BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

'Se me prenderem, viro herói; se me deixarem solto, presidente', diz Lula

  • 10 Mar 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito um diagnóstico positivo sobre o impacto da ação da Operação Lava Jato que o levou para prestar depoimento de forma coercitiva. A pessoas de sua confiança, ele tem dito que o PT e o governo mais ganharam do que perderam com o episódio. "A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E se me deixarem solto, viro presidente de novo", disse Lula a mais de um interlocutor. Conforme o jornal O Estado de S. Paulo apurou, o ex-presidente mostrou-se confiante em resgatar a imagem do partido. Lula chegou nesta terça-feira (8) à tarde em Brasília para reunir-se com a presidente Dilma Rousseff pela segunda vez em quatro dias. Nesta quarta pela manhã, o ex-presidente tem encontro marcado com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem sido pressionado por alguns colegas a aderir ao impeachment. No Congresso, a avaliação é de que a ação da Lava Jato causou um efeito positivo para Lula em vários aspectos. "O episódio unificou o PT e tirou o partido da paralisia. Atualmente, não há clima mais para falar em disputa entre correntes internas", disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Para ele, a forma como ocorreu a condução coercitiva de Lula também sensibilizou os movimentos sociais. "Até para quem não vota no Lula de jeito nenhum foi transmitida uma sensação de que houve abuso por parte da Lava Jato." Os advogados do ex-presidente recorreram da decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, que negou pedido de liminar para que a Corte suspendesse a 24.ª fase da Operação Lava Jato e decidisse qual órgão deve ser responsável pelas investigações contra o petista. 

Sessão para julgar contas de Dilma tem bate-boca

  • 09 Mar 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

A sessão da Comissão Mista de Orçamento (CMO) em que seria julgado o parecer pela aprovação com ressalvas das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, 9, foi palco de provocações e bate-boca entre parlamentares governistas e de oposição. A Polícia Legislativa teve que intervir para evitar agressão entre deputados. Governistas tentaram correr com a sessão para que fosse possível apreciar o parecer. Eles querem aproveitar a atual composição do colegiado que garante maioria de parlamentares aliados para realizar a votação. A intenção desses deputados e senadores é aprovar o texto e usar isso como argumento para enfraquecer o discurso da oposição e os fundamentos do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. No ano passado, o Tribunal de Contas da União recomendou a rejeição das contas da presidente em 2014, mas o parecer do Congresso é pela aprovação com ressalvas. O bate-boca durante a sessão se estendeu até depois de o vice-presidente do colegiado, Jaime Martins (PSD-MG), que comandava a reunião, decidir suspendê-la para que fosse retomada ainda nesta tarde, às 15h. Os deputados Izalci (PSDB-DF) e Domingos Sávio (PSDB-MG) chamaram o governo de “quadrilha” e “organização criminosa”. ”Parte da quadrilha já está presa”, disse Domingos Sávio. “Queremos que o Brasil fique livre desta quadrilha”. ”Não vai ofender ninguém. Não fala mais isso”, afirmou Paulo Pimenta (PT-RS). ”Quadrilha é você. Vocês roubaram Minas Gerais 20 anos”, disse Zé Geraldo (PT-PA). O bate-boca voltou quando Izalci concedia entrevista.

Oposição aproveita nova crise de Dilma e promete paralisar o Congresso

  • 07 Mar 2016
  • 17:22h

(Foto: Reprodução)

Depois de várias tentativas de implodir o mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), a oposição volta a se assanhar. Desta vez a estratégia não será atacar, mas cruzar os braços. A delação premiada feita pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS), divulgada na quinta-feira (3), e a convocação de Luiz Inácio Lula da Silva pela Polícia Federal na 24ª fase da Operação Lava Jato no dia seguinte reascenderam os planos de encurtar o segundo mandato da petista. Agora, a promessa é paralisar as atividades do Congresso Nacional numa nova ação para debilitar o governo. Desde sexta-feira, dia da convocação de Lula pela PF, líderes de partidos se enfiaram em reuniões e mais reuniões com o objetivo de afinar a melhor estratégia para o momento – seja para dar sustentação política ao governo da presidente Dilma Rousseff, seja para encurtar sua permanência no Palácio do Planalto. Desta vez a missão parece ser mais fácil para os oposicionistas.

