BUSCA PELA CATEGORIA "Curiosidades"

Abraji e Google publicam documentos em ferramenta que facilita investigação jornalística

  • Redação
  • 25 Ago 2021
  • 09:20h

Foto: Divulgação/Google

Duas grandes coletâneas de documentos de interesse público serão disponibilizadas mensalmente pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) no Google Drive para a pesquisa gratuita por meio do Pinpoint . A ferramenta possibilita a pesquisa inteligente em grandes volumes de arquivos, retornando rapidamente dados essenciais e relevantes para a busca.

O upload recorrente dos conteúdos para a nuvem, por parte da entidade, é fruto da parceria formalizada recentemente com a Google News Initiative (GNI) , anunciada na segunda-feira (23), durante painel exclusivo da 16ª edição do Congresso da Abraji , que contou com a participação de Marco Túlio Pires, diretor do Google News Lab no Brasil , e Reinaldo Chaves, coordenador de projetos na Associação.

Atualmente, o Pinpoint faz parte do Journalist Studio, suíte de aplicações da GNI projetadas para colaborar com o desenvolvimento de um ecossistema de notícias ainda mais qualificado. Tem a proposta de otimizar a rotina nas redações e o tempo dos profissionais de imprensa.

“Queremos ao mesmo tempo facilitar o acesso a essas informações e também permitir que as pessoas possam usar todas as grandes funcionalidades do Pinpoint, como pesquisar rapidamente e facilmente em milhares de documentos por entidades como pessoas, empresas/organizações e localizações. Sem dúvida isso poderá ajudar muitos jornalistas brasileiros”, explicou Reinaldo Chaves.

Pinpoint

O Pinpoint chegou ao País no final de 2020, junto ao Journalist Studio, com a pretensão de oferecer mais tempo e espaço para que os profissionais de imprensa fiquem concentrados em encontrar e relatar histórias de interesse dos cidadãos, de forma segura e com as melhores narrativas.

O sistema auxilia os repórteres a examinarem rapidamente centenas de milhares de documentos, inclusive aqueles disponibilizados por jornais tradicionais e empresas de comunicação, como o The New York Times e o The Guardian. Eventos, fatos, nomes de indivíduos, instituições e ambientes/regiões registrados nesses papéis digitais são identificados, organizados e confirmados automaticamente pela plataforma.

“O diferencial do Pinpoint é que ele usa o mesmo motor de inteligência artificial da busca do Google pra identificar automaticamente as pessoas, os locais e até as empresas mencionadas nos documentos e nos áudios. Ou seja, você vai poder cruzar e encontrar numa fração de segundo todas essas informações, em centenas ou milhares de arquivos ao mesmo tempo. Muitas redações já estão usando o Pinpoint ao redor do mundo, e o Boston Globe recentemente ganhou um pulitzer com uma matéria que usou o Pinpoint durante a investigação”, acrescentou Marco Túlio, ao longo do Painel.

Aprendizado de máquina

O super utensílio de averiguação de dados em diversos formatos utiliza o aprendizado de máquina para imprimir resultados relevantes após a análise de enormes quantidades de títulos. O Pinpoint faz a triagem automática após sincronização dos conteúdos e inicia a marcação inteligente de referências para buscas rápidas, até mesmo a partir da transcrição de gravações.

No lugar do famoso comando “Ctrl + F”, atalho para a caixa de pesquisas em documentos, os profissionais terão ajuda para uma utilização melhorada dos mecanismos da pesquisa do Google e do Mapa de Informações , com o reconhecimento óptico de caracteres e as tecnologias de fala para texto, para escanear PDFs digitalizados, imagens, e-mails, arquivos de áudio e até manuscritos arquivados no Google Drive. A ideia é tornar o processo de investigação de dados mais fácil e com menos risco de assimilação de informações falsas.

A análise dos materiais também pode ser feita em outras línguas, como o inglês, o espanhol, o francês, o italiano e o polonês. A tecnologia funciona para os uploads feitos pelos próprios usuários em suas pastas na nuvem.

Jornalismo investigativo

O Pinpoint já se provou útil para projetos de investigação, como o relatório do USA TODAY sobre 40.600 mortes relacionadas ao Covid-19 em lares de idosos, o Reveal’s Look sobre o “desastre de teste” do COVID-19 nos centros de detenção da Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), bem como um artigo do Washington Post sobre a crise de opióides.

A velocidade do Pinpoint também ajudou os repórteres em projetos de curto prazo, como o exame do Rappler, com base nas Filipinas, dos relatórios da CIA da década de 1970 e situações de notícias de última hora, como a verificação rápida dos fatos do Verificado MX, com base no México, das atualizações diárias da pandemia do governo.

Dia Nacional do Ciclista: prudência e direção defensiva podem salvar vidas no trânsito

  • Redação
  • 19 Ago 2021
  • 16:47h

(Foto: Reprodução)

Dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) revelam que, somente na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em acidentes de trânsito no Brasil. Diante dos números, o Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta quinta-feira (19), está sendo celebrado com mensagens de conscientização.

