BUSCA PELA CATEGORIA "Política"

Contra impeachment, Dilma oferece 5 ministérios ao PMDB

  • 23 Set 2015
  • 15:59h

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff decidiu oferecer cinco ministérios ao PMDB para atrair o apoio da legenda, aprovar o ajuste fiscal e barrar um possível processo de impeachment. Para tanto, sacrificou uma das principais pastas do PT, a Saúde, o que gerou descontentamento no seu partido. Ministério com o maior orçamento da Esplanada, é comandado pelo PT desde o primeiro mandato de Dilma. Ele é ocupado atualmente por um afilhado do ex-presidente Lula, Arthur Chioro. A opção da presidente foi acalmar o PMDB diante da crise política. Assim, o Palácio do Planalto ofereceu dois ministérios à bancada do partido na Câmara e dois aos parlamentares do Senado. Um quinto ministro seria indicado pelos peemedebistas das duas Casas. Se esse novo arranjo for oficializado, o principal partido aliado e fiel da balança neste momento de crise política, deverá ficar com cinco ministérios na reforma – atualmente tem seis.

 

Dilma manterá, pela cota do Senado, Kátia Abreu na Agricultura, que a partir de agora abrigará também o Ministério da Pesca. Além disso, Eduardo Braga continuará em Minas e Energia. Pela Câmara, além da Saúde, o PMDB ganharia mais uma pasta a ser criada a partir da fusão de Portos com Aviação Civil. Essa pasta de infraestrutura teria à frente Eliseu Padilha, homem de confiança do vice-presidente Michel Temer, conforme sinalizou a presidente nas conversas de ontem. Apesar disso, deputados apresentaram outros nomes para essa vaga como José Priante (PA), primo do senador Jader Barbalho, Mauro Lopes (MG), Celso Pansera (RJ) e Newton Cardoso Júnior (MG). Embora o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tenha dito que não indicaria ninguém, Pansera, um dos nomes lembrados pela bancada, é seu aliado. O deputado foi citado pelo doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, como “pau mandado de Cunha”. Afilhado de Temer e de Cunha, Henrique Eduardo Alves, ex-presidente da Câmara, deve seguir no Turismo. Essa seria a indicação de consenso das duas Casas.

CONTINUE LENDO

Oposição lança nesta quinta-feira movimento pelo impeachment de Dilma

  • 10 Set 2015
  • 10:08h

O líder do SD, deputado Arthur Oliveira Maia (BA), diz que pode ser apresentado ainda um recurso para que a decisão seja do plenário da Casa | FOTO: Reprodução

Líderes dos partidos de oposição (PSC, PSDB, DEM, PPS e SD) anunciaram, na terça (8), que vão lançar na próxima quinta-feira (10), às 11h, no Salão Verde da Câmara, um movimento suprapartidário pró-impeachment da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), o movimento também terá um site com uma petição eletrônica para buscar mais apoiadores. “Buscaremos não só o convencimento dos parlamentares de que o Brasil não suporta mais três anos e meio de governo da presidente Dilma, mas, também, vamos envolver os movimentos sociais e a sociedade civil organizada para dar mais força ao movimento pró-impeachment. A partir de agora vamos conversar com todos os parlamentares da Casa”, disse Sampaio. O tucano disse ainda que, a partir de agora, os integrantes do movimento vão analisar os pedidos de impeachment protocolados na Câmara para verificar qual deles “tem o formato mais adequado”. Na avaliação de Sampaio, o pedido apresentado pelo ex-deputado Hélio Bicudo, devido a sua formação como membro do Ministério Público e como alguém que ajudou a fundar o PT, “tem bastante relevância e bastante força nessa Casa”.