 

O PSDB, por exemplo, vai obstruir todas as votações na Câmara dos Deputados. Com isso, temas importantes para o governo, principalmente os da pauta econômica, ficam em banho-maria. Os tucanos esperam com isso forçar o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a retomar os trabalhos da Comissão do Impeachment que julgará o pedido de afastamento da presidente DIlma. Apesar das diferenças entre os regimentos e de ter menos representantes, o partido pretende colocar em prática no Senado uma reação semelhante.Com uma estratégia de discurso menos partidário, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) diz: "É preciso estancar esta super-bactéria da corrupção, O País é governado por um comitê da crise, simplesmente não há mais o que governar." Para o tucano, as denúncias de Delcídio do Amaral contra Lula e outros integrantes do governo tornaram a crise ainda mais grave. Segundo Cunha Lima, a estratégia de boicotar as votações no Congresso é a forma mais adequada de pressionar para, com um novo governo, retomar os trabalhos.Segundo outro tucano, o deputado Nelson Marchezan (RS), a iniciativa tucana reflete as condições precárias não só no governo. "As denúncias se espalharam por todos os Poderes. É a presidente sob investigação e risco de impeachment, são os presidentes da Câmara [Cunha] e do Senado [Renan Calheiros, do PMDB-AL] investigados na Lava Jato, é o possível envolvimento de um ministro do STJ [Superior Tribunal de Justiça] em irregularidades. Não votar os projetos no Congresso é uma forma de pressionarmos para que a situação volte a um estado de normalidade", analisa. O PSB, que já flertou com o governo, anunciou na sexta-feira que se afastará da Presidência. Uma ala dentro do partido, no entanto, propõe que Dilma entregue o cargo. Para que isso se vialize a ideia é que a presidente forme um governo de transição até a escolha de seu substituto, que poderia ocorrer junto com as eleições de outubro para prefeito. Um dos defensores dessa ideia é Júlio Delgado (MG). "O governo vem errando sem parar. Não é mais uma questão partidária, mas administrativa. O governo da presidente Dilma acabou. Seria melhor que ela escolhesse uma saída honrosa. Um pacto de união entre os partidos poderia ser uma saída para que o Brasil não ficasse paralisado até a realização de novas eleições", opina Delgado. Paralelamente, PT e PCdoB, da base do governo, tentam enxergar alguma vantagem no agravamento da crise, como a mobilização dos militantes. Desde sexta-feira, quando Lula foi obrigado a depor na PF, partidários têm dado demonstrações de apoio ao PT. Difícil saber por ora, no entanto, como esse tentativa de vitimizar o ex-presidente (e Dilma, de certa forma) podem quebrar a nova investida da oposição.

CONTINUE LENDO

Ministro da Justiça pede exoneração do cargo de procurador

  • 07 Mar 2016
  • 15:17h

(Foto: Reprodução)

O promotor Wellington César Lima e Silva pediu exoneração do seu cargo comissionado de procurador-geral de Justiça adjunto para assuntos jurídicos do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Mas ele continua como procurador no MP-BA. Lima foi nomeado ministro da Justiça pela presidente Dilma Rousseff na última quinta-feira, 3, mas a Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu o ato no dia seguinte. O MP-BA explica que, além de procurador de Justiça (cargo vitalício), o novo ministro também atuava na função comissionada de procurador-geral adjunto para assuntos jurídicos, terceiro cargo de maior importância da administração superior do órgão. A função de maior relevância é a de procurador-geral de Justiça e depois a de procurador-geral de Justiça adjunto (vice-presidente). A exoneração foi publicada três dias após a juíza federal Solange Salgado, da Primeira Vara da Justiça Federal de Brasília, ter suspendido por meio de liminar, a nomeação. O DEM protocolou uma ação contra a nomeação alegando que ele não poderia ocupar um cargo público sendo membro do MP. Dessa forma, o procurador baiano só poderia ocupar a função na pasta da Justiça deixando seu cargo vitalício no MP-BA. Outros cargos do governo também tiveram novos ocupantes. Para a Advocacia-Geral da União (AGU) foi nomeado José Eduardo Cardozo, que estava no ministério da Justiça. Para a Controladoria da Geral da União (CGU) foi designado Luiz Navarro de Brito.

