Movimento que questiona a ETI em Brumado ganha tons políticos e faz a grave acusação de que os alunos estão sob cárcere privado

  • Brumado Urgente
  • 28 Fev 2019
  • 10:53h

O plenário do Legislativo ficou repleto pelos integrantes do movimento (Foto: Whatsapp)

Partindo da premissa que todas as mudanças, no início, são difíceis de serem compreendidas, um movimento ganhou força em Brumado, o qual foi constituído por vários pais e alunos de algumas escolas de tempo integral. Diante disso, os mesmos, em grande número, em nome dos estudantes secundaristas de Brumado, se fizeram presentes na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado na manhã desta quinta-feira (28). Com pronunciamentos dos representantes dos pais e dos alunos, a manifestação ganhou tons políticos, o que foi corroborado pelo fato de que os próprios oradores fizeram questão de citar e elogiar o apoio do vereador Zé Ribeiro (PT), o qual foi um dos maiores incentivadores do movimento. O mote dos questionamentos foi a qualidade da implantação da escola em tempo integral, que segundo o próprio vereador Zé Ribeiro “não é uma escola atrativa, que repele os alunos e desgosta os pais, já que não existe a mínima estrutura para essa modalidade de ensino, além do que não existe liberdade de opção, pois todos os alunos são obrigados a cumprir a carga horária”. A manifestação acabou ganhando tons mais agudos quando a representante dos pais chegou a citar que os alunos estão sendo vítimas de cárcere privado, o que é uma acusação muito grave. Outra acusação nesse sentido é que o regime adotado é de uma espécie de ditadura, ou seja, de que os alunos são forçados a ficar dentro da escola pelo tempo integral, que perfaz um horário de nove horas, recebendo uma alimentação que não é bem assimilada, além de que não houve um planejamento adequado para a implantação, que, atualmente, conta, segundo os manifestantes, com uma estrutura deficitária de banheiros, refeitórios e falta de climatização em várias unidades escolares. O manifesto é válido, mas o fato de ter ganhado tons políticos inflamados por correntes opositoras, que fazem questão de citar o valor dos contratos para colocar a população contrária ao projeto, que, vale ressaltar, é uma norma do MEC, que preconiza que o país terá, a partir de 2025, todas as suas escolas em tempo integral. A sessão acabou ficando tumultuada quando alguns vereadores saíram em defesa do modelo em tempo integral, o que fez com que o presidente encerrasse a sessão evitando que, com os ânimos mais inflamados, se partissem para vias de fato como ocorreu no passado.

Escola
Tempo
Integral
Movimento
Manifestação
Oposição

Comentários

  1. Marli Matiuzzi

    "Enfim!Nada foi resolvido! Segundo o jornal A tarde/Uol, em 2017 0 Ministério da Educação o MEC enviou mais de 10 Bilhões para mais de 27 redes de ensino no Nordeste!Para reestruturar todas as redes de ensino com infraestrura , como alimentação para tempo integral, esporte, materiais escolar entre outros seguimentos para uma rede de ensino em tempo integral.Agora colocar essas crianças dentro de uma sala de aula sem ter comida o suficiente para todos e fornecendo dias refeições! Fazendo com que as crianças chegam em casa com dores de cabeca, náusea e fraqueza de fome!Como uma criança irá conseguir ter atenção com o estômago vazio e esses problemas todos! NÃO SOMOS CONTRA O ENSINO INTEGRAL!Mas cadê esses milhões todos para reestrurar as escolas do Nordeste !"

  2. Marli Matiuzzi

    "Enfim!Nada foi resolvido! Segundo o jornal A tarde/Uol, em 2017 0 Ministério da Educação o MEC enviou mais de 10 Bilhões para mais de 27 redes de ensino no Nordeste!Para reestruturar todas as redes de ensino com infraestrura , como alimentação para tempo integral, esporte, materiais escolar entre outros seguimentos para uma rede de ensino em tempo integral.Agora colocar essas crianças dentro de uma sala de aula sem ter comida o suficiente para todos e fornecendo dias refeições! Fazendo com que as crianças chegam em casa com dores de cabeca, náusea e fraqueza de fome!Como uma criança irá conseguir ter atenção com o estômago vazio e esses problemas todos! NÃO SOMOS CONTRA O ENSINO INTEGRAL!Mas cadê esses milhões todos para reestrurar as escolas do Nordeste ! http://atarde.uol.com.br/educacao/noticias/1928716-bahia-tem-27-escolas-de-tempo-integral-financiadas-pelo-mec"

  3. Edvaldo Borges de Oliveira

    "Boa noite só podia ser este vereado msm fala mal da administração pública 12 anos falando mal do Prefeito Eduardo Vasconcelo só sabe fazer crítica"