A data não só chama atenção para as atitudes tomadas no trânsito, como também traz a reflexão sobre a necessidade de proteção ao ciclista. Para um dos responsáveis pelo grupo Carcará Bike Club, Júnior Vieira, a grande maioria dos acidentes acontecem quando o ciclista, por algum motivo, precisa sair do acostamento para dividir a via com os condutores de automóveis.

“Os condutores se sentem incomodados, buzinam e até mesmo dão fechadas nos ciclistas. E em alguns casos o ciclista, ao ser obrigado a sair do acostamento, fica em ponto cego para os condutores de veículos”, explica.

Uma das atitudes no trânsito que pode ser decisiva para salvar vidas de ciclistas é a direção defensiva para motoristas. Ela consiste em métodos para todos que estão no trânsito possam agir de maneira responsável na condução de um veículo, seja carro, moto, bicicleta, etc. Um desses métodos, por exemplo, é certificar-se de que o ciclista viu e entendeu sua sinalização, mantendo distância e cuidado ao efetuar manobras ou abrir a porta do veículo.

É importante lembrar que fechar um ciclista, colar na traseira da bicicleta ou apertá-lo contra a calçada é considerada uma infração grave para o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). A fiscalização para garantir o cumprimento das regras do CTB é feita nas estradas com a inspeção visual no veículo, verificação da documentação e do estado de conservação do veículo, explica o Capitão Lopes, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que fiscaliza vias como a BA-099.

Esse tipo de trabalho é apoiado também por equipamentos eletrônicos, como bafômetros e controles de velocidade. Apesar disso, o entendimento e apoio dos motoristas é fundamental para um trânsito mais seguro.

“O que a gente busca é a conscientização dos condutores. E aí a gente vem ao longo do tempo fazendo sempre a sensibilização desses usuários das rodovias”, explica Lopes. “A gente vem sempre nas campanhas educativas, também nas fiscalizações normais, sempre buscando orientar, buscando trazer a legislação de trânsito e fazendo com que esse condutor tenha mais responsabilidade na direção do veículo automotor”, completa o oficial.

Outros motivos que podem envolver ciclistas em acidentes são relacionados a saúde, como passar mal no trajeto, conforme explica o enfermeiro Thalis Sampaio, que trabalha fazendo atendimento médico na BA-099, estrada administrada pela Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do grupo Invepar. Ele alerta ainda a importância de o ciclista fazer uma bateria de exames antes de pedalar nas vias.

“Nos atendimentos a gente vê muitos casos de hipoglicemia, que o ciclista sai de casa sem comer e acaba passando mal durante a pedalada. Além disso, pacientes com histórico de doenças como epilepsia, por exemplo, precisam ficar atentos antes de ir pedalar, é importante não esquecer de fazer um checkup completo e consultar um médico. Infelizmente não dá apenas para ir na emoção sem todos os cuidados”, relata.

Novos ciclistas

Com um aumento de vendas de bicicletas em 2020 de, em média, 50% em comparação a 2019, segundo levantamento realizado pela Aliança Bike, o Brasil está vivendo uma expansão na frota de ciclistas, que usam não apenas o modal para se divertir, mas também para facilitar seu dia-a-dia.

Pensando em dados locais, 28% dos ciclistas em Lauro de Freitas são empregados do comércio, 24% são operários, da construção civil e de outros setores, e 10% são estudantes, conforme dados da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

“É evidente o uso da bicicleta como instrumento de trabalho para aqueles que são usuários habituais. 66% deles dizem usarem a bicicleta para o trabalho, enquanto o seu uso para o lazer representa tão somente 19%”, explica Júnior.

Medidas de segurança

Como medidas de segurança, o CTB orienta que as bicicletas sejam equipadas com buzina, espelho e adesivos refletivos na frente, atrás, nas laterais e nos pedais. Além disso, apesar de não obrigatórios, cotoveleira, joelheira e capacete são altamente recomendados pelos órgãos de trânsito.

Óculos de ciclismo também pode ser um equipamento de segurança, fazendo a proteção dos olhos e dando melhor condição para visualizar o terreno enquanto pedala. Entre os principais benefícios, ele evita que sujeiras, insetos e outros detritos acertem seus olhos durante o pedal.

Mais uma medida de segurança é a cor da roupa que o ciclista escolhe para pedalar, além de faixas reflexivas, utilizar cores que contrastam com o meio ambiente podem, inclusive evitar colisões com carros, motos, pedestres e com outros ciclistas distraídos.

Equipamentos que ajudam a cortar linhas de pipa com cerol ou as chamadas linhas chilenas também podem ser incluídas como uma medida adicional de proteção, evitando acidentes graves. Fora das ciclovias e ciclofaixas, o ciclista deve transitar perto das bordas da pista, sempre na mão dos carros, e nunca guiar, por exemplo, no corredor dos carros ou costurando entre eles.