Delação de Delcídio desencadeará novas ações da Lava Jato

  • 07 Mar 2016
  • 13:43h

(Foto: Reprodução)

A homologação da delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT) pelo relator da Lava-Jato no STF, Teori Zavascki, é esperada para o início da semana. De acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja, a aceitação deve ser acompanhada de uma série de medidas já pedidas pela Procuradoria-Geral da República: buscas e apreensões, conduções coercitivas e outras medidas dirigidas a personagens citados pelo senador nas mais de 400 páginas de seus depoimentos aos procuradores. A necessidade de serão extra de Teori se deveu ao vazamento do teor da colaboração do senador: como há muitas acusações e muitos políticos, empresários e executivos citados, era necessário que à oficialização dos depoimentos se seguissem medidas imediatas, para evitar destruição de provas.

Bala perdida matou ao menos 52 e deixou 86 feridos no Brasil em 2015

  • 05 Mar 2016
  • 16:03h

Algumas das vítimas de bala perdida em 2015 (Foto: Reprodução)

Tayná, de 7 anos, brincava numa rua de Paulista (PE) quando foi baleada na cabeça. A professora Miriã, 40, caminhava para a escola em Vila Velha (ES) quando foi atingida nas costas. Um tiro acertou a cabeça de Asafe, 9, no instante em que ele saía de uma piscina, no subúrbio do Rio. Além da dor, as famílias dessas vítimas têm em comum a dificuldade de encontrar os culpados: ninguém sabe de onde os tiros partiram. Pelo menos 52 pessoas morreram e outras 86 ficaram feridas por bala perdida em todo o Brasil em 2015. A Polícia Civil não contabiliza mortes do tipo, por isso, o levantamento foi feito com base em notícias publicadas no G1. “Eu sei que foi uma fatalidade. Mas também é muito difícil saber e aceitar que as pessoas que atiraram ainda estão por aí, soltas, prontas para atirar e matar novamente”, diz Francisca Benedito da Silva, filha de uma vítima de bala perdida em Natal. João Benedito, de 83 anos, estava sentado em frente ao seu mercadinho quando ladrões tentaram assaltar pessoas na rua e acabaram atirando.

 

Ele é um dos dois casos em que a pessoa foi vítima em resultado de roubos a outras pessoas. Quase 40% das mortes de bala perdida envolvem disputas entre criminosos ou confrontos entre policiais e suspeitos: 10 vítimas foram atingidas em tiroteios entre bandidos e policiais, e 10 em confrontos entre criminosos. Em nove dos casos de mortes, não há nenhuma informação sobre de onde surgiu a bala. Nove foram vítimas de pessoas faziam disparos aleatórios. Cinco mortes ocorreram em brigas. E, em outros cinco casos, a vítima foi alvejada quando alguém tentava matar uma terceira pessoa.Uma vítima foi atingida após confusão em um presídio a menos de um quilômetro de distância. Ricardo Alves, 33 anos, morreu enquanto escovava os dentes na varanda de casa, no morro em frente ao Complexo Prisional do Curado, no Recife. "Era uma catástrofe anunciada. Esse presídio já era para ter saído daqui", contou o irmão da vítima, Maviael Alves. Em relação aos 86 feridos, em grande parte dos registros iniciais (20), não há nenhuma informação sobre a origem do disparo. Outros 33 são resultado de tiroteios e 12, de alguém fazendo disparos.

