BUSCA PELA CATEGORIA "Curiosidades"

6 dicas na hora de comprar material escolar

  • 10 Jan 2016
  • 10:02h

(Foto: Reprodução)

Após as festas de fim de ano, agora começa a corrida pelos materiais escolares dos filhos. Mas cuidado, as escolas são limitadas nos pedidos de material e devem seguir algumas leis. Por isso, o Procon está orientado sobre essas regras. A ideia é informar a população sobre o que deve ou não ser adquirido dentre os itens. Entre as dicas estão os materiais que as escolas não podem pedir, dados sobre o Plano Pedagógico e como economizar na compra do material.

 

 

Materiais que não podem ser cobrados

É extremamente proibido solicitar materiais de uso coletivo, como pincéis e canetas para quadro branco, fita adesiva, TNT, balão, taxa de reprografia, copo descartável, envelopes, material de higiene (salvo quando este é de uso exclusivo do aluno), material de limpeza, mídias de modo em geral (CDs, DVDs, pen drives, tablets) e material administrativo (cartucho de tinta para impressora, clipes, grampos, dentre outros). A proibição está amparada na lei federal n° 12.886/2013, que explica “será nula a cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição de ensino”.

Plano Pedagógico

Com base na lei, o Procon Manaus orienta que os pais e responsáveis solicitem o plano de utilização dos materiais de forma detalhada, descrevendo a atividade pedagógica de cada item e quando este será utilizado através do plano pedagógico. O Plano Pedagógico nada mais é do que a lista contendo todas as ações e projetos institucionais para o ano letivo. Ele estabelece o que será feito, de que forma e que material será utilizado para a didática. É obrigatório conforme cita a Lei Municipal 170/2006. Além disso, o plano deve estar fixado em local comum e de fácil acesso para visualização, diz Cohen. “É muito comum às escolas solicitarem flauta doce, por exemplo, e é o plano pedagógico que deve mostrar onde será utilizado tal item e quando. Isso serve para todos os demais componentes da lista. Vale lembrar que o plano é obrigatório para todas as escolas”.

Antecedência

A lista de material escolar deve ser disponibilizada aos pais com antecedência, como explica o coordenador do Procon, Alessandro Cohen. “As escolas têm a obrigação de fornecer a lista de material com tempo hábil para que os pais ou responsáveis possam pesquisar preços e escolher fornecedores de sua preferência”.

Escola não pode obrigar a comprar em uma loja

Ainda segundo o Procon Manaus, é vedada a imposição de que o material seja adquirido em uma única loja ou que seja comprado na própria escola. Este tipo de procedimento configura venda casada de acordo com o art. 39, I da Lei 8.078/1990, conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC). A exceção a essa regra são os artigos que não são vendidos no comércio, como apostilas pedagógicas. Outro item que normalmente é comercializado nas escolas é a agenda escolar, mas essa deve ser uma opção de compra e não obrigatoriedade, pois caso o responsável queira, ele poderá adquirir outra que não seja da escola.

Veja como economizar

Em tempos de crise econômica, outro alerta do Procon Manaus é quanto ao reaproveitamento de materiais do ano anterior e a pesquisa de preços, alerta Cohen. “O consumidor para todo e qualquer produto deve fazer uma pesquisa de preços. Se a compra for a prazo, verifique a taxa de juros. Se for à vista, peça desconto. E quanto às promoções, é fundamental verificar a veracidade da oferta”. Aos pais, fica também o alerta de que tudo que for solicitado pela escola deverá ser utilizado e o que não for, deverá ser devolvido no fim do ano letivo.

Qualquer coisa, denuncie

Em caso de desrespeito às regras, pais, responsáveis e alunos deverão procurar primeiramente a própria instituição de ensino para a resolução. Se não houver sucesso, o consumidor poderá dirigir-se ao Procon Manaus, localizado na Rua Afonso Pena, 38, Centro, ou ligar para o 0800 092 0111.

