Com a chegada do inverno, temperaturas devem despencar em Conquista; FIB promete esquentar o clima na 'Suíça' baiana

  • g1 BA
  • 19 Jun 2023
  • 19:27h

Foto: Divulgação/PMVC

Com a chegada do inverno, que começa dia 21 de junho, precisamente às 11h57 (horário de Brasília), a temperatura vai despencar em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Carinhosamente conhecida como ‘suíça’ baiana, as temperaturas mínimas podem chegar à casa dos 10°C, e com o vento e a chuva, a sensação térmica pode ficar cerca de três graus a menos.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o dia 21, a previsão reserva um dia de sol, com muitas nuvens, mínima de 13°C e máxima de 26°C, o que certamente não será o dia mais frio da estação.

Historicamente a menor temperatura registrada pelo Inmet em Vitória da Conquista durante o inverno, foi no mês de junho de 2006, quando os termômetros ficaram na casa dos 6,2°C. Mas os meses de julho também foram de frio, como em 2008, que ficou em 7,1°C. Em agosto, a menor temperatura registrada foi em 2017, com 8,2°C, e em setembro de 2015, já perto de terminar a estação, o frio bateu os 8,7°C.

Esquentando o clima

 

Prometendo subir a temperatura, Vitória da Conquista recebe, de 25 a 27 de agosto, a 17ª edição do Festival de Inverno Bahia, um dos principais festivais de música do interior do país, que movimenta a cidade turística e economicamente.

Nos três dias de evento, o palco principal, montado no Parque Teopompo de Almeida, receberá grandes nomes da música nacional, destacando este ano a pluralidade de ritmos.

Para o dia 25 de agosto, sexta-feira, estão confirmadas as apresentações de Marisa Monte, que apresenta seu novo show, ‘Portas’, sucesso de crítica pelo país; Jota Quest, uma das maiores bandas de Pop Rock, que acaba de completar 25 anos de carreira e inúmeros sucessos como ‘Fácil’, ‘Só hoje’ e ‘Dias melhores’; e Mari Fernandes, com toda a energia do piseiro e mais de 10 músicas no topo das mais tocadas das plataformas de streaming.

Já no sábado, 26 de agosto, sobem ao palco quatro atrações. Djavan, apresentando a turnê ‘D’, que mistura no repertório novas faixas como ‘Num Mundo de Paz’ e ‘Primeira Estrada’, e as mais pedidas pelo público como ‘Sina’ e ‘Flor de Lis’; Leo Santana, que mantém o ritmo de shows após a ‘Zona de perigo’ se espalhar por todo o mundo; Gloria Groove, uma das atrações mais aguardadas pelo público, que fará sua primeira apresentação na cidade com o show Lady Leste; e Lincoln Sena, considerado um dos maiores puxadores de trio da atualidade, que promete uma verdadeira comemoração no palco.

No último dia, domingo, 27 de agosto, o pagode de Thiaguinho, e o show ‘Meu nome é Thiago André’, em turnê pelo mundo; Nattan, um dos destaque do São João de 2023 com ‘Tem cabaré essa noite’ e ‘Comunicação falhou’; e o DJ Pedro Sampaio, que apesar de ter apenas seis anos de carreira, já emplacou grandes sucessos como “Sentadão” e "Dançarina", este último um feat com MC Pedrinho, lançado em 2022 e regravado no mesmo ano, com as participações de Anitta, Nicky Jam e Dadju.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.