BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Flávio diz que nunca Jair Bolsonaro teve tanto líquido no pulmão e pede domicilar; "Estão brincando com a vida do meu pai"

  • Por Edu Mota, de Brasília - Via Bahia Notícias
  • 13 Mar 2026
  • 18:40h

Foto: Reprodução Redes Sociais

Em uma entrevista coletiva no Hospital DF Star, em Brasília, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o pai foi internado nesta sexta-feira (13) com o quadro mais grave já registrado desde que passou a enfrentar complicações respiratórias. Flávio disse à imprensa que nunca seu pai havia mostrado um quadro com “tanto líquido no pulmão”. 

 

De acordo com relatório do DF Star enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), há suspeita de broncopneumonia aguda. A condição é um tipo de infecção pulmonar que atinge bronquíolos e alvéolos.

 

“Os médicos disseram que dessa vez foi a pior vez que ele se internou aqui com relação à quantidade de líquido que tinha no pulmão dele. Nunca o pulmão dele encheu de tanto líquido”, afirmou Flávio em coletiva de imprensa.

 

Segundo o candidato a presidente, o acúmulo de líquido ocorrido em razão de broncoaspiração, quando substâncias do estômago acabam indo para o pulmão, é condição que representa um risco elevado de infecção.

 

“Isso é perigosíssimo. Pode se alastrar para uma grande infecção. Graças a Deus ele chegou rápido ao hospital”, disse.

 

Na entrevista, o candidato a presidente aproveitou para criticar a manutenção da prisão de Jair Bolsonaro e voltou a defender a concessão de prisão domiciliar humanitária pelo Supremo Tribunal Federal. 

 

Flávio argumenta que, em casa, o ex-presidente poderia ter acompanhamento permanente da família e de profissionais de saúde, o que, segundo ele, ajudaria a evitar a piora do quadro clínico.

 

“Está mais uma vez comprovado que onde ele está a tendência é que vá piorando o quadro de saúde dele. Estão brincando com a vida do meu pai. Não dá mais para tratar isso como frescura ou paranóia de que ele pode fugir”, afirmou o senador.

Petrobras aumenta preço do diesel nas refinarias em R$ 0,38 por litro

  • Por Nicola Pamplona | Folhapress
  • 13 Mar 2026
  • 16:33h

Foto: Reprodução

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (13) aumento de R$ 0,38 por litro no preço do diesel vendido em suas refinarias. A alta foi anunciada um dia depois anúncio de pacote do governo federal para enfrentar a escalada das cotações internacionais do petróleo após o início da guerra no Irã.
 

O aumento é superior aos R$ 0,32 por litro de isenção de PIS/Cofins anunciados pelo governo. Segundo a Petrobras, o diesel sairá de suas refinarias a partir deste sábado a R$ 3,65 por litro.
 

Na abertura do mercado desta sexta, o litro do diesel nas refinarias da estatal custava R$ 2,34 abaixo da paridade de importação calculada pela Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis).
 

As medidas do governo para enfrentar a crise foram anunciadas em meio a pressões do agronegócio e do setor de transporte, que já sentem os efeitos da guerra sobre seus custos —distriubidoras e importadores privados estão repassando a alta do preço e o diesel já subiu 7% em março.
 

Em ofício ao governo, a Abrava (Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores) ameaçou convocar greve dos caminhoneiros. A entidade reclamava de "inércia" e relação à emergência e pedia isenção de impostos e do pagamento de pedágio até o fim da crise.
 

A Anatrip (Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual Semiurbano de Passageiros) foi à ANTT (Agência Naccional de Transportes Terrestres) pedir reequilíbrio econômico-financeiro das tarifas para ajustá-las à alta de custos.
 

Em outra frente, distribuidoras de médio porte e importadores vinham alertando para risco de falta do produto diante da elevada defasagem praticada pela Petrobras. As empresas estavam evitando trazer diesel a preços muito maiores do que os da estatal.

Com prazo de 23 dias, União Brasil e PP aguardam decisão do TSE sobre federação União Progressista

  • Bahia Notícias
  • 13 Mar 2026
  • 12:29h

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

No dia 4 de dezembro, o União Brasil, presidido por Antonio Rueda, e o Progressistas (PP), liderado pelo senador Ciro Nogueira, protocolaram no Tribunal Superior Eleitoral o pedido de registro da federação entre os dois partidos, batizada de União Progressista.

 

Para poder disputar as eleições deste ano, a associação entre as siglas precisa ser aprovada pelo tribunal até seis meses antes do pleito, prazo que expira em 23 dias.

 

O processo foi distribuído para a ministra Estela Aranha. Há duas semanas, a relatora determinou que a Procuradoria-Geral Eleitoral se manifestasse sobre o registro para que a ação pudesse ser concluída, mas o Ministério Público ainda não apresentou parecer.

 

Até o momento, o TSE já aprovou quatro federações partidárias: Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PSDB-Cidadania, PSOL-Rede e Renovação Solidária (Solidariedade e PRD).

Censo Escolar: 9 em 10 escolas da rede pública da Bahia tem acesso à internet em 2025

  • Bahia Notícias
  • 13 Mar 2026
  • 10:27h

Foto: Layo Stambassi/MCom

A Bahia está muito próxima da universalização do acesso à internet em escolas públicas de ensino básico. É o que apontam os dados do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Ministério da Educação em março deste ano. Conforme o levantamento, 94,3% das escolas da rede pública na Bahia têm acesso a internet com base em dados do ano passado, registrando um salto de 53,7% em comparação ao ano de 2015, quando o percentual era de 40,6%. 

 

O dado contabiliza escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. O percentual do estado supera a média nacional, que registrou a 93,1% em 2025. Levando em conta apenas as instituições em áreas urbanas, a evolução na Bahia foi de 80% para 98,8% entre 2015 e 2025 (18,9 pontos percentuais). Já nas áreas rurais, o avanço foi de 73,9 pontos percentuais: saiu do patamar de 16,9% em 2015 para 90,8% em 2025. 

 

O mesmo fenômeno se refletiu em escolas quilombolas, indígenas e de educação especial. Nas quilombolas, o avanço foi de 71,9 pontos percentuais, de 22,2% em 2015 para 94,1%. No caso das escolas indígenas, os 32,7% de 2015 se tornaram 88,4% em 2025 (55,7 p. p.). Na educação especial, o salto foi de 57,3% para 96,4% (39,2 pontos percentuais).