CONTINUE LENDO

Consumo de energia no Nordeste cresceu 3,2% em 2015, segundo ONS

  • 10 Jan 2016
  • 09:02h

(Foto: Reprodução)

O consumo de energia elétrica na região nordeste cresceu 3,2% em 2015, em relação ao ano anterior. Os valores de carga elétrica verificados em dezembro de 2015 indicam crescimento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já quando comparado novembro do ano passado com o mesmo mês de 2015, é registrada queda de 1,9%. Os dados são do Boletim de Carga Mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgado nesta terça-feira (5) - clique aqui para ler o boletim na íntegra. A elevação no consumo de energia elétrica na região nordeste é justificado pelo menor impacto da conjuntura econômica e do aumento das tarifas de energia. As elevadas temperaturas nas capitais Salvador, Recife e Fortaleza, em contraste com 2014, também interferiram no resultado da carga. O Subsistema Sudoeste/Centro-Oeste e Sul registraram queda de 3,2% no consumo de energia em 2015, quando comparado ao mesmo período de 2014. O Subsistema Norte registrou acréscimo de 1,7% ano passado. Já o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou queda de 1,8% no acumulado dos últimos 12 meses em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Ganhando R$ 18 mil por mês, jovem de 22 anos revela como passou em seis concursos

  • 10 Jan 2016
  • 08:01h

(Foto: Reprodução)

Marcos Alberto de Oliveira tem 22 anos, é filho de uma dona de casa e um enfermeiro e já passou em seis concursos públicos em todo o Brasil. Hoje, o jovem é auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e ganha R$ 18 mil por mês, um pouco menos do que o ganho líquido do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, onde Marcos mora. A história do jovem surpreendeu internautas, já que ele teve uma infância pobre, mas nunca desistiu de estudar e conquistar seus sonhos e objetivos. Marcos nasceu em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, e sempre estudou em escolas públicas ou por meio de bolsas integrais em colégios particulares.

 

Em entrevista ao G1, ele disse que o gosto pelos concursos públicos começou depois de sua aprovação, aos 16 anos, no curso de economia na Universidade Federal de Santa Maria. "Minha família sempre me apoiou. Ninguém nunca passou em concurso público. Você tem que estudar até passar, nunca desisti. Estudava até dez horas por dia, sempre com apostilas ou aulas em vídeo. Estudava de manhã, tarde, noite e madrugada", diz.

Aprovado
De acordo com informações do site G1 Distrito Federal, as primeiras aprovações foram aos 18 anos, quando ele conquistou duas vagas no concurso do Banco do Brasil e nos Correios, como escriturário e atendente comercial. Aos 20 anos, passei no Ministério Público da União e na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. "Tive que me mudar para uma cidade de 6 mil habitantes chamada Bossoroa e trancar a faculdade", disse ao G1. Marcos destrancou a faculdade e voltou a fazer economia, na região de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. "Nesse período fiz até 11 matérias em um semestre para conseguir me formar mais rápido e prestar concursos de nível superior".

Sucesso aos 22 anos
Para aumentar de cargo e salário, o jovem decidiu prestar concurso para o TCU no ano passado. "Fiz as contas de quanto tempo levaria para me formar, visto que o cargo de auditor demanda graduação de nível superior, e vi que poderia prestá-lo. Fiz a prova em agosto e passei", disse ao G1. Em dezembro, o jovem de 22 anos foi nomeado e se mudou para o Lago Norte, em Brasília. Ele afirma que ter motivação, persistência, dedicação e disciplina são os principais "segredos" para conseguir um cargo público. Mesmo tendo alcançado um cargo alto, o jovem disse que ainda estuda para conquistar novas etapas. "Apesar do TCU ser uma das carreiras do topo e ter sido eleita a melhor instituição pública para trabalhar, ainda quero fazer muito mais". Ele também pretende se tornar um empreendedor e dar aulas em universidades. "Acho que não tenho sonhos, considero mais metas. Quero crescer profissionalmente, mudar a realidade à minha volta", disse ao G1.

CONTINUE LENDO

Viajar deixa as pessoas mais felizes do que bens materiais

  • 10 Jan 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

A única resolução que fiz para esse ano foi não comprar roupas e supérfluos. Ou seja, não comprar nada que realmente não precise. O motivo é guardar dinheiro para viajar. Como não sou rica, não dá pra ter tudo – viajar e comprar qualquer coisa. Mas não vou negar que já enjoei daquele colar comprado no ano passado, que seria ótimo comprar um sofá novo e andar de ônibus em São Paulo cansa mesmo. No entanto, quando me volto para o real objetivo dessa pão durice toda, vejo que faz sentido. Viajar me deixa mais feliz do que roupas novas e carro. E acredito que isso aconteça com você também. O site Salon.com até relatou uma pesquisa do psicólogo Thomas Gilovich sobre o assunto. A pesquisa mostra que viajar traz mais felicidade do que bens materiais pelas experiências individuais que temos quando viajamos. Ou seja, fazer coisas invés de comprar coisas nos deixa mais felizes. Veja se você concorda:

