João Leão desiste da pré-candidatura ao Senado e indica o filho para compor a chapa liderada por ACM Neto na Bahia

  • g1 BA
  • 04 Mai 2022
  • 07:02h

Foto: Redes sociais

O vice-governador João Leão (PP) anunciou, na tarde desta terça-feira (3), a desistência da disputa ao senado. Leão era pré-candidato ao Senado federal na chapa do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil).

O PP indicou o filho do vice-governador e deputado federal Cacá Leão para compor a chapa. O deputado tem 42 anos e é o atual vice-líder do Progressistas na Câmara dos Deputados. O também deputado federal Ronaldo Carleto (PP) será indicado como primeiro suplente de Cacá.

"Eu aguentar o ritmo da 'ligereza' antes era tranquilo, mas aguentar o ritmo do Bonitão (ACM Neto) aqui não é fácil não. Não tenho nenhum problema de saúde. Estou zero km, só que eu tenho 76 anos. Neto tem 45, Cacá tem 42. Então a diferença é muito grande. O que vamos ter é invés de um Leão, são dois Leões lutando pelo seu povo", disse Leão, fazendo referência ao governador Rui Costa (PT), apelidado de 'Correria', com quem rompeu no começo de março para integrar a chapa de ACM Neto.

Cacá Leão falou sobre a mudança e disse que não esperava a mudança, mas que o pai é o seu norte político. "Quero agradecer aos amigos que me apoiaram neste maior momento da minha vida. Não é fácil. Quem conversou comigo sabe que isso nunca passou por minha cabeça se não passasse pela cabeça dele. João Leão representará sempre meu norte na política", disse Cacá Leão, momentos após ser anunciado.

O deputado federal disse que se sente preparado para a disputada ao senado. "Quero dizer ACM Neto que aceito o desafio, mas pode ter certeza que você terá ao seu lado um companheiro de chapa que vai trabalhar pelos baianos. Sou deputado federal há sete anos. Fui vice-líder de meu partido, fui relator da LDO e no ano passado liderei a bancada de 43 deputados do Progressistas na Câmara. Me sinto preparado e pronto nesses cinco meses que faltam e que se for da vontade Deus, e tenho certeza que será, estaremos juntos cuidando dos destinos da Bahia, a partir de 2023", completou Cacá Leão.

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, também falou sobre a mudança. "Quando Leão me falou sobre a possibilidade, eu falei que me sentiu muito bem ao lado dele. Para mim vinha sendo leve, alegre. Ele está sendo substituído por outro mais Bonitão ainda, e comece a treinar o 'piseiro', viu Cacá?", brincou ACM Neto.

"Essa foi uma decisão do Progressistas. No domingo, Leão e Cacá se reuniram comigo em minha casa. Eles falaram que levariam a decisão ao partido. Quando fizemos a aliança foi com o Progressistas e com a figura do vice-governador. Acho que antes de tudo é fundamental falar dos predicados de Cacá", disse o ex-prefeito de Salvador.

"Não é o filho do vice-governador que está sendo indicado, é um dos deputados mais competentes, um dos líderes mais respeitados, que o progressistas apresenta como candidato ao Senado na minha chapa", continuou Neto.

Cacá respondeu sobre a discordância do presidente do PP, Claudio Cajado, na escolha de seu nome para compor a chapa. "Ninguém agrada a todo mundo e divergências podem acontecer. Todo mundo que me conhece sabe que sou do diálogo. O deputado Cajado é um grande amigo e tenho certeza que vamos continuar conversando e que vai ficar tudo bem".

Na disputa à vaga da Bahia no Senado, Cacá Leão vai enfrentar o senador e pré-candidato à reeleição Otto Alencar (PSD), que integra a chapa liderada pelo pré-candidato ao governo pelo PT, Jerônimo Rodrigues, além de Raíssa Soares (PL), pré-candidata na chapa liderada pelo pré-candidato a governador João Roma (PL); e a cientista social e candidata pelo PSOL, Tâmara Azevedo, que deve concorrer na chapa do PSOL, que terá Kleber Rosa como candidato ao governo. Neste ano, a eleição para o Senado elege apenas um senador por estado.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.