Artistas e jornalistas lançam site para homenagear mortos por coronavírus

  • Agência Brasil
  • 10 Mai 2020
  • 14:17h

oto: Semop

Com o estabelecimento de protocolos de prevenção contra a covid-19, funerais de todo o país passaram por modificações, de modo que parte das pessoas em luto sente que não se despede propriamente de seus entes queridos. Para conservar a memória das vítimas da doença, voluntários de todos os cantos do Brasil se juntaram para lançar o projeto Inumeráveis, por iniciativa do artista Edson Pavoni. O projeto destaca que durante pandemias, a tendência é que as pessoas virem números, estatísticas. “Estatísticas são necessárias. Mas palavras também. Se nem todas as vítimas tiveram a chance de ter um velório ou de se despedir de seus entes queridos, queremos que tenham ao menos a chance de terem a sua história contada.”

“Não há quem goste de ser número. Gente merece existir em prosa”, diz o site, que até esta quinta-feira (7) reunia mais de 400 homenagens. O grupo salienta ainda que visa “reverter a lógica fria pela qual a pandemia está sendo tratada no país” e que “por trás dos números em crescimento, de falas e atitudes irresponsáveis de governantes, estão histórias de milhares de brasileiros”.

Homenagens

“Adalberto Álvares Almeida. 1966 – 2020. O carnaval em pessoa”, diz um dos textos.

“Seisho Inamine. 1950 – 2020. Pai e avô dedicado, de poucas palavras, mas de muito afeto nos pequenos cuidados diários”, diz outro.

Sobre o médico endocrinologista Maurício Barbosa Lima, por exemplo, descobre-se que era visto como uma pessoa disponível e que fez a diferença por onde passou.  Já a paraense Maria José Assunção, que teve a vida interrompida pela doença aos 64 anos de idade, é descrita como uma mulher guerreira e que deixará um legado de amor e solidariedade.

Para participar, familiares das vítimas podem enviar um relato à equipe do projeto, mediante o preenchimento de um formulário ou por áudio de WhatsApp.

Colaboradores

Jornalistas, estudantes de jornalismo, escritores, contadores de histórias e pessoas em geral que tenham habilidade com escrita também podem colaborar, redigindo textos a partir de entrevistas dos familiares das vítimas ou de histórias já veiculadas em outras plataformas, indicando o devido crédito e link para a fonte da postagem original.

CONTINUE LENDO

Bahia registra 5.174 casos de coronavírus e número de mortes chega a 196, aponta boletim da Sesab

  • Informações do G1/BA
  • 10 Mai 2020
  • 11:44h

Bahia registra 73 novos casos de coronavírus e chega a 4.818 pessoas contaminadas. — Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia

A Bahia registrou, nas últimas horas, 86 novos casos confirmados de coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite deste sábado (9), o estado totaliza 5.174 pessoas contaminadas com a doença, com 196 mortes, 13 a mais do que os números apresentados na última sexta-feira (8).

Segundo informações da Sesab, os novos óbitos em relação ao boletim da manhã deste sábado (9), são:

 

  • 191º óbito: homem, 58 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão arterial. Morte ocorreu no dia 30 de abril .
  • 192º óbito: homem, 42 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. Morte ocorreu no dia 2 de maio, em unidade da rede municipal.
  • 193º óbito: homem, 77 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes e hipertensão arterial. Morte ocorreu no dia 23 de abril, em hospital público da capital.
  • 194º óbito: homem, 62 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular crônica e imunossupressão. Morte ocorreu no dia 8 de maio, em hospital público de Salvador.
  • 195º óbito: homem, 57 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes. Morte ocorreu no dia 8 de maio, em hospital público da capital.
  • 196º óbito: homem, 59 anos, residente em Salvador, com histórico de doenças renais crônicas em estágio avançado. Morte ocorreu neste sábado, em hospital público de Salvador.