 

1. É mais difícil comparar viagens do que coisas. Você fica feliz quando compra um carro mas a felicidade pode passar assim que você vê que o seu vizinho comprou um melhor que o seu. Já numa viagem, sua experiência é tão única que chega a ser incomparável. E mesmo que o seu vizinho tenha passado as férias na Europa e você no litoral paulista, não significa que ele estava realmente feliz e se divertindo tanto quanto você na praia.

2. Viajar nos aproxima mais das pessoas e isso tende a nos deixar mais felizes. É só lembrar das viagens que fiz com a minha família, com uma amiga e até aquelas em que fui sozinha e fiz grandes amizades. Esse tipo de experiência tende a aproximar e conectar pessoas, enquanto comprar coisas nem tanto.

3. Coisas enjoam e viajar é uma experiência que fica para sempre.Lembra do carro que você comprou no fim do ano? Já enjoou e quer trocar por um novo, né? Mas aquela viagem que você fez nunca será esquecida ou trocada.

4. Contar sobre uma viagem deixa as pessoas mais felizes do que contar sobre a roupa nova que comprou. Daqui cinco anos você vai contar sobre a sua viagem com a mesma empolgação e felicidade de sempre. Além disso, as pessoas também ficarão mais felizes ouvindo as histórias de uma viagem do que sobre a sua roupa. Mas a minha razão favorita é que experiências definem quem você é muito melhor que qualquer badulaque que um dia você comprou. E durante uma viagem fica mais fácil se libertar para fazer coisas que você nunca fez como aprender um novo idioma, voar de balão mesmo com medo de altura, se enfiar numa jaula com tubarões em volta, escalar montanhas e até passar horas de frio porque queria conhecer a neve. Todas essas experiências vão formando a suaidentidade de forma que depois de viajar você já não é a mesma pessoa. É como se durante e depois de uma viagem você sempre tivesse chance de recomeçar. E recomeçar sendo mais feliz.

CONTINUE LENDO

Ator mirim da Globo é afastado de gravação de novela com suspeita de zika

  • 09 Jan 2016
  • 09:27h

JP Rufino e Sergio Guizé dão vida aos amigos Pirulito e Candinho em 'Êta Mundo Bom' (Foto: Carol Caminha/Gshow)

O ator mirim JP Rufino está afastado das gravações da próxima novela das 18h, 'Êta Mundo Bom', da Globo/TV Bahia, com suspeita de zika vírus. O ator também não esteve na festa de lançamento da novela, que aconteceu na quinta-feira (7).A informação foi confirmada pela mãe e empresária de JP, Martha Rufino. Em conversa com o site 'Ego', ela falou da saúde do filho. "Embora os sintomas sejam parecidas, ainda não foi confirmado. A médica pediu alguns exames e colocou ele de repouso"."Essa semana ele não participou das gravações, até mesmo para fazer o que a médica pediu. Como ele ficou todo pipocado de manchas e coçando, houve a suspeita de Zika, mas nada confirmado. A médica disse que também pode ser só uma virose, por isso estamos esperando o resultado do exame. Ele já está bem melhor, não deu febre ou dor no corpo, acredito que volte a trabalhar na próxima quarta-feira", disse Martha.

Anvisa proíbe fabricação e venda de cosméticos e condicionador

  • 08 Jan 2016
  • 07:02h

(Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, divulgação, e comercialização de todos os produtos da empresa Lord Tech Cosméticos. De acordo com informações da Agência Brasil, a Anvisa afirma que as mercadorias eram produzidos por uma empresa desconhecida, sendo distribuídos pela Lord Tech, que por sua vez não tem autorização de funcionamento e é situada em local incerto. Entre os produtos, estão materiais usados na aplicação de escova progressiva. Por determinação da Anvisa, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU), os produtos da marca que ainda estão no mercado serão apreendidos. Outro produto que teve fabricação e venda proibida foi o condicionador Chá Verde Cabelos Oleosos Nutraactive, da Pétalas Cosméticos Indústria e Comércio.