 
No plano mais diretamente conectado ao cotidiano dos estudantes da Bahia, subiu 74,3 pontos percentuais (de 17,7% para 74,3%) o número de escolas públicas com internet disponível para atividades de ensino e aprendizagem entre 2019 e 2025, e cresceu 21,4 pontos percentuais (de 37,4% para 58,8%) o número de escolas com computadores disponíveis para alunos (desktops ou laptops) entre 2015 e 2025.


 
Lançada em setembro de 2023, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC) articula ações voltadas à expansão do acesso à internet de qualidade, à melhoria da infraestrutura elétrica e de rede interna (Wi-Fi) e à promoção do uso pedagógico das tecnologias digitais. Entre 2023 e 2025, foram destinados aproximadamente R$ 3 bilhões para ações de conectividade em escolas estaduais e municipais, em regime de colaboração com estados e municípios.


 
“Nós queremos a tecnologia na escola com fins pedagógicos, para auxiliar a aprendizagem do aluno e ser elemento complementar do professor. Há um esforço do governo de garantir 100% da conectividade para fins pedagógicos das escolas”, afirmou o ministro Camilo Santana (Educação).

 

“O censo apresenta a conectividade em geral, mas ela pode ser para a sala do professor, para o diretor, para a área administrativa. O que queremos é que o professor possa transmitir um vídeo em sala. E é por isso que criamos a Estratégia de Conectividade de Escolas, e passamos de 45% em 2023 para 70% este ano”, completou Santana.


 
O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)?e contabiliza?178,8 mil escolas de educação básica no Brasil.?A divulgação?dos?resultados de 2025 foi realizada em 26 de fevereiro de 2026. O levantamento?apresenta?dados sobre escolas, professores, gestores, turmas e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino.

Vizinho acusado de perseguir Kelly Key pode ser expulso do condomínio, alerta advogada; entenda questão

  • Por Liz Barretto/Bahia Notícias
  • 13 Mar 2026
  • 08:24h

Foto: Reprodução/Bahia Notícias

A cantora Kelly Key publicou, no último domingo (8), um vídeo em redes sociais denunciando comportamentos inadequados de um vizinho, que teria problemas psicológicos e chegou a tentar invadir a casa da família dela.

 

Os abusos relatados vão de entrega de presentes à filha da artista até a tentativa de agressão contra o pai dela. O vizinho também está envolvido em conflitos com outros moradores e, de acordo com o relato, já foi denunciado à polícia inúmeras vezes.

 

No momento, o vizinho está internado, mas sua família ainda não conseguiu um laudo psiquiátrico formal, o que faz com que ele possa assinar sua própria alta médica, situação que, segundo a cantora, já aconteceu.

 

A conduta levanta um debate sobre os limites da convivência em residenciais. Nesse caso, especialistas alertam sobre a possibilidade de punições mais graves. Para Jamile Vieira, advogada especialista em direito condominial, o homem pode ser enquadrado criminalmente.

 

“Ele já ultrapassou os limites de problemas de convivência em condomínio. É um caso bastante grave que envolve condutas ilícitas do ponto de vista criminal”, afirmou.

 

Se sua condição for comprovada por meio de um laudo e existirem provas sobre a perturbação do sossego, o acusado pode ser expulso do condomínio, aponta a advogada.


Isso porque uma interpretação do Código Civil prevê a possibilidade de expulsão dos chamados "condôminos antissociais". Decisões judiciais já admitiram, em casos extremos, a expulsão de pessoas enquadradas nessa categoria. O termo diz respeito a moradores que têm condutas repetitivas e geram grave perturbação à segurança, sossego ou saúde dos demais.

 

“O condomínio deve apurar o caso e votar, em assembleia, sobre enquadramento dele como ‘condômino antissocial’. Nesse caso, o Código Civil determina que seja aplicada uma multa de dez vezes o valor da taxa condominial e pode chegar até a expulsão desse morador, se houver uma declaração judicial e o quórum necessário, de 3/4 dos moradores”, alertou.

Lula se reúne com Jaques Wagner e Randolfe Rodrigues antes de encontro com Davi Alcolumbre

  • Bahia Notícias
  • 12 Mar 2026
  • 12:29h

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva almoçou com dois senadores do PT que atuam como líderes do governo no Poder Legislativo na terça-feira (10), no Palácio da Alvorada.

 

O encontro, que não constou na agenda oficial do presidente, reuniu o líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA), e o líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT-AP).

 

Segundo auxiliares presidenciais, Lula quis conversar com os parlamentares para se preparar para uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

 

Lula e Alcolumbre conversaram por telefone na semana passada e combinaram um encontro, que pode ocorrer nesta quarta-feira (11). As informações foram divulgadas pelo portal Metrópoles.

Senador apresenta projeto que obriga plataformas a remover discurso de ódio contra mulher

  • Bahia Notícias
  • 11 Mar 2026
  • 12:29h

Foto: Reprodução / Redes sociais

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) protocolou um Projeto de Lei (PL) que obriga as plataformas digitais a retirar conteúdos com discurso de ódio e incentivo à violência de gênero nas redes sociais. O foco do projeto é a criação da Política Nacional de Combate ao Discurso de Ódio contra a Mulher na Internet.

 

Conforme o texto, os provedores seriam obrigados a realizar a retirada dos conteúdos em até 180 dias, sob pena de multa de até 10% do faturamento do grupo. O sistema de detecção deve contar com ferramentas de IA (Inteligência Artificial) e revisão humana especializada.

 

Outra demanda do projeto é a desmonetização de canais que disseminem ódio por até cinco anos, considerando usuários sancionados administrativa ou judicialmente por violência contra a mulher.

 

Randolfe Rodrigues ainda estabeleceu no texto uma espécie de "Botão do Pânico Virtual", que poderá ser acionado a qualquer momento pela mulher em situação de risco iminente.

 

O projeto foi nomeado como "Lei Ivone e Tainara", duas mulheres assassinadas nos últimos meses e ainda define a Autoridade Central, órgão a ser criado pelo Poder Executivo para centralizar denúncias de discurso de ódio nas plataformas.

Repasse do FNDE: Bahia recebeu mais de R$ 30 milhões para construção de creches em três anos do governo Lula

  • Por Gabriel Lopes/Bahia Notícias
  • 11 Mar 2026
  • 08:23h

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Municípios baianos de diferentes regiões receberam, entre os anos de 2023 e 2025, repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinados à construção de creches. Os valores, voltados ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, integram um montante nacional de R$ 422 milhões liberados pelo governo federal no período, o que representa uma média anual de R$ 140 milhões para a infraestrutura da educação infantil em todo o país.