CONTINUE LENDO

Mais de 38 mil candidatos fazem provas da Uneb domingo e segunda

  • 05 Mar 2016
  • 09:21h

(Foto: Reprodução)

As provas do vestibular 2016 da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) serão aplicadas no domingo (6) e na segunda-feira (7). Segundo a instituição de ensino, 38.732 candidatos se inscreveram. São oferecidas 2.974 vagas distribuídas em mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidos nos campi deSalvador e outras 23 cidades baianas. A aplicação das provas ocorre em 28 estabelecimentos de Salvador e em outros 63 do interior do estado. Os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Osexames terão início às 8h. Os candidatos inscritos devem acessar os locais de prova nossite da Uneb ou no site da Consultec, responsável pela aplicação das provas. No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para realização das provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação. Já no segundo dia, serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os canditados terão 4h para resolver as questões. O edital de convocação está disponível no site da Uneb. De acordo com a Uneb, entre os cursos mais concorridos em Salvador estão Medicina (500 candidatos/ vaga), Nutrição (74 candidatos/ vaga) e Fisioterapia (57 candidatos/ vaga). Já no interior, a procura maior foi pelos cursos de Direito, oferecidos nos campi de Camaçari (51 candidatos/ vaga) e Juazeiro (39 candidatos/ vaga), e a graduação em Enfermagem, ofertada em Guanambi (28 candidatos/ vaga). A tabela completa da concorrência pelos cursos no vestibular de 2016 pode ser consultada no site da Uneb.

Lula vai para o Diretório do PT após prestar depoimento por 3 horas à PF

  • 04 Mar 2016
  • 15:29h

(Foto: Reprodução)

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, levado para depor pela Polícia Federal na 24ª fase da Operação Lava Jato, nesta sexta-feira (4), em São Paulo, durou cerca de 3 horas. Após o mandado de condução coercitiva, o presidente Lula deixou o escritório da PF no aeroporto de Congonhas e seguiu para o Diretório do PT, no centro de São Paulo. O presidente Lula chegou em um carro preto e foi cercado por manifestantes que se aglomeraram em frente ao prédio onde funciona o Diretório. Não há informações se o ex-presidente dará uma entrevista coletiva nesta sexta. Lula é um dos alvos dos mandados de condução coercitiva na 24ª fase da Operação Lava Jato iniciada nesta sexta-feira (4). Ele foi levado pela Polícia Federal para o aeroporto de Congonhas, onde presta depoimento.

 

O MPF diz que o Instituto Lula recebeu R$ 20 milhões em doações de empreiteiras. Já a a empresa LILS Palestras, que pertence ao ex-presidente, recebeu R$ 10 milhões entre 2011 e 2014. Parte do dinheiro foi transferido do Instituto Lula para empresas de filhos do ex-presidente. O MPF investiga se serviços foram de fato prestados. “São realmente, que nós sabemos, [empresas] que caracterizavam o núcleo duro do cartel que dilapidou o patrimônio da Petrobras. Isso deve ser investigado com o aprofundamento das investigações”, disse o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, em entrevista coletiva na Polícia Federal, em Curitiba, nesta sexta-feira (4). "Hoje estamos analisando evidências de que o ex-presidente e sua família receberam vantagens para eventualmente consecução de atos no governo. Isso ainda é uma hipótese investigativa. Não há nenhuma motivação plausível para esse pagamento de vantagens. O governo dele foi um dos beneficiados pela compra do apoio político e partidário. Estamos investigando", afirmou. A operação envolvendo o ex-presidente foi autorizada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela investigação da Lava Jato em Curitiba. A operação cumpre mandados de busca, apreensão e conduções coercitivas na casa do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, em São Paulo. O Instituto Lula também é alvo da operação. Além dos endereços de Lula, que fica em São Bernardo do Campo, em São Paulo, outros mandados estão sendo cumpridos pela Polícia Federal desde às 6h, em três estados - incluindo a Bahia. Em Salvador são cinco de mandados de busca e apreensão, além de uma condução coercitiva. 