Aplicativo gratuito ajuda a preservar a bateria do celular; conheça

  • 07 Jan 2016
  • 19:30h

(Foto: Reprodução)

Fazer a bateria durar o máximo possível é um dos desejos da maioria dos donos de smartphones. Para quem tem um celular com sistema Android, é possível usar o aplicativo PowerPro na luta para chegar ao final do dia ainda com bateria. Os recursos do app permitem modos de economia de carga, mostra o tempo restante e ajuda a otimizar o uso no cotidiano, para que o usuário não fique sem bateria. Veja como usar o app:

* Baixe e instale o PowerPro. Na aba Bateria é possível saber a porcentagem de bateria restante, tempo de duração e se o telefone está fazendo algum consumo irregular da bateria. Para qualquer ajustes, é possível clicar em Otimizar. Análises e ajustes automáticos serão feitos então

* Na aba Economia é possível optar por modos de ajuste automático - o Balanceado, o Ultra, que têm ajuste de brilho, conexão e dados. O Modos é automático, para quando a bateria estivar fraca ou no modo noturno.

* A aba de “Uso” permite descobrir quais aplicativos e recursos mais consomem a bateria do celular, exibindo a porcentagem

* Para encerrar a função, é preciso tocar no ícone de X que cada item tem. Depois, opte por Forçar Parada e confirme.

* Em “Recarga” o usuário é auxiliado sobre o recarregamento do Android http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/android.html, com modo rápido, lento e em “conta-gotas”. Conecte o aparelho na tomada. Será mostrada a porcentagem da bateria e o tempo para completar a carga

* Com informações do Techtudo

CONTINUE LENDO

Com nanotecnologia, cientistas criam protetor solar que não penetra na pele

  • 06 Jan 2016
  • 19:22h

(Foto: Reprodução)

Com a ajuda da nanotecnologia, cientistas da Universidade Yale desenvolveram um protetor solar que é capaz de bloquear os raios ultravioleta sem penetrar na pele. A vantagem é que, dessa forma, o produto não entra na corrente sanguínea, evitando possíveis riscos para a saúde. Os pesquisadores encapsularam um protetor solar comum, o padimato O, dentro de uma nanopartícula, estrutura minúscula normalmente usada para transportar medicamentos para dentro do organismo. As chamadas nanopartículas bioadesivas contendo o protetor solar são maiores do que os poros da pele, por isso se mantêm na superfície. Para testar se o produto realmente era incapaz de penetrar, ele foi aplicado na pele de porcos. Além de constatar que as nanopartículas realmente não penetraram nos animais, os cientistas também concluíram que o produto é resistente à água e permanece na superfície da pele por um dia ou mais. Outros testes, feitos em camundongos, atestaram que a capacidade de bloquear os raios ultravioleta das nanopartículas com protetor era similar à capacidade do protetor aplicado diretamente na pele, fora das nanopartículas.

 

Efeitos nocivos pouco conhecidos
O professor de dermatologia de Yale Michael Girardi, um dos autores do estudo, observa que há pouca pesquisa sobre os efeitos do uso de protetor solar na geração de moléculas conhecidas como espécies reativas de oxigênio, que são capazes de provocar danos nas células. "Protetores químicos protegem contra os efeitos diretos dos raios ultravioletas no DNA, mas podem não proteger contra os efeitos indiretos", diz. A pesquisadora Jessica Tucker, do Instituto Nacional de Imagem Biomédica e Bioengenharia dos Estados Unidos, órgão que financiou o estudo, ressalta que o potencial risco para a saúde da entrada do protetor solar na corrente sanguínea ainda é pouco conhecido. "Todos sabemos dos benefícios do protetor solar, mas as potenciais toxicidades devido à penetração no organismo e a criação de agentes capazes de danificar o DNA não são bem conhecidas", diz. "Um protetor solar desenvolvido com bioengenharia para inibir a penetração e manter os componentes capazes de danificar o DNA isolados na nanopartícula é um ótimo exemplo de como uma tecnologia sofisticada pode ser usada para resolver um problema que pode estar afetando a saúde de milhões de pessoas", diz a cientista.

