Idoso improvisa mesa em árvore e há 15 anos deixa café no quintal para coletores de lixo: 'Eu sei que é sofrido'

  • g1 PR
  • 10 Jul 2023
  • 16:06h

Foto: Colaboração/Prefeitura de Nova Tebas

Uma garrafa de café sobre uma tábua de madeira presa a uma árvore. A "engenhoca" do aposentado Antonio Laureano, de 72 anos, por mais simples que seja, faz a diferença no dia a dia dos coletores de lixo na zona rural de Nova Tebas, localizada na região central do Paraná.

Conhecido como seu Lira, o aposentado, pai de quatro filhos, tem servido de inspiração para a vizinhança por deixar café quente para os trabalhadores. Uma ação simples e carinhosa que se perpetua há 15 anos.

"Eu sei que é sofrido. Quando a gente trabalhava, chegar e ter café era tão bom. Isso fica na mente da gente e cinco minutos que eles pararem não muda nada no dia a dia deles, né?".

Seu Lira é natural de Vera Cruz, São Paulo, e trabalhou desde os 13 anos como operador de máquina.

Ao longo da vida, morou na capital paulista, no Mato Grosso, até que, em 1° de agosto de 1973, mudou-se com a esposa para Nova Tebas, na Vila Rural Esperança. Lá trabalhou como funcionário da prefeitura até se aposentar em 2018, aos 67 anos.

Durante a carreira, atuou um ano como coletor de lixo. Apesar do pouco tempo, a experiência que teve com a profissão marcou o para sempre.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.