BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"
Shaolin em sua passagem por Brumado há anos atrás (Foto: Luciano Santos Alternativa FM)
Francisco Jozenilton Veloso, mais conhecido como o humorista Shaolin, morreu nesta quinta-feira, 14, aos 44 anos, após uma parada cardiorrespiratória, em Campina Grande, na Paraíba.A informação foi publicada na conta do Facebook do filho dele, Lucas Veloso. “Não aprendi dizer ‘adeus’/ mas deixo você ir, sem lágrimas no olhar/ seu adeus me machuca/ o inverno vai passar, e apaga a cicatriz.” Descanse em paz, meu guerreiro! Desejo honrar sua alegria todos os dias! ?#?LUTO?”, escreveu ele. A mulher do humorista, Laudiceia Veloso, também prestou homenagem ao humorista em sua rede social: ” #?LUTO? Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha. É com muita tristeza que divido a nossa dor com todos vocês. Shaolin apresentou um quadro febril nesta terça e que, infelizmente evoluiu para uma infecção, precisando de internação imediata. Recebemos a notícia do hospital, neste momento, que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. As informações sobre velório e local de sepultamento, divulgarei mais tarde. Obrigada a todos pelas orações e pela força! “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7″, escreveu.
(Foto: Reprodução)
O governo brasileiro estuda a possibilidade de oferecer, na rede pública de saúde, dois métodos contraceptivos de longa duração para evitar a gravidez entre adolescentes. O primeiro é um implante subcutâneo, colocado no antebraço e que libera o etonogestrel, hormônio que inibe a ovulação. O outro é um tipo de dispositivo intrauterino (DIU) que libera pequenas doses diárias de outro hormônio, o levonorgestrel. Ambos os métodos são reversíveis e têm duração de três e cinco anos, respectivamente. As duas consultas públicas que tratam do assunto foram abertas em dezembro do ano passado e seguem disponíveis para contribuição da comunidade até o dia 2 de fevereiro no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). As críticas e sugestões coletadas nesse período serão inseridas em relatórios técnicos para análise dos membros do plenário que, posteriormente, vão emitir uma recomendação final sobre as tecnologias avaliadas.
O pedido de inclusão dos dois métodos no Sistema Único de Saúde (SUS) foi feito pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Em entrevista à Agência Brasil, a presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo, Marta Franco Finotti, disse que o número de gestações indesejadas no Brasil e no mundo tem aumentado, mantendo-se em 52% e 49%, respectivamente. “As adolescentes são uma população mais vulnerável para ter uma gestação planejada. Elas não usam os métodos contraceptivos de maneira regular. Com isso, a eficiência deles fica comprometida. Elas não têm a disciplina, por exemplo, para tomar a pílula anticoncepcional todos os dias, no mesmo horário. Há muito mais chance de uma gravidez não planejada nesses casos”, afirmou Marta. A médica, responsável pelos dois pedidos de ampliação de métodos contraceptivos de longa duração disponíveis no SUS, lembrou que, tanto o implante subcutâneo quanto o DIU hormonal, depois de colocados, não dependem de nenhum tipo de intervenção da paciente para garantir a eficácia da contracepção. Marta lembrou ainda que a gravidez na adolescência gera impactos importantes na saúde da mãe e também do bebê – mulheres com menos 20 anos que engravidam, segundo ela, registram o dobro de mortalidade em relação às que estão acima dessa faixa etária. Além disso, a mortalidade no primeiro ano de vida chega a ser quatro vezes maior entre crianças fruto de gravidez na adolescência. “Do ponto de vista social, 75% das adolescentes abandonam a escola quando engravidam e 57% não estudam, nem trabalham porque ficam com a criança em casa. Isso faz com que se perpetue o ciclo da pobreza e da desigualdade no Brasil. A Organização Mundial da Saúde propõe que todos os tipos de DIU façam parte dos medicamentos a serem oferecidos pelos governos no mundo todo porque são os de maior eficácia”, ressaltou a médica. Em nota, o Ministério da Saúde informou que oferece oito métodos contraceptivos para adolescentes e para as demais faixas etárias da população: o injetável mensal, o injetável trimestral; a minipílula; a pílula combinada; o diafragma; a pílula do dia seguinte; o DIU de cobre e a camisinha (feminina e masculina). “Vale ressaltar que a inclusão de qualquer nova tecnologia no SUS obedece às regras da Conitec, que garantem as melhores escolhas tecnológicas para a eficiência do sistema público de saúde e a proteção do cidadão. Para aprovar uma nova tecnologia e propor sua incorporação na rede pública, a comissão exige documentos e estudos que comprovem evidência clínica consolidada de eficácia, eficiência e custo-efetividade dos medicamentos ou insumos estratégicos.” Ainda segundo a nota do Ministério da Saúde, mesmo que a solicitação da Febrasgo seja negada, um novo pedido de incorporação poderá ser feito a qualquer tempo, desde que sejam apresentados novos documentos. O prazo médio para análise é 180 dias (prorrogáveis por mais 90 dias), podendo receber prioridade em caso de tratamentos inovadores para uma doença. A Conitec é formada por representantes do Conselho Federal de Medicina, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além do próprio ministério.
