O veículo foi levado para a DPM de Aracatu (Foto: Brumado Urgente)
Um veículo Fox de cor preta placa policial NTG 9335, Salvador Bahia, que havia sido tomado de assalto no dia 14 Janeiro na rodovia estadual entre as cidades de Castro Alves e Santa Teresinha foi recuperado por policiais militares lotados na DPM de Aracatu. O referido veículo foi tomado de assalto por dois homens que estavam em uma moto, um deles portando arma de fogo, que praticaram um sequestro relâmpago contra o casal que estava no veículo, deixando-os, tempos depois, num matagal. Nesta terça-feira (10), por voltas das 13:00h, os policiais fizeram a apreensão do veículo no centro de Aracatu. Após averiguar e constatar pelo sistema MOP e INFOSEG, que o veículo tinha restrição de Furto\Roubo, o mesmo foi conduzido juntamente com o elemento que estava de posse do veículo para delegacia local.
O assalto realizado na noite de sábado (07) no Distrito de Cristalândia, onde elementos em um Corsa prata, aproveitaram a ausência da família e invadiram uma residência, levando vários objetos, além de um cofre de 150 quilos, no qual estava depositada a quantia de R$ 46 mil. Segundo relato do delegado Alex Wendel, da 20ª Coorpin, a Polícia agiu rápido e já prendeu, em flagrante, neste domingo, um dos suspeitos do assalto, com o qual foi encontrado uma televisão 40”, celulares, roupas e uma quantia de cerca de R$ 1,7 mil. Após reconhecimento por parte das vítimas, os produtos e o dinheiro foram devolvidos e o suspeito já está custodiado na carceragem da 20ª Coorpin à disposição da Justiça, onde poderá responder por furto qualificado e formação de quadrilha. A Polícia continua as investigações para tentar prender os outros autores do assalto. Sobre o cofre com a elevada quantia o delegado explicou que, provavelmente, outros componentes da quadrilha levaram o cofre para tentar abrí-lo em outro local.
A droga estaria avaliada em cerca de R$ 8 mil (Foto: Brumado Urgente)
A intensificação das operações do combate ao tráfico de drogas em Brumado está começando a dar resultados mais aparentes, com vários registros de apreensões por parte da Polícia. No final da tarde desta sexta-feira (06), em uma dessas operações, uma adolescente de 16 anos foi flagrada com uma mochila contendo cerca de 500 gramas de crack e 100 gramas de cocaína. A droga avaliada em cerca de R$ 8 mil deveria ser transportada para alguma cidade da região, comprovando que Brumado continua sendo um forte polo de distribuição. A adolescente assumiu a propriedade da droga, já que ele foi parada pela Polícia numa revista próximo ao Terminal Rodoviário de Brumado juntamente com um mototaxista, que, segundo ela, não teria nenhuma ligação com o crime, sendo chamado apenas para efetuar a corrida por meio de uma ligação a uma locadora da cidade. A adolescente está prestando esclarecimentos e vai ficar à disposição da Justiça.
O governador da Bahia, Rui Costa, durante apresentação das ações de segurança para o Carnaval nesta sexta-feira (6), comentou sobre a morte de 13 homens na madrugada desta sexta-feira (6), após troca de tiros com a polícia no bairro do Cabula. Para o governador, nenhum policial será punido pelo ocorrido, pois não há indícios de crimes. "A PM que eu quero é uma PM que defenda o cidadão. Uma PM que haja com legalidade, dentro da legalidade. A PM terá um governador com portas abertas para defender os policiais que hajam dentro da lei. Não vamos admitir atos de covardia. Cabe a nós cumprir a lei, é isso que eu espero de vocês", disse.
A prisão foi muito comemorada pela população (Foto: Leitor Brumado Urgente via Whatsapp)
A pacata Malhada de Pedras acabou tendo a tarde desta quarta-feira (04) bem movimentada, já que 3 bandidos, que são de Brumado, primeiramente roubaram um motociclista e, em seguida, assaltaram uma vidraçaria. Uma guarnição da PETO, foi avisada e conseguiu interceptar os bandidos na estrada, o que provocou uma troca de tiros, na qual um dos meliantes ficou ferido e precisou de atendimento médico. A ação parou a cidade, sendo que, a população assim que foi efetuada a prisão comemorou muito o feito, fazendo inclusive uma espécie de passeata em frente ao hospital da cidade, no momento em que os bandidos chegaram trazidos pela Polícia. Os três elementos foram conduzidos para Brumado e deverão responder pelo crime de assalto à mão armada, apesar das armas ainda não terem sido encontradas.
Os bandidos na hora do assalto saindo com os reféns (Foto: Brumado Urgente enviado pelo WhatsApp)
A cidade de Iramaia, na Chapada Diamantina, foi alvo, na manhã desta quinta-feira (29) da ação de uma quadrilha que agiu ao estilo “novo cangaço”. As primeiras informações chegadas ao Brumado Urgente dão conta que vários bandidos, em uma pick-up Estrada prata, chegaram atirando na cidade e, em seguida roubaram a agência do Banco do Brasil. Com armas de grosso calibre e dispostos a tudo eles levaram dinheiro e teriam feito 3 reféns, os quais teriam sido deixados durante a fuga em uma das grutas da região, mas ainda não há confirmação desse fato, que aconteceu um dia após a prisão de um dos líderes do "Novo Cangaço", o "Ponto 50" que foi preso na Lapa.