Ao comparar os boletins divulgados pela Sesab às 17h da sexta-feira (8) e o deste sábado (9), é possível perceber que houve 356 casos confirmados no estado nas últimas 24 horas. Por volta das 12h, o órgão divulgou os sete primeiros casos registrados neste sábado com 270 novos casos.

Do número total de mortes, 128 ocorreram em Salvador. As demais estão distribuídas pelos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (3); Camaçari (1); Capim Grosso (2); Catu* (1); Coaraci (1); Feira de Santana (2); Gandu (1); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (12); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (2); Jitaúna (1), Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Ribeiro do Pombal (1); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vereda* (1); Vitória da Conquista (4). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até 17 horas desta sexta-feira (9).

De acordo com a Sesab, na Bahia, dos 893 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 432 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 48%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 422 leitos exclusivos para o coronavírus, 227 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 3,8%%. Cabe ressaltar que novos leitos serão abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Os casos confirmados estão distribuídos em 162 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (64,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ipiaú (2.463,32), Uruçuca (2.046,88), Ilhéus (1.780,36), Itabuna (1.514,85) e Coara

CONTINUE LENDO

Piripá confirma mais um caso de coronavírus, é uma mulher

  • Redação
  • 10 Mai 2020
  • 11:15h

Caculé: Novo exame feito em paciente caculeense testa negativo para o Covid-19

  • Informe Cidade
  • 10 Mai 2020
  • 10:03h

Novos exames foram feitos na manhã deste sábado (09) no Lab Vida | Foto: Informe Cidade

Na manhã deste sábado (09), o paciente caculeense diagnosticado ontem como positivo para o Covid-19, bem como o seu colega de trabalho, morador da zona rural do município de Guajeru, se submeteram a um novo exame, em outro laboratório particular da cidade, e os testes deram negativos para o coronavírus. O Informe Cidade conversou com o bioquímico Darlan Aguiar, diretor do Lab Vida, laboratório que fez os novos exames. De acordo com Darlan, a empresa o contatou na manhã de hoje para que fossem feitos os testes novamente. “Eu fiz o teste e tá negativo. Eu fiz aqui e confirmei, certeza absoluta. Eles não tiveram contato com o coronavírus.” Afirma Darlan. Por precaução, o bioquímico encaminhará as amostras para um laboratório em Belo Horizonte, mas atesta que os pacientes não foram contaminados pelo vírus. De acordo com os protocolos dos órgão de saúde, os pacientes deverão ser mantidos em isolamento e monitorados por pelo menos mais cinco dias.

Estudo projeta para novembro fim da pandemia no Brasil

  • Com informações da Exame
  • 10 Mai 2020
  • 10:03h

Avanço do número de mortes, que bate recordes diários, fez a instituição avaliar que o país já vive o pico da doença | Fotocomposição

Em uma semana, o prazo para o fim da pandemia do novo coronavírus no Brasilpassou de junho para 11 de novembro, segundo monitoramento da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura. O avanço do número de mortes, que bate recordes diários, fez a instituição avaliar que o país já vive o pico da doença. Para a universidade de Singapura, os números da Covid-19 no Brasil só devem recuar a partir do início de julho. No mundo, segundo a mesma instituição, o problema só diminuirá em 5 de janeiro de 2021, mesmo com o pico ocorrendo desde abril. No mês passado, os Estados Unidos – atual epicentro da Covid 19 – atingiu 1 milhão de doentes. O Sars-CoV-2, conhecido como novo coronavírus, teve como primeiro epicentro da China, no final do ano passado. No primeiro trimestre deste ano, Itália e Espanha foram considerados os locais com a situação mais grave. Viagens de brasileiros à Itália trouxeram o vírus para o país, que teve os primeiros casos oficialmente confirmados no final de fevereiro.

