BUSCA POR "1"

Cotada por Eduardo Bolsonaro para vice de Flávio, deputada gastou R$ 14,5 mil em viagem aos EUA

  • Bahia Notícias
  • 15 Jun 2026
  • 14:34h

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), defendida pelo deputado Eduardo Bolsonaro como possível vice na chapa de Flávio Bolsonaro por sua "lealdade", utilizou recursos da Câmara para uma viagem internacional em março, com o objetivo de participar da conferência conservadora CPAC, no Texas.

 

A deputada recebeu R$ 14,5 mil em diárias para passar quatro dias e meio nos Estados Unidos. Segundo relato da própria parlamentar, ela participou de uma missa, de painéis do evento e de um café da manhã entre mulheres para "troca de experiências, alinhamento de pautas e fortalecimento de conexões com representantes do movimento conservador internacional".

 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) defendeu nas redes sociais na última quarta-feira (11) o nome da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) para compor a chapa de seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL), como vice na disputa à Presidência da República. 

 

Em publicação na rede X, Eduardo afirmou que Zanatta está "à altura do cargo" por sua lealdade e pelas pautas que defende no Congresso. 

 

"Se os maus reclamam, este é o caminho", acrescentou.

 

A indicação de Júlia Zanatta representaria uma chapa puro-sangue do PL, com dois nomes do partido. Flávio ainda não definiu a vice, mas declarou em maio ter preferência por uma mulher no cargo.

Brumado: Café com Aroma & Networking acontece neste sábado (13/06) no Armazém Juá

  • Brumado Urgente
  • 12 Jun 2026
  • 18:09h

Fotocomposição: Brumado Urgente

Será neste sábado (13/06), a partir das 09:00h no Armazém Juá, que fica localizado na Av. Sargento Antenor, nº 310, Bairro Campo de Aviação.

Com objetivo de estreitar as conexões e crescimento mútuo entre os participantes, o evento visa propiciar momentos que possam gerar insights, para novas perspectivas, soluções de problemas ou mesmo melhorias a algo já existente.

A experiência de um encontro como este pode ser um divisor de águas nos negócios, na vida social, ou mesmo em diferentes áreas que podem sofrer mudanças substanciais e uma virada de chave que pode ser a diferença entre avançar ou ficar para trás.
Este é o seu chamado, uma xícara de café, conexões poderosas e uma jornada de crescimento esperam por você. Não deixe esta oportunidade passar.

Governo calcula impacto fiscal de R$ 111 bi por ano com pautas-bomba no Congresso

  • Por Guilherme Pimenta | Folhapress
  • 12 Jun 2026
  • 16:35h

Fotos: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Waldemir Barreto / Agência Senado

Os ministérios da Fazenda e do Planejamento divulgaram uma nota conjunta informando que nove pautas-bomba em tramitação no Congresso Nacional têm um impacto anual estimado em R$ 111 bilhões para as contas públicas.
 

Na estimativa, a pasta informa que o projeto de renegociação das dívidas rurais, aprovado ontem pelo Senado contrariando ao apelo da equipe econômica, tem impacto de R$ 140 bilhões em 13 anos. A nota não explica, no entanto, como o governo chegou a essa estimativa, tampouco porque houve uma redução em relação à projeção anterior, de R$ 817 bilhões em 13 anos.
 

Como foi alterado em relação ao texto aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto voltará para uma segunda análise dos deputados. Ontem, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, ressaltou que a redução na estimativa ocorreu devido aos ajustes feitos de última hora no texto.
 

Nesta quinta-feira (11), a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) divulgou uma nota criticando as estimativas do governo, questionando o motivo da mudança do impacto. Na véspera, Durigan reafirmou que o custo superaria R$ 800 bilhões nos próximos 13 anos.
 

Ainda ontem, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado, por outro lado, aprovou o projeto que eleva o piso salarial de médicos e cirurgiões-dentistas de R$ 3.600 para R$ 13,6 mil. De acordo com a Fazenda, aumentaria a despesa da união em R$ 8,4 bilhões por ano
 

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), também do Senado, aprovou a PEC (proposta de emenda à Constituição) que efetiva vínculos temporários e afrouxa as regras de aposentadoria para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O custo estimado é de R$ 3 bilhões ao ano, chegando a R$ 30 bilhões em uma década.
 