 

Na Bahia, a distribuição dos recursos alcançou cidades como Casa Nova, Euclides da Cunha, Ipiaú, Tucano e Castro Alves, que figuram com pagamentos recorrentes na planilha de execuções do fundo. Em Salvador, os registros de 2023 detalham uma série de transferências vinculadas a processos específicos. Outras localidades, a exemplo de Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Milagres e Camaçari, também receberam parcelas para o andamento de obras classificadas tecnicamente como "Creche Obra".

 

Ao todo, 26 municípios baianos receberam, no período analisado, R$ 31.323.849,07. Confira abaixo a lista completa de municípios baianos com registro de repasses:

  • Anguera
  • Antônio Gonçalves
  • Belmonte
  • Camaçari
  • Caraíbas
  • Casa Nova
  • Castro Alves
  • Coaraci
  • Euclides da Cunha
  • Filadélfia
  • Formosa do Rio Preto
  • Iaçu
  • Ipiaú
  • Itatim
  • Lapão
  • Milagres
  • Monte Santo
  • Muritiba
  • Nova Viçosa
  • Piatã
  • Porto Seguro
  • Presidente Dutra
  • Salvador
  • Tanhaçu
  • Teixeira de Freitas
  • Tucano

 

CENÁRIO NACIONAL
Embora o estado baiano apresente um fluxo constante de recebimentos, o monitoramento do FNDE mostra que os R$ 422 milhões foram pulverizados por todas as regiões brasileiras. Estados como Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina também concentram volumes expressivos de emissões mensais. Entre os repasses individuais de maior vulto no recorte nacional, destaca-se um pagamento à Secretaria de Educação do Tocantins no valor de R$ 4.639.914,98, realizado em março de 2025.

 

A operacionalização financeira dessas construções ocorre majoritariamente por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), com registros concentrados nos ciclos PAR 3 e PAR 4. Cada transferência está estritamente vinculada a um Número de Identificação (ID) da obra e a um número de processo administrativo, o que permite o rastreio individualizado de cada creche em construção.

 

Os dados indicam que o ritmo de transferências foi mantido ao longo dos três anos analisados. Em 2023, os repasses ganharam volume a partir de fevereiro, com forte presença de municípios do Nordeste e Sul. No ano de 2024, cidades baianas como Monte Santo, Lapão e Caraíbas registraram ingressos de recursos em meses distintos, acompanhando o cronograma nacional que teve picos de emissão em agosto e dezembro. Para 2025, a planilha já contabiliza pagamentos programados ou realizados até o final do primeiro semestre, assegurando a continuidade das metas de expansão física da rede de ensino infantil.

 

Todos os dados foram obtidos pela Fiquem Sabendo, agência de dados independente e especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Trump diz que guerra no Irã vai terminar 'bem rápido', mas que EUA não 'venceram o bastante'

  • Por Guilherme Botacini | Folhapress
  • 10 Mar 2026
  • 16:54h

Foto: Shealah Craighead / Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira (9) que a guerra no Irã vai "acabar bem rápido", nove dias após o início da guerra contra a República Islâmica, ampliada pela reação de Teerã aos ataques iniciais de Washington e de Israel, com ataques a outros países na região.
 

"Já vencemos de muitas formas, mas ainda não vencemos o bastante. Seguimos em frente, mais determinados do que nunca a alcançar a vitória definitiva que encerrará esse perigo de longa data de uma vez por todas", disse Trump, em evento com republicanos na Flórida.
 

"Em uma semana eles iriam nos atacar, com 100% de certeza. Eles estavam prontos. Tinham todos esses mísseis, muito mais do que qualquer um imaginava, e iam nos atacar, mas também iam atacar todo o Oriente Médio e Israel", afirmou o presidente americano, novamente justificando a ação contra a República Islâmica.
 

A reação iraniana mira principalmente países com bases americanas no Oriente Médio. Neste domingo (8), o país persa escolheu seu novo líder supremo, Mojtaba Khamenei, filho do aiatolá Ali Khamenei, morto no começo das ações americanas e israelenses.
 

Teerã lançou sua primeira salva de novos ataques, agora sob Mojtaba, ainda no domingo, e atingiu a instalação de petróleo Al Ma'ameer, no Bahrein. O líder turco, Recep Tayyip Erdogan, alertou o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, que violações do espaço aéreo turco são injustificáveis.
 

Em meio ao bloqueio do estreito de Hormuz, fundamental para o mercado de energia global, a Guarda Revolucionária iraniana afirmou que países árabes e europeus que expulsarem embaixadores dos EUA e Israel de seus territórios, teriam liberdade para passar pela via marítima.
 

Em entrevista coletiva na Flórida, Trump afirmou que, se necessário, os EUA farão escolta de navios no estreito de Hormuz e atingirão o Irã "muito, muito mais forte", se o bloqueio da passagem de combustíveis continuar.
 

Mais cedo, segundo a correspondente da rede CBS News na Casa Branca, Weijia Jiang, o presidente americano já havia dito acreditar que a guerra contra o Irã estava "praticamente concluída" e que Washington estava "muito à frente" de sua estimativa inicial de 4 a 5 semanas para o fim do conflito.
 

"Acho que a guerra está praticamente concluída. Eles não têm Marinha, não têm comunicações, não têm Força Aérea", disse Trump, segundo Jiang, em rápida entrevista por telefone.
 

Sobre o novo líder supremo iraniano, Trump disse mais cedo à CBS News que não tinha "nenhuma mensagem para ele" e afirmou que cogita uma pessoa para substituir Mojtaba, mas não deu mais detalhes. Mais cedo ele havia dito não estar contente com a escolha, que classificou como um "grande erro".
 

Mojtaba, 56, é um clérigo linha-dura que operava nos bastidores do poder enquanto seu pai controlava o regime. Sua eleição pela Assembleia de Especialistas, composta por clérigos xiitas, indica continuidade na República Islâmica, ainda que agora com maior força da Guarda Revolucionária, próxima de Mojtaba.
 

Isso também indica que Teerã tenta passar a mensagem de que os ataques de Washington e Tel Aviv, até o momento, não foram suficientes para desmantelar o regime. Trump evita descartar o envio de tropas ao Irã, embora a medida tenha um alto custo político em importante ano de eleições legislativas nos EUA.
 

