Valdemar da Costa Neto critica tarifaço de Trump ao Brasil e chama decisão de "loucura"

  • Bahia Notícias
  • 22 Jul 2026
  • 10:24h

Foto: Beto Barata/ PL

O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, criticou nesta terça-feira (21) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de incluir o Brasil no pacote de tarifas norte-americanas. O dirigente classificou a medida como uma "loucura" e defendeu a negociação diplomática entre os dois governos como caminho para reverter as tarifas.

 

Em entrevista à CNN, Valdemar disse que o Brasil não deveria estar entre os países taxados pelos Estados Unidos e que a medida representa um exagero por parte do governo norte-americano. 

 

"Isso é uma loucura, eu acho que o Trump tá, ele perdeu um pouco o rumo nisso aí, e espero que ele estabeleça uma linha melhor, porque o Brasil sempre foi um grande parceiro dos Estados Unidos", disse Valdemar.

 

O presidente do PL citou um episódio que, na sua avaliação, ilustra a contradição na postura de Trump. O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro, viajou aos Estados Unidos e se reuniu com o secretário de Estado Marco Rubio e com o próprio Trump. No dia seguinte, o presidente norte-americano anunciou a taxação do Brasil.

 

"Ele recebe o Flávio, que fez muito bem em receber, e para nossa surpresa, no dia seguinte, ele anuncia que vai taxar o Brasil", afirmou Valdemar. 

 

Apesar das críticas, o dirigente se mostrou otimista com a possibilidade de reversão das tarifas por meio do diálogo. Segundo ele, os brasileiros "não merecem" a taxação, e o problema pode ser resolvido com entendimento entre os dois governos.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.