De acordo com o líder do SD, deputado Arthur Oliveira Maia (BA), havendo a negativa dos pedidos de impeachment pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), será apresentado um recurso para que a decisão seja do plenário da Casa. “Se a posição do presidente Eduardo Cunha for contra, vamos recorrer ao plenário. Já decidimos que faremos o recurso. É no plenário que vai se decidir pela instalação ou não do processo de impeachment”, disse Maia. Eduardo Cunha informou que começará a decidir sobre os pedidos apresentados na Casa, e que aguardam seu parecer, nos próximos dias. Ele avisou que fará a análise pela ordem que foram protocolados. “Vou começar a decidir os que estão aí pela ordem que entraram, provavelmente esta semana eu devo decidir. Estou lendo alguma coisa, estou reunindo com a consultoria. Alguma coisa vou decidir já. Vou decidir no meu tempo, no tempo da [técnica legislativa], não no tempo da pressão, no tempo da efetividade que eu possa fazer”, afirmou. O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que a oposição deveria apresentar propostas alternativas. Segundo ele, desde a eleição a oposição só fala em impeachment. “Não há a menor consistência e muito menos fato [que justifique o pedido]. Essa estratégia da oposição é de quem não tem compromisso com a estabilidade política do país”. Segundo Guimarães, o Brasil vai voltar a crescer e a oposição deveria oferecer propostas alternativas ao país. Da Agência Brasil.

CONTINUE LENDO

Oposição na Alba reforça apelo de vereadores e aponta falta de planejamento no combate à violência na Bahia

  • 08 Set 2015
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia agrega-se à preocupação dos vereadores do Democratas e comunga com a opinião manifestada pelos edis de que o crescimento alarmante da violência na Bahia é resultado da ausência de uma política de planejamento orçamentário, de gestão responsável e de ações efetivas por parte do Governo do Estado, que indique para a sociedade a construção de um novo modelo de combate à criminalidade. ” O avanço da violência que tem colocado a Bahia entre os estados com maior número de homicídios no país, é a prova cabal de que a segurança pública não é prioridade do governo petista”, refletiu o deputado Herzem Gusmão (PMDB), pronunciando-se em nome da bancada.

O parlamentar argumentou com dados oficiais, informando que de 2007 a 2015 o estado aplicou nada menos que R$ 1 bilhão em publicidade e propaganda e apenas R$ 705 milhões em Segurança Pública, no mesmo período. Segundo Herzem, não é a toa que São Paulo – estado três vezes mais populoso que a Bahia -, conseguiu reduzir em 12% o índice de homicídio no primeiro semestre de 2015, enquanto a Bahia reduziu apenas 5%. “No primeiro semestre desse ano 2.878 pessoas foram assassinadas na Bahia. Nesse mesmo período São Paulo registrou um número menor: 1.931 homicídios”, disse o deputado, acrescentando que nesse momento crucial, ao invés de politizar o tema, o governador Rui Costa deveria pensar na vida e na segurança dos baianos que estão cada vez mais reféns da bandidagem, tolhidos no seu direito de ir e vir e assustados com o fato de não saberem se voltam, quando saem de casa. (Assessoria do Deputado)

CONTINUE LENDO

Duelo político entre ACM Neto e Rui Costa ganha as redes sociais

  • 02 Set 2015
  • 07:01h

A tropa de choque mais notável é a de oposição a Neto, que inclui os petistas e aliados | FOTO: Reprodução/Carol Garcia/Secom |

O duelo político entre o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM), de olho nas eleições de 2016, continua firme e as provocações vêm ganhando as redes sociais. Como o objetivo é fortalecer a própria imagem na capital baiana e tentar mostrar pontos fracos do adversário, ambos têm tratado de fazer isso de modo silencioso, com postagens nas redes sociais e cumprimento de agenda em diversos bairros de Salvador. Como Neto tem a seu favor o título de melhor prefeito do Brasil, o governador Rui Costa, o PT e seus aliados tentam desconstruir o mito do carlista apontando os possíveis defeitos na administração municipal, a exemplo, alegam petistas, das ações da prefeitura na orla de Salvador em detrimento dos bairros pobres.

