BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Mulher descobre que está grávida de quadrigêmeos durante parto

  • Correio
  • 31 Ago 2014
  • 08:15h

Pai das quatro bebês, Odair Cândido achava que teria só duas gêmeas (Foto: Reprodução/Aline Machado/Top Mídia News)

Uma indígena de 37 anos descobriu que estava grávida de quatro bebês, ao invés de dois, somente na hora do parto. Denir Campos deu entrada em uma maternidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, acreditando que daria à luz a gêmeos de parto normal. Durante um ultrassom feito no pré-natal, os médicos só viram duas crianças. "Só fui saber da novidade na hora do parto. Achei que eles estavam brincando, mas depois veio outra menina ainda", disse Denir em entrevista ao G1 Mato Grosso do Sul. A dona de casa ficou em estado de choque com a notícia. Toda a equipe médica ficou chocada com a descoberta durante o parto. "A surpresa foi muito grande, por vários motivos. Primeiro porque as bebês nasceram de 31 semanas, segundo porque foi de parto normal e terceiro porque dividiam a mesma placenta", contou a assistente social da maternidade, Taline Mara Bronza, para o portal. Mas as quadrigêmeas Elizabete, Eliza, Elizangela e Elizete nasceram em um intervalo de 10 minutos. Elas pesavam entre 890 gramas e 1,17 quilo, sendo levadas em seguida para a UTI Neonatal, onde devem permanecer pelas próximas semanas enquanto ganham peso. Ainda não há previsão de alta para as quatro bebês. Denir e o marido Odair Cândido, que moram em um assentamento na cidade de Anastásio, já têm sete filhos. A família está sendo auxiliada pela Casa de Apoio à Mãe Gestante, que pede doação de fraldas descartáveis e roupas de moradores da região. 

Datafolha: Marina empata com Dilma e ganharia segundo turno

  • Da Redação
  • 30 Ago 2014
  • 07:14h

(Foto: Reprodução)

Em novo levantamento realizado pelo Datafolha, finalizado na noite desta sexta-feira (29), aponta para a presidente Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) tecnicamente empatadas no primeiro turno. Cada candidata teria 34% das intenções de votos. Aécio Neves (PSDB) estaria na terceira posição com 15% dos votos. O fortalecimento de Marina atinge diretamento o PSDB. Em um possível segundo turno, a ex-senadora, que ocupa a vaga após a morte de Eduardo Campos em um acidente aéreo, venceria a petista com 10% de diferença: 50% a 40%. Na pesquisa realizada pelo instituto logo após a morte de Campos, Marina aparecia com 21% das intenções. Em duas semanas, a socialista cresceu 13 pontos.Na simulação de segundo turno com o tucano, Dilma venceria por 48% a 40%. Os outros candidatos, juntos, somam 3%. Os votos em branco somam 7%, bem como os indecisos.

Ministros do STF aprovam aumento dos próprios salários para R$ 35,9 mil

  • Da Redação
  • 29 Ago 2014
  • 16:57h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente Conteúdo)

Numa sessão administrativa sem transmissão pela TV Justiça, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram ontem (28) o envio para o Congresso Nacional de um projeto de lei propondo o reajuste dos próprios salários para R$ 35.919 a partir de janeiro de 2015. Hoje ganhando R$ 29.462,25 mensais, eles já têm garantida por meio de lei uma remuneração de R$ 30.935 para o próximo ano. A diferença entre o rendimento atual e o futuro será de 22%. Como no Brasil o teto salarial do funcionalismo público é a remuneração dos ministros do STF, se a proposta for aprovada, haverá um efeito cascata, garantindo aumentos nos rendimentos de integrantes de toda a Magistratura e dos outros Poderes. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por exemplo, recebem salário correspondente a 95% da remuneração do STF.

