Após 20 anos de Internet no Brasil, o perfil dos usuários se modificou

  • iBahia
  • 02 Mai 2015
  • 08:32h

(Foto: Reprodução)

Exatos 20 anos após começar a ser oferecido comercialmente no Brasil, o acesso à internet ainda é restrito a cerca de 60% da população, mas deixou de ser concentrado na população mais rica. No dia 1º de maio de 1995, a Embratel começou a oferecer a possibilidade de acesso ao mercado em geral –antes, ela era limitada a universidades e alguns funcionários de órgãos oficiais. À época, 250 consumidores foram selecionados para testar a tecnologia –aficionados por tecnologia e consumidores que tinham dinheiro para comprar um PC. Hoje, 54% dos internautas pertencem à classe C, ante 36% de A e B, de acordo com pesquisa do instituto Data Popular feita a pedido do Google com 1.500 usuários. Há ao menos 120 milhões de brasileiros conectados, de acordo com o levantamento mais recente do instituto Nielsen Ibope, de julho de 2014 (o número leva em conta acessos frequentes e esporádicos). O Brasil tinha, no mesmo mês, 202,8 milhões de habitantes, segundo o IBGE. A mudança no perfil do internauta está relacionada às redes sociais aos smartphones, que estimulam a conexão.
   


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