 

Nesse fim de semana, quando foi registrado um roubo seguido de morte no bairro do Costa Azul, o prefeito ACM Neto foi interpelado em sua página oficial no Facebook por internautas que clamavam por segurança. O democrata foi rápido e direto ao responder aos seus seguidores na rede social: “Aí tem de cobrar do governo estadual”. Em outra resposta, Neto reforçou que a segurança pública é obrigação do governo. Após o diálogo nas redes, na primeira aparição pública do governador Rui Costa, veio a resposta: o chefe do Executivo estadual determinou aos seus quadros responsáveis pela segurança pública que intensificassem as rondas e as blitze na capital, mesmo que para isso tenha que pagar extra de policiais. O anúncio foi feito durante o ato de assinatura da ordem de serviço para as obras de contenção de encostas no Largo do Tanque na manhã da segunda-feira. A inovação no meio cibernético agora se trata do uso de um aplicativo chamado Periscope, pelo qual é possível transmitir eventos ao vivo pela internet. O prefeito ACM Neto saiu na frente usando o instrumento para mostrar ao público em tempo real o que estava fazendo em suas agendas. Após o democrata lançar mão da tática, a equipe do governador Rui Costa anunciou que também passará a usar o aplicativo e a estreia foi ontem no programa semanal Digaí, Governador. A tropa de choque mais notável nesse cenário é a de oposição ao prefeito ACM Neto, que inclui os petistas e seus aliados. Um deslize da prefeitura ontem foi alvo de críticas, por exemplo, do vereador Arnando Lessa que disparou contra a administração do democrata. Ao chegar para o evento no Largo do Tanque, na rua Alto do Pará, a comitiva governista se deparou com um monte de entulho no meio da pista e sobrou para a Secretaria de Ordem Pública do município. “A Semop sabia que estaríamos aqui desde a semana passada. Se isso não é proposital, é incompetência”, disparou Arnando Lessa, que completou: “Esse é o resultado dos serviços da prefeitura na cidade. É lixo, é buraco”. O deputado federal Afonso Florence (PT) também disparou contra a gestão carlista. “As obras de impactos de Salvador são obras do governo Jaques Wagner e agora, com a continuidade do governador Rui Costa. Estas obras são executadas com recursos dos governos estadual e federal, sem investimento da prefeitura de Salvador, que pirateia obras do governo da Bahia distribuindo placas”, acusou. Após a declaração do petista, o vereador Leo Prates, líder do DEM na Câmara de Salvador, não deixou barato e disparou: “Me surpreende essa posição do deputado Afonso Florence, porque de pirataria o governo estadual que ele representa entende bem. Tem investimentos que o governo do estado não bota um real e faz propaganda na televisão. Neto está deixando ele desnorteado com o que tem feito na capital com recursos próprios como a Orla de Tubarão, de São Tomé de Paripe, tudo com recursos da prefeitura”. “Eu deixo a pergunta, qual é o programa social única e exclusivamente financiado pelo governo estadual? Pegam programas federais e anunciam como se fossem deles”, disse o líder democrata à Tribuna, insinuando que o deputado petista “tem andado muito ocupado em Brasília e muito pouco em Salvador”. Extraído da Tribuna da Bahia.

CONTINUE LENDO

Morre ex-prefeito de Itabuna Fernando Cordier

  • 15 Jun 2015
  • 07:37h

(Foto: Reprodução)

Morreu na madrugada deste domingo (14) aos 84 anos o ex-prefeito da cidade de Itabuna Fernando Cordier. De acordo com a família, ele estava tratando problemas respiratórios. Cordier foi eleito prefeito de Itabuna na década de 60, quando faleceu o então prefeito José Almeida Alcântara, e foi realizada uma nova eleição. Na oportunidade, ele disputou a eleição com José Oduque Teixeira, e acabou sendo eleito. O corpo de Cordier está sendo velado em Itabuna, ainda não há informações sobre o sepultamento.

