BUSCA PELA CATEGORIA "Música"

Dono do hit 'Coração Cachorro', Ávine Vinny é preso em Fortaleza após ameaçar ex-mulher

  • Bahia Notícias
  • 14 Dez 2021
  • 09:53h

Foto: Reprodução / Instagram

O cantor Ávine Vinny, dono de um dos maiores hits de 2021, a música 'Coração Cachorro', foi detido no fim da noite da última segunda-feira (13) em Fortaleza, Ceará, após ser acusado de ameaçar de morte sua ex-mulher, Lais Holanda.

A informação foi divulgada pelo colunista Leo Dias, do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, e posteriormente confirmada pela assessoria do cantor.

Segundo os representantes de Ávine, o ex-casal entrou em uma discussão verbal. A coluna de Leo Dias afirma que Lais teria descoberto a nova namorada do forrozeiro e impedido o artista de ver a própria filha.

Na discussão que tiveram por telefone, Ávine ameaçou a ex-esposa, que assustada teria gravado a ligação e ido para a Delegacia da Mulher registrar um boletim de ocorrência. Na unidade, Lais voltou a ligar para Ávine, que a ameaçou novamente, desta vez na presença de policiais, que expediram um pedido de prisão.

A publicação afirma que o cantor não ameaçou a integridade física da ex-mulher na discussão, mas teria dito que iria pegar a guarda da filha.

Ao som de gritos e vaias, DJ Ivis deixa palco durante show de Tarcísio do Acordeon

  • Bahia Notícias
  • 06 Dez 2021
  • 10:12h

Foto: Reprodução / Metrópoles

Após publicar uma foto ao lado do cantor João Gomes e receber um comentário carinhoso como resposta (veja aqui), a presença do DJ Ivis junto a outro artista do mesmo ritmo musical repercutiu nas redes sociais durante este final de semana. O produtor musical cearense foi vaiado durante um show de Tarcísio do Acordeon em que foi convidado a subir ao palco, na noite deste sábado, em São Bernardo do Campo (SP).

A quantidade de vaias fez com que Ivis não ficasse muito tempo, conforme noticiou o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. Há cinco meses, o Dj virou manchete dos principais jornais do país ao ser preso por agredir gravemente a ex-mulher, Pamella Holanda. Depois de quatro meses detido, o músico foi solto no final de outubro.

Iverson de Souza Araújo, conhecido como DJ Ivis, foi preso no dia 14 de julho, depois que vídeos de agressões contra a ex-mulher, Pamella Holanda, foram divulgados por ela nas redes sociais. A prisão aconteceu em um condomínio de luxo em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os vídeos foram publicados pelo coluna de Leo Dias.

Autores de 'Coração cachorro' cedem 20% da autoria do forró para o inglês James Blunt

  • G1
  • 14 Nov 2021
  • 07:34h

(Reprodução)

Os autores da música "Coração cachorro" cederam 20% da renda da autoria da música para o cantor inglês James Blunt. O forró lançado em 2021 tem um refrão com a melodia de "Same mistake", balada do músico britânico de 2007. As duas partes negociaram um acordo extrajudicial de forma amigável.

A informação foi confirmada pela Medalha Editora, empresa cearense que administra os direitos dos seis autores brasileiros de "Coração cachorro". A Medalha cuida dos direitos junto com a Universal Editora, que também confirmou o acordo ao g1.

A Sony Editora, que representa os direitos de James Blunt, já havia informado ao g1 que o inglês e os autores brasileiros estavam acertando os termos do contrato.

Neto Sales, sócio da Medalha Editora, disse ao g1 que este tipo de acordo de autoria conjunta é raro no forró: "Tenho pouca lembrança de ver algo nesse sentido no Brasil. Normalmente o que acontece é artistas internacionais concederem autorização para 'versões' da obra original".

"É o primeiro caso que vejo no forró do autor estrangeiro entrar na 'parceria' de composição, ficando assim como um dos autores. A obra anteriormente era assinada por 6 autores e, a partir desse acordo, agora é assinada por 7 músicos, pois o James Blunt passa a ser um dos compositores".