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
Uma mulher de 33 anos foi encontrada morta com o corpo esquartejado nos fundos da casa em que morava em Olinda, Pernambuco. A família acredita que o marido de Flávia Maria do Nascimento a matou por ciúmes. Flávio Machado de Lima, 41, não permitia que a mulher tivesse contas em nenhuma rede social e não gostou quando ela fez um perfil no Facebook. A informação é do Diário de Pernambuco. O crime aconteceu na madrugada da segunda-feira, no bairro de Salgadinho. Depois de matar Flávia, o suspeito fugiu com o filho da vítima, que tem sete anos e paralisia cerebral."Ela não podia ter Facebook nem Whatsapp porque ele não deixava. Tudo que ela falava e fazia, ele rastreava e descobria", afirmou ao jornal Fernanda Nascimento, irmã da vítima. O caso é investigado pelo Departamento e Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia encontrou o corpo de Flávia em vários sacos no quintal da casa, que estava em obras. Um carrinho de mão foi achado no local e acredita-se que tenha sido usado pelo suspeito para transportar partes do corpo. A arma do crime ainda não foi achada. Flávia teria sido morta com uma facada no abdômen, mas somente uma perícia vai confirmar. A polícia acredita que o filho de Flávia presenciou o crime.
(Foto: Reprodução)
Uma visita do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a uma casa no Acre pode ter resultado na descoberta do homem mais velho do mundo. Em um atendimento para renovar a aposentadoria do ex-seringueiro João Coelho de Souza, funcionários perceberam que tanto sua certidão de nascimento como sua carteira de trabalho indicam que ele nasceu em 1884 e tem 131 anos. "Os órgãos de controle externo cobram a comprovação de vida de pessoas seguradas com mais de 90 anos. Antigamente, as pessoas precisavam ir nas agências para essa atualização, mas agora o INSS faz isso e acabamos encontrando Souza. Um servidor de Sena Madureira foi no local e comprovou que ele ainda está vivo", explicou o servidor Kennedy Souza em entrevista ao G1. Nascido em Meruoca, no Ceará, ele mora na comunidade Estirão do Alcântara. E não bastasse a idade avançada, João ainda teve uma filha aos 101 anos. Além disso, mora com uma esposa 69 anos mais nova. Sua filha de 30 anos, Cirlene Souza, conta que João sofreu um AVC e por isso não consegue se locomover sem ajuda de outras pessoas. Sua memória também já não é mais a mesma. "Tem dias que ele está lúcido, mas outros não reconhece nem mesmo os filhos", relatou a filha ao G1. Em 21 de agosto de 2015, o Guinness World Records registrou o japonês Yasutaro Koide, de 112 anos, como o homem mais velho do mundo.
(Foto: Divulgação)
O site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ficou fora por cerca de uma hora na manhã desta quarta-feira, 13. O portal voltou a funcionar por volta das 12h50. Na página, o Ministério da Educação informava: "sistema em manutenção". Nesta quarta, terceiro dia do período de inscrições para o sistema, os candidatos enfrentaram, desde o meio da manhã, alguma dificuldade para acessar a página e consultar a nota de corte para os cursos selecionados.