O policial militar da Companhia Independente de Policiamento Especializado / Litoral Norte – (CIPE/LN), identificado como Soldado Pinheiro morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo em plena Praça Santa Isabel, na Rua Ladislau Cavalcanti, no município de Alagoinhas. Segundo informações da polícia, dois homens a bordo de uma motocicleta de cor branca, dispararam contra o PM e fugiram em seguida.Ainda de acordo com as informações, os assassinos foram descritos por testemunhas como um homem loiro e outro magro. A polícia está em busca dos autores do homicídio.
Na manhã desta quarta-feira (28), durante a realização da Operação Varredura III, equipes da PC de Guanambi, Garcif - Grupo de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras e da Superintendência de Inteligencia da SSP/BA, prenderam na cidade de Bom Jesus da Lapa, o infrator Vangervaldo dos Santos Correia (49), chefe da Quadrilha denominada " Novo Cangaço", especializada em roubos a bancos e carros fortes, com atuação nos Estados da Bahia, Ceara, Goias, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. O assaltante, que e natural de Salvador, estava morando na Lapa ha aproximadamente dois anos, onde usava documentos falsos em nome de Ivan Santos de Araujo, trabalhava comprando e vendendo veículos, possuía um Posto de Lavagem e se apresentava como "Irmao Ivan", assíduo frequentador de templos evangélicos. A Policia Civil de Guanambi chegou ao paradeiro de Vangervaldo no curso da investigação do Roubo ao Banco do Brasil da cidade de Tanque Novo, ocorrido em 03/07/2013, quando dez indivíduos armados com Fuzis invadiram a cidade e subtrairam o dinheiro da agencia, fugindo apos efetuar vários disparos contra uma viatura da Cipe Sudoeste. Vangervaldo responde vários processos em vários Estados e foi preso em Uberlandia-MG, em 1998, na posse de três Fuzis logo apos roubar uma Agência do Banco do Brasil. No ano de 2004, ele foi preso na cidade de Andarai-Ba, na posse de cinco Fuzis e três metralhadoras, uma delas de bateria antiaérea, de calibre .50, apos roubar os bancos de Andaraí e Utinga. No ano de 2010 Vangervaldo foi preso na cidade de Goiânia-GO, apos roubar o Banco do Brasil da cidade. A Quadrilha comandada por Vangervaldo possui ramificações em vários Estados e detém poder econômico, sendo que seus advogados constantemente recorrem aos Tribunais do Distrito Federal, STJ e STF, no intuito de manter os integrantes livres e em atuação. Vangervaldo foi apelidado de .50 em virtude de ser exímio operador da metralhadora .50, arma de grande poder de fogo, que transfixa com facilidade a blindagem dos carros fortes.
Ladrões invadiram uma escola municipal em Nova Veneza, no Sul catarinense, e deixaram um recado na sala de aula. Depois de furtarem três aparelhos de ar-condicionado, escreveram em uma mesa: "perdeu, calor é grande". Segundo a Polícia Militar (PM), o caso foi denunciado no domingo (18) pela manhã. Até esta segunda-feira (19), ninguém foi preso. Conforme a PM, além dos aparelhos de ar-condicionado de 9 mil btus, foram levados da escola um televisor de 24 polegadas, um telefone fixo, um aparelho de som e outro de DVD. Vidros foram quebrados e portas foram arrombadas. A PM acredita que os suspeitos tenham fugido por uma plantação de milho, que fica aos fundos do colégio.
Dois homens numa motocicleta, segundo testemunhas, modelo Twister, de cor vermelha, placa policial NIP-8188, roubaram um malote de dinheiro da Lotérica Quina de Ouro, na manhã desta segunda-feira (19/01), por volta das 11h. De acordo com informações repassadas à polícia militar, uma funcionária da lotérica foi abordada pelos criminosos ao sair de um carro e caminhar sentido a Caixa Econômica Federal, onde os valores seriam depositados. Os bandidos tomaram o malote das mãos da vítima e fugiram em seguida sentido o Beco da Caixa. A polícia militar segue em busca dos suspeitos. Não foi informado o valor roubado pelos assaltantes.