 

CONTINUE LENDO

Cientistas descobrem quatro novos elementos químicos da tabela periódica

  • 05 Jan 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

Cientistas do Japão, da Rússia e dos Estados Unidos descobriram quatro novos elementos químicos, que foram acrescentados à tabela periódica. A identificação dos elementos pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, organização global com sede nos EUA, completa a sétima linha da tabela e torna os livros de Química em todo o mundo instantaneamente desatualizados. A Iupac anunciou que uma equipe russoamericana de cientistas do Instituto de Pesquisa Nuclear em Dubna, na Rússica, e o Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, conseguiram produzir provas suficientes para afirmar a descoberta dos elementos 115, 117 e 118. O crédito da descoberta do elemento 113, que também havia sido reivindicado por russos e americanos, foi concedido a cientistas do Instituto Riken, no Japão. De acordo com O Globo, estes são os primeiros elementos a serem adicionados à tabela desde 2011, quando foram incluídos os elementos 114 e 116. "A comunidade química está ansiosa para ver sua tabela mais querida finalmente concluída até a sétima linha", disse ao The Guardian o professor Jan Reedjik, presidente da Divisão de Química Inorgânica da Iupac. Os elementos serão oficialmente nomeados pelas equipes que os descobriram nos próximos meses. Por enquanto, foram batizados temporariamente como unúntrio (Uut ou elemento 113), ununpentium (Uup, 115), ununseptium (Uus, 117) e ununoctium (Uuo, 118). Os nomes podem ser criados a partir de um conceito mitológico, mineral, lugar ou país, propriedade ou um cientista. Estes quatro elementos foram feitos pelo homem e só existem em frações de segundo antes de decair para outros elementos. O mesmo acontece com outros elementos superpesados que estão no fim da tabela periódica.

Usar o Google o tempo todo pode prejudicar a memória, diz pesquisa

  • 04 Jan 2016
  • 20:27h

(Foto: Reprodução)

Usar o Google para pesquisar e tirar dúvidas o tempo todo pode prejudicar a memória. De acordo com uma pesquisa realizada pela Karspersky Lab  as pessoas que usam essa tecnologia com frequência se esqueçam cada vez mais coisas. O fenômeno é chamado de "Amnésia Digital". O estudo entrevistou 6 mil consumidores de diversos países, a partir dos 16 anos. O resultado apontou que 36% das pessoas recorrem imediatamente ao Google ao serem questionadas sobre algum tema, antes mesmo de tentarem responder sozinhas. Além disso, 24% das pessoas disseram esquecer uma informação depois de utilizá-la e 12% disseram acreditar que os dados serão estarão disponíveis. "Nosso cérebro parece reforçar a memória cada vez que ela é lembrada e, ao mesmo tempo, esquecer as lembranças irrelevantes que nos distraem. Pesquisas anteriores demonstraram que a evocação ativa das informações é uma maneira muito eficiente de criar uma memória permanente. Por outro lado, a repetição passiva – que acontece quando pesquisamos a mesma informação várias vezes na internet – não cria uma memória sólida e duradoura", explica a Dra. Maria Wimber, docente da Faculdade de Psicologia da Universidade de Birmingham, na Inglaterra.

Jogos online são benéficos para manter cérebro ativo, segundo estudo

  • 04 Jan 2016
  • 18:32h

(Foto: Reprodução)

Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King's College de Londres descobriram que treinar o cérebro por meio de jogos online é benéfico para os mais velhos. A partir de uma pesquisa com quase 7 mil pessoas de 50 anos ou mais, durante seis meses, os profissionais concluíram que exercícios mentais mantiveram as mentes dos participantes mais ativa, o que ajudou em tarefas diárias, segundo o G1. Em parceria com o King's College e o programa de TV da BBC Bang Goes the Theory, o estudo recrutou voluntários pela BBC, pela Alzheimer's Society e pelo Medical Research Council (Conselho de Pesquisas Médicas) da Grã-Bretanha. Durante a seleção, nenhum dos participantes apresentou indícios de problemas de memória ou cognição. Enquanto alguns voluntários utilizavam jogos de treinamento cerebral tantas vezes quantas quisessem, outros apenas faziam buscas simples na internet. "(Jogos para) treinamento do cérebro na internet estão se tornando uma indústria milionária e estudos como esse são vitais para que possamos compreender o que games desse tipo podem - e não podem fazer", afirmou Doug Brown, porta-voz da Alzheimer's Society, em artigo publicado na revista científica Journal of Post-acute and Long Term Care Medicine. Um experimento maior será iniciado.