(Foto: Reprodução)
Transmitido também pelo Aedes aegypti, pode-se dizer que o Zika é um vírus “primo” da dengue, mas com consequências menores. Febre, dores no corpo e náuseas são alguns dos sintomas apresentados por esse vírus e os médicos têm dificuldade em diferenciá-lo da dengue ou do chikungunya. Hoje, porém, sabe-se que o zika vírus pode ter uma consequência grave em gestantes, por causar microcefalia no bebê. Segundo Carolina Cipriano, infectologista do Hospital Badim, no Rio de Janeiro, uma das hipóteses é que a zika tenha chegado ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. A zika se manifesta com uma febre mais baixa do que a dengue, mas em muitos casos, além da dor no corpo comum, causa conjuntivite e irritação na pele. No entanto, ela não causa queda de plaquetas como na dengue, portanto não há risco de hemorragias.
Em tese, o paciente que contrair a zika poderia ser tratado com medicamentos comuns que são proibidos nos casos de dengue, como o caso do ácido acetilsalicílico (AAS). Os médicos, no entanto, não permitem, já que o exame que detecta qual tipo de vírus contaminou o doente só fica pronto em 12 dias, e até esse resultado sair não é possível saber se é dengue, chikungunya ou zika. Se o enfermo usar o AAS e não for zika, e sim dengue, o risco de complicações é muito alto, já que o remédio pode causar sangramentos. Logo, o AAS continua proibido em todos os casos. Os laboratórios comuns, no entanto, não têm infraestrutura para detectar a zika. Atualmente, segundo o infectologista do Hospital 9 de Julho, Antônio Pignatari, os exames são feitos nos laboratórios do Instituto Adolfo Lutz e Fiocruz.
De onde a zika veio
A zika foi relatada pela primeira vez na África, na floresta Zika, em Uganda - daí o nome. Os macacos rhesus estavam infectados, diz Pignatari. “Ele foi isolado na década de 40, e é muito parecido com o vírus da dengue”, conta. “Agora, podemos ter os três circulando no Brasil”. Em tese, quem é contaminado uma vez desenvolve imunidade contra o vírus. Pignatari faz uma ressalva: por ser um vírus ainda não muito estudado, não se sabe se há outras variações dele, o que dificultaria a fabricação de uma vacina e faria uma pessoa ser contaminada mais de uma vez.
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
A jornalista da Rede Globo Elaine Bast viveu uma triste coincidência. Um dia após apresentar uma matéria sobre a importância da realização do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, ela recebeu o resultado da mamografia realizada dias antes. O exame constatou a presença de nódulos malignos na mama esquerda da repórter. "Não tinha nódulos aparentes, não sentia dores, enfim, nada diferente. Soube do resultado exatamente um dia após fazer uma matéria para o Jornal Nacional sobre o assunto", disse Elaine. A repórter disse ainda que teve sorte por ter descoberto a doença precocemente. "Tive muita sorte em ter descoberto logo no início. Apesar de todos os avanços da medicina nessa área, a palavra 'câncer' dá sempre muito medo", relatou. Ainda segundo ela, é difícil ler notícias sobre mulheres que morrem porque tiveram diagnóstico tardio do câncer. "Graças ao diagnóstico precoce, o câncer não parou a minha vida", contou. Elaine precisou fazer a retirada total da mama esquerda e decidiu também retirar a direita para evitar um possível reaparecimento da doença. Ela ressalta ainda que na mesma cirurgia realizou também a reconstrução dos seios. "Não precisei ver meu corpo mutilado", disse Elaine.
(Foto: Reprodução)
Das mulheres que escreveram a redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no ano passado, 55 deram "depoimentos contundentes" sobre o tema violência contra a mulher - seja como vítimas ou como testemunhas. O Ministério da Educação vai publicar, em seu portal, orientações para que elas tomem iniciativa de procurar o Ligue 180, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. "Como temos o compromisso do sigilo, queremos evitar o contato direto com as mulheres que relataram preocupantes situações de estupro e violência, principalmente porque o agressor pode ser uma pessoa muito próxima", disse o ministro, Aloizio Mercadante. "Por isso, as recomendações serão divulgadas publicamente". Segundo ele, o tema foi importante não só por levar mais de 5,8 milhões de participantes a refletirem sobre a violência contra a mulher, mas para reforçar o combate a essa prática - que, só no ano passado, resultou em 634.862 denúncias ao Ligue 180. Apenas 104 candidatos obtiveram nota máxima - 1.000 - no texto, enquanto 53 mil receberam zero (não incluídos os que não compareceram ao segundo dia de provas ou, por algum motivo, como falta de tempo, não elaboraram a redação). Houve uma maior concentração de candidatos na faixa de nota entre 501 e 600 pontos, um desempenho considerado "satisfatório".
