Reservatório no sudoeste da BA tem vazão aumentada em 800m³ por causa da chuva; cidades sofrem com alagamentos

  • g1 BA e TV Sudoeste
  • 26 Dez 2022
  • 11:06h

Foto: Reprodução/TV Bahia

O Reservatório da Pedra, que fica em Jequié, no sudoeste da Bahia, terá a vazão aumentada gradualmente de 100 m³ para 800 m³, a partir deste sábado (24), por causa do volume de chuva que cai na Bacia do Rio de Contas. A situação preocupa a população ribeirinha.

Em Ituaçu, cidade vizinha, uma barragem rompeu na altura do distrito de Tranqueiras, também por causa das fortes chuvas que caem no sudoeste baiano. No município de Itambé, que também fica na região, só nesta madrugada o nível de chuva foi de 70 mm – nos dois últimos dias chegou a 217 mm.

Os temporais fazem os rios da região encherem com muita rapidez, como o Rio Verruga. Ao todo, 40 famílias ribeirinhas estão desalojadas. Na cidade de Mirante, o volume de chuva foi de 100 mm neste sábado.

Por lá, diversas casas da zona rural foram alagadas e até a escola municipal acabou afetada pela chuva. Na BA-640, um trecho da pista ficou interditado.

Segundo a prefeitura, dois pontos da pista foram recuperados e outro não há previsão de quando vai ser recuperado. Com isso, foi feito um desvio na lateral da pista para o tráfego voltar a fluir.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.