Mulher vai a brechó nos EUA e compra busto romano de 2 mil anos por 35 dólares

  • Bahia Notícias
  • 08 Mai 2022
  • 14:09h

Foto: Reprodução / CNN

Uma mulher norte-americana foi a um brechó em Austin, no estado do Texas, Estados Unidos, e acabou adquirindo uma obra de arte dos tempos da Roma Antiga por apenas US$ 34,99. De acordo com a CNN, o fato ocorreu em agosto de 2018 com Laura Young.

“Eu estava apenas procurando por qualquer coisa que parecesse interessante”, disse Young. “Foi uma pechincha de US$ 35, não havia razão para não comprá-lo”, complementou.

Mal sabia ela que o busto que comprou teria laços romanos e acabaria no Museu de Arte de San Antonio (Sama) quatro anos depois.

Young entrou em contato com casas de leilões e especialistas para obter qualquer informação que pudesse sobre a estrutura de mármore. A Sotheby’s confirmou que o busto era de fato da época romana antiga, e eles estimaram que tivesse cerca de 2.000 anos.

Um especialista conseguiu rastrear o busto em um banco de dados digital e encontrou fotos da década de 1930 da cabeça em Aschaffenburg, na Baviera, Alemanha. Lynley McAlpine, curadora de pós-doutorado da Sama, disse que acredita-se que seja o busto de Sexto Pompeu, um líder militar romano. Seu pai, Pompeu, o Grande, já foi aliado de Júlio César.

O busto foi alojado em uma réplica de uma casa de Pompéia, também conhecida como Pompejanum, encomendada pelo rei Ludwig I da Baviera. Lá estava em exibição até a Segunda Guerra Mundial, que foi a última vez que foi vista até que Young a comprou em 2018.

O busto, junto com outros artefatos da casa, foi transferido para um depósito antes do Pompejanum ser bombardeado e destruído durante a guerra. Em algum momento, a peça foi roubada do armazenamento.

“Parece que em algum momento entre quando foi armazenado até cerca de 1950, alguém o encontrou e o levou”, disse McAlpine. “Desde que acabou nos EUA, parece provável que algum americano que estava estacionado lá colocou as mãos nele”, continuou.

A peça está sendo emprestada contratualmente à Sama por um ano, mas McAlpine explica que ainda é tecnicamente de propriedade da Alemanha desde que foi saqueada do armazenamento. Depois de maio de 2023, o busto será enviado de volta ao país europeu, onde voltará a ser exibido, mais uma vez, no Pompejanum.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.