(Foto: Divulgação)
A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou CPFs irregulares por meio de uma auditoria na Receita Federal. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, alguns dos documentos são de brasileiros com "idades superiores às normais em um ser humano". Auditores localizaram CPFs de pessoas que teriam nascido nos séculos XII, XI e II. Ao todo, a auditoria identificou 47.643 documentos irregulares.
(Foto: Divulgação)
Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (11), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulgou que 13 estudantes acertaram todas as 45 questões de matemática da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, e tiraram nota superior a mil: 1008,3 pontos. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (8). O ministro também comunicou que mais de 53 mil pessoas zeraram a redação, enquanto 104 tiraram nota máxima. No Enem 2014, meio milhão de pessoas obtiveram nota zero, e 250 a pontuação total. De acordo com a avaliação do MEC, há 55 casos na redação de mulheres que relataram casos aparentemente pessoais de abuso e violência. O tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Mercadante afirma que o tema “foi muito importante para o Brasil. Não só para os participantes, mas para os milhões de pessoas que refletiram sobre por que persiste a violência contra a mulher. E também uma oportunidade para reforçarmos as ações contra a violência, muitas vezes ocorridas dentro de casa”, disse o ministro. Para dar assistência às estudantes que relataram casos pessoais, o ministro afirmou que vai divulgar nos meios de comunicação dicas para que mulheres que sofrem violência possam denunciar os agressores.
(Foto: Reprodução)
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (11) o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo informações da Agência Brasil, o projeto de lei da Câmara (PLC) 77/2015 foi aprovado pelo plenário do Senado no dia 9 de dezembro e prevê diversas ações para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico. Entre os objetivos está a aproximação entre as universidades e as empresas, além de reduzir os investimentos para a área. “Estamos dando transparência, simplicidade e segurança jurídica a uma cooperação fundamental para o crescimento econômico, a geração de renda e emprego e que promova o desenvolvimento de forma sustentável”, afirmou Dilma. Na cerimônia, também foi lançada a Chamada Universal CNPq/MCTI nº1/2016, edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que destinará recursos para projetos de pesquisa científica e tecnológica nos próximos dois anos, em qualquer área do conhecimento, no valor de R$ 200 milhões.
(Foto: Reprodução)
Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS acima do salário mínimo (R$ 880,00 terão um reajuste de 11,28% a partir de 1º de janeiro deste ano, conforme portaria dos ministérios do Trabalho e Previdência Social e da Fazenda publicada nesta segunda-feira, 11, no Diário Oficial da União (DOU). O documento também estabelece que o teto da Previdência Social para 2016 é de R$ 5.189,82, superior ao de 2015, fixado em R$ 4.663,75. A portaria ainda traz tabela com as alíquotas de contribuição dos segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso. As alíquotas são de 8% para aqueles que ganham até R$ 1.556,94; de 9% para quem ganha entre R$ 1.556,95 e R$ 2.594,92; e de 11% para os que recebem entre R$ 2.594,93 e R$ 5.189,89. Valores e regras referentes a outros benefícios como auxílio-doença, auxílio-reclusão, seguros para pescadores e seringueiros e salário-família também constam do documento.
(Foto: Reprodução)
A greve dos médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) completou quatro meses na última segundafeira (4), com mais de 2 milhões de perícias não realizadas, segundo dados da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social). De acordo com a associação, a cada dez perícias, sete benefícios por incapacidade são concedidos. Por isso, ao menos 1,4 milhão de pedidos de auxíliodoença ou aposentadoria por invalidez não foram aprovados desde o início da paralisação no dia 4 de setembro. Na estimativa do INSS, no total cerca de 1,3 milhão de perícias não foram realizadas e 818 mil pedidos de benefício estão represados em função da greve. O tempo médio de espera para agendar uma perícia passou de 20 dias para 80 dias.