Em relação a essas pautas, o governo estuda questionar as aprovações no STF (Supremo Tribunal Federal), ainda que estejam em tramitação no parlamento e possam sofrer mudanças.
 

"As estimativas combinam renúncias de receita e despesas obrigatórias, incluindo equalização de taxas juros e impactos previdenciários, que afetam as contas públicas de maneira direta. As médias anuais pressupõem distribuição uniforme dos custos, sem atualização monetária, de modo que o impacto efetivo em cada exercício pode ser superior", diz a nota da equipe econômica.
 

O texto ainda cita o projeto de lei complementar que eleva o teto do Simples Nacional, informando que a perda de arrecadação poderia ser de R$ 50 bilhões por ano. Já a PEC que amplia o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) reduziria as receitas em R$ 10 bilhões anuais.
 

A PEC que amplia a imunidade tributária de templos religiosos, por sua vez, teria custo de R$ 10 bilhões por ano. O projeto que cria benefícios para entidades sem fins lucrativos representaria uma perda de arrecadação de R$ 1 bilhão por ano.
 

Já a proposta de emenda à Constituição que vincula recursos ao Sistema Único de Assistência Social tem potencial de gerar uma despesa a de R$ 9 bilhões por ano. O projeto de lei que cria um novo programa de regularização de dívidas tributárias teria custo de R$ 8,8 bilhões ao ano.

Brumado: Encontro Mulheres Essenciais acontecerá no restaurante La Land nessa sexta-feira (12/06)

  • Um encontro único de propósito, conexão e celebração da força feminina
  • Brumado Urgente
  • 11 Jun 2026
  • 16:56h

Fotocomposição: Brumado Urgente

Chegou o momento de viver uma experiência especial criada para mulheres que inspiram, transformam e fazem a diferença todos os dias. O Mulheres Essenciais será uma tarde de acolhimento, aprendizado, conexões verdadeiras e valorização da força feminina, reunindo mulheres em um ambiente elegante e inspirador para compartilhar experiências, fortalecer relacionamentos e criar novas oportunidades.
Detalhes do Evento
Data: Sexta-feira, 12 de junho
Horário: 16h00
Local: Restaurante La Land
Endereço: Av. Otávio Mangabeira, 569 – Brumado/BA
O que esperar deste encontro?
Preparamos uma programação pensada para nutrir a alma, estimular novas perspectivas e criar memórias afetivas que você levará consigo.
Inspiração com Propósito
Momentos de reflexão e crescimento pessoal, despertando novas ideias, clareza e direcionamento para seus projetos, sonhos e objetivos.
Troca de Aprendizados
Um ambiente acolhedor e enriquecedor, onde histórias, experiências e conhecimentos se transformam em conexões genuínas e sabedoria compartilhada.
Bem-Estar e Autocuidado
Em meio à correria do dia a dia, esta será a sua pausa necessária. Um momento para fortalecer a mente, renovar as emoções e reconectar-se com aquilo que realmente importa.
Mente Fortalecida
Práticas, reflexões e conversas inspiradoras que ajudam a desenvolver clareza mental, equilíbrio emocional e mais confiança para enfrentar os desafios da vida.
Visão de Futuro
Descubra novas perspectivas, amplie seus horizontes e desperte uma forma mais positiva e estratégica de enxergar o amanhã.
Presença Plena
Desfrute cada instante desta tarde especial com leveza, gratidão e intenção, valorizando o presente e fortalecendo sua conexão consigo mesma.
Vagas Limitadas
Este é um encontro exclusivo e cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência diferenciada. Por isso, as vagas são limitadas. Cada lugar foi pensado para garantir acolhimento, proximidade e uma vivência verdadeiramente transformadora.
Reserve sua vaga
Garanta sua participação o quanto antes e confirme sua presença para viver este momento único ao lado de mulheres que compartilham do desejo de crescer, evoluir e se conectar.
Prepare-se
Venha de coração aberto para novas amizades, aprendizados, inspirações e experiências que podem marcar positivamente a sua trajetória.
Viva a Experiência
Toda grande transformação começa com uma decisão. Dê o primeiro passo, permita-se viver esta jornada especial e descubra o poder de estar cercada por mulheres que inspiram, acolhem e fortalecem umas às outras.
Mulheres Essenciais é mais do que um evento. É uma celebração da força, da coragem, da sensibilidade e da essência feminina. Uma tarde para se conectar, crescer e lembrar que você é, e sempre será, essencial.