José Diamantino, advogado da Sony Editora no Brasil, disse anteriormente que o empresário de James Blunt estava acompanhando o acordo.

O refrão com cantores que imitam latidos foi assinado por seis compositores brasileiros e gravado pelos forrozeiros Ávine e Matheus Fernandes. A música a mais tocada no Brasil hoje. Mas a melodia canina é reciclada e tem uma linhagem antiga.

Barões da Pisadinha e Luiz Caldas celebram indicação ao 'Grammy Latino 2021'

  • por Matheus Lens / Antônia Fernanda
  • 09 Out 2021
  • 07:37h

Foto: Divulgação

Artistas baianos de diversos segmentos da música marcaram presença entre os indicados ao Grammy Latino 2021. A lista extensa carrega desde nomes de "novatos", como Barões da Pisadinha, a veteranas como Ivete Sangalo, que já foi indicada 14 vezes e trouxe dois prêmios para a Bahia.

Dentre os artistas que compõem a lista, o Bahia Notícias conversou com a dupla que lidera os Barões da Pisadinha, um dos maiores fenômenos musicais da atualidade, e o cantor e compositor Luiz Caldas, que falaram sobre a importância de ter o trabalho reconhecido em meio a uma pandemia, que afetou drasticamente a indústria de entretenimento, sobretudo a música.

Na categoria "Melhor Álbum de Música Sertaneja", em português, "Conquistas" da banda baiana aparece entre os indicados. O prêmio está sendo disputado com os artistas: Chitãozinho e Xororó, Daniel, o projeto de Marília Mendonça em parceria com a dupla Maiara e Maraísa e o cantor Michel Teló (confira lista completa aqui).

Ao BN, os Barões disseram que estar na lista dos indicados já é a realização de um sonho. "Para a gente (ser indicado) é uma realização de um sonho muito grande! Nem imaginávamos. O álbum 'Conquistas', como os outros que estamos concorrendo, fala pro povo, transmite alegria para nossos fãs e também conta histórias do nosso Brasil", respondeu a dupla.

O Grammy Latino, braço da principal premiação da indústria fonográfica norte-americana, surgiu em 2000 e, hoje, também abre espaço para artistas independentes por conta da mudança do cenário fonográfico mundial, em que as plataformas de streamings mudaram os hábitos de consumo e indicadores de sucesso.

Os cantores acreditam que o sucesso do ritmo abre portas para diversos artistas do segmento de berço nordestino. "Acreditamos que hoje o piseiro ganhou o Brasil e, por isso, hoje existem muitos artistas fazendo sucesso no segmento. Isso é muito gratificante". Sucesso esse que vem inclusive ultrapassando as barreiras do preconceito contra os gêneros originários da região.

 

Desta forma, para a dupla, não houve surpresa por serem indicados à categoria de "Música Sertaneja", que costuma ser ocupada por cantores do sertanejo e sertanejo universitário. "Fazemos música pros nossos fãs, assim como nossos amigos do sertanejo. Estamos juntos na música e ficamos bem felizes com a indicação", completa a dupla.

Foto: Divulgação

Já o cantor e compositor Luiz Caldas foi indicado à categoria de "Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa" com o "Sambadeiras", concorrendo com artistas como Ivete Sangalo e a Orquestra Sinfônica da Bahia. Luiz não esconde a felicidade em estar concorrendo com pessoas que são amigos e grandes admiradores e conta o que destaca o trabalho indicado.

"Eu estou muito feliz em ser indicado a esse prêmio com pessoas que são grandes artistas e amigos. O que eu destacaria no meu trabalho que foi indicado é justamente a pesquisa e a honestidade com que tudo foi aplicado. O álbum fala sobre o samba de roda do recôncavo, da chula e dos cuidadores dessa cultura tão nossa e tão raiz, então para mim é muito legal ter um trabalho nesse nível sendo concorrente de outros trabalhos de grandes níveis".

Com um projeto de lançamentos de álbuns mensais, Luiz já atingiu a marca de 116 produções, sendo o mais recente o "Omi", divulgado no final de setembro deste ano. Em um cenário de pandemia, em que muitos artistas precisaram se reinventar em seus lançamentos e modos de apresentação, o baiano conta que não mudou muita coisa na sua rotina criativa.