Casal de namorados é vítima de racismo na Internet

  • Da Redação
  • 27 Ago 2014
  • 07:07h

Casal postou foto em que aparecem juntos e foram alvos de racismo (Foto: Reprodução Facebook)

A jovem negra D.M e um rapaz branco, L.F, foram alvo de racismo na internet. Os dois são namorados e postaram uma foto em que aparecem juntos. Eles moram em Muriaé, Zona da Mata de Minas Gerais. Foi o suficiente para receberem dezenas de comentários racistas. "Onde comprou essa escrava?", escreveu um internauta. Outro sugeriu que ela havia "roubado o branco para tirar foto". D.M desativou a conta no Facebook mas, antes, criticou as manifestações. "Haverá racismo enquanto as pessoas não entenderem que por dentro somos todos iguais", escreveu. A Polícia Civil informou que vai apurar os fatos e instaurar inquérito quando o casal cormalizar a denúncia e registrar a ocorrência.

Ataques marcam primeiro debate entre presidenciáveis na TV

  • OGlobo
  • 27 Ago 2014
  • 07:00h

arina, Dilma e Aécio se acusaram no debate (Foto: AFP)

A 40 dias da eleição, o primeiro debate da campanha de 2014 entre candidatos a presidente, ontem na TV Bandeirantes, tornou a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, alvo prioritário de seus dois principais adversários: o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (PSB). Logo no início do bloco que permitia perguntas entre os candidatos, pelo menos um tema uniu, em perguntas distintas, Aécio e Marina contra Dilma: a situação da economia. Levando para o debate ecos das manifestações de junho de 2013, Marina citou os pactos pela mobilidade urbana e pelo controle da inflação."Por que eles não foram cumpridos?", questionou Marina.A presidente reagiu, afirmando que considerou os pactos cumpridos, que “a inflação está sendo sistematicamente reduzida”, e que tem cumprido o compromisso com a estabilidade econômica. A candidata do PSB reagiu à resposta, com um ataque direto à gestão Dilma, cobrando a reforma política para o país, com uma frase de efeito. "Esse Brasil que a presidente apresentou, quase cinematográfico, não é o Brasil que existe. Nós continuamos parados esperando os ônibus", disse Marina.As críticas à política econômica voltaram, depois de uma pergunta que a própria Dilma fez a Aécio Neves. Garantindo que, em seu governo, teve “a menor taxa de desemprego da história”, a presidente provocou o adversário ao perguntar a ele que medidas impopulares tomaria, a exemplo das que teriam sido tomadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso:"Eu me sinto lisonjeado em a senhora me olhar e ver o ex-presidente Fernando Henrique. Quem olha para o passado tem medo do futuro. No seu governo, 1,2 milhão de postos de trabalho foram fechados. É um país que não cresce, que não gera emprego. Que tem um conjunto de ações desastradas e desconexas em vários setores como o de energia. O governo do PT surfou nas reformas do Fernando Henrique".Mediado pelo jornalista Ricardo Boechat, o debate reuniu os sete presidenciáveis. O nome do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo há duas semanas, foi citado apenas por Marina Silva, que ocupou seu lugar como candidata à Presidência, logo na apresentação do debate.Ao abordar a questão da economia em sua pergunta para Aécio, Dilma aproveitou também para criticar as altas taxas de desemprego no governo Fernando Henrique Cardoso.Mantendo as fortes críticas, Aécio declarou que o governo Dilma não inspira confiança e que não tem credibilidade por conta de ações que considera “desastradas e desconexas”, além de um intervencionismo forte na economia. E disse ainda que o governo do PT se aproveitou de reformas feitas no governo FH."É preciso que a senhora reconheça que o país não cresce e não gera emprego. O governo que a senhora comanda, infelizmente, perdeu a capacidade de inspirar confiança, credibilidade por um conjunto de ações desastradas, desconexas, um intervencionismo absurdo em setores como o de energia. A grande verdade é que o governo do PT surfou nas reformas feitas no governo do presidente Fernando Henrique. Mas a bendita herança acabou, e os brasileiros estão preocupados com o futuro", afirmou o tucano.