Foram divulgadas pelo Jornal da Chapada o vídeo das câmeras do circuito interno de segurança da residência do ex-secretário de Administração da prefeitura municipal de Itaberaba, que foi invadida por bandidos nesta última quinta-feira (15). Alberto Magno Almeida Leal é primo do prefeito João Mascarenhas Filho (PP) e irmão do vereador José Francisco de Almeida Leal (PHS) e acusa o gestor local e o presidente da Câmara, vereador Zenildo Aragão, o Paraná (PHS), de serem os mandantes da invasão. As imagens falam por si só e mostram a audácia da operação envolvendo dois bandidos.Em entrevista à rádio Rosário FM, o agora ex-secretário da gestão João Filho escancarou as irregularidades cometidas mês após mês pelo prefeito. “Tenho cinco anos e meio de governo e neste período alertei diversas vezes sobre a forma equivocada com a qual a gestão era conduzida, principalmente no desvio de dinheiro público em tudo que se movimenta na prefeitura. Guardei tudo para não ser acusado de conivência ou co-autor. Por isso a minha permanência ficou insustentável. No momento que eu protocolava minha demissão no Ministério Público, minha casa era invadida por dois meliantes. Mexeram com a pessoa errada, pois não tenho medo de nada”, diz Alberto durante entrevista. Ele ainda afirmou que levaram parte da documentação, mas que possui cópias de tudo que foi roubado. O ex-secretário disse que vai responsabilizar o prefeito João Filho por qualquer coisa que vier a acontecer com sua família, informando que na próxima segunda-feira (19) irá à capital para representar o prefeito junto ao Ministério Público e à Polícia Federal. Alberto Magno compareceu à rádio assessorado pelo seu advogado, o jovem Leonardo Moscoso.
O funcionário do Bradesco sequestrado no assalto à agência em Itajuípe, nesta quarta (14), foi liberado pelos bandidos por volta das 22h. O reencontro com a família ocorreu momentos depois, quando o pai foi buscá-lo em Itajuípe. O bancário viveu mais de doze horas de tensão, sob o domínio dos quatro bandidos que assaltaram a agência às 8h da manhã desta quarta. O rapaz chegou à sua cidade por volta das 23h, sendo recebido por dezenas de pessoas, entre familiares, amigos e vizinhos. Os funcionários chegavam à agência quando o bando invadiu o banco, rendeu vigilantes, tomando armas e coletes balísticos e viraram as câmeras para não serem flagrados. Após roubar malotes da agência, três dos integrantes da quadrilha renderam o subgerente. Na saída, deram tiros no prédio da agência e dispararam contra uma guarnição da PM. Os bandidos seguiram em um Fiat Uno por um ramal que liga Itajuípe a uma região que fica no limite entre os municípios de Itabuna e Barro Preto. O carro foi incendiado para dificultar a identificação de digitais. Um malote foi deixado para trás pelos assaltantes.
Oito presos da carceragem da Delegacia Territorial de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, serraram a grade da cela e fugiram por um espaço de aproximadamente 25 cm de largura e 35 cm de comprimento na noite de segunda-feira (5). As informações são da Delegacia Territorial da cidade. "O impressionante é como o espaço é minúsculo. Um dos fugitivos é um gordo e até os colegas de cela ficaram impressionados como ele e os outros passaram por esse buraco pequeno", contou um dos investigadores da unidade policial. Conforme a polícia, na carceragem estavam 16 presos e somente oito fugiram. As polícias Militar e Civil fazem rondas na região para prisão dos foragidos. Até a publicação desta reportagem, nenhum deles havia sido localizado.
A Polícia Militar da Bahia prendeu nove integrantes de uma facção criminosa na madrugada desta segunda-feira, em Portão, na cidade de Lauro de Freitas. O grupo foi preso após ter publicado um vídeo no Whatsapp que mostrava a execução de um jovem. No vídeo, publicado em novembro do ano passado, um jovem - que supostamente fazia parte de uma outra facção - foi espancado até a morte. Após a publicação do vídeo, a 52ª Companhia independente de Polícia Militar, montou uma operação de investigação que contou com o apoio da 81ª CIPM, do BPChoque, da CIPE/Polo e do GRAER. Lambtcho (chefe da quadrilha), Borel, Pê, Cinquentacente, Bam, Caio, Genilson, Deivson e José participavam da facção Caveira e foram presos nesta madrugada. Além disso, foram apreendidas uma carabina, uma espingarda calibre 20, um revolver calibre 38, vasta munição de calibres variados, maconha, cocaína e crack.
Dois homens armados invadiram uma igreja evangélica na cidade de Barreiras, na região oeste da Bahia, e assaltaram fiéis que estavam no local, no final da manhã de domingo (4). De acordo com informações da delegacia de polícia da cidade, o assalto aconteceu durante ensaio realizado logo após o culto dominical, pouco antes das 12h. Os suspeitos renderam as cerca de sete pessoas que estavam na igreja e levaram dinheiro, aparelhos celulares e outros pertences das vítimas. No entanto, quando se preparavam para fugir, os homens foram surpreendidos por um policial à paisana que estava no local. Após dar voz de prisão aos suspeitos, houve troca de tiros e um dos assaltantes, de 23 anos, foi baleado. O comparsa conseguiu fugir. Ferido no pé esquerdo e na perna direita, o suspeito foi levado a uma unidade de saúde da cidade e, depois, encaminhado para o Complexo Policial. Um dos tiros disparados pelo PM atingiu um celular que estava no bolso do assaltante.