SEM ACORDO
A greve mais longa da categoria ainda não tem previsão para acabar e as negociações com o governo não avançaram nos últimos dias. A última proposta apresentada pelo Ministério do Planejamento foi rejeitada pelos peritos em dezembro. A pasta informou que o único ponto de discordância foi a exigência dos médicos para a redução da jornada de trabalho, de 40 horas para 30 horas semanais, sem perda de remuneração. "O governo até concorda com a redução, mas propõe que isso ocorra em um contexto de reestruturação da carreira", informa o órgão. "Não há previsão de reunião com o governo, nós vamos manter a greve", afirma o vicepresidente da ANMP, Luiz Carlos Argolo.
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
Um dia após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgar a identificação de uma mancha de sedimentos na região do Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, a Samarco, empresa responsável pelo rompimento de uma barragem de mineração em Mariana (MG), alega que não há qualquer comprovação técnica de que o material observado na região de Abrolhos seja proveniente do acidente na Barragem de Fundão. Em nota, a Samarco informou que a empresa tem acompanhado o comportamento da pluma de turbidez que chegou ao oceano, mobilizou equipes e coletou amostras que serão avaliadas em laboratório. “Dados sobre a direção de ventos e intensidade de marés registrados nos últimos dias apontam para uma probabilidade muito baixa de deslocamento da pluma de turbidez do litoral de Linhares até o Arquipélago de Abrolhos”, diz a nota, de acordo com a Agência Brasil.
A barragem se rompeu no dia 5 de novembro do ano passado. Segundo a empresa, existem outros fatores que podem ter influenciado a movimentação de sedimentos na região costeira do Espírito Santo e sul da Bahia. “[Houve] o registro de fenômenos climáticos que ocasionaram, nos últimos dias, a formação de ondas no litoral entre 1,5m e 2,5m que provocaram ressuspensão natural de sedimentos outros que não têm relação com o ocorrido na Barragem de Fundão”, diz a nota. Os técnicos do Ibama que sobrevoaram a área discordam da avaliação da empresa. Segundo a presidente do instituto, Marilene Ramos, os especialistas avaliam que a mancha não é compatível com o que costuma aparecer na região. A coleta das primeiras amostras foi feita nesta quinta (7) e os resultados devem sair em até dez dias. Segundo o Ibama, a pluma tem uma parte com grande concentração de sedimentos que ocupa cerca de 392 quilômetros quadrados, e uma parte mais diluída que ocupa 6.197 quilômetros quadrados. Nessa semana, fenômenos climáticos no Oceano Atlântico levaram a mudanças de correntes marítimas que causaram a movimentação da pluma de sedimentos, que estava concentrada próxima à foz do Rio Doce, no município de Linhares (ES).
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
O ano começou com surpresas para o advogado Eduardo Goldenberg. Na terça-feira (5), ao chegar ao trabalho, encontrou um envelope com quase todo o dinheiro que havia sido furtado na noite de Réveillon - cerca de mil reais. Junto com o montante havia um bilhete deixado pelo ladrão. "Dr. Eduardo, estou devolvendo seu dinheiro que eu peguei da sua carteira no dia 31, em Copacabana. Não dormi arrependido e peço que me perdoe. Feliz Ano Novo. Só tirei cinquenta reais para comprar uma champanhe pra minha mãe. Fábio", dizia o texto escrito a mão. De acordo com a Folha, Goldenberg compartilhou sua história no Facebook, que em algumas horas foi curtido quatro mil vezes e recebeu três mil compartilhamentos. O advogado teve a carteira roubada na noite do dia 31, ao chegar em Copacabana, no Rio de Janeiro, para a festa de virada do ano. "mal saltamos na estação Siqueira Campos, plau!, senti uma mão estatelada no bolso esquerdo da bermuda cargo que eu vestia e adeus carteira adeus dinheiro", escreveu Goldenberg. A carteira foi recuperada três dias depois, na própria estação. Mas foi na terça-feira, quando voltou ao trabalho, que recebeu o envelope com dinheiro. "Entrei, já aflito. Tranquei a porta. Acendi as luzes, sentei-me, pus os óculos, abri com cuidado o envelope e contei, atônito, R$ 967 em dinheiro. Eu só chorava. Quem me protege não dorme", concluiu.