Brumado, 149 anos iluminando histórias e construindo futuros

  • Brumado Urgente
  • 11 Jun 2026
  • 10:20h

Fotocomposição: Brumado Urgente

Neste 11 de junho, celebramos com orgulho os 149 anos de emancipação política de Brumado, uma cidade que ao longo de sua história tem demonstrado força, crescimento e capacidade de se reinventar. É uma alegria poder fazer parte desta trajetória, acompanhando de perto a evolução de uma terra que enxerga longe e trabalha diariamente para construir um futuro melhor.


Como médico oftalmologista, compreendo a importância da visão para a qualidade de vida das pessoas. E, ao olhar para Brumado, vejo uma cidade que mantém seu olhar voltado para o desenvolvimento, para a educação, para a saúde e para as oportunidades que transformam vidas. Uma cidade que preserva suas raízes, mas que não perde de vista os desafios e conquistas do amanhã.


Neste ano, a Clínica de Olhos Esperança também celebra uma data especial: 20 anos de atuação em Brumado. Duas décadas dedicadas ao cuidado com a saúde ocular da população, ajudando milhares de pessoas a enxergarem com mais nitidez não apenas o mundo ao seu redor, mas também seus sonhos, projetos e momentos mais importantes.
Parabenizo cada brumadense por esta data tão significativa. Que continuemos olhando para frente com confiança, ampliando horizontes e fortalecendo os caminhos do progresso. Que os próximos anos sejam marcados por ainda mais desenvolvimento, qualidade de vida e uma visão cada vez mais clara de um futuro promissor para nossa querida Brumado.
Dr. Ebenzer Fernandes
Médico Oftalmologista – Clínica de Olhos Esperança
20 anos cuidando da visão dos brumadenses.

Governo Federal destina R$ 31,7 milhões para obra de transposição de rio no Sudoeste baiano

  • Por Maurício Leiro / Francis Juliano/Bahia Notícias
  • 11 Jun 2026
  • 10:15h

Barragem do rio Brumado / Foto: Divulgação / Dnocs

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a prefeitura de Dom Basílio, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, formalizaram um contrato para a execução da obra de transposição do Rio Brumado para a Barragem do Paulo.

 

Anunciada na última segunda-feira (8), a obra prevê um gasto de R$ 31,7 milhões e foi incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Quando completa, a barragem deve atender outras cidades, como Livramento de Nossa Senhora.

 

Segundo o documento, R$ 1,6 milhão será enviado ainda neste ano, por meio de recursos consignados no orçamento da União. O montante está vinculado ao Programa de Trabalho voltado à infraestrutura hídrica e será custeado com recursos do Tesouro Nacional.

 

Já o restante de R$ 30,1 milhões será transferido nos anos seguintes, conforme o cronograma de desembolso e a evolução física da obra.

 

Pelo contrato, o Município de Dom Basílio deverá incluir nos orçamentos anuais as dotações necessárias para garantir a execução dos compromissos assumidos. Em caso de cancelamento de restos a pagar, as metas previstas poderão ser ajustadas mediante acordo entre as partes, desde que não comprometam a funcionalidade do projeto.

 

A vigência do Termo de Compromisso se estende até o dia 1° de abril de 2029, contada a partir da data de assinatura, ocorrida na última segunda.

 

Assinaram o acordo o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra Seca Vieira, representando o Governo Federal, e o prefeito de Dom Basílio, Fernando Silva Santos.

Brumado, 149 anos de história, trabalho e conquistas

  • Brumado Urgente
  • 11 Jun 2026
  • 09:48h

Fotocomposição: Brumado Urgente

Neste dia 11 de junho, quando Brumado celebra seus 149 anos de emancipação política, quero expressar minha profunda gratidão a esta terra que me acolheu, me proporcionou oportunidades e me permitiu construir minha trajetória pessoal, profissional e pública. Tenho orgulho de fazer parte da história desta cidade que tanto amo.

 

Ao longo de mais de 36 anos atuando como empreendedor local, tive o privilégio de conviver diariamente com homens e mulheres que fazem a força da nossa economia. Meu agradecimento especial ao comércio brumadense, que gera emprego, renda e desenvolvimento, contribuindo de forma decisiva para o crescimento do nosso município.