Pornstar brasileira é uma das mais buscadas na internet

  • Fabiano de Abreu
  • 17 Ago 2021
  • 19:58h

Emanuelly Raquel faz sucesso nas redes sociais e no maior site de vídeos adultos do mundo, e hoje é uma das atrizes mais buscadas nestas páginas.| Foto: Divulgação / MF Press Global

Muita gente ainda não deve saber, mas o cinema pornô tem despertado cada vez mais a atenção de atrizes brasileiras e rendido muito dinheiro para as produtoras de filmes deste tipo. Exemplo disso é que mais de mil brasileiras fazem sucesso na maior plataforma de vídeos de conteúdo adulto do mundo, o que revela que, apesar de um baixo número em relação às estrelas internacionais, mostra que é um caminho que tem sido descoberto e investido por elas.

Não é a toa que entre os grandes nomes do cinema adulto atual, cada vez mais brasileiras entram para este time. Quem faz parte dele é a atriz Emanuelly Raquel, a atriz brasileira mais procurada nestes sites: “Normalmente as pessoas ainda veem o cinema pornô com um certo preconceito, mas isso está acabando aos poucos, visto que muita gente tem encontrado meus canais nesses sites e acessado mais ainda meus vídeos. Pode-se dizer que é uma é uma espécie de reconhecimento do nosso trabalho”, observa. Outro problema para a indústria pornô é o grande número de produções piratas., observa Emanuelly: “Se não houvesse tanta irregularidade, certamente estes filmes movimentariam mais de US$ 100 bilhões no mundo”.

Para quem deseja encontrar as atrizes preferidas, Emanuelly lembra que há outros caminhos, além da Plataforma de vídeos: “Hoje em dia as pessoas podem buscar sua atriz favorita nas redes sociais tradicionais, ou até na grande novidade do momento que é a OnlyFans. O que considero algo positivo, pois assim terei mais público conhecendo meu trabalho e levando a buscar por conteúdos nesses sites. Além disso, essa plataforma permite uma interação maior e lá eu consigo ter um contato direto com quem gosta do meu trabalho por meio de mensagens diretas”, completa.

Sexta-feira 13: entenda de onde vem a origem do ‘azar’ na data

  • Erem Carla
  • 13 Ago 2021
  • 15:51h

Conheça os motivos da data ser considerada 'macabra' por muitas pessoas | Foto: Reprodução

Todos os anos, em algum momento, uma sexta-feira como a de hoje (13), vai marcar nossos calendários e preencher nossa volta de superstições e histórias de terror. Há muito tempo a sexta-feira 13, assombra os mais crentes em sorte e energia e os faz evitar diversos símbolos na data. Mas você sabe de onde vem a origem dessa crença?

A grande maioria das crenças giram em torno do número 13, considerado um número incompleto e imperfeito pois não é muito citado nos livros bíblicos, que utilizam em grande maioria o número 12 em suas representações.

Uma das primeiras, conta que houve em Valhalla, a morada celestial das divindades nórdicas, aconteceu um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa. 

No cristianismo, em sua última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus Cristo teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Entre eles, estava Judas, o traidor. Jesus morreu no dia seguinte, uma sexta-feira.

Outra história conta que a maldição da data tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande admiração por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio (totalizando 13 pessoas), para rogar pragas contra a humanidade.

Diante das crenças, diversas ações e símbolos são evitados durante o dia. O mais conhecido é o gato preto. Para os mais supersticiosos, os hábitos noturnos dos felinos associaram o animal ao demônio, com quem os gatos teriam um pacto. Mas é importante lembrar que nenhum animal deve ser maltratado nesta ou em qualquer data. 

A indústria cinematográfica aproveita até os dias de hoje os conceitos da data para lançar filmes de terror e suspense. Uma das franquias de mais sucesso do cinema leva o nome de “Sexta-feira 13”, contém 12 filmes e foi lançada em 1980

Grávida, ex-dançarina de Anitta posa nua com marido em rede social

  • Varela Notícias
  • 03 Ago 2021
  • 19:55h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

A dançarina e digital influencer que já trabalhou com Anitta, Thaiis Carla, de 28 anos, postou uma foto na sua conta do Instagram, nua junto ao se marido, o fotógrafo Israel Reis, nesta terça-feira (22). Thaiis fez a postagem para comemorar os quatros meses da sua segunda gravidez. Na publicação, ela se disse surpresa com a gestação, que veio de forma inesperada. Thank you for watching “Nem tudo na vida é planejado. Há coisas que nos pegam de surpresa, e trazem muitas felicidades. Um filho não planejado é um presente inesperado muito especial. É algo capaz de mudar completamente a vida. Por mais que em um primeiro momento a ideia possa assustar, tenha a certeza de que nada melhor poderia acontecer na sua vida”, escreveu a dançarina. O casal já tem uma filha, Maria Clara, de 2 anos. O sexo do bebê ainda não foi revelado.