 

Devido à Covid-19, Rui Costa já sinaliza para cancelamento do Carnaval em 2021: 'só se tiver vacina', afirmou

  • Redação
  • 10 Mai 2020
  • 09:31h

o governador espera que a vacina seja descoberta logo, ou se não a realização da festa momesca não será realizada (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O governador Rui Costa (PT) revelou que sem a existência de uma vacina contra o novo coronavírus é impossível pensar na realização do Carnaval de Salvador em 2021. “Não tenho dúvida, nem Carnaval, nem reveillón", disse a Record TV Itapoan.  O prefeito ACM Neto (DEM) também vem externando sua preocupação com amigos e auxiliares sobre a realização da festa. "Não só no Brasil, no mundo inteiro, não haverá show enquanto não tiver a vacina, por que nós podemos ter uma segunda ou terceira onde de contaminação e matar milhões de pessoas. Não haverá, com certeza, aglomeração de pessoas”, comentou o governador. Rui já tinha confirmado o cancelamento das festas juninas nas cidades do interior da Bahia (relembre aqui). O governador explicou que o cancelamento será em razão da aglomeração de pessoas.  “O vírus vai estar circulando o ano inteiro, no mundo inteiro, até se produzir uma vacina. Vi a OMS anunciar que a vacina só deve estar disponível com produção em escala mundial, em um cenário otimista, em 9 ou 10 meses, então não haverá aglomeração neste período", finalizou.

Pindaí: fábrica caseira de armas de fogo é descoberta em povoado pela Caesg

  • Informações do G1/BA
  • 10 Mai 2020
  • 09:20h

Armas foram apreendidas pela polícia no município de Pindaí — Foto: Divulgação / SSP

Uma fábrica caseira de armas de fogo foi descoberta no povoado Guirapá, no município de Pindaí, na região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP), equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) receberam a informação sobre o imóvel na última sexta-feira (8) e apreenderam cinco espingardas no local. Além das armas, os policiais também apreenderam peças utilizadas para fabricar as armas e vasilhas com pólvora, espoleta e chumbo, que serviam para a confecção de munição. Buscas foram realizadas na região para localizar possíveis responsáveis pelo imóvel, mas nenhum suspeito foi encontrado. Os armamentos foram apresentados na Delegacia Territorial de Pindaí.

Natural de Paramirim, idosa de 80 anos morre no Hospital de Base vítima de coronavírus

  • BRF
  • 10 Mai 2020
  • 09:03h

(Foto: Reprodução)

O Hospital de Base  de Vitória da Conquista registrou neste sábado (09) uma morte de uma paciente vítima de coronavírus, natural da cidade de Paramirim. Trata-se de uma senhora de 80 anos que chegou a Paramirim retornando do estado de São Paulo. Conforme a secretaria de Saúde de Paramirim, a idosa apresentou os primeiros sintomas no dia 20/04. Foi dada entrada no Hospital Aurélio Justiniano Rocha dia 22/04 apresentando-se com quadro de dispneia (dificuldade respiratória), febre e tosse. A paciente era acometida de doenças crônicas (cardiopatia e DPOC-Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

A paciente foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Vitória da Conquista dia 23/04, onde permaneceu até o dia de hoje (09/05) vindo a óbito no final desta tarde. o caso de Covid 19 foi comprovado através de exame. Veja a integra a nota da Prefeitura de Paramirim.

Com muito pesar a Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar o óbito da paciente paramirinhense de 80 anos que foi regulada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, com suspeita de Coronavírus (Covid-19), vindo a se confirmar posteriormente o diagnóstico.

Provinda do estado de São Paulo, a paciente chegou ao município dia 12/04, apresentando sintomas a partir do dia 20/04. Foi dada entrada no Hospital Aurélio Justiniano Rocha dia 22/04 apresentando-se com quadro de dispneia (dificuldade respiratória), febre e tosse. A paciente era acometida de doenças crônicas (cardiopatia e DPOC-Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

A paciente foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Vitória da Conquista dia 23/04, onde permaneceu até o dia de hoje (09/05) vindo a óbito no final desta tarde.

As pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.

