Preços da soja, milho e algodão sobem acima de 70% no Brasil no 1º semestre

  • Redação
  • 19 Ago 2021
  • 15:28h

Alta dos grãos deve impactar os custos de produção da pecuária, o que pode aumentar ainda mais preços das carnes | Foto: Jonas Oliveira/ ANPr

As commodities de grãos, carnes e café, mais importantes na exportação brasileira, tiveram altas expressivas no primeiro semestre de 2021, em relação a igual período do ano passado, segundo análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Produtos como soja (78%), milho (77%) e algodão (75%) chegaram a ter aumento acima de 70% no mercado interno, ou seja, em seus valores em reais. Arroz (55%) e trigo (40%) também tiveram avanço significativo.

Em relação aos preços internacionais (em dólares), somente o arroz apresentou queda, de 11%. Os demais produtos apresentaram alta: soja (65,9%), milho (72,3%), trigo (24,4%), algodão (38,1%), boi gordo (18,3%), porco magro (65,3%), carne de frango (24,2%).

“A alta observada nos grãos deve impactar os custos de produção da pecuária, o que pode influenciar negativamente a oferta dessas commodities e das proteínas animais no país”, considerou a pesquisadora associada do Ipea, Ana Cecília Kreter.

O farelo de soja e o milho viram ração para bovinos e aves.

“As altas de preços agropecuários no Brasil resultaram de uma combinação de fatores como a crise hidrológica, as significativas altas de preços internacionais e desvalorização cambial”, avaliou o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo Castro de Souza Júnior, um dos autores da nota.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.