Marina venceria Dilma com 9 pontos de diferença, em segundo turno, na mais nova pesquisa Ibope

  • G1
  • 26 Ago 2014
  • 21:02h

(Foto: Reprodução)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB. No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 11% para 8%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo, de 13% para 7%.

Brasileiro ganha a medalha de prata no tiro com arco nos Jogos de Nanquim

  • FolhaPress
  • 26 Ago 2014
  • 16:04h

Foto: Divulgação/COB

O carioca Marcus Vinicius D'Almeida, 16, conquistou nesta terça-feira (26) a medalha de prata na modalidade tiro com arco nos Jogos da Juventude, em Nanquim, na China. Atual nono colocado no ranking mundial do tiro com arco, Marcus foi superado pelo sul-coreano Woo Seok Lee na final, por 7 a 3. “É uma realização para mim, para o meu esporte e todos que me apoiaram sempre. Só tenho a agradecer a todo mundo. Este é o resultado mais importante da minha carreira”, disse Marcus. “Foi uma grande final olímpica e o ouro não veio por pouco. Ele chegou perto da perfeição e eu não consegui acompanhar. Eu não perdi, ele que ganhou. A esperança da medalha de ouro me fez manter o foco durante toda a prova. Vim para o outro lado do mundo, busquei uma medalha, fui vice-campeão olímpico. É uma sensação de orgulho, difícil descrever”, afirmou. Esta foi a 14ª medalha do Brasil nos Jogos da Juventude. 

'Oportunidade não falta', diz jovem que assaltou 11 farmácias em dois dias

  • Do R7, com Record Minas
  • 26 Ago 2014
  • 11:20h

O jovem afirma que trabalho não falta, o que falta são bons salários (Foto: Record Minas)

Depois de assaltar três drogarias da mesma rede em um intervalo de quatro horas, um jovem foi preso em uma pousada em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte. O rapaz confessou os crimes e só aceitou dar entrevista com o rosto coberto. Ao todo, Igor Marcelo Simões de Carvalho, de 18 anos, cometeu onze roubos em dois dias. Com passagem pela polícia por uso de drogas, o jovem disse que entrar para o mundo do crime foi uma opção. "Oportunidade não falta não, mas é a vida que a gente escolhe. Emprego não está faltando, mas ganhar R$ 600 para comprar uma roupa bacana, um tênis bacana. Isso aí você não arruma", declarou. De acordo com a Polícia Civil, os três primeiros assaltos foram em Lagoa Santa, na região metropolitana. Depois, o suspeito foi até Belo Horizonte, onde cometeu mais oito crimes. Por fim, ele se escondeu em uma pousada em Vespasiano, onde foi preso quando saía de táxi. Com Carvalho a polícia encontrou R$ 4.500 em dinheiro e uma réplica de pistola. A corporação agora investiga a participação de um comparsa nos crimes.

Aos 86 anos, morre o empresário Antônio Ermírio de Moraes

  • Da Redação
  • 25 Ago 2014
  • 06:54h

Empresário era presidente de honra do Grupo Votorantim Foto: Reprodução

O empresário Antônio Ermírio de Moraes, 86 anos, morreu na noite deste domingo em São Paulo, segundo informações da Folha de São Paulo. O empresário era presidente de honra do Grupo Votorantim e morreu em casa por insuficiência cardíaca. O corpo será velado a partir das 9h desta segunda no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa. O sepultamento será no Cemitério do Morumbi. Antônio Ermírio de Moraes deixa a mulher, Maria Regina de Moraes, e nove filhos. O empresário era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e começou sua carreira no Grupo em 1949. Ele foi o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955.

Dilma começa a desistir do eleitorado evangélico e fica somente com apoio da IURD

  • Da Redação
  • 25 Ago 2014
  • 06:36h

A campanha da presidente Dilma Rousseff ainda tinha esperança de atrair o voto de parte das igrejas que se alinhavam em torno da campanha de Pastor Everaldo (PSC). Mas, com a entrada da ex-senadora Marina Silva na corrida presidencial, o primeiro time petista já desistiu de tentar engordar a fatia desse bolo. A presidente hoje tem o apoio da Igreja Universal, do bispo Edir Macedo.