Toda equipe de saúde do município se solidariza com a família neste momento de perda e dor.

Alertamos para a importância do isolamento social como única medida de controle e combate da doença.

Paramirim, 09 de maio de 2020.Radar 030

Livramento: Mulher é estuprada e tem que ser internada na UPA 24h

  • Redação
  • 10 Mai 2020
  • 08:09h

(Foto: Reprodução)

A polícia recebeu uma denúncia de que havia ocorrido um estupro de uma mulher em Livramento de Nossa Senhora. De imediato foi feito o deslocamento e ao chegar no local encontrou a vítima que relatou ter sido abusada sexualmente e foi obrigada a ter relações sexuais sem o seu consentimento. De posse dessa informações a polícia deslocou até a residência do acusado e que ao ser visualizado, desobedeceu a ordem de abordagem e tentou evadir da guarnição que em flagrante continuado conseguiu alcançá-lo no interior da residência, o acusado resistiu à abordagem e foi preciso o uso moderado da força para contê-lo. A vítima e acusado foram até a delegacia local onde após realizar exames na UPA 24 HORAS, ficaram a disposição do Delegado para efetuar o flagrante delito.

 

Mensagem da Escola Educacional Artinfância as Mães

  • 10 Mai 2020
  • 08:02h

O amor de mãe é o melhor remédio para muitas das nossas dores, já dizia o poeta. E, nestes tempos de pandemia da covid-19, o amor de mãe se tornou ainda mais imprescindível para todos nós. E num momento tão inesperado e tantas incertezas, somente o amor de mãe poderá trazer o alento e a esperança necessária para superarmos todos os desafios.

Os festejos em comemoração ao dia das mães da Escola Artinfância já fazem parte do calendário da escola, e é um grande evento que sem sombra de dúvidas já proporcionou momentos inesquecíveis entre mães e filhos (as), contudo, este ano não será possível a realização do evento por conta da pandemia do coronavírus. Todavia, a direção da Artinfância faz questão de ressaltar a importância desta data tão especial, e vem a público  desejar que cada amanhecer seja para vocês um convite para sonhar, um apelo para viver e uma oportunidade para amar. Feliz Dia das Mães!

Brumado: Aline Barreto – Fisioterapeuta Dermatofuncional, confira as promoções para o mês das mães

  • 09 Mai 2020
  • 20:44h

Foto: Divulgação

Durante todo este mês de maio, disponibilizamos uma grande oportunidade para você se presentear ou presentear a sua mãe, onde alguns de nossos procedimentos estéticos estão com 30% de desconto! Confira quais são:

  • Limpeza de pele;
  • Revitalização facial;
  • Detox Corporal;
  • Tratamentos para Estrias;
  • Drenagem Linfática para Gestantes.

 

E mais! Diante do atual cenário do Coronavírus e o distanciamento social, estendemos os nossos prazos de conclusão de tratamentos, de 90 dias para dezembro/2020.

Ou seja, você pode aproveitar essa chance de adquirir o seu tratamento estético com desconto e ter até o final do ano para realizá-lo!

Promoção com horários limitados e válida durante todo o mês de maio!

Siga-nos nos Instagram: @alinebarreto.estetica

Aline Barreto- Fisioterapeuta Dermatofuncional

Clínica Pro Beauty

Rua Coronel Paulino Chaves, 255. Centro (Próximo à Praça do Jurema).

