PT inicia ofensiva anticrise no Nordeste; Bahia é destaque em agenda

  • Correio 24h
  • 28 Jul 2015
  • 08:58h

(Foto: Reprodução)

Assim como ocorreu no início do ano, quando  os escândalos de corrupção e os sinais de crise econômica  começaram a tragar a popularidade do governo Dilma Rousseff (PT), a Bahia terá mais uma vez destaque na nova agenda montada pela cúpula petista para enfrentar a crise. Articulada entre o  ex-presidente Lula, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, e integrantes do núcleo político do Planalto, a estratégia tem como foco uma série de visitas para divulgar investimentos e inaugurar obras de forte apelo popular, sobretudo no Nordeste.  Com a alta rejeição ao PT praticamente consolidada no Sul e Sudeste,  os esforços serão concentrados em estancar a sangria de índices positivos nos estados onde o partido venceu com folga as quatro últimas eleições, mas que já apresentam sinais claros de desgaste. O que foi apontado nas pesquisas recentes do Ibope, Datafolha e MDA. Caso da Bahia, a mais numerosa trincheira petista nas regiões Norte e Nordeste. No próximo dia 4, Dilma deve iniciar ofensiva anticrise em Salvador. No pacote, há anúncios de recursos para o BRT da capital e unidades habitacionais, além de entrevistas a rádios e TVs. Tudo para tentar impedir que o PT perca musculatura eleitoral em redutos tradicionais.

Avanço no mapa
O PDT se movimenta para lançar cerca de 100 candidatos próprios a prefeito no interior da Bahia. Até o momento, o partido decidiu quer terá  palanques em pelo menos cinco dos 20 maiores colégio eleitorais: Itabuna, Ilhéus, Alagoinhas,  Eunápolis e Santo Antônio de Jesus, município governado pelo pedetista Humberto Leal.

Fora do jogo
Entre as grandes praças, Vitória da Conquista ainda é incógnita para o PDT, enquanto em Feira a sigla garantiu apoio ao prefeito José Ronaldo (DEM). No entanto, a legenda continuará distante da disputa na  Região Metropolitana de Salvador. Até hoje, não conseguiu construir lideranças de expressão ou montar estrutura partidária forte na área.

De bem com o microfone
Disposto a espantar a má fase, o  ex-prefeito João Henrique estreou de forma de discreta no universo do rádio. Desde a semana passada, ele integra o trio de comentaristas do novo programa matinal da Salvador FM, transmitido de segunda a sexta. Ao seu lado, estão o ex-vereador Alcindo Anunciação e o ex-deputado Marcos Medrado, dono da emissora.  “Estou vivendo uma experiência maravilhosa, bem mais tranquila e suave do que a política. Radialista não fica inelegível. Também não tenho que lidar com perseguição, queimação, enfim, como o inferno astral de antes”, afirmou.

Fim de papo
Se o deputado Pastor Sargento Isidório (PSC) quiser mesmo entrar no páreo pela prefeitura de Salvador, terá que procurar outra sigla. Em entrevista ao Conexão CBN ontem, o presidente estadual do PSC, Eliel Santana, disse que o parlamentar tem apoio para se lançar em qualquer outra cidade. Na capital, afirmou, a aliança com ACM Neto (DEM) é decisão sem volta.

Vitrine sem luz
Parlamentares que trocaram a Câmara de Vereadores pela Assembleia começam a dar indícios de arrependimento. Justificativa: se sentem cada vez mais apagados, por conta da baixa produtividade da Casa nos primeiros sete meses do ano. “Na Câmara, havia discussões e projetos importantes, visibilidade, ação. Aqui, é marasmo puro, nada acontece”, segredou um deles.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.