CONTINUE LENDO

Operação da PF na casa de Lula é destaque na imprensa internacional

  • 04 Mar 2016
  • 11:42h

(Foto: Reprodução)

A operação de busca e apreensão da Polícia Federal na casa do ex-presidente Lula em São Bernardo do Campo nesta sexta-feira é destaque na imprensa internacional. O mandado de condução coercitiva (quando alguém é obrigado pela Justiça a depor) expedido contra o ex-presidente motivou “breaking news” em diversos portais e jornais. O correspondente do jornal americano New York Times no Brasil informa que a operação investiga o escândalo de corrupção na Petrobras e que Lula é suspeito de ter obtido favores de empreiteiras que tinham contratos públicos. A rede britânica BBC noticia que a casa do ex-presidente em São Bernardo, cidade próxima de São Paulo, foi despertada pela presença de agentes federais. O também britânico The Guardian cita um policial federal, José Cyrispiniano, para confirmar que Lula é alvo de um mandado judicial para prestar depoimento à Justiça. A versão eletrônica do El País dá grande destaque ao tema e informa que “polícia faz buscas em domicílio de Lula pelo caso de corrupção da Petrobras”. O jornal espanhol informa que foram feitas buscas na casa do ex-presidente e os policiais chegaram por volta das 6 horas ao imóvel em São Bernardo do Campo. Também noticia as buscas na residência de um dos filhos do ex-presidente, Fábio Luiz Lula da Silva.

Nova fase da Lava-Jato leva ex-presidente Lula a depor

  • Valor Econômico
  • 04 Mar 2016
  • 07:41h

(Foto: Reprodução)

A Polícia nesta sexta feira mandado de condução coercitiva do ex­presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele está sendo levado para prestar depoimento na PF em São Paulo, no âmbito da Operação Lava­Jato. Nesta manhã, a PF deflagrou a 24ª fase da Operação, batizada de Aletheia. Cerca de 200 policiais federais e de 30 auditores da Receita 44 mandados judiciais ­ sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva ­ nos Estados de São Paulo, Rio e Bahia. A PF apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A PF vai fornecer novas informações às 10h, em coletiva de imprensa em Curitiba. Inspiração em Platão A imagem mítica de Aletheia, nome de nova fase da Operação Lava­Jato, foi usada pelo filósofo Platão para explicar a sua “Teoria das Formas”, base de sua epistemologia ou teoria do conhecimento. Segundo o mito, Aletheia não bebeu a água do Lethes, o rio mítico, e por isso conservava a sabedoria das coisas tais como são, no mundo superior das essências perfeitas, e não como aparentam ser, como é a característica da existência terrena, marcada pelo engano das percepções sensoriais. Em Platão, o conhecimento é função da razão, e não dos sentidos, que frequentemente nos induzem ao erro e à confusão. 

Estudo aponta Brasil como referência em aleitamento materno

  • 03 Mar 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

Estudo publicado, nesta quarta-feira, 2, na revista inglesa The Lancet, especializada em assuntos da área de saúde, destaca avanços brasileiros em políticas de estímulo à amamentação e cita o país como referência mundial no aleitamento materno. O levantamento analisou dados de 153 nações, sendo que o Brasil aparece em posição de destaque em relação a países como a China, os Estados Unidos e o Reino Unido. O pediatra e coordenador do estudo, César Victora, explicou que, na década de 70, as crianças brasileiras eram amamentadas por um período de dois meses e meio, em média. Em 2006, o número subiu para 14 meses. O levantamento mostra também que, na década de 80, apenas 2% das crianças brasileiras até 6 meses de idade recebiam exclusivamente leite materno. Em 2006, o índice passou para 39%. "O Brasil foi o país que mais chamou a atenção por ter tomado medidas importantes e complementares nas últimas três décadas", destacou, ao citar que a China, por exemplo, registrou uma redução de 5% no total de crianças com até 6 meses que se alimentam  exclusivamente com leite materno.

