Coelba dá dicas de como usar o ar condicionado para economizar na conta de energia
- 24 Dez 2016
- 16:04h

(Foto: Reprodução)
Com a chegada do verão o uso do ar-condicionado é ainda mais constante. Mas é importante estar atento ao valor da conta de energia que também aumenta nessa época do ano com o uso do eletrodoméstico por mais tempo. A Coelba dá algumas dicas para evitar sustos na hora de receber a conta no fim do mês.
- Escolha a potência do ar condicionado adequada para o ambiente, isso vai evitar gastos excessivos;
- Confira o consumo de energia antes da compra, os equipamentos vêm com SELO PROCEL e ENCE/INMETRO que informa o consumo de energia de todos os tipos e modelos de ar condicionando presentes no mercado
- Prefira modelos com tecnologia Inverter, eles alcançam a temperatura desejada mais rapidamente e a mantêm por todo o tempo de uso;
- Instale o aparelho corretamente. Instale o ar-condicionado em locais altos e de forma que não fique exposto ao sol;
- Nunca utilize o ar-condicionado com as portas e janelas do ambiente aberto. Isso dificulta o resfriamento e, consequentemente, o aparelho terá que “trabalhar” mais para refrigerar o local, aumentando o consumo de energia;
- Verifique se o termostato está funcionando corretamente e regule de forma adequada. Quanto menor a temperatura apresentada nele, maior será o consumo;
- Mantenha os filtros limpos. Além de facilitar a circulação do ar e economizar energia, ajuda a manter a qualidade do ar do ambiente, evitando a propagação de bactérias que causam doenças.



