Com paciência oriental, Brasil vence Japão e conquista deca do Grand Prix

  • Por GloboEsporte.com Tóquio, Japão
  • 24 Ago 2014
  • 10:33h

Sheilla foi a maior pontuadora da partida, com 16 pontos (Foto: Divulgação/FIBV)

A seleção brasileira feminina de vôlei é realmente a principal fornecedora de alegria do esporte nacional. O motivo para celebrar muito neste domingo foi a conquista do décimo título do Grand Prix – os outros canecos vieram em 1994, 96, 98, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2013. Atuais bicampeãs olímpicas, as meninas souberam usar a principal arma da rival, a paciência oriental – principalmente no duro terceiro set –, e alternar muito bem tranquilidade e agressividade para bater as japonesas por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/18 e 27/25, em 1h28min, na Arena Ariake, em Tóquio, no Japão (assista ao vídeo com os melhores momentos da "final"). A vitória levou o Brasil aos 13 pontos, superando as donas da casa, que ficaram com 12, na fase final disputada em sistema de pontos corridos. Por terem melhor campanha até então, as nipônicas seriam campeãs se tivessem vencido dois sets. Para obter o decacampeonato do Grand Prix, a seleção brasileira venceu 13 das suas 14 partidas, deixando claro que vai mais forte do que nunca em busca do único título que ela ainda não tem na elite do esporte: o mundial. E ele pode ser alcançado em breve, no Mundial da Itália, entre 23 de setembro e 12 de outubro.  A maior pontuadora da partida foi a oposta Sheilla, que assinalou 16 pontos, demonstrando mais uma vez que ela cresce em momentos decisivos. Fabiana (dez), Jaqueline (nove) e Thaisa (seis) também foram bem importantes no ataque. Merece destaque também a bela atuação da líbero Camila Brait, que defendeu bolas muito difíceis e armou vários contra-ataques. Poucos antes do embate entre Brasil e Japão, a Rússia assegurou a terceira colocação no Grand Prix ao bater a China, de virada, por 3 sets a 2 (21/25, 14/25, 25/22, 25/20, 15/13), na madrugada deste domingo (tarde no Japão). Com o resultado, as russas chegaram aos sete pontos, um a mais do que a China, que ficou com a quinta colocação. O quarto lugar ficou com a Turquia, que foi aos sete pontos após fechar a sua participação no Grand Prix com uma vitória sobre a Bélgica por 3 sets a 1 (24/26,  25/21, 25/23 e 25/20). As belgas perderam os seus cinco jogos na fase final e ficaram com a sexta colocação.

Dieese: mercado de trabalho segue aquecido, apesar de baixo crescimento do PIB

  • Marli Moreira, Agência Brasil
  • 21 Ago 2014
  • 17:01h

Estudo traz um balanço das negociações salariais analisadas pelo Dieese (Imagem Ilustrativa)

O coordenador de Atendimento Técnico e Sindical do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Airton dos Santos, disse hoje (20) que, apesar do cenário de baixo crescimento econômico, o mercado de trabalho continua aquecido. “Está acontecendo um descolamento do crescimento do PIB [Produto Interno Bruto, a soma das riquezas produzidas no país] e do emprego. Há um crescimento baixo, enquanto o mercado de trabalho continua aquecido”, apontou o coordenador na apresentação do estudo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-Dieese). Santos advertiu, no entanto, que esse quadro de baixo crescimento não pode perdurar, sob pena de começarem a ocorrer demissões. Segundo ele, há um cenário macroeconômico que desestimula, principalmente, as atividades voltadas para a exportação, como a questão cambial e os juros, mas acredita na tendência de um ajuste em favor de um maior equilíbrio na produção industrial. O estudo traz um balanço das negociações salariais analisadas pelo Dieese. Em 93,2% de um total de 340 acordos coletivos de trabalho assinados no primeiro semestre ocorreram reajustes acima da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em 153 dos acordos assinados entre janeiro e junho deste ano, ou 45% do total, os ganhos reais oscilaram entre 1,01% e 2%. Em 66 acordos, os ganhos estão na faixa de 2,01% e 3%. 