 

Brumado é feita por um povo trabalhador, acolhedor e honesto, que enfrenta os desafios com coragem e determinação. São pessoas que carregam valores sólidos, que cultivam a amizade, a solidariedade e o respeito, tornando nossa cidade um lugar cada vez melhor para viver e criar nossas famílias.

 

Como vereador, renovo meu compromisso de continuar trabalhando pelo progresso de nossa terra. Parabenizo cada cidadão e cidadã por esta data tão especial e reafirmo minha confiança de que Brumado seguirá avançando com desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida, construindo um futuro cada vez mais próspero, promissor e auspicioso para as próximas gerações.

Vereador Bizunga Ramos
Parabéns, Brumado, pelos seus 149 anos!

Em ano sem óbitos, cerca de 1,5 milhão de baianos foram afetados por desastres em 2025; seca e estiagem são os desastres mais comuns

  • Por Eduarda Pinto/Bahia Notícias
  • 10 Jun 2026
  • 10:24h

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Mais de 1,5 milhão de baianos foram diretamente afetados por desastres na Bahia em 2025. Conforme os dados do Atlas Digital de Desastres, painel atualizado anualmente pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), esse número inclui pessoas desalojadas e desabrigadas, assim como feridos, enfermos e possíveis óbitos. Esses dados fazem parte do balanço de danos humanos dos desastres.

 

 

As informações do painel foram atualizadas no mês de maio. Por definição, desastres naturais são compreendidos como o impacto de um fenômeno natural extremo ou intenso sobre um sistema social (ou seja, um país, uma região ou uma comunidade com presença humana) e que causa sérios danos e prejuízos que excedem a capacidade dos afetados de conviver com o impacto.

 

Os dados foram segmentados no Atlas entre prejuízos humanos e econômicos. Nesta reportagem, serão abordados os dados relacionados aos prejuízos humanos dos desastres. Nesse eixo, são considerados o número de desabrigados e desalojados, o número de óbitos e o de diretamente afetados.

 

CENÁRIO DE DESASTRES 
Conforme os dados do Atlas, a maior parte dos protocolos de desastres registrados no último ano se enquadra na categoria de desastres climáticos, a exemplo de secas e ondas de calor. Esse tipo de evento foi responsável por 208 protocolos, o equivalente a 73% do total. O segundo tipo mais comum são os desastres hidrológicos, como são chamados os eventos extremos relacionados à dinâmica da água, como inundações, enchentes, enxurradas e alagamentos, que representaram 23% do total.

 

O painel ainda contabiliza desastres meteorológicos, como tempestades (de chuva, granizo ou neve) e ciclones, que foram responsáveis por apenas um protocolo registrado na Bahia em 2025. Outros tipos de desastres representaram sete protocolos.

 

Entre os tipos de desastres, a seca e a estiagem, que são contabilizadas na mesma categoria, foram o motivo de 164 registros. O número é referente a 58% do total de protocolos. As chuvas intensas também provocaram 53 ocorrências de desastres climáticos no estado, representando 18,7% dos protocolos totais. Por fim, outros 44 registros foram feitos a partir de episódios de incêndio florestal

 

Em 2025, não foram registrados óbitos em decorrência de desastres no estado. No entanto, 3.864 pessoas foram notificadas como feridas em decorrência desses eventos extremos. Esses dados de feridos e enfermos não foram detalhados por mês de ocorrência ou por municípios onde foram feitos os registros.

 

Os dados mais detalhados são de pessoas diretamente afetadas e de desabrigados/desalojados. No primeiro caso, foram mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas, o equivalente a cerca de 10,61% da população baiana. Quase a totalidade dos registros dessa categoria envolve a seca e a estiagem: cerca de 98% das pessoas registradas foram afetadas por esse tipo de desastre. Em seguida, com um número bem reduzido, aparecem as chuvas intensas, com cerca de 1,8% dos registros.

 

Os meses de maior incidência de registros foram março, abril, maio e setembro. Destacam-se os municípios de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, com 66 mil pessoas diretamente afetadas por desastres; Caetité, no sertão produtivo da Bahia, com 48 mil registros; e Casa Nova, no sertão do São Francisco, com 44 mil pessoas diretamente afetadas.