‘Vovô TikToker’, Nelson Miolaro, morre em São Paulo aos 91 anos

  • Redação
  • 15 Jul 2021
  • 09:29h

Aposentado estava internado desde o último dia 8 de julho | Foto: Reprodução Instagram

Nelson Miolaro, conhecido como vovô TikToker, faleceu na na noite desta quarta-feira (14) em São Paulo, aos 91 anos. O aposentado estava internado no hospital Igesp desde o último dia 8 de julho, após sofrer uma queda e fraturar o fêmur.

De acordo com a família, Nelson passou por uma cirurgia no sábado (10), que ocorreu com sucesso, mas teve complicações renais que levaram a morte dele às 23h desta quarta.

Miolaro ficou conhecido na internet por dublar vídeos ao lado da esposa, Nair Donadelli, de 90 anos, no TikTok e no Instagram, atingindo mais de 2,7 milhões de seguidores nas redes sociais.

Através do perfil dele no Instagram, a família fez uma publicação lamentando o falecimento do vovô TikToker, descrito como “estrela radiante, com um brilho sem igual”.

Sucesso do Tik Tok, Nelson Miolaro está na UTI em estado delicado

  • 15 Jul 2021
  • 08:38h

Ele ficou conhecido na internet por dublar vídeos ao lado da esposa | Foto: Reprodução/Instagram

Conhecido por dublar áudios famosos ao lado de sua esposa no aplicativo Tik Tok, Nelson Miolaro, de 90 anos, sofreu uma queda no banheiro de casa e precisou passar por uma cirurgia. Nesta quarta-feira (14), a família informou que ocorreu tudo bem no procedimento, portanto, nos últimos dias ele apresentou uma complicação nos rins, que ficaram sobrecarregados por conta de anestesia e medicamentos.

“Ele está na UTI e hoje os batimentos cardíacos começaram a cair, teve uma parada cardíaca, assim sendo necessário ser entubado. Infelizmente, o quadro do Vô Nelson é extremamente deliciado”, diz a publicação, que informou que a queda e a cirurgia aconteceram na semana passada.

Ele ficou conhecido na internet por dublar vídeos ao lado da esposa, Nair Donadelli, no TikTok e no Instagram. Os familiares pediram orações e pensamentos positivos aos fãs do casal. “Por mais que o quadro pareça irreversível, sempre há uma luz e um fio de esperança. Vamos confiar em Deus, orar e pedir por ele”, concluíram.

Em 2021, cartórios registram mais óbitos e menos nascimentos da história num 1º semestre

  • Redação
  • 08 Jul 2021
  • 15:00h

Em números absolutos os cartórios brasileiros registraram 956.534 óbitos até o final do mês de junho | Foto: Reprodução

Nunca se morreu tanto e se nasceu tão pouco em um primeiro semestre como em 2021. A diferença entre nascimentos e óbitos é a menor já registrada desde o início da série histórica, conforme dados do  Portal da Transparência do Registro Civil , dministrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil),

Além das mais de 525 mil vítimas fatais atingidas pela pandemia, o novo coronavírus vem alterando a demografia de uma forma nunca vista desde o início da série histórica dos dados estatísticos dos Cartórios de Registro Civil no Brasil, em 2003: nunca se morreu tanto e se nasceu tão pouco em um primeiro semestre como neste ano de 2021, resultando na menor diferença já vista entre nascimentos e óbitos nos primeiros seis meses do ano.

Em números absolutos os Cartórios brasileiros registraram 956.534 óbitos até o final do mês de junho. O número, que já é o maior da história em um primeiro semestre, é 67,7% maior que a média histórica de óbitos no País, e 37,3% maior que os ocorridos no ano passado, com a pandemia já instalada há quatro meses no País. Já com relação a 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o aumento no número de mortes foi de 52,8%.

Com relação aos nascimentos, o Brasil registrou o menor número de nascidos vivos em um primeiro semestre desde o início da série histórica em 2003. Até o final do mês de junho foram registrados 1.325.394 nascimentos, número 10% menor que a média de nascidos no País desde 2003, e 0,09% menor que no ano passado. Com relação à 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o número de nascimentos caiu 8,6% no Brasil.

O resultado da equação entre o maior número de óbitos da série histórica em um primeiro semestre versus o menor número de nascimentos da série no mesmo período é o menor crescimento vegetativo da população em um semestre no País, aproximando-se, como nunca antes, o número de nascimentos do número de óbitos. A diferença entre nascimentos e óbitos que sempre esteve na média de 901.594 mil nascimentos a mais, caiu para apenas 368.860 mil em 2021, uma redução de 59,1% na variação em relação à média histórica. Em relação a 2020, a queda foi de 41,4%, e em relação a 2019 foi de 55,2%.

