Jovem em medida socioeducativa lança livro de receitas na Bahia: 'educação como agente de transformação'

  • g1 BA
  • 14 Nov 2022
  • 13:07h

Foto: Ascom/Fundac/Divulgação

Um jovem em medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), em Salvador, lançou, nesta semana, um livro de receitas. Identificado pelas siglas W.V., o aluno da Escola Municipal Yves de Roussan, que fica dentro da unidade da Fundac, em Salvador, colocou na obra o seu interesse pela cozinha, alinhando a isso, a dedicação aos estudos para seguir um novo caminho.

Intitulada ‘Merendando com W.’, a obra reúne 13 receitas diferentes, que surgiram depois que o jovem participou de uma oficina profissionalizante de padaria. O resultado foi tão positivo que a escola se envolveu no projeto diagramando, revisando e publicando.

Em conversa ao g1, a diretora adjunta da Fundac, Fabiana Burity, e a diretora da Escola Municipal Yves de Roussan, Ivete de Araújo, contaram como foi o processo de criação do livro.

De acordo com a gestora da Fundac, o livro foi um projeto em conjunto, que envolveu muitos profissionais. Quando o jovem chegou à instituição, foi realizado um diagnóstico o qual concluiu que, apesar da idade, ele tinha um processo de alfabetização precário, com dificuldades para ler, escrever, além de outros fundamentos escolares.

Durante a prática de conhecimento das oficinas profissionalizantes, o autor do livro mostrou interesse em trabalhar com padaria, e a partir disso o processo foi tomando forma.

 

''O processo da criação do livro se deu a partir de um diagnóstico que fizemos aqui. Nas unidades oferecemos atividades profissionalizantes, uma das profissões que ele sinalizou foi a padaria. Então ele foi inserido na oficina de padaria, e a partir daí começou a sentir mais necessidade na questão da escolarização''

 

A equipe da unidade, juntamente com a equipe da escola, desenvolveu o projeto para que ele criasse um livro de receitas, como forma de estimular o processo educacional do aluno.

 

"O projeto é para o plano individual de meta dele".

 

A diretora da escola, Ivete de Araújo, relata que no início, o livro seria um projeto exclusivamente pedagógico, que teve início em setembro de 2021, após um atividade de português, quando a escola produziu um outro livro também de receitas, com a participação de diversos jovens em medida socioeducativa. Durante essa produção, W.V. se destacou.

No final de novembro de 2021, a professora de português sugeriu que W.C. escrevesse suas próprias receitas, e foi então que a produção do resultado lançado neste ano, se iniciou. Um dos professores do aluno, com conhecimento de computação gráfica e design, se uniu na produção da obra, juntamente com o autor, dando uma forma especial ao livro.

 

"Não iria ser um livro impresso, seria em uma impressora comum, mas usamos a parceria com a secretaria municipal de educação e eles imprimiram 50 exemplares na gráfica".

 

Inicialmente, a tiragem foi pequena, destinada somente aos professores e para a biblioteca da escola. Mas, o projeto cresceu, e se tornou ainda mais importante. O jovem participou de todos os processos de confecção, desde a escolha das imagens, modificações das receitas e a escrita.

 

"A juíza do caso amou a ideia e aí acabamos fazendo um baita lançamento. Até porque foi ele quem deu a ideia para tudo. Ele escolheu as fotos, as receitas, fez a dedicatória''.

 

As professoras relataram que há projetos para o livro ser comercializado, e que essa ação que só não começou ainda devido aos processos legais da medida de privação à liberdade. Há uma enorme torcida para que a escrita abra novas portas e seja só o começo de uma nova vida.

 

''Existe um projeto para que no momento que ele saia da unidade ele possa dar continuidade e possa fazer a divulgação do livro dele'' relatou Fabiana

 

 

''É uma nova oportunidade, um novo caminho, e esse é o foco do processo. Ele disse que seria capaz de escrever um livro e ele foi'', conta Ivete


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.