 

Já o número de pessoas desalojadas ou desabrigadas chegou a 29,94 mil no ano passado. A maior parte das ocorrências foi registrada em épocas de grandes chuvas, como nos meses de novembro a janeiro — sendo este último o que obteve o maior número de protocolos abertos —, além de abril e maio. Entre os municípios, a cidade de Pau-Brasil, no litoral sul do estado, registrou 2.967 pessoas desalojadas ou desabrigadas; enquanto Macaúbas, na Bacia do Paramirim, e Brejões, no Vale do Jiquiriçá, registraram 2.608 e 2.240 protocolos, respectivamente.

 

Suspeito de homicídio é preso com pistola e mais de 1 kg de drogas em Vitória da Conquista

  • Bahia Notícias
  • 08 Jun 2026
  • 16:25h

Foto: Reprodução / Achei Sudoeste

Um homem foi preso na madrugada deste domingo (7) em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, durante uma operação da Rondesp que investigava um homicídio ocorrido na cidade. Com ele, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 mm, mais de 1 kg de drogas e um veículo com restrição judicial.

 

Segundo informações do site Achei Sudoeste, as equipes receberam denúncias anônimas de que os suspeitos do crime estariam escondidos em um condomínio residencial no bairro Lagoa das Flores.

 

Ao chegarem ao local, os policiais abordaram um dos suspeitos e encontraram uma pistola CZ calibre 9 mm de fabricação estrangeira, municiada com seis cartuchos intactos, além de porções de maconha. Durante as buscas, também foi localizado um automóvel com restrição judicial de busca e apreensão.

 

O aprofundamento das diligências levou à apreensão de mais entorpecentes. Ao todo, foram encontrados mais de 1 kg de maconha, 31 gramas de cocaína, duas balanças de precisão, quatro cartões de crédito em nome de diferentes titulares, dois celulares, um relógio dourado e R$ 210,70 em espécie.

 

De acordo com as informações, o suspeito, o material apreendido e o veículo foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde a ocorrência foi registrada. O homem permanece à disposição da Polícia Civil, que dará continuidade às investigações.

Perfumes importados avaliados em R$ 100 mil são apreendidos no aeroporto de Salvador

  • Bahia Notícias
  • 08 Jun 2026
  • 12:25h

Foto: Ascom Receita Federal

Cerca de 250 perfumes importados foram apreendidos durante uma ação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal no Aeroporto de Salvador. As mercadorias, avaliadas em aproximadamente R$ 100 mil, tinham origem no Paraguai.

 

Segundo a Receita Federal, os produtos estavam com três passageiros que desembarcaram na capital baiana na tarde de sexta-feira (5), em um voo procedente de Foz do Iguaçu, no Paraná.

 

A apreensão foi divulgada neste domingo (7). As circunstâncias da entrada dos produtos no país e a destinação das mercadorias não foram detalhadas pelos órgãos responsáveis.

 

Os itens ficaram sob responsabilidade da Receita Federal, que adotará os procedimentos cabíveis.

Inep prorroga prazo de inscrição do Enem 2026 até 12 de junho

  • Bahia Notícias
  • 06 Jun 2026
  • 10:02h

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogou o prazo de inscrição do Enem 2026. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (5).

 

Com a mudança, estudantes poderão se inscrever até o dia 12 de junho por meio da Página do Participante. Antes da mudança, as inscrições iriam até as 23h59 desta sexta-feira. A extensão do período de inscrição modificou o cronograma do Exame, a exemplo da a data limite para o pagamento da taxa.

 

As provas seguem marcadas para os dias 8 e 15 de novembro, em todo o país. Todos os interessados devem acessar a Página do Participante, seja estudante ou egresso do ensino médio, ou mesmo concluintes da etapa matriculados na rede pública que têm pré-inscrição automática. 

 

TAXA E ISENÇÕES 
O valor da taxa de inscrição o Enem 2026 será de R$ 85, como nos anos anteriores. Os candidatos que não possuem direito à isenção devem efetuar o pagamento obrigatoriamente entre os dias 25 de maio e 12 de junho. O valor pode ser quitado em bancos, casas lotéricas ou aplicativos bancários, aceitando modalidades como Pix (via QR Code) e cartão de crédito, dependendo da instituição financeira.

 

Têm direito à isenção da taxa os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública no ano de 2026. Além disso, o benefício se estende a participantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que pretendam utilizar o resultado para certificação de conclusão do ensino médio.

 

Também estão isentos aqueles que já tiveram a solicitação de isenção aprovada previamente em abril, conforme as regras do edital de isenção.