Um dos sujeitos ocultos do conflito, a Rússia declarou "apoio inabalável" ao Irã após a escolha de Mojtaba para a liderar o país.
 

"Gostaria de reafirmar nosso apoio inabalável a Teerã e nossa solidariedade aos nossos amigos iranianos", disse o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que seu país tem sido e continuará sendo "um parceiro confiável" da República Islâmica.
 

"Em um momento em que o Irã enfrenta uma agressão armada, sua gestão em uma posição tão elevada exigirá, sem dúvida, grande coragem e dedicação", afirmou Putin.
 

Apesar da proximidade entre Rússia e Irã, Moscou não saiu em defesa de Teerã após o início dos ataques. Inicialmente, apenas condenou o que chamou de "passo inconsequente" dos EUA e de Israel que "não deixa dúvidas de que é um deliberado, premeditado e não provocado ato de agressão contra um membro da ONU soberano e independente".
 

De acordo com o Kremlin, o presidente russo conversou por telefone com Trump durante uma hora nesta segunda. Putin teria feito propostas para encerrar a guerra no Irã rapidamente, ainda segundo o Kremlin. Trump, mais tarde, afirmou que o presidente russo quer "ser construtivo" na discussão sobre o conflito.
 

Os dois também discutiram a guerra na Ucrânia e o cenário global do petróleo, ainda segundo o Kremlin. O preço do barril despencou para menos de US$ 90 após as declarações de Trump sobre um fim rápido do conflito —depois de haver aumentado quase 30%, a maior variação diária desde 1988, e se aproximado de US$ 1

A menos de 100 dias da Copa, Seleção Brasileira busca ajustes finais e EUA vive tensão diplomática; entenda os cenários

  • Por Carlos Matos/Bahia Notícias
  • 10 Mar 2026
  • 14:51h

Foto: Reprodução/Redes sociais

A contagem regressiva para a Copa do Mundo já começou. Faltando pouco menos de 100 dias para o início do torneio, seleções e jogadores entram na fase decisiva de preparação, marcada por avaliações finais, disputas por vagas e ajustes táticos. No caso da Seleção Brasileira, o período é tratado como determinante para a definição da lista de convocados que representará o país na competição.

 

 

O Brasil chega ao momento final do ciclo de preparação com uma base consolidada, mas ainda com lacunas e disputas abertas em diferentes setores do campo. Os próximos amistosos da equipe nacional devem servir como um dos últimos testes antes da divulgação da convocação definitiva.

 

O calendário prevê quatro compromissos importantes: amistosos contra a França, no dia 27, e contra a Croácia, no dia 31 de março, além de dois últimos duelos preparatórios diante do Panamá, sendo o encontro final da Seleção Canarinho com o povo brasileiro, disputado no Maracanã, no dia 31 de maio. Já próximo da abertura do Mundial, no dia 6 de junho, a equipe nacional enfrenta o Egito, em Cleveland, nos Estados Unidos. 

 

Os Estados Unidos, um dos países-sede, sendo este o principal, que a propósito, receberá a final da Copa do Mundo, no MetLife Stadium, no dia 19 de julho, que no Brasil é o dia nacional do futebol, vive tensões políticas, que até o momento, não colocam em questão, ao menos publicamente, a decisão dos EUA para sediar o torneio.

 

Em meio aos conflitos bélicos dos Estados Unidos contra o Irã, ora Cristiano Ronaldo, ora Lionel Messi se encontraram com o presidente estadunidense, Donald Trump. O que parece não passar de um simples aperto de mão pode validar, de alguma forma, as ações e escolhas de um país. Escolhas que também precisarão ser feitas por Neymar, Carlo Ancelotti, CBF e pelo Brasil, caso queiram entrar em junho com um objetivo e sair de julho com uma taça.

 

DISPUTA POR VAGAS SEGUE ABERTA
Embora alguns nomes sejam considerados praticamente certos na convocação de maio, a reta final do ciclo ainda apresenta uma concorrência significativa em determinados setores, principalmente no ataque e no meio-campo.

 

Atletas que vivem boa fase em clubes europeus aparecem como candidatos fortes a integrar a lista final, especialmente aqueles que mantiveram regularidade durante a temporada. Ao mesmo tempo, jogadores que já fazem parte do ambiente da seleção buscam reafirmar espaço diante da concorrência crescente.

 

A recente lesão de Rodrygo alterou parcialmente o cenário ofensivo. O atacante, que vinha sendo presença frequente nas convocações, passou a ser dúvida para o período final de preparação. A situação abre espaço para que outros nomes ganhem oportunidades nos amistosos, ampliando a disputa por vagas no setor ofensivo.

 

Entre os observados pela comissão técnica estão jogadores com características distintas, capazes de oferecer variações táticas. A definição final deve levar em conta não apenas desempenho individual, mas também o equilíbrio do elenco e a versatilidade dos atletas.

 

 

 

NEYMAR VIVE MOMENTO DECISIVO
Um dos casos mais acompanhados no processo de convocação envolve Neymar. Principal nome da Seleção Brasileira na última década, o atacante atravessa um período de avaliações sobre condição física e ritmo de jogo.

 

A participação nos amistosos pode se tornar determinante para a presença do jogador na Copa do Mundo. Integrantes da comissão técnica consideram que o desempenho recente e a capacidade de suportar a intensidade da competição serão fatores decisivos para a definição.

 

A situação reforça um cenário de transição vivido pela seleção brasileira nos últimos anos, com a consolidação de novos protagonistas no setor ofensivo, mas ainda com expectativa em torno da liderança técnica exercida por Neymar quando está em campo.

 

Foi confirmado, nesta segunda-feira (9), que o técnico Carlo Ancelotti adicionou o camisa 10 na pré-lista da convocação que vai acontecer na próxima segunda (16). O italiano também estará presente no confronto entre Mirassol e Santos, pela quinta rodada do Brasileirão.

 

O motivo da presença do treinador se dá justamente para acompanhar Neymar mais de perto. O problema é que logo depois da primeira confirmação, foi noticiado que Neymar não foi relacionado para o jogo em questão, pois o jogador sente desgastes físicos e será poupado para o clássico de domingo (15), contra o Corinthians, na Vila Belmiro, já pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

 

 

 

CENÁRIO POLÍTICO MARCA RETA FINAL
O contexto da Copa do Mundo também tem sido influenciado por questões políticas internacionais. Os Estados Unidos, uma das sedes do torneio, vivem um momento de tensão diplomática com o Irã, seleção já classificada para a competição.

