Ruídos são captados durante buscas por submarino que desapareceu em expedição para o Titanic

  • g1
  • 21 Jun 2023
  • 16:08h

Foto: Divulgação/OceanGate Expeditions

Ruídos subaquáticos que se assimilam a batidas com intervalos de 30 minutos foram captados durante buscas pelo submarino que desapareceu durante uma expedição para o Titanic, anunciou a Guarda Costeira dos Estados Unidos na madrugada desta quarta-feira (21).

Os mesmos sons se repetiram cerca de quatro horas depois do primeiro registro e foram captados na terça-feira (20) pela sonda de uma aeronave canadense que participa das operações de busca, feitas em conjunto entre Estados Unidos e Canadá, de acordo com um documento do governo dos EUA ao que a imprensa do país teve acesso.

Imediatamente após o relato dos ruídos, a Guarda Costeira dos EUA disse que o foco das operações foi desviado para o perímetro onde os sons foram registrados, mas, até a última atualização desta notícia, nada havia sido encontrado.

"A aeronave canadense P-3 detectou ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos. Essas buscas ROV produziram resultados negativos, mas continuam", declarou a Guarda Costeira.

"Além disso, os dados da aeronave P-3 foram compartilhados com nossos especialistas da Marinha.

Na noite de terça-feira (20), a rede CNN Internacional e a revista "Rolling Stone" afirmaram ter tido acesso ao memorando do governo dos EUA que relata os ruídos. De acordo com a revista, o documento afirma que os ruídos em questão são batidas.

Sons semelhantes também foram ouvidos cerca de quatro horas depois, após dispositivos adicionais de sonar, usados para captar objetos no fundo do oceano, serem implantados pelas equipes de buscas, segundo o relatório.

“O Centro Conjunto de Coordenação de Resgate está trabalhando para encontrar um veículo subaquático operado remotamente por meio de organizações parceiras para possivelmente ajudar", diz o documento, segundo a revista.

De acordo com a Rolling Stone, um relatório divulgado anteriormente afirma que uma embarcação tripulada da Marinha só poderia descer até uma profundidade de 2 mil pés (609 metros).

No entanto, afirma a revista com base no documento, se o submarino estiver a uma profundidade parecida com a dos restos do Titanic, a mais de 3.800 metros, um drone subaquático ou embarcação controlada remotamente seria necessário para o resgate.

A CNN Internacional acrescentou que uma aeronave canadense localizou um objeto retangular branco na água. Um navio foi direcionado para ajudar nas buscas na região onde os sons foram captados.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.