PIB cresce 1,1% no primeiro trimestre e chega a R$ 3,3 trilhões

  • Bahia Notícias
  • 29 Mai 2026
  • 18:34h

Foto: Reprodução / Agência GOV

O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu (1,1%) no primeiro trimestre do ano, frente ao 4o trimestre de 2025, totalizando R$ 3,3 trilhões, com resultado positivo nos três setores - Agropecuária (2,0%), Indústria (1,0%), e Serviços (0,5%). Frente ao 1o trimestre de 2025, o ritmo da economia avançou 1,8%, enquanto no acumulado dos últimos quatro trimestres, o PIB registrou elevação de 2,0%.

 

Em valores correntes, foram gerados R$ 3,3 trilhões, sendo R$ 2,8 trilhões referentes ao Valor Adicionado (VA) a preços básicos e R$ 461,2 bilhões aos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados nesta sexta-feira (29/5) pelo IBGE.

 

Segundo informações da Agência GOV, entre as atividades industriais, a Extrativa Mineral (3,6%) e a Construção (2,9%) tiveram desempenho positivo, enquanto a Transformação manteve-se estável (0,1%). Houve queda na atividade Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-0,3%). O setor industrial corresponde a aproximadamente 23% do valor adicionado.

 

Entre as atividades de Serviços, que têm peso de aproximadamente 70% na economia do país, houve crescimento no trimestre, frente ao 4o trimestre do ano passado, em Informação e comunicação (2,4%), Atividades imobiliárias (1,2%), Outras atividades de serviços (0,8%), Comércio (0,6%) e Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,4%). Por outro lado, caíram Transporte, armazenagem e correio (-0,7%) e Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (-0,6%).

 

A Despesa de Consumo das Famílias (1%) e a Formação Bruta de Capital Fixo (3,5%) expandiram-se, assim como a Despesa de Consumo do Governo (0,4%). No que se refere ao setor externo, as Exportações de Bens e Serviços tiveram variação negativa de 1,7% ao passo que as Importações de Bens e Serviços cresceram 4,4% em relação ao 4o trimestre de 2025.

 

O coordenador explica que depois de um fim de 2025 em que ficou quase estável, no 1º trimestre o consumo das famílias cresceu em um ritmo próximo ao do PIB. “Ele é o agregado com mais peso entre os usos e contribuiu para o maior crescimento da economia este trimestre. Já o investimento (FBCF) cresceu 3,5% depois de ter caído 3,4% no trimestre anterior (voltando ao patamar em que estava no fim do 3º trimestre do ano passado). Mesmo com um peso bem menor que o do consumo, ele também teve uma contribuição significativa para o crescimento no primeiro trimestre de 2026. Já o consumo do governo cresceu menos que no trimestre passado e que no anterior – com uma contribuição mais baixa para o crescimento, detalha Moraes.


Comparado a igual período de 2025, o PIB teve crescimento de 1,8% no primeiro trimestre de 2026. O Valor Adicionado a preços básicos apresentou elevação de 1,8% e os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios avançaram em 1,9%.

 

Todas as atividades dos Serviços apresentaram alta: Informação e comunicação (7,6%), Atividades Imobiliárias (2,9%), Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (2,8%), Outras atividades de serviços (2,4%), Comércio (1,0%), Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,1%) e Transporte, armazenagem e correio (0,7%).

 

Entre as atividades industriais, as Indústrias Extrativas (13,1%) tiveram destaque, impulsionadas pela Extração de Petróleo e Gás Natural, assim como a Construção (1,3%), cuja variação positiva está em linha com o crescimento do pessoal ocupado e horas trabalhadas na atividade. A atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,7%) e a Transformação (-0,9%) apresentaram queda. No caso da Transformação, a queda foi puxada pela Impressão e reprodução de gravações (-10,2%) e Fabricação de máquinas e equipamentos (-9,4%).

 

A taxa da Agropecuária pode ser explicada pelo crescimento de produção e ganho de produtividade da Agricultura. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), condições climáticas favoráveis na maior parte das regiões produtoras do país e a expansão da área plantada impulsionaram o cultivo de soja que, com acréscimo de 4,8% na estimativa anual de produção, alcançou produção recorde na série histórica. Por outro lado, outros produtos agrícolas, cujas safras também são significativas no primeiro trimestre, registraram queda na estimativa anual tanto de produção quanto de produtividade, como, por exemplo, o milho (-2,5%) e o arroz (-10,6%).