“O Portal da Transparência vem sendo usado por toda a sociedade para ter um retrato fiel do que tem acontecido no País neste momento de pandemia”, explica Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil. “Os números mostram claramente os impactos da doença em nossa sociedade e possibilitam que os gestores públicos possam planejar as diversas políticas sociais com base nos dados compilados pelos Cartórios”, completa.

Natalidade e Casamentos

Embora não seja a regra, a série histórica do Registro Civil demonstra que o aumento no número de casamentos está diretamente ligado ao aumento da taxa de natalidade no Brasil, o que deve fazer com que os nascimentos ainda demorem um pouco a serem retomados, já que no primeiro semestre de 2021 o País registrou o quinto menor número de casamentos desde o início da série histórica.

Embora 12,8% menor que a média histórica de casamentos no primeiro semestre no Brasil, o número de matrimônios em 2021 mostra uma pequena recuperação em relação às celebrações do ano passado, fortemente impactadas pela chegada da pandemia que adiou cerimônias civis em virtude dos protocolos de higiene necessários à contenção da doença. Até junho deste ano os Cartórios celebraram 372.077 casamentos civis, número 28,9% maior que os 288.750 matrimônios realizados no ano passado, mas ainda 18,6% menor que os 457.139 casamentos celebrados em 2019.

Eu sou, tu és, nós somos cringe; Professora explica os significados do termo que não sai da boca dos jovens

  • Raisa Toledo
  • 25 Jun 2021
  • 11:11h

(Foto: Reprodução)

Na semana passada, um tuíte da publicitária e podcaster Carol Rocha fez a expressão viralizar. Na publicação, ela pedia que a geração Z listasse hábitos dos millenials que eles consideram cringe. Desde então, as buscas pelo termo subiram e ele foi o sexto mais buscado no Google pelos internautas brasileiros no dia 21 de junho.

Mas não é de hoje que os mais jovens utilizam-no para categorizar conteúdos da internet, comportamentos e gostos alheios. Os nascidos depois do ano de 1995 são mais de 40% dos usuários do TikTok, a rede social em que a palavra cringe se popularizou e até ganhou novos significados e aplicações.

A professora de inglês do colégio Marista Anjo da Guarda, Gabriela Tadano, explica: “Cringe é um verbo que significa você se afastar de algo porque você tem medo. Mas, informalmente, ele começou a ser usado também como uma coisa que te faz sentir vergonha alheia”.

Para a coordenadora de Internacionalização do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Salomão, a brincadeira é válida, pois o conflito entre gerações é algo natural e saudável, mas deve prevalecer o equilíbrio e o respeito. “Não é possível se encaixar em todas as tendências, modas e novidades. Classificações à parte, é importante fazer o que faz bem para você e sempre respeitar o outro, seja tomando café ou não”, relata.

Cringe sim, gramaticalmente correto também

O uso informal internet afora mudou até mesmo a classe gramatical da palavra. Do jeito que é aplicado pelos jovens, o verbo virou adjetivo. “Gramaticalmente, está errado. O adjetivo existe, é cringey. O certo seria, então, dizer ‘ah, aquele vídeo é cringey’”, pontua a professora Gabriela.

O uso correto do verbo também existe no TikTok. São comuns conteúdos de pessoas caindo ou dançando acompanhados de legendas como “Try not to cringe” ou “I’m cringing so hard right now”. Algo como “tente não morrer de vergonha disso” ou “isso é constrangedor demais”.

Mas, como é comum com as gírias e memes, é compreensível que o seu uso aqui no Brasil tenha sido adaptado, com os falantes capturando o seu significado geral referindo-se a diversas coisas diretamente como cringe.

Será que eu sou cringe?

A geração Z fez uma listinha de hábitos e gostos dos mais velhos que a fazem se contorcer de vergonha alheia. Dividir o cabelo de lado; adorar Harry Potter ou filmes da Disney; usar calça skinny ou sapatilha de bico redondo; referir-se às contas como boletos ou chamar cerveja de litrão e até gostar de tomar café da manhã são considerados comportamentos cafonas demais. 

Gabriela, que tem 35 anos e está em contato diário com adolescentes, afirma que não há muita escapatória. “Agora, tudo para eles é cringe. Mas é tranquilo, eu nunca me sentiria ofendida. A minha geração é muito diferente da dos meus alunos mais novos. No ano passado eu fiz um TikTok, então sei do que eles estão falando, conheço as músicas e as dancinhas e é um jeito de me conectar mais com eles. Talvez eu seja menos cringe por causa disso”, ri.

Pesquisadora baiana cria empresa de cosméticos à base de plantas medicinais

  • Redação
  • 21 Jun 2021
  • 09:21h

Projeto surgiu devido às alergias e irritações causadas por cosméticos comuns e está em fase de implementação após aprovação da Fapesb | Foto: Juliana Gonçalves / Divulgação

A empreendedora baiana Ronilma Alves criou uma empresa de fitocosméticos, que busca produzir cosméticos à base de ingredientes vegetais, como sabonetes, pasta de dente, protetor solar, desodorante, shampoos, entre muitos outros. Chamada de “Lilás”, a empresária diz o negócio surgiu de uma necessidade fisiológica, devido às alergias e irritações causadas por cosméticos comuns. Além disso, ela enfatiza que a empatia, respeito e sustentabilidade foram os pilares que fizerma parte da criação.