"Basicamente eu continuo fazendo o mesmo, que é compondo diariamente. Independente de qualquer coisa, todos os dias eu tenho contato com os instrumentos, com a música e a criação de modo geral. A pandemia atrapalhou muito mais o lado comercial, por não poder sair para fazer shows, mas o lado criativo continua da mesma forma".

Ainda sobre a indicação, o artista conta que "só pela indicação já é uma grande conquista para todos os envolvidos no trabalho, o que prova que seus trabalhos e pesquisas continuam sendo de grande importância por todos esses anos".

Foto: Divulgação

A cerimônia do Grammy Latino 2021 acontece no dia 18 de novembro, no Grand Garden Arena, Estados Unidos. Lembrando que recentemente a premiação anunciou Anitta como parte da bancada do júri - agora ela pode votar em quem concorrerá e ganhará. Após a entrada da brasileira, foi anunciado também que o “funk brasileiro” também será reconhecido em categorias principais. Até agora apenas dois funks concorreram ao Grammy, ambos com Anitta envolvida.

Morre Charlie Watts, baterista da banda Rolling Stones

  • Redação
  • 24 Ago 2021
  • 15:41h

Foto: Reprodução/ Youtube

Morreu nesta terça-feira (24) o baterista da banda Rolling Stones, Charlie Watts, aos 80 anos. A  morte foi confirmada por Bernard Doherty, agente do músico, em comunicado para a imprensa britânica.  “É com imensa tristeza que anunciamos a morte de nosso amado Charlie Watts”, escreveu Doherty.

Segundo o portal G1, Watts morreu em um hospital, cercado por sua família. A causa da morte não foi revelada. “Charlie era um querido marido, pai e avô e, também como membro dos Rolling Stones, um dos maiores bateristas de sua geração. Pedimos gentilmente que a privacidade de sua família, membros da banda e amigos próximos seja respeitada neste momento difícil”, disse Doherty.

Com Mick Jagger e Keith Richards, Watts estava entre os membros mais antigos dos Stones. A banda passou por algumas mudanças em sua formação ao longo dos anos, desde 1962, quando foi criada.

Viúva de Mr.Catra conta que perdoou 27 traições: ‘Toda mulher foi corna uma vez’

  • Redação
  • 29 Jul 2021
  • 15:37h

Ela é mãe de cinco dos 32 filhos de Catra, eles foram casados por 23 anos | Foto: Reprodução/YouTube

Silvia Catra, viúva de Mr. Catra, deu detalhes de seu casamento com o cantor no podcast Cortes de Barba. O funkeiro, considerado um dos grandes artistas do gênero, morreu em setembro de 2018 após batalhar contra um câncer no estômago. Silvia e Catra foram casados por 23 anos.

“As pessoas sempre me fazem essa pergunta de como eu suportei tudo. Eu amei o Wagner demais e eu tinha nele uma figura de paizão. Eu não tive pai. Eu amava o meu pai, mas ele não me criou e não teve aquela convivência”, disse Silvia. 

Mãe de cinco dos 32 filhos de Catra, Silva contou como lidou com as várias mulheres fora do casamento.

“Muitas das vezes, eu me questionei: ‘Ah Silvia, você é forte. Forte o que? Eu não consigo largar desse homem’. Hoje, eu entendo. Agradeço algumas coisas e outras não. Eu não tinha muito entendimento das coisas e hoje, eu estou estudando o feminismo, tenho consciência sobre relacionamentos abusivos e isso eu não tinha. Achava que tinha que viver todo mundo junto e também eu gostava dele. Mas, hoje, não viveria e passaria novamente”, explicou.

Ela ainda disse que as pessoas questionam como ela conseguiu continuar no relacionamento. “As pessoas falam: ‘Nossa, como você suportou?’. Eu não achava tão ‘nossa’. Se você for olhar ao redor acontece nas melhores e piores famílias. É muita hipocrisia dizer que eu fui corna e não perdoei. Toda mulher foi corna uma vez e quando ama você perdoa. A pessoa é que é abusada e abusa do perdão. Eu perdoei 27 vezes”, afirmou.