 

Diário de uma Doutora: A Advocacia Ostentação

  • NED
  • 21 Ago 2014
  • 09:46h

(Imagem Ilustrativa)

Que o ser humano sempre foi meio exibido, todos nós sabemos. O problema é que agora dispomos de vários meios para que as pessoas demonstrem isso de maneira mais eficaz. Estão aí as redes sociais que não me deixam mentir. Se antes um xarope era exibido para um pequeno nicho de pobres coitados que o suportavam, agora o número de atingidos é ampliado. E, muitas vezes, a chatice surge na sua linha do tempo, sem que você procure por ela.

Que o ser humano sempre foi meio exibido, todos nós sabemos. O problema é que agora dispomos de vários meios para que as pessoas demonstrem isso de maneira mais eficaz. Estão aí as redes sociais que não me deixam mentir. Se antes um xarope era exibido para um pequeno nicho de pobres coitados que o suportavam, agora o número de atingidos é ampliado. E, muitas vezes, a chatice surge na sua linha do tempo, sem que você procure por ela.


O mundo está cada vez mais chato. As pessoas estão cada vez mais chatas (eu não me excluo... também tenho as minhas chatices). E os ostentadores estão cada vez mais chatos. Há quem ostente de tudo o que se possa imaginar. Desde o que comem, quem comem, pra onde viajam, o que compram, quem amam, etc. Havendo uma pessoa exibida e uma plateia virtual, está formado o circo. O que acontece é que aquele que ostenta não percebe que acaba sendo o palhaço desse circo e a plateia, virtual que é, não mostra pro “palhacildo” que ele está sendo motivo de deboche e comentários do tipo: “você viu Fulano ostentando no Facebook?” acabam surgindo.


E o que significa “ostentar”? De acordo com o dicionário Michaelis, temos como definição: “fazer ostentação; mostrar-se com alarde e vanglória (...) exibir, mostrar com legítimo orgulho”. Diferentemente de alguém que está feliz com algo e posta um comentário ou uma foto porque quer que os amigos saibam de determinado acontecimento, o ostentador se vangloria de algo e tem como objetivo causar a inveja daqueles que estão em condição “inferior”. Para quem ostenta, o maior prazer não é conseguir determinada coisa, é mostrar para os outros que conseguiu. E faz até sentido, já que vivemos em uma sociedade que valoriza o TER em detrimento do SER.


E, logicamente, a Advocacia não estaria a salvo dos ostentadores, não é mesmo? O que tem de advogado que se acha o furo do bolo, o último real do saldo bancário, o Ruy Barbosa reencarnado, não está escrito. Desde gente que posta frases como: “ganhei aquela ação... eu sou um ótimo advogado”, até aqueles que fazem check-in em todos os fóruns por onde passam. Para quê? Para mostrar que são ocupadíssimos e que têm muitas causas espalhadas por aí. Que necessidade é essa, gente? É “merchan”? Você quer usar as redes sociais para conseguir mais clientes?


Outro dia, numa rede social, uma colega de profissão postou: “liminar pedida, liminar concedida... se sentindo inteligente”. Fiota, se o seu cliente tiver o direito e você apontar o “fumus boni iuris” e o “periculum in mora” para o juiz, a liminar será dada. Gabar-se disso é ridículo. Ostentar o fato de ter ganhado a ação também é tosco. Alguém tinha de perder. Todos os dias, milhares de pessoas ganham e perdem ações. Um dia você ganha, no outro você perde. Fica na sua.


Legal também é sentar um dia na sala da OAB do fórum e observar os egos inflados. Advogados se vangloriando de honorários, aquisições materiais e vitórias judiciais em voz alta. Sabe o que eu concluo? Que tem um monte de otário com capacidade postulatória. E o famigerado adesivo no carro da OAB?  Ele tem a mensagem subliminar de: “sou advogado, esse carro é meu, eu sou foda, me procure.”


