Mundo: Gari 'ressuscita' no subúrbio de Paris após infarto

  • RFI
  • 07 Abr 2022
  • 20:03h

Foto: Wikimedia Commons/Arquivo

Um lixeiro francês, de 66 anos, vítima de um ataque cardíaco ao chegar ao trabalho, em Neuilly-sur-Marne, na periferia de Paris, voltou à vida depois de ter sido declarado oficialmente morto.

A notícia foi divulgada apenas nesta quinta-feira (7) pela empresa que emprega o homem há dez anos. O episódio raro é descrito pela medicina como "Síndrome de Lázaro."

O "milagre" aconteceu no dia 29 de março. O gari chegou ao trabalho cedo e passou mal, explicou o porta-voz da empresa Sepur, especializada na coleta e triagem de dejetos.

A notícia foi publicada em primeira mão pelo jornal francês "Le Parisien", nesta quarta-feira (6), e repercutiu em toda a imprensa francesa. 

 O Samu, o serviço de emergência na França, foi acionado e os médicos realizaram uma massagem cardíaca no homem, que demorou mais de 50 minutos.

De acordo com o chefe do Samu na região parisiense, Frédéric Adnet, os urgentistas levaram em conta a idade e o "bom prognóstico do paciente", que acabou não resistindo. 

"Os médicos levantaram o corpo dele e foi aí que perceberam que ainda estava vivo", detalhou o porta-voz da empresa Sepur.

O chefe do Samu explicou que, meia hora depois de ser declarado morto, os policiais presentes para atestar o óbito notaram que o gari dava sinais de vida.

"Enviamos outra equipe médica e constatamos que o coração dele estava batendo. O paciente então foi transportado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital de Montfermeil", contou. 


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.