreditamos que, a partir de março, quando lançaremos crédito imobiliário sem nenhum tipo de correção, isso vai multiplicar", disse.
Uma mulher de 75 anos, atropelada por um trator enquanto tomava sol em uma praia de São Vicente, no litoral de São Paulo, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital onde estava internada. Familiares da vítima afirmam que o veículo era conduzido por um motorista sem habilitação que tentou fugir do local após o acidente, mas acabou sendo detido. Conforme apurado pelo G1, o atropelamento ocorreu por volta das 9h do último domingo (29), na Praia do Itararé, em São Vicente. Segundo um familiar da idosa, que prefere não se identificar, ela tinha o costume de frequentar a praia que ficava em frente ao seu apartamento. No dia do acidente, ela estava deitada em uma cadeira de praia, na faixa de areia, quando foi atropelada pelo veículo. Ao ter um dos braços e parte do abdômen e do tórax esmagados, a vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal de São Vicente, o antigo 'Crei'. Em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (2), o familiar afirma que a idosa foi induzida ao coma devido a gravidade dos ferimentos. "Os remédios não davam conta da dor dela, então o médico a colocou em coma induzido. Depois, a levamos para o Hospital Ana Costa. Agora ela morreu e a família toda ficou sem chão", desabafa. O familiar aponta, também, a falta de responsabilidade da prefeitura em manter um funcionário sem habilitação para condução do trator em um local com grande fluxo de pedestres e banhistas. "Muitas pessoas com quem conversamos disseram que a praia estava lotada. Como pode alguém dirigir um trator em uma praia desse jeito?", questiona. "Além da tristeza, estamos indignados. O funcionário não era capacitado para conduzir uma máquina pesada e ainda tentou fugir, mas acabou sendo pego. Como família, estamos tentando nos organizar, mas alguém tem que ser responsabilizado pelo que aconteceu", finaliza. Em nota, a Prefeitura de São Vicente informou que lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a família. A administração esclareceu que o veículo envolvido no acidente não é de propriedade da prefeitura, e sim de uma empresa contratada e responsável pelos profissionais que o operam. Segundo a prefeitura, no momento do acidente, quem dirigia o veículo era um ajudante não habilitado. Isso ocorreu porque o motorista havia se ausentado temporariamente. Foi lavrado um boletim de ocorrência no mesmo dia e a Polícia Civil vai investigar o caso e promover a responsabilidade criminal pelo ocorrido, encaminhando o resultado das investigações à Justiça. A Prefeitura de São Vicente, por meio da secretaria responsável, abriu um Processo Administrativo para apurar os fatos e para que todas as providências cabíveis sejam tomadas. A administração ressalta ainda que está totalmente à disposição para ajudar a Polícia e a Justiça naquilo que for necessário.
O Instituto Federal de Educação - IFBA, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, reabre inscrições para preenchimento de vagas remanescentes no curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – CIÊNCIA É 10! O curso será ofertado na modalidade à distância e foram disponibilizadas 20 vagas para o Polo da UAB de Brumado. As inscrições estão abertas até o dia 15/01/2020 e serão feitas exclusivamente pela internet através do endereço https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editais/2019
O edital e formulário de inscrição estão disponíveis no link
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou redução de 75% no número de mortes nas rodovias federais da Bahia, durante a Operação Ano Novo, entre o dia 28 de dezembro e a noite de quarta-feira (1º). As informações foram divulgadas nesta quinta (2). A queda foi em comparação com o mesmo período da operação de 2018-2019. Nesta ação (2019-2020), foram registradas duas mortes nas rodovias, enquanto no último ano foram oito. O número de acidentes também diminuiu: de 43 (2018-2019) para 36 (2019-2020) – uma queda de 16%. Dos 36 acidentes, 13 foram considerados graves – quando há feridos graves ou morte. O número de pessoas feridas nos acidentes, no entanto, aumentou em 5%: saindo de 56 casos (2018-2019) para 59 (2019-2020). Durante a operação, a PRF autuou 2.920 motoristas cometendo diversas infrações. Entre as mais notificadas está a ultrapassagem proibida, com 589 registros. Além disso, 85 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, uma infração gravíssima que tem multa de R$ 2.934,70. Cerca de 5.295 testes com etilômetro (bafômetro) foram feitos na operação.Ainda nas fiscalizações, a PRF também registrou 41 autos de infração para motociclistas e/ou passageiro sem capacete, e outros sete motoristas flagrados manuseando o aparelho celular. Os registros de falta do cinto de segurança foram 223.