Geddel diz que 'aliança à esquerda' do PT é 'papo para militante zonzo'

  • Alexandre Galvão I BN
  • 14 Jun 2015
  • 09:58h

Foto: Reprodução

O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, não se assustou com a resolução do PT de não encerrar a aliança com seu partido. Em comentário no Twitter, Geddel desdenhou da decisão - que surgiu a partir do quinto congresso nacional do PT, que aconteceu na Bahia. "E alguem imaginou que o PT teria coragem de romper com PMDB?", questionou. Ainda de acordo com ele, "esse 'lero' de aliança à esquerda é conversa mole para militante zonzo com prisão de petistas". Apesar de ter sido ministro do ex-presidente Lula, Geddel, hoje, é um dos maiores opositores da agremiação e defende o rompimento da aliança no plano nacional.

'Não vou para a disputa e meu apoio certamente será para Zé Raimundo', afirma Fernando Jacaré

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 25 Mai 2015
  • 10:53h

O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré garantiu que irá apoiar Zé Raimundo em 2016 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O atual presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré, está tendo o seu nome muito cogitado nos corredores da política conquistense para ser o candidato pelo PT a prefeito municipal, então diante disso, o Brumado Urgente aproveitou a ida de Jacaré a Guajeru no último sábado (23) e fez esse questionamento ao vereador que afirmou de forma categórica que “todos sabem que quem está na chuva é para se molhar, mas não irei ser candidato a prefeito em 2016” e aproveitou para assegurar que “meu apoio será a Zé Raimundo, pois sou um político de grupo e admito que ele é o nome certo para ir para a disputa do ano que vem”. Jacaré que é reconhecido como um dos grandes expoentes dessa nova geração de políticos vem tendo uma representatividade e visibilidade cada vez maior, tendo, inclusive, o seu desempenho parlamentar muito bem avaliado até por seus adversários, tanto que sua gestão a frente do Legislativo de Vitória da Conquista é tida como muito positiva, já que ele mantém um constante diálogo produtivo com o Executivo, facilitando assim a obtenção de grandes conquistas para o município como o novo aeroporto, a construção de mais um presídio e a vinda de mais um curso de medicina, além de outras obras estruturantes de grande relevância que irão fazer o município se desenvolver ainda mais nos próximos anos. 

'Não vou para a disputa em 2016 porque sou contra reeleição', afirma prefeito de Livramento

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 25 Mai 2015
  • 08:51h

O prefeito Paulo Azevedo garantiu ao Brumado Urgente que não irá em hipótese alguma para a reeleição em 2016 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Passando por uma fase de bombardeamento de seus opositores, o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo César Azevedo (PRP) garantiu ao Brumado Urgente, durante a visita da cúpula estadual a Guajeru no último sábado (23) que terminará o seu mandato e deixará por enquanto a vida pública. “Sou totalmente contrário à reeleição, por isso eu garanto que não serei candidato em 2016. A decisão já está tomada e eu não voltarei atrás de forma nenhuma”, afirmou o gestor. Questionado sobre a pressão que a oposição vem fazendo buscando macular o seu governo ele destacou que “isso faz parte do processo, mas a realidade é outra, pois temos trabalhado muito pelo município e um grande exemplo disso são as grandes obras na área de infraestrutura que vem transformando radicalmente a realidade do município, colocando-o no patamar do progresso e desenvolvimento”.  Sobre que ele irá apoiar em 2016 ele respondeu que “ainda está cedo para definirmos isso, bons nomes irão aparecer e aquele que se mostrar disposto a dar continuidade ao nosso trabalho, esse terá o nosso apoio”. 