Dermatologista ensina a 'blindar' a pele neste Verão

  • 03 Jan 2016
  • 15:02h

(Foto: Reprodução)

O Verão chegou e com ele um dos períodos mais quentes e ensolarados do ano no Brasil. Nessa época, os médicos recomendam alguns cuidados específicos com o corpo. Além de se preocupar mais com a hidratação para evitar a desidratação, é bom ficar atento à pele.  A melhor forma de 'blindar' a pele é com o uso constante do protetor solar. Ismmaeli Veras, dermatologista do Hapvida, explica que o que deve ser levado em consideração no momento de comprar o produto. "Deve ser verificado o FPS que deve ser de no mínimo 30, o que confere proteção UVB, observar também se tem proteção UVA", assegura.

Se bem utilizado, o protetor solar garante a proteção efetiva para a pele. "Deve ser usado um protetor com FPS de pelo menos 30, que também tenha proteção UVA, pelo menos 15 ou 30 minutos antes da exposição solar. Ele tem que ser aplicado em todo o corpo, inclusive em áreas como nuca, dorso de pés, mãos e orelhas", revela Ismmaeli. O ideal é que ele seja reaplicado a cada 2 horas ou a cada imersão em água ou sudorese excessiva.

Veja outras dicas da dermatologista da Hapvida:
- Se for para uso em piscinas, mar, o mesmo deve ter a informação no rótulo de resistência à água, ou alta resistência à água;
- Deve escolher o protetor de acordo com o tipo de pele. Para as oleosas, o ideal é que a formulação seja em gel, gel creme, sérum. Além disso, procurar no rótulo denominações como oil free, oil control, toque seco ou efeito matte. Já para as peles secas: é preferível a formulação em creme;
- Deve escolher produtos com boa espalhabilidade a exemplo de aerossol e loções para crianças e homens com muitos pelos;
-Pessoas com manchas devem procurar protetor com cor, pois estes têm filtro físico na sua composição o que confere excelente proteção contra radiação UVA, UVB e luz visível, que também causa manchas;
- Para o público infantil, o protetor deve ser direcionado. O rótulo deve conter uma das seguintes informações: uso infantil ou kids. Neste tipo de produto é encontrada uma boa proporção de filtro físico, o que acarreta menos risco de reações alérgicas

CONTINUE LENDO

Especialistas ensinam como manter o cabelo saudável no verão

  • 03 Jan 2016
  • 10:01h

(Foto: Reprodução)

É durante as altas temperaturas que os cabelos costumam dar mais trabalho. Para fugir do calor, vale investir em um corte curto e mais prático. Mas, se a ideia não é mudar o visual, é preciso lançar mão de tratamentos para proteger os fios contra o ressecamento. 

Secador e prancha pedem moderação

Usar secador ou prancha diariamente leva ao ressecamento da fibra capilar, principalmente quando utilizados com o cabelo molhado. "A umidade faz com que os fios desidratem quando entram em contato com a alta temperatura", diz Renata Souza, sócia-proprietária do SPA Dios, em São Paulo. O ideal é secar bem o cabelo com uma toalha, para só depois usar o equipamento. Mantenha uma distância de 15 centímetros dos fios, e em temperatura mínima ou média. Para prancha e babyliss, aplique antes um protetor térmico. "A falta de hidratação e a forma de secar por tração ajudam a quebrar o fio", explica Marcelo Brito, cabeleireiro do salão Studio Tez, em São Paulo.

Evite pontas duplas e fios quebradiços

As pontas duplas se formam quando os fios perdem parte de sua massa e ficam frágeis. "Para evitá-las, mantenha os cabelos hidratados, reduza o uso de secador, exposição ao sol sem proteção, banhos de mar e piscina e reponha os nutrientes", ensina Renata. Para evitar fios quebradiços, é importante não prender e nem dormir com o cabelo molhado. Se fizer um rabo de cavalo, solte algumas voltas do elástico antes de puxá-lo de uma só vez e prefira também acessórios revestidos de tecido, pois deslizam melhor e não agridem tanto. "Aumentar o intervalo de procedimentos químicos, como reflexos ou luzes, usar pente e escova adequados, hidratar os fios e fazer a manutenção do corte também são importantes", lembra Marcelo Brito.