O projeto é oriundo de uma pesquisa de doutorado da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e que agora está em sua fase de implementação. Os produtos são todos respaldados por pesquisas em bioativos de plantas medicinais, somado a conceitos filosóficos como psico-aromaterapia, ou seja, o efeito nos estados emocionais proporcionados pelos óleos essenciais, um dos principais ingredientes dos cosméticos.

Ronilma, que está à frente da empresa, destaca algumas características importantes durante a produção. “Criamos produtos que tem como premissa usar matéria-prima orgânica e sem ingredientes alérgenos. Também prezamos por sustentabilidade e economia circular, buscando estabelecer uma rede que vai desde os produtores das plantas medicinais até o consumidor final. Além disso, nossas embalagens são recicláveis e apoiamos a reutilização do material, através de parcerias com associações de recicladores e incentivando a devolução das embalagens, por meio de descontos em produtos a cada pacote devolvido”, destacou a pesquisadora e empreendedora.

O objetivo, segundo Ronilma, é criar uma rede de franquias, desenhada para pequenas empreendedoras que compartilhem o mesmo ideal da empresa. “Em paralelo ao nosso trabalho, também realizo formações para profissionais que queiram montar a sua própria produção de cosméticos, porque acreditamos que somente o conhecimento pode dar autonomia”, completou.

Fapesb

O projeto da Lilás, que foi aprovado no edital Centelha Bahia, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), atualmente está em processo de concretizar as licenças e certificações necessárias, com diversos produtos prontos para a primeira venda. A proposta é levar para o mercado um produto ético, que não degrada a saúde com componentes secundários, sem a necessária advertência e baseado em uma economia mais humanizada e colaborativa, nas quais tornam-se imprescindíveis o contato e a integração com a rede de produção.

“Com mais empatia, e respeito, entendemos que os milagres que se buscam em potes de cremes não são reais, são onerosos e tem afetado a saúde física e mental das pessoas. Com mais clareza na comunicação e uso de bioativos nas nossas fórmulas, oferecemos menos propaganda e mais verdade para que as pessoas possam perceber que já são suas melhores versões”, concluiu Ronilma.

Governo do Estado lança cartilha ‘Fui Vítima de LGBTfobia: o que fazer?’

  • Redação
  • 14 Jun 2021
  • 17:12h

Modelo apresenta informações e instruções para pessoas LGBTQIA+ que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência | Foto: Divulgação/Assessoria

O Governo do Estado disponibiliza, no site da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, a cartilha “Fui Vítima de LGBTfobia: o que fazer?”. A cartilha apresenta informações e instruções para pessoas LGBTQIA+ que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência LGBTfóbicas.

Segundo o coordenador LGBT da SJDHDS, Kaio Macedo, a ideia da cartilha surgiu durante o Maio da Diversidade.

“Percebemos que essa parcela da população desconhece os seus direitos e não tem acesso à justiça. A cartilha traz os avanços que conquistamos, a nossa rede de proteção e promoção dos direitos, que atende as pessoas que sofreram violência LGBTfóbica, além de orientações pós violência”, explica Kaio.

Na cartilha, os cidadãos e cidadãs têm acesso a informações sobre os tipos de violências e violações de direitos sofridas pela população LGBTQIA+, assim como contatos e formas de denúncias de cada órgão da rede de proteção, a exemplo do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT), Conselho LGBT da Bahia, Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Secretaria da Segurança Pública (SSP) e Defensoria Pública (DPE).

“Vejo essa cartilha como uma arma importantíssima na luta em defesa da comunidade LGBTQIA+ e no combate à LGBTfobia, que está tão presente, infelizmente, em nosso país. Com essa cartilha, podemos criar uma rede de amparo onde as informações serão difundidas para que mais pessoas saibam como denunciar”, comemora o produtor cultural Roberto Júnior.

A LGBTfobia é um conceito que abrange diversas formas de violência contra pessoas que não são heterossexuais ou cisgêneras, seja verbal, física ou psicológica.

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) criminalizou o preconceito contra homossexuais e transexuais, equiparando crimes de LGBTfobia ao de racismo. Ou seja, atos de violências contra pessoas LGBTQIA+ devem ser enquadrados de acordo com a Lei no 7.716, de 5 de janeiro de 1989.

Pesquisadora baiana cria empresa de insetos comestíveis

  • Redação
  • 14 Jun 2021
  • 07:37h

De acordo com a pesquisadora, os insetos destacam-se pelo elevado teor proteico | Foto: Divulgação SECTI

A pesquisadora baiana Carolina de Souza criou uma empresa  de insetos comestíveis para  alimentar os próprios insetos, com uma dieta baseada em resíduos orgânicos, contendo substâncias bioativas. Segundo ela, que está à frente da startup Superbugs, a ideia está associada a sustentabilidade e uma possibilidade de negócio lucrativo.