Regional: Morre, vítima do coronavírus, a cantora Lanna Rizzi, aos 26 anos

  • Redação
  • 29 Jul 2021
  • 14:33h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Morreu, na manhã desta quinta-feira (29), em um hospital de Vitória da Conquista, a compositora e cantora Lanna Rizzi, de 26 anos, que lutava contra as complicações do novo coronavírus. O falecimento de Lanna foi confirmado, pela família, no Instagram da artista, que tem quase 35 mil seguidores.

Ela nasceu em Ibirataia, no sul da Bahia, mas morou muito tempo no bairro Banco Raso em Itabuna, onde começou a carreira artística. Ultimamente, como amigos confirmaram ao Blog do Pimenta, Lanna estava morando em Vitória da Conquista.

No último dia 19 de julho, Lanna Rizzi fez uma postagem no Facebook informando que estava com 50% dos pulmões comprometidos. Ela relatou que não podia falar muito porque estava cansando por causa dos sintomas da doença. “Estou fazendo exames de hospital em hospital. Estou com 50% dos pulmões comprometidos, mas nada de desespero”, disse.

A cantora e compositora dizia acreditar que a fase crítica estava passando. “Estou sendo monitorada em casa, com auxílio de oxigênio, porque minha saturação diminuiu bastante, enfim, não está tudo bem, mas vai ficar. Conto com apoio e orações de todos vocês, Beijos no coração de vocês. Já, já estou 100%!”.

'Quantos músicos estarão vivos até lá?’, questiona Márcio Victor sobre Carnaval

  • Bianca Andrade
  • 29 Jun 2021
  • 19:10h

(Foto: Correio)

Gritar a frase "Música do Carnaval" na Avenida, no meio de uma canção, em cima de um trio elétrico no circuito Dodô (Barra/Ondina), para folião pipoca em um sábado de fevereiro, parece ser um futuro quase utópico para o autor do maior bordão do Carnaval de Salvador, Márcio Victor, que alega estar sendo deixado de escanteio quando o assunto é retorno dos eventos em Salvador.

“Acho que tem que ter uma conversa. O nosso setor vai ser o último a voltar, não houve uma ajuda para o nosso setor. Como que as pessoas estão felizes para voltar para o Carnaval sem esse incentivo? Eles não conversam com a gente”, desabafou em entrevista ao Bahia Notícias.

O fato, no entanto, não impediu o Psirico de continuar trabalhando para levar alegria para o público. A banda escolheu resgatar as raízes do Psi no primeiro single de 2021, ‘Pega na Cabeça’, e também protestar para o reconhecimento do pagodão como arte.

“Eu sinto que precisa ser tocado nisso, mostrar esse pagodão raiz. É o pagodão que dá calo no pé, o pagodão que arrepia independente de classe, cor, religião, credo. É o pagodão que levanta a poeira do asfalto. O pagode de povo, do gari, das pessoas simples, do médico também, de todo mundo”.

No bate-papo com o Bahia Notícias o artista ainda se divertiu com um tópico quase pouco falado na mídia, sua vida pessoal. Discreto fora dos palcos, o pagodeiro de 41 anos revelou que parou de dar tanta importância com as histórias (inofensivas) que criam sobre ele, e as mais pesadas fazem ele ganhar dinheiro com processo.

"Já me mataram, já me ressuscitaram, já me comeram, rapaz... já me casaram, me separaram. Eu gosto do fuzuê”.

Ex-esposa de sertanejo desaparecido conta que ele desenvolveu depressão durante a pandemia

  • Redação
  • 14 Jun 2021
  • 18:03h

O musico ficou conhecido pela dupla com o cantor Cristiano Araújo | Foto: Reprodução/Instagram

A ex-esposa do cantor Luizmar Damasceno, desaparecido em Goiânia desde sexta-feira (11), contou que o ex-marido apresentou um quadro de depressão durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Luizmar saiu de casa e não retornou, familiares acompanham as atualizações das equipes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. 