Contato: 77 99806 2027

Coronavírus tem avançado mais rápido em cidades pequenas, mostra levantamento

  • BBC NEWS BRASIL
  • 09 Mai 2020
  • 18:39h

Considerando todas as regiões de saúde, 70% delas já apresentam caso de contaminação pelo novo coronavírus e 30% já têm mortes | Foto: Reprodução

Depois de se disseminar pelas metrópoles e grandes centros urbanos do país, o coronavírus começa a chegar e a fazer vítimas numa velocidade preocupante nas pequenas cidades do país. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que, nas duas últimas semanas, houve um aumento muito grande, em torno de 50% de novos casos, nos municípios que têm até 20 mil habitantes. Segundo os pesquisadores, o avanço da covid-19 em direção às cidades menores revela uma situação preocupante em razão da menor disponibilidade e capacidade de seus serviços de saúde. "O impacto do avanço da doença nos pequenos municípios está ligado ao fluxo de mais pessoas que precisam de atendimento especial", explica Mônica Magalhães, especialista em Geoprocessamento Aplicado à Saúde e Ambiente e pesquisadora do MoitoraCovid-19, projeto de monitoramento da pandemia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com ela, o fluxo de pessoas de cidades menores em direção às maiores em busca de serviços médicos sempre existiu, sendo mapeado por estudos como o da pesquisa Regiões de Influência das Cidades (REGIC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 

"Já vemos muito mais gente saindo dos municípios pequenos para os maiores, porque o número de casos de urgência é muito mais elevado do que a gente costuma acompanhar pelos indicadores de saúde, de uma maneira geral. Ou seja, está aumentando drasticamente a procura por serviços de internação e de UTI, que já vinham funcionando no limite durante o ano todo em situações normais."

 

Para fazer o levantamento, os pesquisadores levaram em conta as regiões de saúde da REGIC e dividiram os municípios brasileiros em "redes de atendimento em saúde".

 

"São grupos de cidades que apresentam forte interação entre si, considerando atendimentos a pacientes e serviços médicos", explica o geógrafo da saúde Raphael Saldanha, também pesquisador do MonitoraCovid-19.

 

De acordo com ele, basicamente, a pesquisa levantou quais municípios ou concentrações urbanas são procurados pela população quando tem de sair daquele em que mora para buscar atendimento médico.

 

"As regiões divulgadas agora são uma primeira aproximação e podem sofrer ajustes até o relatório final da pesquisa ser lançado", diz. "Dessa forma, enquanto as regiões de saúde do Ministério da Saúde são ditadas pelos entes federativos, as da REGIC se aproximam mais da do que é realizado em prática, pela população."

 

Metade das regiões para onde a Covid-19 está se difundindo tem recursos de atendimento abaixo dos parâmetros recomendados para situações de normalidade (Foto: GETTY IMAGES)

Metade das regiões para onde a Covid-19 está se difundindo tem recursos de atendimento abaixo dos parâmetros recomendados para situações de normalidade (Foto: GETTY IMAGES)

 

Depois essas redes foram classificadas como de baixa, média e alta complexidade, de acordo com três parâmetros: número de médicos, de leitos de UTI e de respiradores e ventiladores.

 

"Para cada um deles, buscamos um valor de referência", explica Mônica Magalhães. "Esses valores podem ser dados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ou pelo Ministério da Saúde. Nesta análise, utilizamos valores de mais de uma fonte."

 

Em seguida eles verificaram as regiões que estavam acima ou abaixo desses valores de referência.

 

Considerando a totalidade das regiões de saúde, 70% delas já apresentam caso de contaminação pelo novo coronavírus e 30% já têm mortes. Outro dado preocupante é que metade daquelas para onde a covid-19 está se difundindo tem recursos de atendimento abaixo dos parâmetros recomendados para situações de normalidade — o que significa dizer que, para casos de pandemia, elas estão menos preparadas ainda.

 

Os pesquisadores avaliaram a evolução temporal da presença de casos de covid-19 por regiões de média e baixa complexidade, em dois períodos específicos, de 27 de março a 2 de abril e de 17 a 23 de abril.

 

No total das 758, o número daquelas com casos da doença saltou de 20,8% para 71,5% delas (158 para 542).