“O relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) já incentivava a pesquisas, produção e consumo de insetos comestíveis como alternativa nutricional para a alimentação. Além disso, orientei uma aluna de mestrado da UFBA que buscava caracterizar os nutrientes provenientes de insetos, a fim de inseri-los na alimentação humana. Foi a partir daí que surgiram as primeiras ideias para desenvolver nossa startup na Bahia”, explicou Carolina.

Os insetos destacam-se pelo elevado teor de proteína, com valores que muitas vezes são superiores aos de fontes tradicionais: bovina, suína e aves. Mas, para quem ainda não está familiarizado com a proposta, Carolina faz questão de tranquilizar, contextualizando como funciona o processo de inserção de insetos na alimentação de animais e humanos.

“Quando falamos neste assunto, o imaginário de algumas pessoas remetem diretamente a espetinhos de invertebrados que são comuns em algumas regiões da Ásia”, introduziu a pesquisadora, ressaltando que o projeto não se trata de gafanhotos temperados ou besouros assados. “Na verdade, nosso projeto visa a implantação de uma empresa de base tecnológica, baseada nos princípios da economia circular e sustentabilidade ambiental, na qual resíduos orgânicos da agroindústria, que poderiam ser descartados na natureza, são reutilizados como ração para os insetos. Esse processo resulta na criação de uma biomassa rica em compostos bioativos que poderão ser usados como matéria-prima para a alimentação”.

De acordo com Carolina, a inovação deste estudo está em alimentar os próprios insetos, com uma dieta baseada em resíduos orgânicos, contendo substâncias bioativas. “Ao incorporar essas substâncias naturais à biomassa das larvas, estamos ofertando diversos benefícios à saúde, através de nutrientes importantes para quem for consumir esses insetos”.

Ela afirma ainda que “ao inserirmos os resíduos, estamos gerando uma bioconversão, ou seja, um material que seria descartado em outras diversas cadeias produtivas, ao servir de base de alimentação para esses animais, pode gerar uma fonte proteica de excelente qualidade nutricional. Portanto, nossa empresa buscar avaliar a produção de proteína animal com alto valor biológico, associada a um baixo consumo de água e de terra arável”, disse.

O projeto, que foi aprovado no edital Centelha, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), voltado para apoiar ideias inovadoras, já passou por um estudo piloto e, segundo Carolina, apresentou resultados preliminares excelentes. Conforme Carolina ressalta, o estudo se baseia no desenvolvimento de um produto, com foco primeiramente para animais, porém com potencial para serem consumidos por seres humanos.

Ovos de crocodilo da ‘Era dos Dinossauros’ são achados em sítio em Presidente Prudente

  • Redação
  • 13 Jun 2021
  • 11:55h

(Foto: G1 Globo)

Cerca de 20 ovos fossilizados de crocodilo da “Era dos Dinossauros” foram encontrados no sítio paleontológico de Presidente Prudente (SP). A divulgação foi feita nesta semana pelo paleontólogo Willian Roberto Nava.

Segundo o G1, o pesquisador informou que os ovos foram descobertos no mês de fevereiro deste ano após análises de rochas que foram retiradas do sítio durante o cercamento do local, no Parque dos Girassóis, que ocorreu no ano de 2020.

As rochas com os fósseis foram levadas para o Museu de Paleontologia de Marília (SP) e somente após análises e estudos é que foi constatado que se tratavam de uma ninhada, de uma espécie não identificada, de um crocodilo da “Era dos Dinossauros”.

Conforme Nava, os ovos são um achado importante para a história e a estimativa é de que os fósseis tenham de 70 milhões a 80 milhões de anos. O sítio paleontológico fica localizado entre o Parque dos Girassóis e o bairro São João, em Presidente Prudente.

O local já recebeu pesquisadores dos Estados Unidos e da Argentina e do Museu de Paleontologia de Marília, além de estudantes das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro.

O terreno na zona sul de Presidente Prudente abriga fragmentos de história incrustados em suas rochas. Foram eles pequenos fósseis que por anos ficaram “escondidos” e que colocaram a cidade nos holofotes da ciência nacional e internacional.

O espaço foi descoberto há pouco mais de 15 anos e começou a ser explorado. O paleontólogo Willian Roberto Nava contou ao G1 que estava na cidade para outras pesquisas e escavações, quando foi atraído pelas rochas que se afloravam no terreno. Raridades já foram extraídas, como os ossos de aves que viveram no período Cretáceo, a “Era dos Dinossauros”

Por se tratar de um espaço com raros materiais, Nava e companheiros de trabalho da Argentina e dos Estados Unidos pediram a proteção do local à administração pública de Presidente Prudente. A área foi tombada por meio de um decreto municipal publicado em fevereiro de 2020.