Manutenção do corte

Vale cortar, pelo menos as pontas, a cada três meses, para manter a saúde do fio. "Elas ficam muito ressecadas e, como o couro cabeludo manda todos os nutrientes da fibra, a fim de recuperá-las, acaba acontecendo uma defasagem de nutrientes na raiz. Isso faz com que o cabelo cresça menos e tenha menos força", explica Brito.

Coloração

O verão costuma servir de inspiração para cabelos claros. Por isso, cuidados básicos, como hidratação, proteção térmica e blindagem antes do processo de clareamento, são fundamentais para obter um resultado seguro. "A blindagem é a aplicação de uma série de nutrientes e queratina antes da descoloração que ajuda a reduzir o risco de ressecamento e danos. Além disso, os fios ficam bem hidratados antes e durante as sessões de descoloração, mechas ou alisamentos", destaca Brito. É indicado fazer uma manutenção de nutrição a cada vinte dias, pois assim não só a estrutura do fio estará preservada, como também a coloração e as mechas.

Cuidado redobrado

A temporada mais quente do ano ainda pede outros cuidados especiais para evitar que o calor deixe os cabelos secos e opacos. Um item indispensável é o protetor solar para os fios, mas existem outros produtos eficientes e fáceis de usar, como xampu anti-resíduos e condicionador leave-in. "Se passar muito tempo no sol, use um chapéu e lave os fios com água doce assim que sair da praia ou da piscina", aconselha Rodrigo Cintra, cabeleireiro no salão Studio W e no programa "Esquadrão da Moda", do SBT. É legal também tentar fazer uma hidratação profunda em casa, pelo menos uma vez por semana.

CONTINUE LENDO

6 estratégias para espantar a preguiça e engrenar na atividade física

  • 03 Jan 2016
  • 08:01h

(Foto: Reprodução)

Que a atividade física traz benefícios para o corpo e a mente –como melhora das condições cardiorrespiratórias, perda de peso e alívio do estresse--, todo mundo sabe. A despeito disso, segundo Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013, quase metade dos adultos em nosso país (46%) não faz nenhum exercício. Aderir e manter uma atividade física ao logo da vida é algo que depende, basicamente, de dois aspectos: desejo e necessidade.

1. Busque uma atividade compatível com a sua habilidade

Pesquisadores do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington, em Louisiana, nos Estados Unidos, analisaram o mapa do genoma humano, de 2000 a 2007, para descobrir quais genes contribuem para a aptidão física de cada indivíduo. Entre as conclusões, está a de que as características genéticas influenciam, sim, no processo de adaptação de algumas pessoas a determinados tipos de treinamentos físicos. É sabido que pessoas afrodescendentes têm fibras musculares propícias a exercícios de explosão, como corridas de cem metros. Nas caucasianas, as fibras musculares são de contração lenta, mais adequadas para exercícios aeróbicos, de longa duração, como caminhadas.

2. Entenda que o processo de mudança do corpo é lento

Muitas pessoas desistem porque não enxergam resultados imediatos. Não dá para acreditar que você vai emagrecer dez quilos em um mês ou ganhar muitos músculos no mesmo período.

3. Tenha em mente a recompensa que espera

Ter prazer na atividade é outro fator importante, mas não essencial. O exercício não tem de ser 100% prazeroso, mas a recompensa que você ganha ao fazê-lo tem de estar clara na mente. A pessoa precisa tirar algo positivo daquela atividade para manter o estímulo. Assim, talvez você não sinta satisfação em acordar mais cedo para ir à academia ou por ter de passar no parque para correr após o trabalho, em vez de ir direto para casa. Mas se o esforço for feito com um propósito, a atividade ganhará significado.

4. Comece devagar

Nos primeiros meses, a pessoa vai avaliar se gosta daquele exercício. E, geralmente, se ela ultrapassa o primeiro semestre, consegue se manter na prática. A partir desse período, se a desistência acontecer, provavelmente ela estará ligada a fatores externos e não à vontade do praticante. Para que o início seja estimulante, comece com calma. Nesse período, vale fazer exercício duas vezes por semana, por cerca de 20 minutos, e ir evoluindo gradualmente. E caso o professor que coordene a prática não dê um retorno ao aluno sobre a evolução de desempenho após os primeiros meses, é interessante cobrar. Isso vai ajudar a enxergar os benefícios que foram adquiridos até então e a manter a motivação.