 

Nas 54 regiões com até 20 mil habitantes, o índice passou de 3,7% para 22,2% (de duas para 12); nas 192 com população entre 20 e 50 mil, a elevação foi 7,3% para 48,4% (de 14 para 93); nas 171 de 50 a 100 mil moradores, a porcentagem subiu 15,8% para 68,4% (27 para 117), nas 265 de 100 a 500 mil habitantes houve um incremento de 34,1% para 92,1% (de 92 para 244), e nas 76 com mais 500 mil moradores, o aumento foi de 30,3% para 100% (de 23 para 76%).

 

Na nota técnica que divulgaram, os pesquisadores observam "que grande parte da região litorânea e do norte do país já apresenta mais de 70% dos municípios com casos de covid-19 no último período de análise. (...) Observa-se que poucas regiões no centro do país no norte de Minas Gerais e Mato Grosso, no Tocantins e Piauí ainda não apresentaram casos da doença no último período analisado".

 

Mapa do percentual de municípios com casos segundo regiões de baixa e média complexidade de saúde segundo o REGIC 2018/IBGE 2020 (Foto: REPRODUÇÃO)

Mapa do percentual de municípios com casos segundo regiões de baixa e média complexidade de saúde segundo o REGIC 2018/IBGE 2020 (Foto: REPRODUÇÃO)

 

O grupo do MonitoraCovid-19 também levantou as regiões onde já ocorreram mortes. De acordo com eles, a comparação entre os dois períodos analisados (de 27 de março a 2 de abril e de 17 a 23 de abril) deixa evidente a interiorização da ocorrência de óbitos pela doença no país.

 

"Com exceção do interior da Bahia, norte do Mato Grosso, sul do Pará e sul do país, o restante das regiões de saúde já apresentavam mortes por Covid-19 no primeiro período analisado", escrevem na nota técnica. "Já no segundo período, observa-se a ampla dispersão de regiões com óbitos, tanto no entorno das regiões que apresentaram no primeiro período, quanto para áreas mais interioranas do país."

 

Presença de óbitos por COVID saúde segundo o REGIC 2018/IBGE 2020 (Foto: REPRODUÇÃO)

Presença de óbitos por COVID saúde segundo o REGIC 2018/IBGE 2020 (Foto: REPRODUÇÃO)

 

Como os municípios pequenos estão tendo um aumento de casos nestas duas últimas semanas, a preocupação dos pesquisadores foi em relação às recomendações de isolamento que estão sendo aplicadas de diferentes formas em cada localidade.

 

"Não é possível pensar isso de maneira isolada, porque as cidades não são isoladas", diz Magalhães. "Todas têm uma conexão muito grande entre elas, principalmente pelo fluxo de pessoas."

 

Por isso, de acordo com ela, quando se pensa em abertura ou liberação da mobilidade das pessoas nos municípios é preciso prestar atenção sempre ao entorno. "Será que essas outras cidades terão condições de atender nos serviços de saúde todos os seus habitantes?", indaga.

 

"Será que a população desta localidade procura outros centros urbanos para serem atendidos? Para pensar as políticas de isolamento para prevenção da covid-19 é preciso entender essas redes que são criadas pelas próprias necessidades da população, porque diferentes fatores fazem as pessoas transitarem por esses espaços, e nem sempre esses municípios tem capacidade de atender os próprios habitantes."

 

Pelos dados de mobilidade da REGIC, se vê que as pessoas, assim como os vírus, não se prendem aos limites territoriais. Fora das capitais, é comum sair do município em busca de serviços.

 

"No caso de saúde, pode ocorrer também a procura por outros Estados", explica Magalhães. "Um exemplo muito típico é na bacia do rio São Francisco, a divisão entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). São cidades vizinhas onde o fluxo de população é muito intenso, mas em estados diferentes."


Nesse contexto, diz a pesquisadora, a equipe do MonitoraCovid-19 procura mostrar que as medidas de isolamento precisam ser pensadas em conjunto, pois não adiantará um município ou Estado pensar em políticas de saúde separadamente.


"As cidades precisam se organizar para conseguir uma contenção, que possa ser efetiva para a diminuição de novos casos da infecção de covid-19", recomenda.