Dayenn Bennett, ex-esposa do sertanejo, contou que o ex-companheiro do cantor Cristiano Araújo, morto em 2015, desenvolveu um quadro de depressão após a redução dos convites para trabalhar com música por conta da pandemia de covid-19. “Ele estava depressivo. Ele vinha soltando algumas frases que indicavam que ele não estava bem. Estava fazendo um acompanhamento psiquiátrico. Às vezes, dizia que não queria acordar mais. Tinha alguns dias que não tomava o remédio”, disse Dayenn em entrevista ao Portal R7. 

O irmão do músico, contou que ele havia saído de casa antes do almoço para comprar cordas para o violão e voltou para casa. Após colocar as cordas e ensaiar, Luizmar saiu novamente, de moto. “Sem avisar para onde ia e deixou o celular. Ele vinha trabalhando com entregas, estava se virando. Após a pandemia, os convites para trabalhar diminuíram muito”, disse. 

Luizmar ficou conhecido como Gabriel, na dupla com Cristiano Araújo. A parceria durou seis anos, mas chegou ao fim em 2009. Nos últimos anos, ele chegou a tocar com artistas como Wanessa Camargo e a dupla Maiara e Maraisa.

Prefeitura, músicos e donos de bares conchavam e música ao vivo está liberada em Itabuna

  • Verdinho
  • 27 Mai 2021
  • 08:09h

(Foto: Reprodução)

A Prefeitura havia divulgado na tarde desta quarta-feira (26), que estaria proibido música ao vivo em bares, restaurantes e similares, além de espaços públicos, no município. Contudo, por volta das 20h, a Prefeitura anunciou um recuo quanto à medida e voltou atrás da decisão. Os estabelecimentos poderão ter som ao vivo, desde que respeitem os protocolos sanitários da pandemia.  A mudança de planos aconteceu em decorrência de um acordo firmado entre integrantes da Prefeitura e  músicos, além de donos de bares e restaurantes. O Toque de Recolher segue das 22h às 5h.

Testemunha diz que MC Kevin estava fazendo sexo na varanda e caiu para fugir de flagra da esposa

  • Redação
  • 18 Mai 2021
  • 08:06h

(Foto: IG)

Em depoimento ao delegado Henrique Damasceno, que investiga a morte do cantor Kevin Nascimento Bueno, o MC Kevin, a modelo fitness Bianca Domingues afirmou que teria tido relações sexuais com o funkeiro Victor Elias Fontenelle no quarto 502 do hotel Brisa Barra, no Rio de Janeiro. Em seguida, ela teria ido para a varanda com Kevin, que tentou pular para o apartamento de baixo por medo de ser flagrado pela esposa, a advogada Deolane Bezerra, quando caiu e bateu a cabeça na borda da piscina, morrendo logo depois no Hospital Miguel Couto.

Em stories no seu Instagram, a modelo, que tem mais de 31 mil seguidores, disse: “Não acreditem no que a mídia diz ou ‘qualquer’ pessoa querendo ganhar fama. Foi um acidente”. Bianca ainda diz não estar “acreditando nisso”.

À polícia, Bianca e Victor disseram que os três se conheceram em um quiosque na tarde do domingo (16), horas antes do acidente. Os três seguiram para a suíte de Victor no hotel. Um dos rapazes que trabalham na produção do show de Kevin teria tentado entrar no local, o que fez com que o funkeiro pensasse que fosse a sua esposa.

No entanto, Deolane Bezerra não teria deixado o quarto 1302, onde o casal estava hospedado e teria apenas procurado o marido por ligações e mensagens.

Testemunhas disseram que Kevin teria bebido e ingerido drogas, o que fez o delegado pedir um exame toxicológico no corpo do artista. Uma perícia também foi realizada pelo Instituto Carlos Éboli nos dois quartos do hotel e ainda na área onde o funkeiro caiu.