 

Ainda de acordo com o estudo, as brasileiras amamentam mais do que as britânicas, as americanas e as chinesas. A taxa de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê, no Brasil, é o dobro da registrada nos Estados Unidos, no Reino Unido e na China. "Não fizemos um ranking, mas o Brasil, com certeza, estaria entre os cinco primeiros", reforçou o pesquisador. Outros dados que constam no artigo e que têm como base informações do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) revelam que 68% das crianças brasileiras são amamentadas na primeira hora de vida, 50% continuam sendo amamentadas até completar 1 ano de idade e 25% são amamentadas até os 2 anos. Durante evento na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em Brasília, o secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, lembrou que a saúde da criança envolve cuidados que começam na vida intrauterina. "A política nacional de aleitamento materno não é um esforço de um governo. É um esforço de todos e uma política abraçada pelo Brasil", disse. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, avaliou o conjunto de ações de estímulo ao aleitamento materno como uma das políticas exitosas da pasta. "É uma política iniciada na década de 80 e que vem, desde então, sendo aplicada, estimulada e planejada com excelentes resultados". Entre as estratégias elogiadas por Castro estão a rede brasileira de bancos de leite humano, a regulamentação da chamada Lei da Amamentação, que limita a comercialização de substitutos ao leite materno, e a ampliação da licença-maternidade, de quatro para seis meses, permitindo a amamentação exclusiva pelo período recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUE LENDO

Corpo do neto de Chico Anysio é encontrado no Rio de Janeiro

  • 03 Mar 2016
  • 13:31h

(Foto: Reprodução)

Foi encontrado na manhã desta quinta-feira o corpo de Rian Brito, neto de Chico Anysio, na Praia de Flecheiras, Reserva de Jurubatiba, em Quissamã. A informação foi confirmada pela polícia ao jornal O Globo. O filho do humorista Nizo Neto, de 25 anos, foi visto pela família pela última vez no dia 23 de fevereiro, quando foi deixado pela mãe em uma aula de direção. O local é próximo da Praia do Paulista, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, onde os documentos e roupas do rapaz foram encontrados na semana anterior por um pescador. Ainda não se sabe o motivo que levou Rian a Quissamã.As últimas imagens registradas até o momento do jovem são na Rodoviária Novo Rio, onde ele chegou de táxi, após sacar dinheiro em um shopping, e embarcar em um ônibus para Quissamã. A equipe da Delegacia de Descoberta e Paradeiros (DDPA) da Polícia Civil, responsável pela busca, sobrevoou a orla local para confirmar a informação de um morador que afirmou ter visto Rian entrar no mar aberto.

Contran adia exigência de habilitação para cinquentinhas. Veja novo prazo

  • 03 Mar 2016
  • 12:36h

(Foto: Reprodução)

O Conselho Nacional de Trânsito prorrogou o prazo dehabilitação para os condutores de ciclomotores, as famosascinquentinhas. Ontem, quarta-feira (02) o órgão publicou a Deliberação 147 alterando a redação da Resolução 572, estendendo o prazo para o dia 31 de maio. Alguns Detrans já haviam postergado a exigência, considerando as dificuldades dos Centros de Formação de Condutores (autoescolas) em atender a demanda. Desde a última terça-fera (01), os condutores de cinquentinhas eram obrigados a possuir documento de habilitação: CNH categoria “A”, a mesma das motos ou a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). Como nova data estipulada, os condutores desses veículos tem maistempo para se regularizarem. No entanto, a obrigatoriedade para registro e licenciamento continua.Os veículos produzidos após o último dia 31 de julho de 2015, já se equiparam a qualquer outro veículo automotor em se tratando de emplacamentos. Já os fabricados antes disso, tem prazo até outubro de 2017.

Samarco poderá desembolsar mais de R$ 20 bilhões por tragédia em Mariana

  • 03 Mar 2016
  • 11:43h

(Foto: Reprodução)

Os recursos prometidos nesta quarta-feira (2) pela mineradora Samarco para revitalizar a Bacia do Rio Doce vão variar conforme as necessidades de reparação, e não possuem um valor máximo de desembolso. As estimativas constam no acordo assinado entre a empresa, os governos de Minas Gerais, Espírito Santo e a União, e vão se somar ao cálculo já feito das medidas compensatórias, que custarão R$ 4,1 bilhões. De acordo com o governo, embora não tenham um limite de financiamento, as ações de reparação foram previamente estimadas em R$ 20 bilhões, mas poderão variar entre R$ 18 bilhões e R$ 26 bilhões a depender do andamento de cada programa reparatório. 