 

No primeiro trimestre de 2026, a Despesa de Consumo das Famílias registrou alta de 1,7%. A Despesa de Consumo do Governo (2,8%) também apresentou elevação em relação ao primeiro trimestre de 2025.

 

A Formação Bruta de Capital Fixo caiu 1,4% no 1º trimestre de 2026, sendo a sua segunda queda após três trimestres de alta. O desempenho foi afetado pela queda na produção de bens de capital (-6,3%).

 

As Exportações de Bens e Serviços cresceram 7,4%, enquanto as Importações de Bens e Serviços avançaram 1,2% no primeiro trimestre de 2026. Entre as exportações de bens, aqueles setores que com maior contribuição positiva foram: Extração de petróleo e gás natural, Produtos alimentícios e Outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores. Na pauta de importações de bens, a alta se deu principalmente por: Veículos automotores, reboques e carrocerias, Derivados do petróleo, biocombustíveis e coque e Produtos farmoquímicos e farmacêuticos.

Com aprovação na Câmara, Senado vai debater sobre escala 6x1

  • Bahia Notícias
  • 29 Mai 2026
  • 10:05h

Foto: Divulgação

O Senado fará uma sessão temática para debater os possíveis impactos sociais e econômicos da PEC 221/2019, proposta de emenda à Constituição que determina o fim da chamada escala de trabalho 6x1. A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27) e ainda terá que ser analisada pelos senadores. 

 

O requerimento para a sessão temática (REQ 414/2026)  foi aprovado nesta quarta pelo e assinado pelos seguintes líderes da Casa:
 

Dr. Hiran (PP-RR), do Bloco Parlamentar Aliança (PP e Republicanos);
Wellington Fagundes (PL-MT), do Bloco Parlamentar Vanguarda (PL, Novo e Avante);
Weverton (PDT-MA), do Bloco Parlamentar pelo Brasil (PT e PDT);
Professora Dorinha Seabra (União-TO), do Bloco Parlamentar Democracia (MDB, União Brasil, Podemos e PSDB).

 

Para os líderes, a sessão temática no Senado pode promover uma discussão ampla do tema. Conforme o requerimento aprovado, “a iniciativa contribuirá para ampliar a compreensão sobre os impactos da eventual alteração constitucional, subsidiando o Parlamento na construção de soluções equilibradas, socialmente responsáveis e economicamente sustentáveis para o mercado de trabalho brasileiro”.

 

A data da sessão ainda será marcada pela Mesa do Senado

Diesel acumula sexta queda seguida nos postos e litro recua para R$ 7,16

  • Bahia Notícias
  • 26 Mai 2026
  • 18:15h

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O preço médio do diesel S-10 voltou a cair nos postos brasileiros e registrou a sexta semana consecutiva de redução, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O combustível foi vendido, em média, a R$ 7,16 por litro na última semana, com recuo de R$ 0,04.

 

Desde o início de abril, quando o diesel atingiu pico de R$ 7,58 por litro em meio à tensão no Oriente Médio, a queda acumulada já chega a R$ 0,42. De acordo com agentes do setor, a redução está ligada ao alívio nas cotações internacionais do petróleo após a escalada provocada pela guerra envolvendo Irã, Israel e Estados Unidos, além do aumento da oferta nacional de combustível.

 

A Petrobras informou que suas refinarias operaram acima de 100% da capacidade nominal em maio e também anunciou recorde de produção de diesel S-10 no primeiro trimestre deste ano. Com maior produção interna, o Brasil reduziu a necessidade de importação de combustíveis.

 

Dados do setor apontam queda de quase 30% nas importações de óleos combustíveis até a terceira semana de maio, na comparação com o mesmo período de 2025. Mesmo com a sequência de reduções, o valor atual do diesel ainda permanece mais de R$ 1 acima do registrado antes do agravamento do conflito internacional.

Delegacia de Ibotirama opera há 13 anos em condições degradantes, aponta MP da Bahia

  • Bahia Notícias
  • 26 Mai 2026
  • 12:25h

Foto: Reprodução / Google Street View

Um inquérito civil que tramita há mais de 13 anos na 2ª Promotoria de Justiça de Ibotirama, no oeste da Bahia, expôs um quadro de absoluta precariedade na Delegacia de Polícia Civil do município, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana, a cidade e demais localidades da região.