 

Adeus Cassiano: morre aos 77 anos o pai do Soul no Brasil

  • Redação
  • 08 Mai 2021
  • 10:09h

(Foto: Reprodução)

Talvez Tim Maia não se tornasse um nome tão grandioso na música brasileira se não gravasse em 1970 o single “Primavera (Vai Chuva)”, um de seus hits eternos e que abriu a chance para seu primeiro álbum. Então talvez seja possível dizer que Tim não seria o mesmo sem Cassiano, o autor dessa canção. Na verdade, a música negra brasileira não seria a mesma sem Cassiano. Cantor e compositor, Genival Cassiano dos Santos é desconhecido por gerações mais jovens porque sofreu um grave problema respiratório no final dos anos 1970. Ele perdeu um dos pulmões e cantar passou a ser muito difícil. Cassiano morreu nesta sexta (7) aos 77 anos, no Hospital Estadual Carlos Chagas, no bairro de Marechal Hermes, na zona oeste do Rio de Janeiro, em decorrência de uma arritmia cardíaca. A informação foi confirmada pela sobrinha do músico, Verônica Cassiano.

Presente antecipado: Tierry realiza sonho e compra casa para a mãe em Salvador

  • Redação
  • 29 Abr 2021
  • 13:34h

O artista irá se dividir entre Salvador, São Paulo e Rio para compromissos profissionais e Belo Horizonte para visitar a namorada | Foto: Arquivo Pessoal

O Dia das Mães foi celebrado de forma antecipada pelo cantor Tierry e sua mãe, Dona Teca. O artista de 31 anos, realizou um sonho antigo da mãe e a presenteou com uma casa própria em Salvador. A conquista foi compartilhada pelo compositor de ‘Rita’ em suas redes sociais. O imóvel fica localizado no Alphaville, mesmo lugar onde Léo Santana tem uma casa. Segundo a assessoria do artista, Tierry irá morar com a mãe em Salvador e se dividir entre São Paulo e Rio de Janeiro para compromissos profissionais, e Belo Horizonte, para visitar a amada, a ex-BBB Gabi Martins.

Itabunense acusado de golpe de r$ 200 milhões recebe artistas brasileiros em Dubai

  • Pimenta
  • 20 Abr 2021
  • 13:33h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Enquanto centenas de pessoas sonham em recuperar as economias que perderam investindo na D9 Clube de Empreendedores, que, segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), foi usada para aplicar um golpe de mais de R$ 200 milhões em moradores de diversos estados brasileiros, o itabunense Danilo Santana segue esbanjando dinheiro em Dubai, nos Emirados Árabes, e recebendo artistas famosos. O último deles foi o sertanejo Bruno, que faz dupla com Marrone.

O encontro entre o itabunense e Bruno foi registrado  nas redes sociais dos dois, no último domingo (18). “Glória a Deus! O resto é inveja”, escreveu o sertanejo numa publicação de uma foto tirada, em Dubai, ao lado de Danilo Santana e um grupo de pessoas. Numa outra postagem, o cantor agradece o anfitrião pela receptividade e fala de uma suposta nova conquista. “A palavra tem poder. Da (sic) uma olhada na minha última postagem! Obrigado por tudo!” Ele marcou Danilo Santana na publicação.

Bruno está em Dubai há pelo menos 19 dias. Ele não é o primeiro famoso a posar ao lado de Danilo Santana, que é considerado foragido da justiça brasileira. O novo empresário da música nos Emirados Árabes já publicou fotos com artistas como Naiara Azevedo e Solagem Almeida. Vídeos mostram ele dividindo o palco, em ocasiões diferentes, com as duas cantoras.

Uma das músicas de maior sucesso de “Danilo Dubaino” é  Estelionato de Amor!. Postada em novembro do ano passado no YouTube, a canção tem já tem mais três milhões de visualizações. Já o itabunense tem mais de 377 mil seguidores no Instagram e mil publicações. Ele aparece ainda cantando a música “Hipocrisia Descarada”, ao lado da dupla desconhecida Humberto e Ronaldo. São 5.550.603 de visualizações até hoje.

 

ACUSADO DE GOLPE

Danilo Santana foi denunciado pelos ministérios Públicos da Bahia e do Rio Grande do Sul, onde pelo menos outras 23 pessoas também foram indiciadas por organização criminosa, crime contra economia popular, lavagem de dinheiro e estelionato. De acordo com o promotor de Justiça Sérgio Cunha de Aguiar Filho, do Rio Grande do Sul, o esquema de pirâmide era chefiado pelo itabunense.