Livramento: Faixa de pedestres vira objeto de discórdia entre empresários e prefeitura

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 20 Mai 2015
  • 09:25h

Existem algumas situações nas administrações públicas espalhadas pelo país que acabam sendo de difícil entendimento para a população, que, inclusive, é sempre a mais prejudicada. Um caso dessa natureza está ganhando a mídia regional e estaria, segundo o repórter Alberto Lopes da 88FM, revelam um caso de intransigência executiva. O fato está acontecendo no município de Livramento e se refere à uma questão viária, mas especificamente na área de sinalização horizontal, onde empresários resolveram recuperar por conta própria as faixas de pedestres, os quais acabaram sendo proibidos pela administração municipal. Segundo Lopes, que foi ouvido pelo Brumado Urgente “a prefeitura não faz e nem deixa fazer, prejudicando assim toda a população, já que as faixas estão totalmente apagadas, podendo causar acidentes, principalmente com os pedestres”. Ele ainda explicou que “os empresários se reuniram, compraram a tinta especializada, que é cara, e, quando começaram a pintura foram impedidos, o que acabou revoltando os próprios empresária e a população”. Questionado se foi feito um prévio comunicado à prefeitura por parte dos empresários ele respondeu que “sim, segundo eles, foi buscada uma parceria público privada, mas, mesmo assim eles não puderam terminar o serviço”. A Lei reza que para se colocar verba privada em coisa pública existe um procedimento burocrático (PPPs) e, que, nesse caso, ele não deve ter sido efetuado já que os empresários não deveriam ter uma entidade registrada com esse fim, o que deve ter sido a base da alegação por parte do poder público em paralisar a pintura das faixas. Então, diante disso, a população livramentense espera que a Administração Municipal, diante dessa “sinuca de bico” em que foi colocada, faça a sua parte e restaure as faixas utilizando a tinta apropriada. Os comentários nas redes sociais foram altamente críticos e vem mostrar que uma boa parte da população não está satisfeita com a atual gestão municipal. 

Mudanças ocorrem no secretariado da prefeitura de Vitória da Conquista

  • Mirian Neto I ConquistaUrgente
  • 07 Mai 2015
  • 15:10h

O atual secretário de Finanças, Mizael Bispo, assumirá a presidência da Emurc – cuja atual presidente, Mércia Andrade, voltará a assumir a Secretaria de Finanças I Ascom PMVC I

A estrutura da Administração Municipal de Vitória da Conquista sofreu mudanças. Mizael Bispo, o atual secretário de Finanças, irá para a presidência da Emurc, enquanto a atual presidente da empresa, Mércia Andrade, voltará a assumir a pasta de Finanças. Em reunião o prefeito Guilherme Menezes contou que as mudanças estão ligadas à movimentações próprias da dinâmica da Administração Municipal. Ambos os gestores são servidores de carreira, que estão no serviço público municipal há cerca de três décadas. 

Fusão de partidos é a tendência; agora é a vez do PSB e PPS

  • 30 Abr 2015
  • 10:54h

(Divulgação)

Até o mês de junho as negociações sobre a fusão entre o PSB e PPS devem ser concluídas. Segundo informações do jornal O Globo, ainda está sendo discutido o nome e número resultantes da fusão. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira defendeu que o nome passe a ser PSB40 e seja mantido o número dos socialistas. “É uma marca consagrada que teve 23 milhões de votos em 2014″, lembrou Siqueira. Já o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, disse no entanto que ainda não há definição.A saída da senadora Marta Suplicy do PT foi recebida pelos dois dirigentes com empolgação. Suplicy deve concorrer a prefeitura de São Paulo pelo PSB no ano que vem. Segundo Siqueira, ela será a candidata mais competitiva do país.

Desconectado e com rejeição em alta, Ceará vai terminando de forma melancólica sua segunda gestão