E aquele tipo de advogado que fica “defecando regras”? Tentando mostrar erudição e conhecimento? Querido, você é um privilegiado por ter estudado e ter conseguido a carteira da OAB. Vivemos num país que sempre deixou a Educação em último plano. E, olha, não é porque você chegou aonde chegou que você é grandes coisas não, viu? Tem gente muito mais capacitada que você. Conheço excelentes advogados que são humildes, simples e acessíveis. Eu, advogada nova que sou, muitas vezes peço aconselhamentos e orientações. Esses caras ganham dinheiro pra caramba, são discretíssimos no ambiente forense e nunca vi nenhum deles ostentando coisa nenhuma.


Sabe só o que está faltando? Advogado postar selfie em audiência com hashtags: #NaAudiência #EssaTáGanha #PauNaParteContrária #JuizParça #GanhoTodas #ContandoUnsPlaquêDeCem #AçãoPropostaAçãoVencida.

CONTINUE LENDO

Eleições 2014: Morre mais um candidato do PSB que estava na disputa eleitoral

  • Da Redação
  • 21 Ago 2014
  • 07:07h

(Foto: Reprodução)

Dez dias após sofrer um acidente de carro e ficar internado no interior do Espírito Santo, o deputado estadual Glauber Coelho (PSB) morreu na manhã desta quarta-feira (20.08). Ele é o segundo político vítima de acidente durante a campanha de 2014. Na semana passada, um acidente de avião vitimou o ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da república Eduardo Campos (PSB). Após o acidente de Campos, o iG revelou que já ocorreram quatro acidentes (um de avião e outros três automobilísticos) envolvendo políticos durante a campanha de 2014. Os acidentes ocorreram em São Paulo, Espírito Santo e Maranhão. Foi registrado também um acidente de carro na pré-campanha, com um deputado federal paulista, também em São Paulo. A morte de Coelho foi confirmada na manhã desta quarta pelo próprio PSB.

Governo anuncia redução na burocracia para financiar imóveis

  • VEJA
  • 20 Ago 2014
  • 17:50h

Ministro da Fazenda Guido Mantega durante coletiva para imprensa, em Brasília (Ueslei Marcelino/Reuters/VEJA)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira que o governo federal vai simplificar o procedimento de aquisição de imóveis por meio de financiamentos, tirando a necessidade de se percorrer diversos cartórios para registrar a papelada. "Quando você vai fazer uma transação imobiliária financiada, tem de tirar um monte de certidão em um monte de cartórios. Vamos concentrar em um único cartório", afirmou, sem dar detalhes do tipo de cartório que será usado. Segundo o ministro, a medida diminuirá o trabalho do comprador, simplificará a operação e dará segurança jurídica. "Dá segurança jurídica porque você vai ter um panorama de todas as transações desse imóvel. Não tem possibilidade de furo. Vai simplificar a vida", disse. Depois de quatro anos de aumento de entraves e complicações tributárias para o setor empresarial, decorrente das inúmeras medidas protecionistas aplicadas pelo Ministério da Fazenda, a palavra simplificar soa até estranha ao ser proferida pelo ministro, justamente no fim do governo de Dilma Rousseff. "Essas medidas vão no sentido de aumentar a segurança jurídica das transações, de reduzir o custo dessas operações e no sentido de simplificar essas operações. Então são medidas que vão contribuir para aumentar a produtividade e competitividade do sistema financeiro. É o que todos querem, aumentar competitividade, reduzir custos e simplificar", afirmou. Mantega negou o óbvio: que as medidas anunciadas nesta quarta-feira sejam tentativas desesperadas de tentar reaquecer a economia, ou que tenham relação com o calendário eleitoral. Diz o ministro: "Nosso ritmo não é o ritmo politico. As medidas são feitas à medida em que amadurecem. Mesmo durante a eleição soltamos medidas e depois das eleições continuaremos soltando medidas para aperfeiçoar o marco regulatório e dar competitividade à economia".