Mulher dá à luz 10 bebês e choca médicos: “Estava grávida de 7 meses”

  • Redação
  • 09 Jun 2021
  • 16:15h

(Foto: Reprodução)

Uma mulher sul-africana de 37 anos deu à luz 10 bebês. Gosiame Thamara Sithole surpreendeu os médicos com a chegada de sete meninos e três meninas no mesmo parto. Em entrevista ao site local Pretoria News, de Pretória, o marido festejou o nascimento dos filhos. Desempregado, Tebogo Tsotetsi disse estar “feliz e emocionado”. Ele ainda contou que a mulher estava grávida de sete meses. “São sete meninos e três meninas. Ela estava grávida de sete meses e sete dias”, disse. Em entrevista ao mesmo site, antes do parto, Gosiame contou que os médicos haviam apontado apenas seis crianças na gestação. Em novo ultrassom, porém, descobriu que eram oito. Apenas no parto tomou conhecimento dos outros dois bebês. Conforme a revista Glamour, o estado de saúde das crianças ainda não foi divulgado. Recentemente, uma mulher do Mali deu à luz nove crianças em um hospital no Marrocos.

 

Netflix: saiba o que é a inteligência DWRI, habilidade de Thomas Shelby, da série Peaky Blinders

  • Raphael Lucca | MF Press Global
  • 01 Jun 2021
  • 15:27h

Essa habilidade é recém-descoberta pelo PhD, neurocientista Fabiano de Abreu; ele analisa a personalidade do personagem | Foto: Reprodução NetFlix

A produção “Peaky Blinders” chegou às telinhas do Brasil no ano passado e foi sucesso absoluto de audiência. A boa repercussão nacional não se deve apenas ao bom elenco e à estética do plano de fundo, mas também ao roteiro carregado de referências históricas.

Thomas Shelby, personagem principal da trama, é líder de uma gangue – chamada Peaky Blinders – que controla a cidade de Birmingham. Autoritário, destemido e super inteligente, ele briga com gangues rivais, enfrenta as autoridades e não mede esforços para ter sucesso nos negócios.

Tais ações, feitas com o que pensamos ser uma leve frieza, chamou a atenção do PhD, neurocientista e neuropsicólogo Fabiano de Abreu Rodrigues, diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), que avalia suas características. "É interessante analisar a personalidade de Thomas Shelby. Ele não é exatamente uma pessoa fria, pelo contrário, ele é até bastante emotivo e extremamente racional, pois tem o poder de manipular seu próprio sistema límbico através do seu córtex pré-frontal", disse o especialista, que também acrescenta. "Todos esses âmbitos lhe confere uma inteligência DWRI", completa.

"DWRI" é a sigla para "Development of wide regions of intellectual interference" ou em português, "Amplas regiões relacionadas à inteligência desenvolvidas", e trata-se de um novo tipo de inteligência recém-descoberta pelo neurocientista onde a pessoa DWRI tem que ter alto QI, que é a lógica, mas também precisa ter a cognição desenvolvida sem nuances que causam déficit em qualquer região do cérebro correlacionada à inteligência. O conceito atribuído, de acordo com o neurocientista, "é o domínio da inteligência emocional, o qual a razão se sobressai à emoção. É conseguir utilizar e ter domínio de seu córtex pré-frontal, tendo uma maior capacidade na plasticidade cerebral".

Análise da personalidade de Thomas Shelby

Quem viu a série, sabe o quanto os planos de Thomas Shelby são muito bem calculados e certeiros, o que o faz ser bem sucedido em tudo que faz. Em relação a como o personagem se sobressai em suas ações, de acordo com o especialista, é o fato dele não se desesperar em situações difíceis, já que consegue controlar suas emoções.

"Repare que, mesmo que a situação seja caótica, ele sempre busca na calma a melhor reflexão, isso é um ato extremamente inteligente e difícil, mas pessoas DWRI não encontram dificuldade nisso, soa natural mesmo que pese mentalmente", diz o neurocientista, que também acrescenta o perfeccionismo como uma de suas personalidades.

"A maneira como ele cuida da empresa, da família, das roupas que veste, tudo nos mínimos detalhes, é um bom mecanismo de precipitação, antecipando e evitando que os problemas sejam agravados. É típico de pessoas com superdotação que premeditam possibilidades futuras", completa.

A expressão corporal, segundo Fabiano de Abreu, também faz parte das características de pessoas com inteligência DWRI, como é o caso de Thomas. O especialista explica que sua postura sempre demonstra não estar preocupado com o que acontece em sua volta e essa leveza o leva a posição de líder, já que é calmo e obtém o domínio da situação.

"Em pessoas DWRI, ser líder sem parecer ser 'chefe' e assim conquistar as pessoas, criando um vínculo de dependência, aprovação, admiração, entre outros, para conquistar as pessoas e ter menos inimigos", finalizou.