CONTINUE LENDO

Bahia ultrapassa a marca de 5 mil infectados pelo novo coronavírus

  • Redação
  • 09 Mai 2020
  • 17:49h

Número de mortos subiu para 190, segundo último balanço da Sesab; 1.316 pacientes estão curados | Foto: Reprodução

A Bahia registra até este sábado 5.088 casos confirmados de Covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgado no começo da tarde deste sábado. Um total de 1.316 pacientes foram recuperados. Já o número de óbitos subiu para 190 pacientes. Entre as sete mortes confirmadas neste sábado, três ocorreram em Salvador e as demais vitimaram infectados de Camaçari, Jequié, Jitaúna e Ilhéus. Até o momento, 646 profissionais de saúde foram contaminados pelo Sars-CoV-2, o novo coronavírus. A Sesab informou ainda que a partir da próxima semana todos os profissionais da rede estadual serão testados regularmente para a Covid-19, em intervalos de 14 ou 21 dias. 

Mulher de 35 anos é o 4º caso de coronavírus em Barra do Choça

  • Redação
  • 09 Mai 2020
  • 15:21h

A Prefeitura Municipal de Barra do Choça, através da Secretaria de Saúde, informa que no dia 08/05/2020, à tarde, recebeu resultado do Laboratório Central-LACEN/BA com um (1) caso positivo para o Novo Coronavírus. Trata-se de uma mulher de 35 anos residente em Barra do Choça, com histórico de contato com familiares que testaram positivo para Covid-19 e foi atendida pela Secretaria Municipal de Saúde. Este quarto caso teve contato com a segunda paciente que testou positivo para COVID-19 no município, quando esta última ainda estava sintomática. A quarta paciente encontra-se com sintomas leves, em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato e já estava sob monitoramento da equipe de Vigilância Epidemiológica desde a verificação do caso positivo de familiar. A equipe realizou a coleta do exame no dia 30 de abril de 2020 em sua residência, e encaminhou para o Lacen Estadual para a realização de análise. Importante ressaltar que a mesma já vinha sendo monitorada pela Secretaria de Saúde e está em isolamento domiciliar. Neste momento, permanece em isolamento domiciliar, bem como todos os seus contatos familiares e continuará acompanhada pela equipe de saúde da Barra do Choça. É importante ainda destacar que, em atendimento às orientações mais recentes das autoridades técnicas, sempre que for possível, a população deve permanecer em isolamento social e, se precisar sair de casa, para ir ao supermercado ou farmácia, utilizar máscaras caseiras, de tecido. A Secretaria de Saúde do município reintera a importância do isolamento social voluntário para conter a disseminação do Coronavírus em nosso município.

 

SEMEC em parceria com a SESOC realizará segunda etapa de distribuição de cestas básicas para famílias de alunos da Sistema Municipal

  • Ascom | PMB
  • 09 Mai 2020
  • 11:52h

(Foto: Ascom | PMB)

Dando continuidade às ações que a Administração Educar para Libertar vem desenvolvendo durante o período de pandemia, a Secretaria Municipal de  Educação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará a segunda etapa de distribuição de cestas básicas. Na primeira etapa, foram distribuídas cestas para famílias de alunos do sistema municipal de ensino, não apenas as que recebem Bolsa Família, mas também as cadastradas no CADúnico, cuja vulnerabilidade social ficou comprovada. Para a distribuição das cestas básicas do mês de maio os diretores das escolas irão divulgar o cronograma por ordem alfabética para evitar aglomerações. A distribuição acontecerá em todas as escolas, na próxima segunda-feira, 11/05. Lembrando que, dessa vez o uso de máscaras será obrigatório para adentrar a escola. Os beneficiários da zona rural deverão buscar a cesta na própria escola e não mais nos pontos de ônibus. Qualquer dúvida, entre em contato com a direção da escola que já foi orientada pela secretaria.