 

Em visita técnica realizada em abril de 2026, a promotora Tahiane Stochero documentou pessoalmente as condições da unidade localizada no centro da cidade e o resultado, segundo o próprio Ministério Público, é de uma situação "grave", que não apenas persiste há mais de uma década como só piora.

 

O inquérito foi instaurado em 2013 e, desde então, sem sucesso, busca responsabilizar o governo estadual pela deterioração da estrutura física da delegacia. As imagens juntadas ao procedimento, a que o Bahia Notícias teve acesso, mostram rachaduras na recepção e nas salas, pintura descascada, infiltrações, portas quebradas e sem fechaduras, fios desencapados no chão, mofo, perfurações no teto com ferros retorcidos e ausência de condições básicas de higiene e segurança. Há ainda risco de incêndio, falta de iluminação, ausência de espaço adequado para guarda de materiais apreendidos e para a cadeia de custódia, além de falta de banheiros e colchões para os detentos.

 

A situação na área da carceragem é apontada como especialmente desumana. Não há, segundo o relatório, água potável nem alimentação fornecida aos presos. O próprio delegado e funcionários da unidade, segundo apurou a promotoria, rateavam entre si as despesas de alimentação dos detentos e de limpeza do prédio, o que evidenciaria a ausência de repasse de verbas básicas de manutenção. Em muitas ocasiões, presos em flagrante seriam devolvidos às cidades de origem porque a delegacia não teria condições mínimas de mantê-los detidos no local, o que geraria custos adicionais ao Estado, já que a Polícia Militar precisa transportá-los de volta.

 

O documento ministerial revela ainda que já houve registro de fuga e tentativa de fuga de detentos por meio de escavação de um buraco que partia da ala dos presos em direção ao quarto onde servidores dormem, o que colocaria em risco a vida dos policiais civis que ali trabalham.

 

Para o Ministério Público, as condições de trabalho na unidade são tão degradantes que os agentes que ali atuam são descritos no procedimento como "verdadeiros heróis" por conseguirem desempenhar suas funções em um ambiente que viola os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana.

 

De acordo com o documento, faltam computadores, impressoras, aparelhos de ar-condicionado, coletes balísticos e algemas em quantidade suficiente, o que comprometeria não apenas a segurança dos profissionais e do público que procura o serviço, mas também a própria capacidade investigativa da polícia e, por consequência, a atuação do Ministério Público como titular da ação penal.

 

A promotora destaca que as vítimas de crimes que buscam atendimento na unidade têm seus direitos novamente violados pela omissão estatal em resolver problemas básicos. As falhas estruturais, aliadas à falta de pessoal e à ausência de um planejamento anual por parte da Secretaria de Segurança Pública, atrasarim a apuração de delitos, prejudicarim a resposta estatal à criminalidade na região e afrontarim o dever constitucional do Estado de prover segurança pública com eficiência.

 

Diante da gravidade do quadro, a promotora Tahiane Stochero assinou, no dia 22 de maio de 2026, uma decisão de prorrogação do inquérito civil por mais um ano e expediu uma recomendação ao Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia e ao Delegado-Geral da Polícia Civil. Os órgãos foram notificados, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, para que apresentem, no prazo máximo de 30 dias corridos, explicações formais sobre a situação caótica da delegacia e um plano detalhado para a construção de uma nova sede no município.

 

A recomendação exige ainda providências imediatas: disponibilização de verba para alimentação dos presos, adequação das carceragens para separar homens, mulheres e adolescentes com sistema de monitoramento, manutenção integral das atividades da unidade com padrões adequados de segurança e higiene, e instalação de computadores para que a população possa registrar boletins de ocorrência de crimes de menor potencial ofensivo, como furtos e perda de documentos, no sistema virtual Devir da Polícia Civil, liberando os policiais para atuação em casos mais complexos.

 

O Ministério Público afirmou que eventual descumprimento pode configurar os crimes de desobediência, obstrução da justiça e retardamento ou omissão de dados indispensáveis à investigação do MP, além de responsabilização administrativa, cível e por improbidade administrativa.

 

Além disso, a promotoria já sinaliza que a falta de manutenção pode levar à propositura de uma ação civil pública buscando a interdição total ou parcial da delegacia, medida que, se concretizada, deixaria a cidade e toda a região circunvizinha sem atendimento policial presencial.