5.Relembre atividades físicas que te davam prazer

Puxe da memória atividades físicas que fazia quando era jovem por puro prazer ou experimente uma modalidade que imagina ser gostosa.

6.Facilite a rotina

O melhor é escolher um local para praticar que seja próximo do trabalho ou de casa. Também é preciso descobrir em qual horário do dia você tem mais motivação.

CONTINUE LENDO

Usar celular demais pode causar dor e problemas ortopédicos

  • 02 Jan 2016
  • 20:04h

(Foto: Reprodução)

A estudante Beatriz Carvalho, 14, sentia muitas dores nas costas. Suspeitando de escoliose ou algo do tipo, procurou por um ortopedista. A causa de tanto  transtorno? O uso intensivo do aparelho celular. Ao digitar no celular, geralmente abaixamos a cabeça e tensionamos os ombros e braços para segurar o aparelho. Um estudo publicado no periódico "Surgical Technology International" avaliou a tensão na coluna cervical ­região do pescoço­ conforme a inclinação da cabeça. Em posição neutra, a cabeça de um adulto pesa entre 4,5 kg e 5,4 kg. À medida que a cabeça se inclina para baixo, o pescoço passa a sustentar cada vez mais peso. Quando a cabeça está inclinada 15º, por exemplo, o pescoço tem que suportar 12 kg. Quando a inclinação é de 30º, o pescoço tem que suportar cerca de 18 kg e quando a inclinação é de 60º, o pescoço suporta 27 kg, seis vezes mais do que o peso real da cabeça. "Os músculos [da região do pescoço e dos ombros] ficam contraídos e pouco oxigenados. Isso traz dor e sensação de formigamento e queimação", diz a médica Liliana Jorge, do Hospital Israelita Albert Einstein. Além das dores, existe o risco do surgimento de lesões mais sérias. 

"A gente sabe de casos de pessoas que passaram muito tempo da vida com o pescoço inclinado e desenvolveram artrose", diz Liliana. "Colocar a cabeça para baixo aumenta a cifose ­curvatura­ torácica. Esse desvio do eixo da coluna para frente sobrecarrega a lombar, uma região que tende ao desgaste com o passar do tempo", diz Christina May De Brito, coordenadora do Centro Reabilitação do Hospital Sírio­Libanês. Há ainda o problema de ficar o dia inteiro digitando. "As pessoas passam horas navegando e sentem dores que são causadas por movimentos de repetição", diz Paulo Renato Fonseca, médico especialista em dor. 

COMO VELHINHOS

"Passo o dia todo no celular. Acho que fico umas 10 horas por dia, no mínimo", diz a estudante Sabrina Ghetti, 15. "A gente acaba se curvando e nem percebe, parecemos uns velhinhos", diz. Beatriz também diz conseguir ficar longe do celular. "Quando não estou nele, estou pensando no que está acontecendo de bom nele. Muitas vezes não estou pensando no que está acontecendo de bom nele. Muitas vezes não acontece nada, mas continuo olhando", diz Beatriz. Sabrina conta que, quando as dores estão fortes, ela se espreguiça e tenta fazer algum tipo de alongamento, mas reconhece que a correção da postura não dura muito tempo ­e a dor retorna. A recomendação geral de todos especialistas ouvidos pela Folha foi a de diminuir o uso do celular. "Mesmo se você corrigir a postura, o estrago pelo tempo que você passou digitando já foi feito", diz a médica Liliana Jorge. O ortopedista procurado pela Beatriz chegou a prescrever um mês sem celular. Mas a estudante nem cogitou a possibilidade. "Nem tentei [ficar sem celular], mas comecei a fazer natação, porque o médico disse que ajudaria na dor", diz ela. Como ficar sem o celular não é opção para muitas pessoas além de Beatriz, os médicos recomendam alguns cuidados: elevar o aparelho de modo que o centro da tela fique na altura dos olhos e, assim, não abaixar tanto a cabeça, e apoiar braços e antebraços para que não fiquem sobrecarregados. Além disso, exercícios para fortalecimento dos músculos, como ioga, pilates ou até mesmo a tradicional musculação, podem ajudar. O médico Luiz Fernando Cocco, coordenador de ortopedia do Hospital Samaritano, também recomenda pausas de 15 minutos cada vez que o usuário passar mais de 40 minutos mexendo no celular

CONTINUE LENDO