Secretaria da Educação do Estado realiza concurso literário em homenagem a Castro Alves

  • ASCOM/Educação
  • 17 Mai 2016
  • 18:03h

As escolas da rede estadual de ensino têm até o dia 30 de maio para aderir ao concurso ‘Festa literária na rede estadual de ensino: 169 anos de Castro Alves', promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A adesão das escolas habilita os estudantes a participarem do concurso, que homenageia a vida e a obra de Castro Alves, conhecido como “poeta dos escravos” pelo clamor à liberdade. A adesão deve ser feita pelo Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br A iniciativa é aberta a todos os alunos dos ensinos Fundamental e Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional) regularmente matriculados, nos 27 Territórios de Identidade. Visa, a partir do programa Educar para Transformar, promover o protagonismo dos estudantes, fomentando a criatividade e a arte literária nas escolas. 

“A ação é, também, uma forma de fazer uma releitura dessa arte nas percepções estudantis e manter viva a genialidade da obra de Castro Alves, poeta nascido no Recôncavo Baiano, tendo marcado a história de seu tempo com a sua poética que aborda do romantismo às questões de lutas pela abolição, passando por outros temas como liberdade e emancipação feminina”, pontua a coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre. A proposta é que os estudantes apresentem criações de arte literária em gêneros distintos (poesia, prosa, carta e cordel), contemplando a poética de Castro Alves e a diversidade literária e cultural baianas. “Após a adesão, os professores em cada escola passam a ter um papel fundamental, pois serão responsáveis por estimular e supervisionar os estudantes no desenvolvimento das criações literárias com o objetivo de concorrer no concurso”, ressalta Nide Nobre.

Cronograma – De acordo com a portaria n° 5279/2016, publicada no Diário Oficial do Estado, o prazo para que as obras de arte literária dos estudantes sejam enviadas será entre os dia 1º e 5 de agosto. Ainda de acordo com o cronograma, a seleção das 20 criações – cinco de cada gênero literário – se dará entre os dias 17 e 18 de agosto de 2016. Conforme o regulamento, os critérios de seleção são: exclusividade, originalidade, criatividade, clareza textual, pertinência à temática e atitude estética. Os resultados serão divulgados no dia 30 de agosto. As apresentações e premiações irão acontecer no Sarau Literomusical, dentro da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), em Cachoeira, entre setembro e outubro deste ano.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.