Lula está de alma lavada com decisão do STF, diz presidente do PT

  • Redação
  • 16 Abr 2021
  • 08:13h

Gleisi Hoffmann afirmou que haverá "eleições livres" em 2022; defesa vê retorno de credibilidade da Justiça | Foto: Reprodução/TVE

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e a defesa do ex-presidente Lula classificaram como histórica a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (15) que manteve as anulações das condenações do petista na Lava Jato e o liberou para disputar as eleições de 2022. Foram 8 votos a 3.

“Ele está feliz com a decisão, diria que está de alma lavada”, afirmou ao jornal Folha de S. Paulo a deputada federal pelo Paraná. “Ele foi quem resistiu, quem lutou por isso desde o início. Sempre lembro de ele dizer que não trocava jamais sua dignidade pela liberdade”, completou Gleisi.

Em nota, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska T. Z. Martins afirmaram se tratar de “mais uma decisão da suprema corte que restabelece a segurança jurídica e a credibilidade do sistema de Justiça do nosso país”.

“A incompetência da Justiça Federal de Curitiba é afirmada por nós, advogados do ex-presidente Lula, desde a primeira manifestação escrita protocolada em Curitiba, em 2016, e foi sustentada em todas as instâncias do Poder Judiciário até chegar ao Supremo Tribunal Federal”, disse a defesa, de acordo com a Folha.

No julgamento, o plenário da corte confirmou a decisão do ministro Edson Fachin de que as ações contra Lula não tratavam apenas da Petrobras e que a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba, cujo titular era o ex-juiz Sergio Moro, dizia respeito somente a processos com vinculação direta com a estatal


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.