 

O cenário gera discussões sobre logística, segurança e possíveis impactos no ambiente do torneio, ainda que autoridades esportivas e governamentais mantenham o discurso de que a competição será realizada normalmente.

 

Recentemente, dois dos maiores jogadores da era contemporânea do futebol, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, participaram de um encontro público com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião ocorreu em meio à crescente visibilidade política em torno do Mundial e reforçou o protagonismo global do evento, que ultrapassa o campo esportivo.

 

Cristiano Ronaldo e Messi, que já protagonizaram uma das maiores rivalidades da história do futebol, devem disputar mais uma Copa do Mundo, o que amplia as expectativas sobre a competição e reforça o caráter simbólico do torneio para uma geração que acompanhou suas carreiras.

 

MUDANÇA NO GRUPO DO BRASIL
Outra movimentação recente que chamou atenção no cenário internacional foi a saída do técnico Walid Regragui do comando da seleção do Marrocos. A mudança ocorreu a cerca de três meses do início da Copa do Mundo.

 

Marrocos integra o Grupo C, o mesmo do Brasil, e a troca de treinador adiciona um elemento de imprevisibilidade ao cenário da chave. Mudanças de comando às vésperas de grandes competições podem gerar tanto instabilidade quanto um efeito de reação no elenco.

 

A seleção marroquina ganhou destaque internacional nas últimas competições pela organização tática e pela capacidade de enfrentar adversários tradicionais, o que faz com que a equipe continue sendo vista com atenção pelos analistas.

 

 

 

ÚLTIMO CAPÍTULO ANTES DO MUNDIAL
Com pouco menos de 100 dias para o início da Copa do Mundo, seleções e jogadores entram na etapa mais sensível da preparação. Lesões, desempenho nos amistosos e decisões técnicas devem moldar as listas finais.

 

No caso do Brasil, a expectativa gira em torno da definição do elenco que tentará conquistar mais um título mundial. A combinação entre jogadores experientes e novos protagonistas deve ser o eixo da seleção na competição.

 

A reta final até o Mundial promete consolidar escolhas e encerrar debates que se estenderam ao longo de todo o ciclo. Nos próximos meses, cada atuação e cada decisão podem representar um passo decisivo rumo ao maior torneio do futebol mundial. 

Servidor do BC ligado a caso Master será substituído em conselho fiscal de fundo de pensão

  • Por Nathalia Garcia | Folhapress
  • 10 Mar 2026
  • 12:46h

Foto: Reprodução / Instagram / Belline Santana

Ex-chefe do departamento de Supervisão Bancária do Banco Central, Belline Santana será substituído no conselho fiscal da Centrus (Fundação Banco Central de Previdência Privada), após investigações identificarem evidências de envolvimento do servidor com o caso Master. A formalização da saída dele ocorrerá ainda neste mês.
 

A informação de que a substituição de Santana no fundo de pensão está sendo providenciada foi antecipada pelo jornal Valor Econômico e confirmada pela Folha de S.Paulo.
 

Segundo um interlocutor a par das discussões, ouvido pela reportagem na condição de anonimato, a mudança será oficializada depois que a equipe jurídica der orientação sobre o melhor encaminhamento para o caso.
 

Diante do ineditismo da situação, há dúvidas se o posto no conselho fiscal da Centrus será ocupado pelo suplente de Santana, Eduardo Russolo Ferreira, chefe do departamento responsável pela contabilidade e pela execução orçamentária do BC.
 

Foi solicitada urgência para a questão, e a expectativa é que a análise seja concluída nos próximos dias. Procurado por telefone e por mensagem via WhatsApp, por volta de 20h30, Santana não respondeu ao contato da reportagem. Sua defesa também não foi localizada.
 

A Centrus é uma entidade fechada de previdência complementar voltada para os servidores do Banco Central. O conselho fiscal é o órgão responsável pela fiscalização da gestão econômico-financeira do fundo de pensão. Ele é composto por quatro membros.
 

Santana tomou posse como conselheiro fiscal da Centrus em dezembro de 2024 para um mandato de quatro anos, em substituição a Everaldo Luis Bonetti. Economista e servidor do BC desde 1998, Santana integrou o colegiado como representante do patrocinador.
 

Santana e o ex-diretor Paulo Sérgio Neves de Souza foram alvos de operação de busca e apreensão realizada na quarta-feira (4) pela Polícia Federal. O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que eles usassem tornozeleira eletrônica.
 

As investigações do caso Master apontam que Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, manteve interlocução direta e frequente com os dois servidores, discutindo temas relacionados à situação regulatória do banco e encaminhando documentos e minutas de normas do órgão regulador. Eles teriam alertado o ex-banqueiro sobre o monitoramento que o BC fazia sobre a instituição.
 

No despacho do ministro do STF são relatadas mensagens em que Vorcaro solicitava aos funcionários do BC orientações estratégicas sobre a condução de reuniões institucionais, a elaboração de documentos e a abordagem de temas sensíveis.
 

O Banco Central disse ter identificado indícios de vantagens indevidas por parte de dois servidores durante investigação interna sobre o caso Master. O processo está sendo conduzido sob sigilo pela corregedoria do órgão.
 

"De imediato, o Banco Central afastou cautelarmente os referidos servidores do exercício de seus cargos e do acesso às dependências da instituição e a seus sistemas, instaurou procedimentos correcionais para apuração dos fatos e comunicou os indícios de prática de crimes à Polícia Federal", disse a autoridade monetária em nota.

Mulher suspeita de desviar mais de R$ 2 milhões do “Bahiano de Tênis” é alvo de operação e presa em mansão em Busca Vida

  • Bahia Notícias
  • 10 Mar 2026
  • 10:36h

Foto: Reprodução / Alô Juca

Equipes do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) realizaram, na manhã desta terça-feira (10), uma operação para cumprir mandados de prisão contra uma mulher suspeita de desviar mais de R$ 2 milhões do “Bahiano de Tênis”.

 

A investigada foi localizada em uma residência de alto padrão no condomínio Busca Vida, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante a ação policial, o companheiro dela também foi conduzido para prestar esclarecimentos.

 

No imóvel, os investigadores apreenderam um carro de luxo, uma motocicleta e outros objetos que podem contribuir para o andamento das investigações. A casa onde o casal foi encontrado é uma mansão avaliada em mais de R$ 10 milhões, conforme informações do site Alô Juca.