“Se eu fizer um ponto de captação de água num canto do rio, eu tenho um custo. Se eu fizer do outro lado, eu tenho um custo diferenciado”, exemplificou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Dentre as ações de reparação assinadas no acordo, estão estipulados o manejo e a dragagem dos rejeitos, o tratamento dos rios, a recuperação da biodiversidade, incluídos os peixes, a flora e as faunas marinha e terrestre. Além disso, deverá ser criado um sistema de alerta de risco à população, e será garantido o abastecimento público das cidades afetadas com a construção de sistemas alternativos de captação de água. “Tem que ser reparado e não tem limite. Como você não sabe os custos, indica-se e sugere-se retirar toda a lama calha do rio Doce, que está depositada. Vai ter que dragar tudo aquilo, vai ter que fazer bioremediação nos locais em que você identificar contaminação. E pode ser também, pelo fato do uso anterior, por exemplo de garimpo na bacia, que na hora que for dragar, se vier algum metal pesado, vai ter que fazer bioremediação daquilo. Isso tudo exigirá analise técnica e estudos”, disse a ministra. Em paralelo a essas ações, será concretizada a compensação dos danos, que envolve, por exemplo, a indenização das vítimas afetadas pelo maior desastre ambiental do país. Os impactos socioeconômicos e socioambientais, já estipulados em R$ 4,1 bilhões, serão divididos em R$ 240 milhões anuais pelo prazo de 15 anos, além de R$ 500 milhões a serem aplicados no saneamento dos 39 municípios e localidades atingidos. Já a estimativa restante será paga da seguinte forma: R$ 2 bilhões até dezembro, R$ 1,2 bilhão no ano que vem e R$ 1,2 bilhão em 2018. A partir de 2019, informou o governo, os repasses anuais vão variar de R$ 800 milhões a R$ 1,6 bilhão, a depender dos projetos. A cada três anos, com base nos estudos, serão feitas revisões dos orçamentos anuais.

CONTINUE LENDO

Brasil anuncia ao COI corte de R$ 900 mi nos Jogos do Rio 2016

  • 03 Mar 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

A Olimpíada do Rio de Janeiro vai sofrer um corte de R$ 900 milhões no orçamento. De acordo com publicação do Jornal Estado de S. Paulo, os detalhes da medida vão ser apresentados ao Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quarta-feira (2), em reunião em Lausanne. O principal motivo do corte é a grave crise financeira que o país enfrenta.  A ideia do Comitê Organizador Local é mostrar que conseguiu equilibrar os gastos com a receita. No total, 7,4 bilhões vão ser gastos nos Jogos do Rio de Janeiro, sem contar as obras de infraestrutura da cidade. Para conseguir chegar a esse valor, 12% dos custos iniciais foram eliminados. A decisão irritou dirigentes de modalidades que vão ser afetadas.  Entre os projetos descartados estão as eliminações de construções temporárias, como a arquibancada flutuante que seria erguida na Lagoa Rodrigo de Freitas. Com isso, haverá espaço apenas para seis mil pessoas. O plano original era de contar com pelo menos 14 mil espectadores. Para a Federação Internacional de Remo, a mudança representa um prejuízo financeiro. 

Já no Maria Lenk vai contar com três piscinas, o que não afeta as competições, mas os responsáveis pelos esportes aquáticos afirmam que o ideal era ter uma a mais para não prejudicar o treinamentos dos atletas de salto, nado sincronizado e polo aquático.  Outros cortes vão acontecer no cardápio servidos aos dirigentes. Os coquetéis foram reduzidos e os luxuosos canapés substituídos por pão de queijo. Porém, no ranking das prioridades, os atletas foram priorizados e vão contar com orientação no preparo dos alimentos. Profissionais vão ficar de prontidão para atender competidores muçulmanos, orientais e de todas as regiões do mundo.  Uma das grandes preocupações do COI está no metrô. O transporte vai operar apenas entre Ipanema e Barra, local dos Jogos, sem parar em todas as estações. Vice-presidente do órgão, Craig Reedie alertou ao Estado que essa obra precisa ser prioridade. 

CONTINUE LENDO