  • Brumado Urgente
  • 16 Abr 2015
  • 10:21h

O prefeito Valdeci Alves Bezerra estaria vivendo o pior momento de sua carreira política (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Vivendo o pior momento da sua carreira política, o prefeito de Malhada de Pedras, Valdeci Alves Bezerra, o Ceará (PT), vai revelando uma total desconexão com os novos parâmetros que estão regendo a política atual, o que lhe projeta um final de mandato melancólico e sem perspectivas. Esta é a análise da grande maioria dos que militam na política do município, inclusive de uma parte de seus  aliados políticos. Considerado um “populista das antigas”, Ceará recebeu uma nova “punhalada” do TCM nesses dias, já que o referido tribunal manteve a rejeição das suas contas do exercício de 2013, que, por sinal, é a segunda consecutiva. Com grande possibilidade de se tornar integrante do indesejado rol dos “ficha-sujas”, o gestor já estaria articulando nos bastidores as estratégias para as eleições de 2016, já que não poderá ser mais candidato, pois recebeu as “dádivas” da reeleição. A política malhadense que sempre foi muito aguerrida, continua da mesma forma, tanto que várias ações espúrias vêm sendo feitas contra um dos nomes que pretende disputar o pleito no ano que vem, o ex-secretário Beto de Preto Neto, que foi alvo de declarações homofóbicas, das quais eles negou com veemência e afirmou que já estaria tomando todas as providências legais para que os autores dos posts infames no Facebook, os quais ultrajaram a sua honra, sejam rigorasamente punidos. Antigo aliado de Ceará, Beto hoje já estaria em franca oposição ao prefeito, que, ao que tudo indica, está ficando cada vez mais abandonado e solitário. 

Grupo independente de Vitória da Conquista terá candidato à prefeitura da cidade

  • Mirian Neto | ConquistaUrgente
  • 16 Mar 2015
  • 11:33h

Coordenador Romilson Filho com o grupo independente na época das eleições 2014. Foto: Mirian Neto

Romilson Filho, coordenador do grupo independente  de Vitória da Conquista, formado por oito partidos, declarou que a equipe apoiará um dos seus, como candidato à prefeitura do município em 2016, mesmo após não ter obtido êxito nas eleições de 2014. O coordenador afirmou que existe bons nomes, como o de Nayana Gusmão e Segundinho Bezerra, que obtiveram na última eleição municipal uma votação expressiva.

Lula corre da imprensa e mostra preocupação com a lista da Lava Jato

  • 07 Mar 2015
  • 11:59h

(Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ignorou a lista divulgada pelo Supremos Tribunal Federal (STF), divulgada ontem, com parlamentares que serão investigados por suposta ligação com o escândalo da Petrobras. Durante evento no Sindicado dos Metalúrgicos na noite desta sexta-feira, o petista não fez qualquer menção à Operação Lava Jato, porém o assunto nas rodas do sindicato era o da lista. Segundo a Folha de S. Paulo, Lula foi informado, ainda durante o evento, sobre a relação dos nomes. Ele estava acompanhado pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que não largou o iPad das mãos, mesmo em cima do palco. O petista defendeu em um rápido discurso a democratização dos meios de comunicação, com declarações genéricas sobre o assunto que o acompanham desde o seu período na Presidência. Após o evento, Lula recebeu amigos em uma das salas do sindicato e evitou jornalistas sem dar declarações.

Quatro prefeitos são expulsos do PT por indisciplina

  • 02 Mar 2015
  • 07:23h

(Divulgação)

Indisciplina partidária. Essa foi a justificativa para o Partido dos Trabalhadores (PT) expulsar quatro prefeitos da sigla. Após reunião do Diretório Regional Estadual do PT, neste final de semana, a legenda fez a desfiliação de Agemiro Pimentel de Machados; Sandro Arantes de Ibirajuba; Reginaldo Crateú de Orocó e Robson Jatobá. Além disso, o prefeito Marivaldo Andrade, de Jaqueira, foi advertido por descumprir parcialmente as determinações do partido para as eleições de 2014. Segundo o partido, a expulsão foi realizada em um minucioso processo onde foram observados todos os trâmites do Estatuto do PT, previstos para casos de indisciplina partidária. Os mandatários foram punidos por não acompanharem a decisão democrática da tática eleitoral do PT nas eleições de 2014. O partido apoiou a candidatura de Armando Monteiro (PTB) para Governador do Estado, de João Paulo (PT) como candidato ao Senado e da presidente Dilma Rousseff para reeleição.