 

De acordo com a polícia, as apurações buscam esclarecer de que forma o dinheiro teria sido desviado e se há outras pessoas envolvidas no suposto esquema.

Senado tem combo de ações: CPI da Toga, impeachment de Moraes e Toffoli e processo contra Alcolumbre

  • Por Edu Mota, de Brasília/Bahia Notícias
  • 10 Mar 2026
  • 08:26h

Foto: Agência Senado

O Senado Federal viveu uma segunda-feira (9) movimentada, com diversos tipos de ações sendo apresentadas em função dos desdobramentos das revelações de conversas do banqueiro Daniel Vorcaro com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Pedidos de criação de CPI, de impeachment e até uma representação contra o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) foram apresentadas neste começo de semana.

 

Uma das ações do dia foi a apresentação do requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito para investigar os ministros do STF envolvidos com o Banco Master, a chamada CPI da Toga. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou o pedido de criação da CPI na noite desta segunda, em um requerimento com 35 assinaturas, mais do que o mínimo de 27 apoios necessários. 

 

Segundo Vieira, que é o relator da CPI do Crime Organizado, a comissão a ser criada tem como objetivo investigar a conduta dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes em processos relacionados ao Banco Master. “O Brasil só será uma verdadeira república democrática quando todos estiverem submetidos ao mesmo rigor da lei”, disse Vieira em postagem nas suas redes sociais. 

 

Para que seja instalada a CPI da Toga, é necessária a conferência de assinaturas pela Mesa Diretora, e posteriormente a leitura do requerimento em plenário pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Após essa leitura, haveria a indicação de membros pelos líderes partidários e a marcação de uma data para instalação da CPI e a eleição de presidente e vice da comissão.

 

Assinaram o pedido de CPI os seguintes senadores: Alessandro Vieira (MDB-SE); Astronauta Marcos Pontes (PL-SP); Eduardo Girão (Novo-CE); Magno Malta (PL-ES); Luis Carlos Heinze (PP-RS); Sergio Moro (União Brasil-PR); Esperidião Amin (PP-SC); Carlos Portinho (PL-RJ); Styvenson Valentim (PSDB-RN); Marcio Bittar (PL-AC); Plínio Valério (PSDB-AM); Jaime Bagattoli (PL-RO); Oriovisto Guimarães (PSDB-PR); Damares Alves (Republicanos-DF); Cleitinho (Republicanos-MG); Hamilton Mourão (Republicanos-RS); Vanderlan Cardoso (PSD-GO); Jorge Kajuru (PSB-GO); Margareth Buzetti (PP-MT); Alan Rick (Republicanos-AC); Wilder Morais (PL-GO); Izalci Lucas (PL-DF); Mara Gabrilli (PSD-SP); Marcos do Val (Podemos-ES); Rogerio Marinho (PL-RN); Flávio Arns (PSB-PR); Laércio Oliveira (PP-SE); Dr. Hiran (PP-RR); Flávio Bolsonaro (PL-RJ); Carlos Viana (Podemos/MG); Efraim Filho (UNIÃO/PB); Marcos Rogério (PL/RO); Nelsinho Trad (PSD/MS); Tereza Cristina (PP/MS); Wellington Fagundes (PL/MT).

 

Mais cedo, o governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), assumiu a liderança da ofensiva do partido Novo contra o ministro Alexandre de Moraes. Em uma entrevista coletiva no Salão Azul do Senado, Zema anunciou a apresentação de um pedido de impeachment do ministro do STF. 

 

Zema disse que protocolou o pedido de impeachment na condição de “brasileiro indignado” e defendeu que o Judiciário não pode abrigar uma “casta de intocáveis”. 

 

“Se nós já tivemos dois presidentes da República afastados, já passou da hora, pelos fatos que assistimos, do mesmo acontecer com ministros do Supremo. É pelo bem do Brasil e das instituições”, declarou o governador.

 

Romeu Zema também cobrou uma posição oficial de entidades ligadas ao Judiciário contra Alexandre de Moraes e o também ministro Dias Toffoli diante dos desdobramentos da investigação da Polícia Federal sobre Daniel Vorcaro e o escândalo do Banco Master. 

 

“Temos um pequeno grupo que se julga intocável, capaz de fazer de tudo e ficar imune. Não é porque alguém julga que não pode ser julgado. Parece que, no Brasil, a magistratura passou a se considerar acima de erros”, criticou, sugerindo, ainda, alterações na lei da magistratura. 

 

Na entrevista coletiva, que contou com a participação de parlamentares do partido Novo e pré-candidatos, como o ex-deputado Deltan Dallagnol, o deputado Van Hattem (Novo-R) afirmou que vai protocolar na Procuradoria-Geral da República (PGR) uma notícia-crime contra o ministro Alexandre de Moraes. O deputado cobrou uma posição do procurador-geral Paulo Gonet diante dos indícios de uma possível relação entre Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro. 

 

A última ação do pacote do partido Novo foi a apresentação, no Conselho de Ética do Senado, de uma representação contra o presidente da Casa, Davi Alcolumbre. A representação foi protocolada pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE). 

 

O partido Novo pede o afastamento imediato de Davi Alcolumbre da cadeira de presidente por não dar andamento a pedidos de impeachment contra ministros do STF e por não instalar a CPMI do Banco Master. O senador Eduardo Girão disse que Alcolumbre deveria “pedir para sair” e afirmou que o atual presidente do Senado é “campeão de engavetamentos de pedidos de impeachment”.

 

“Nós estamos entrando pela primeira vez nessa legislatura com uma representação do Conselho de Ética do Senado pra afastamento imediato do presidente Davi Alcolumbre. Infelizmente todo esse caos que a gente está vivendo, essa insegurança jurídica, é decorrente da omissão da presidência do Senado que tem a solução ‘facinha’ desde 2019: se acumulam na mesa do presidente Davi Alcolumbre, primeiro do Pacheco e agora o Davi Alcolumbre, que é o campeão de engavetamentos de pedido de impeachment. Há dezenas de pedidos com documentação robusta e nada foi feito”, afirmou Girão.