Na ação movida pelo Ministério Público da Bahia, entre os acusados de envolvimento do golpe milionário estão a mulher de Danilo Santana, irmão e sogra dele, que também estão em Dubai. Santana chegou a ser detido nos Emirados Árabes, mas acabou liberado. Meses de descoberto o esquema, numa operação em Itabuna, a polícia apreendeu cerca de R$ 1 milhão.

Danilo é acusado de criar a D9 Clube de Empreendedores para disfarçar a natureza do negócio fraudulento. Segundo o Ministério Público da Bahia, ele simulava uma operação de marketing multinível, vinculando o negócio e o constante ingresso de novos investidores à suposta venda de cursos de trading esportivo.

Inteligência Artificial cria canções para artistas falecidos

  • CPAH
  • 14 Abr 2021
  • 09:33h

(Foto: TecMundo)

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente na vida de todos nós. Neurocientista Fabiano de Abreu conta como agora é possível criar músicas inéditas de cantores falecidos com base nos arquivos deixados por eles.

Quem acompanhou as produções cinematográficas da segunda metade do século XX certamente cresceu imaginando como seria o mundo no futuro. Afinal, os filmes daquele período retratavam um tempo em que as máquinas teriam papel primordial em diversas atividades na vida cotidiana, e o homem teria o computador como um grande aliado para executar tarefas até então inimagináveis de serem feitas por um simples equipamento.

Acontece que este futuro chegou. Diante disso, é possível constatar que a Inteligência Artificial agora se faz presente no mundo da música, trazendo novidades que até a alguns anos era algo que só poderia ser visto na imaginação dos roteiristas de Hollywood.

Sim, imagine que a tecnologia e os mecanismos de inteligência artificial estão permitindo “ressuscitar” cantores famosos que já morreram há tantos anos, permitindo a criação de canções inéditas deles. Como bem explica o PhD, neurocientista e especialista em Inteligência Artificial pela IBM, Fabiano de Abreu, agora isso é possível. “Um novo projeto de uma organização de saúde mental norte-americana chamada Over the Bridge denominada “Lost Tapes of the 27 Club” (“As fitas perdidas do Clube dos 27”, em tradução livre), está criando novas composições de artistas do clube que faleceram em decorrência de distúrbios psicológicos”, conta.

Para isso, Abreu explica que “é usada uma ferramenta chamada Magenta AI do Google, que reúne todas as letras de um mesmo compositor, criando músicas com um número médio de versos, acordes e palavras comuns, além de atribuir sentido a elas”. Assim, a criação fica restrita a letra das canções, sendo quatro delas publicadas em janeiro de 2021 no YouTube, reproduzindo Amy Winehouse, Jimi Hendrix e Jim Morrison. O outro caso envolve o vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. Morto há exatos 27 anos, o neurocientista destaca que “as canções criadas pela inteligência artificial usando o legado do astro do rock foram interpretadas pelo músico Eric Hogan, que possui uma banda de tributo ao grupo”. 

A instituição, cujo nome é uma referência à música "Under The Bridge", do Red Hot Chilli Peppers, que relata a depressão e solidão na juventude, detalhou a importância dessa ideia em sua página. “Para mostrar ao mundo o que foi perdido para esta crise de saúde mental, usamos a inteligência artificial para criar o álbum que o clube dos 27 nunca teve a chance de gravar. Através deste disco, estamos encorajando mais músicos a obter o apoio à saúde mental que eles precisam, para que possam continuar fazendo a música que todos amamos”.

Seguramente este projeto não deve parar por aí, o que para os amantes da música será algo louvável, já que em um futuro bem próximo certamente será possível conferir canções “inéditas” de seus ídolos que já nos deixaram a tanto tempo. “Faz bem poder relembrar ídolos que jamais serão esquecidos, mas que o tempo adormece os sentidos. Melhor ainda se puder servir de incentivo para que possamos cuidar melhor de nossa saúde mental”, completa Fabiano.