SUVs e picapes provocam lesões mais graves em pedestres, aponta estudo

  • Por Fábio Pescarini | Folhapress
  • 09 Mar 2026
  • 16:14h

Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Veículos com frente mais alta e rígida, como SUVs e picapes, tendem a provocar lesões mais graves em pedestres nos casos de atropelamentos, alertam as novas diretrizes sobre segurança de trânsito que serão publicadas nesta segunda-feira (9) pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
 

Chamado de "Tolerância Humana a Impactos: Implicações para a Segurança Viária", o documento a que a reportagem teve acesso cita ainda impacto de modalidades de deslocamento que recentemente passaram a dividir espaço no trânsito, como patinetes elétricas.
 

Segundo o médico Flávio Adura, diretor científico da Abramet e coordenador do trabalho, a explicação para os reflexos do impacto provocado por um veículo maior é biomecânica.
 

Em carros mais baixos, o choque inicial geralmente ocorre nas pernas, projetando o pedestre sobre o capô, o que pode reduzir a gravidade das lesões, diz Adura.
 

"Já nos SUVs, o primeiro impacto costuma atingir tórax, abdômen ou cabeça, regiões vitais, o que aumenta muito a gravidade das lesões", afirma.
 

Além disso, esses utilitários esportivos e picapes costumam ter maior massa e rigidez estrutural, o que também contribui para maior transferência de energia no impacto, aponta o estudo.
 

Com o aumento da participação dos SUVs na frota, pedestres e ciclistas passaram a ficar mais expostos a riscos, mesmo diante dos avanços na proteção dos ocupantes desses veículos, diz o documento.
 

"Em velocidades moderadas, acima de 30 km/h, os SUVs apresentam risco significativamente maior de provocar lesões graves em pedestres devido ao design frontal elevado", afirma a diretriz.
 

Conforme o médico Adura, as conclusões foram baseadas em diversos estudos epidemiológicos e biomecânicos realizados em vários países, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Essas pesquisas analisaram bancos de dados de atropelamentos.
 

Os levantamentos, afirma o especialista, combinam análise de acidentes reais, simulações biomecânicas e testes experimentais de impacto com manequins instrumentados, permitindo compreender como a altura do capô e o desenho da frente do veículo influenciam o padrão de lesões.
 

A Abramet aponta que esses estudos mostram que cada aumento de 10 cm na altura da parte frontal do veículo pode elevar em cerca de 22% o risco de morte do pedestre.
 

"Em estudos de colisões reais, por exemplo, 30% dos pedestres atingidos por SUVs morreram em impactos entre 32 km/h e 64 km/h, contra cerca de 23% quando o veículo era um carro de passeio."
 

Uma análise recente com dados dos Estados Unidos e da Europa, cita, mostrou que a probabilidade de morte de um pedestre ou ciclista é cerca de 44% maior quando o impacto envolve um SUV ou veículo utilitário leve em comparação com carros de passeio menores. "Entre crianças, esse risco pode ser até 82% maior", afirma Adura.
 

VISIBILIDADE MAIOR
Um recente estudo do instituto norte-americano IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) aponta que visibilidade limitada em veículos maiores aumenta risco de atropelamentos.
 

O trabalho analisou como as características estruturais de automóveis e utilitários influenciam a capacidade do motorista de enxergar pedestres ao redor do veículo.
 

Em comparação com carros menores, a probabilidade de colisão foi 69,7% maior quando a área cega era grande e 59% maior quando era considerada média.
 

"Veículos mais altos e volumosos possuem pontos cegos maiores ao redor da carroceria, especialmente na região frontal imediata e nas laterais próximas", afirma Adura.
 

"Pesquisas indicam que SUVs e picapes são de 23% a 42% mais propensos a atingir pedestres em manobras de conversão do que carros menores, justamente por causa da visibilidade mais limitada e do maior volume do veículo", diz.
 

Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, admite que faltam estudos brasileiros sobre os utilitários esportivos. Mas, segundo ele, atualizações dos modelos de veículos chegaram a aumentar de 20% a 60% a área de ponto cego, conforme a análise da IIHS.
 

"Isso contribui principalmente para atropelamentos de crianças e pessoas de baixa estatura", afirma.
 

OUTROS ENFOQUES
Uma das evidências reunidas na nova diretriz mostra que aumentar a velocidade permitida de uma via em 5% pode elevar em até 20% o número de mortes.
 

O documento é publicado em meio à publicação da medida provisória no fim do ano passado, que autoriza a renovação automática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sem a realização do exame de aptidão física e mental.
 

Segundo o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior, a publicação representa um marco ao aproximar a segurança viária do campo da saúde pública.
 

"A diretriz evidencia que não estamos lidando apenas com comportamento ou engenharia, mas com limites biológicos. Quando eles são ignorados, o resultado é o aumento de mortes e sequelas graves, mesmo em velocidades consideradas legais", afirma.
 

Conforme a publicação, o gerenciamento da velocidade deve ser o "pilar central de qualquer estratégia séria de prevenção de mortes e lesões no trânsito".
 

A diretriz reserva dois capítulos para veículos autopropelidos. "Estudos mostram que o risco de sinistros envolvendo patinetes elétricas é 3,8 vezes maior do que o observado com bicicletas", diz a publicação.
 

O documento afirma ainda que a maior parte das hospitalizações decorrentes de sinistros com patinetes envolve traumatismos cranianos, muitas vezes agravados pela ausência de capacete.
 

"Restrições à velocidade máxima e ao uso noturno de patinetes elétricas estão associadas a uma diminuição na quantidade de atendimentos hospitalares", afirma.
 

COMO AUMENTAR A SEGURANÇA

1. Melhorar o design dos veículos, com frentes mais absorventes de energia e capôs projetados para reduzir a gravidade das lesões em pedestres
 

Incorporar tecnologias de segurança ativa, como sistemas automáticos de frenagem de emergência com detecção de pedestres
 

RECOMENDAÇÕES PARA DIMINUIR ATROPELAMENTOS E ACIDENTES
 

Para gestores de trânsito
 

- Reduzir velocidades em áreas urbanas, uma vez que ela é o principal fator determinante da gravidade dos atropelamentos
 

- Melhorar a infraestrutura urbana, com travessias mais seguras, iluminação adequada e medidas de acalmamento de tráfego
 

- Ampliar a conscientização dos condutores, especialmente em áreas com grande circulação de pedestres
 

- Estabelecer limites de velocidade compatíveis com a tolerância humana, especial mente em áreas com pedestres, ciclistas, motociclistas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos

SUVs e picapes provocam lesões mais graves em pedestres, aponta estudo

  • Por Fábio Pescarini | Folhapress
  • 09 Mar 2026
  • 16:14h

Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Veículos com frente mais alta e rígida, como SUVs e picapes, tendem a provocar lesões mais graves em pedestres nos casos de atropelamentos, alertam as novas diretrizes sobre segurança de trânsito que serão publicadas nesta segunda-feira (9) pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
 

Chamado de "Tolerância Humana a Impactos: Implicações para a Segurança Viária", o documento a que a reportagem teve acesso cita ainda impacto de modalidades de deslocamento que recentemente passaram a dividir espaço no trânsito, como patinetes elétricas.
 

Segundo o médico Flávio Adura, diretor científico da Abramet e coordenador do trabalho, a explicação para os reflexos do impacto provocado por um veículo maior é biomecânica.
 

Em carros mais baixos, o choque inicial geralmente ocorre nas pernas, projetando o pedestre sobre o capô, o que pode reduzir a gravidade das lesões, diz Adura.
 

"Já nos SUVs, o primeiro impacto costuma atingir tórax, abdômen ou cabeça, regiões vitais, o que aumenta muito a gravidade das lesões", afirma.
 

Além disso, esses utilitários esportivos e picapes costumam ter maior massa e rigidez estrutural, o que também contribui para maior transferência de energia no impacto, aponta o estudo.
 

Com o aumento da participação dos SUVs na frota, pedestres e ciclistas passaram a ficar mais expostos a riscos, mesmo diante dos avanços na proteção dos ocupantes desses veículos, diz o documento.
 

"Em velocidades moderadas, acima de 30 km/h, os SUVs apresentam risco significativamente maior de provocar lesões graves em pedestres devido ao design frontal elevado", afirma a diretriz.
 

Conforme o médico Adura, as conclusões foram baseadas em diversos estudos epidemiológicos e biomecânicos realizados em vários países, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Essas pesquisas analisaram bancos de dados de atropelamentos.
 

Os levantamentos, afirma o especialista, combinam análise de acidentes reais, simulações biomecânicas e testes experimentais de impacto com manequins instrumentados, permitindo compreender como a altura do capô e o desenho da frente do veículo influenciam o padrão de lesões.
 

A Abramet aponta que esses estudos mostram que cada aumento de 10 cm na altura da parte frontal do veículo pode elevar em cerca de 22% o risco de morte do pedestre.
 

"Em estudos de colisões reais, por exemplo, 30% dos pedestres atingidos por SUVs morreram em impactos entre 32 km/h e 64 km/h, contra cerca de 23% quando o veículo era um carro de passeio."
 

Uma análise recente com dados dos Estados Unidos e da Europa, cita, mostrou que a probabilidade de morte de um pedestre ou ciclista é cerca de 44% maior quando o impacto envolve um SUV ou veículo utilitário leve em comparação com carros de passeio menores. "Entre crianças, esse risco pode ser até 82% maior", afirma Adura.
 

VISIBILIDADE MAIOR
Um recente estudo do instituto norte-americano IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) aponta que visibilidade limitada em veículos maiores aumenta risco de atropelamentos.
 

O trabalho analisou como as características estruturais de automóveis e utilitários influenciam a capacidade do motorista de enxergar pedestres ao redor do veículo.
 

Em comparação com carros menores, a probabilidade de colisão foi 69,7% maior quando a área cega era grande e 59% maior quando era considerada média.
 

"Veículos mais altos e volumosos possuem pontos cegos maiores ao redor da carroceria, especialmente na região frontal imediata e nas laterais próximas", afirma Adura.
 

"Pesquisas indicam que SUVs e picapes são de 23% a 42% mais propensos a atingir pedestres em manobras de conversão do que carros menores, justamente por causa da visibilidade mais limitada e do maior volume do veículo", diz.
 

Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, admite que faltam estudos brasileiros sobre os utilitários esportivos. Mas, segundo ele, atualizações dos modelos de veículos chegaram a aumentar de 20% a 60% a área de ponto cego, conforme a análise da IIHS.
 

"Isso contribui principalmente para atropelamentos de crianças e pessoas de baixa estatura", afirma.
 

OUTROS ENFOQUES
Uma das evidências reunidas na nova diretriz mostra que aumentar a velocidade permitida de uma via em 5% pode elevar em até 20% o número de mortes.
 

O documento é publicado em meio à publicação da medida provisória no fim do ano passado, que autoriza a renovação automática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sem a realização do exame de aptidão física e mental.
 

Segundo o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior, a publicação representa um marco ao aproximar a segurança viária do campo da saúde pública.
 

"A diretriz evidencia que não estamos lidando apenas com comportamento ou engenharia, mas com limites biológicos. Quando eles são ignorados, o resultado é o aumento de mortes e sequelas graves, mesmo em velocidades consideradas legais", afirma.
 

Conforme a publicação, o gerenciamento da velocidade deve ser o "pilar central de qualquer estratégia séria de prevenção de mortes e lesões no trânsito".
 

A diretriz reserva dois capítulos para veículos autopropelidos. "Estudos mostram que o risco de sinistros envolvendo patinetes elétricas é 3,8 vezes maior do que o observado com bicicletas", diz a publicação.
 

O documento afirma ainda que a maior parte das hospitalizações decorrentes de sinistros com patinetes envolve traumatismos cranianos, muitas vezes agravados pela ausência de capacete.
 

"Restrições à velocidade máxima e ao uso noturno de patinetes elétricas estão associadas a uma diminuição na quantidade de atendimentos hospitalares", afirma.
 

COMO AUMENTAR A SEGURANÇA

1. Melhorar o design dos veículos, com frentes mais absorventes de energia e capôs projetados para reduzir a gravidade das lesões em pedestres
 

Incorporar tecnologias de segurança ativa, como sistemas automáticos de frenagem de emergência com detecção de pedestres
 

RECOMENDAÇÕES PARA DIMINUIR ATROPELAMENTOS E ACIDENTES
 

Para gestores de trânsito
 

- Reduzir velocidades em áreas urbanas, uma vez que ela é o principal fator determinante da gravidade dos atropelamentos
 

- Melhorar a infraestrutura urbana, com travessias mais seguras, iluminação adequada e medidas de acalmamento de tráfego
 

- Ampliar a conscientização dos condutores, especialmente em áreas com grande circulação de pedestres
 

- Estabelecer limites de velocidade compatíveis com a tolerância humana, especial mente em áreas com pedestres, ciclistas, motociclistas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos